• Nenhum resultado encontrado

ASPECTOS METODOLÓGICOS

2.2 COLETA DE DADOS

2.2.1 Cenário do Estudo

A Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns – FAGA foi criada como Autarquia Municipal pela Lei nº 1.698, de 12.01.1976, com funcionamento autorizado pelo Decreto Federal nº 83.465, de 21.05.1979, posteriormente transformada em Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, pela Lei Municipal nº 20174, de 23.08.1985, sendo também regida pela Lei Municipal nº 2.692, de 06.11.1993. Hoje, a FAGA é uma Instituição de Ensino Superior, mantida por esta AESGA e integrante do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco, vinculada ao Conselho Estadual de Educação – CEE.

A Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns – FAGA, é uma Instituição de Ensino Superior voltada para a formação de profissionais para atuarem nos diversos setores da sociedade, sobretudo na administração de instituições públicas e privadas. Com uma formação baseada nos princípios ético- morais, a FAGA procura preparar profissionais para o mercado com uma visão holística e humana, capazes de interagir com o meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento da região e do nosso país. Nessa perspectiva, a FAGA tem os seguintes objetivos:

Ministrar o ensino de nível superior no âmbito de suas atividades e constituir- se em centro de difusão cultural;

Formar recursos humanos nas áreas de conhecimento que vierem a atuar, aptos para inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, em particular a nordestina, desenvolvendo ações para sua formação continuada;

Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos, numa estrutura intelectual sistematizadora, agregando-se conhecimentos de cada geração;

Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, simulando resoluções práticas e eficazes para os mesmos, em particular os nacionais e regionais;

esta uma relação de reciprocidade;

Promover a extensão, aberta a participação da comunidade, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e pesquisa científica e tecnológica, gerada na instituição; e

Graduar e pós-graduar na área de ciências da Administração, em suas linhas de formação e áreas afins.

Missão da FAGA

Proporcionar o desenvolvimento de cidadãos com conhecimentos técnicos, visão empreendedora e formação ético-humanística, capazes de enfrentar desafios e atender as demandas da sociedade.

A lei de Diretrizes e bases da educação Nacional de n. 9.394/96, de 20 de dezembro, marca uma nova etapa da educação em nosso país.

O curso de Administração, para melhor atender a demanda de mercado, deve proporcionar o desenvolvimento de cidadãos que detenham conhecimentos técnicos, aliados à formação ético-humanística, tornando-os capazes de enfrentar os desafios apresentados na era global.

O ensino superior oferecido por esta Instituição torna-se referência na região do Agreste pernambucano por atender essa nova realidade, visando à capacitação dos nossos alunos para o mercado, que atuarão em consonância com o mesmo, acolhendo a diversidade da época, facilitando o exercício da profissão de maneira enriquecedora e culturalmente aprimorado para a prática investigativa na execução de novos projetos de desenvolvimento sustentável.

Embora a mentalidade e os processos administrativos sejam universais, cada ramo de negócio e cada mercado possuem características específicas. Um administrador com formação holística, precisa agregar novos conhecimentos, o que vai facilitar o seu sucesso e o tornar pró-ativo no mundo dos negócios exigido pelo fenômeno da globalização que afeta não só as grandes e médias cidades, mas também nossa região, onde concentramos maior numero de estudantes do ensino secundário e médio, oriundo dos 21 municípios que compõe a área do Agreste Meridional.

Garanhuns, por sua beleza e diversidade no comércio e indústria, respaldada pelas oportunidades de emprego, concentra ainda o maior número de escolas de ensino formal, seis faculdades, além de escolas profissionalizantes e cursinhos, o que faz da cidade pólo educacional pela demanda de alunos oriundos destes municípios, possibilitando assim a escolha e realização de um curso universitário mais próximo do seu domicílio e com maior comodidade (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FAGA).

O mercado, instituições públicas e privadas não mais precisam do administrador, mais exige deste que atue nos mais diversos ramos mostrando suas habilidades e pondo em prática suas competências no cotidiano das organizações. Daí a preparação dos acadêmicos dentro da formação empreendedora, objetivando deixá-los mais competitivos e consequentemente abrindo novos nichos de mercado em nossa região. Somos conhecedores que quanto maior for o nível de especialidade, maiores serão as chances de ser absorvido do mercado de trabalho (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FAGA).

Para suprir adequadamente suas funções, a FAGA utiliza as informações sinalizadoras dos agentes de transformação do mercado regional para acelerar o processo de mudanças e adequações institucionais, buscando adaptar normas e leis à realidade mutante da sociedade. Assim, necessita contar com dois instrumentos que interagem e se complementam: a LDB e suas legislações complementares (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FAGA).

O Perfil do Profissional Pretendido

Articulador. Esta é a expressão que sintetiza todas as demais utilizadas para definir a identidade do Administrador. Pode-se defini-lo idealmente como um profissional com visão sistêmica da organização para promover ações internas criando sinergia entre pessoas e recursos disponíveis e gerando processos eficazes. Em outras profissões não há, especificamente, essa marca. Nenhuma outra é formada com esse foco (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FAGA).

A fim de se tornar um bom profissional de Administração o candidato deve apresentar certas características de ordem intelectual e de personalidade. Para compreender o comportamento dos indivíduos, é relevante para este profissional,

que deverá atuar em equipes multiprofissionais, lidar com conflitos no ambiente das organizações e utilizar eficientemente sua capacidade perceptiva para lidar com situações adversas (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FAGA).

O raciocínio verbal, ou seja, capacidade de compreender e raciocinar através de idéias manifestas por palavras, é também um requisito de grande importância para o profissional que a FAGA pretende formar, pois este, frequentemente terá que elaborar planejamentos e relatórios de atividades ou manter contatos com clientes e profissionais de alta gerência (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FAGA).

Quanto às características de personalidade, pela relevância que apresentam para o exercício das atividades do profissional, deverão ser levados a desenvolver a iniciativa, os dinamismos e poder de decisão, devendo estar sempre atento às possibilidades de exploração e aproveitamento de recursos potenciais em

um mercado globalizado (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE

ADMINISTRAÇÃO – FAGA).

A sociabilidade e a liderança constituem-se, também, em fatores que concorrem para o bom desempenho, considerando-se que o profissional de administração poderá ocupar cargos de chefia. Desta forma deverá demonstrar grande capacidade de interagir com as pessoas que constituem o seu grupo, criando um clima harmonioso de trabalho (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FAGA).

O Mercado de Trabalho

Em era global, onde a competitividade em todos os segmentos de mercado torna-se mais sofisticados, exigentes, e consequentemente consumidores mais voláteis e imprevisíveis, cabe às Instituições de Ensino Superior estar além de todas as exigências, para assim, e em tempo hábil atender a essas exigências, colocando no mercado profissionais capazes de atender a todas as expectativas, demonstrando assim uma capacidade de reação (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FAGA).

Em todo Brasil, e em particular em nosso estado, que possui elevada participação da indústria e serviços em sua economia e desempenha um papel de pólo regional de desenvolvimento econômico e social, o mercado de Administração demanda de um grande número de profissionais e competência comprovada na área, para assumir a administração das empresas. Neste sentido, o profissional que a FAGA se propõe a formar estará preparado para tornar-se um empreendedor, bem como, para atuar junto às empresas, suprindo assim suas necessidades no setor administrativo (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – FAGA).