• Nenhum resultado encontrado

Registra-se, por oportuno, que as informações a seguir foram obtidas, notadamente, no website do Centro de Artes e Letras (2013), no livro Evolução da Estrutura Acadêmico- Administrativa da UFSM 1931-1995 (1995) e no Regimento Interno do Centro de Artes e Letras - CAL (2002).

O Centro de Artes e Letras - CAL foi instituído na estrutura antiga da UFSM (anterior à reforma de 1968) com a criação da Faculdade de Belas Artes, pela Lei nº 3.958 de 13 de setembro de 1961. O primeiro curso foi o de Música (março 1963), em torno do qual logo surgiram o Coral, a Escolinha de Artes (ambos em 1964) e a Orquestra de Câmara da Faculdade (1965). Na mesma época foi implantado o Curso de Artes Plásticas (março 1964).

Figura 6 - Centro de Artes e Letras - década de 80. Fonte: Acervo do CAL.

Em 1970 foi aprovada a Reestruturação da UFSM em que as Faculdades e Institutos foram substituídos por oito unidades de Ensino. Nesse momento a então Faculdade de Belas Artes passou a denominar-se Centro de Artes. A partir de 1978, com a inclusão do Curso de Letras, o Centro passou a ter a denominação atual - Centro de Artes e Letras – CAL.

Em 1974 foi instalado o Curso de Educação Artística licenciatura curta e plena, nas habilitações Artes Cênicas, Artes Plásticas, Desenho e Música. Em 1979 instala-se o Curso de Desenho e Plástica – bacharelado com as opções em Arte Decorativa, Escultura, Artes Gráficas, Desenho Artístico e Pintura. O ramo do Desenho Industrial abriu-se inicialmente como habilitação em Artes Gráficas do Curso de Artes Plásticas. Somente mais tarde tornou- se curso independente, primeiro denominado de Comunicação Visual (1979) e, por fim, como Desenho Industrial (1988).

O curso de Artes Cênicas teve trajetória semelhante. No início (1974), disciplinas de Cênicas apareceram na grade de Educação Artística, licenciatura curta. Como decorrência do processo, em 1978, começou a funcionar o Curso de Artes Cênicas, licenciatura plena e em 1989 foi criado o Departamento de Artes Cênicas. As Artes Cênicas, afirmada como bacharelado nas opções Interpretação e Direção Teatral, ampliou seu circuito de formação desde 2009, quando foi implantada a Licenciatura em Teatro.

O Curso de Letras surgiu em 1965 e, no primeiro momento, funcionava no âmbito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Com a reestruturação administrativa ocorrida em 1978 na UFSM, Letras foi incorporado ao rol dos cursos existentes no Centro de Artes. A área de Letras está composta por três licenciaturas: Português, Inglês e Espanhol e, desde 2009, acrescentou à sua estrutura o Curso de Português/Literaturas na modalidade bacharelado. Além disso, oferece um Programa de Pós-Graduação consolidado com os níveis de mestrado (1987) e doutorado.

A pioneira área de Música oferece bacharelado com opções em Canto ou Instrumento e Música e Tecnologia, além do Curso de Música Licenciatura Plena oferecido desde 1995.

Quanto à modalidade que começou como Artes Plásticas, houve ampliação da oferta para bacharelado e licenciatura sob a designação geral de Artes Visuais – Desenho e Plástica.

Quanto ao Curso de Desenho Industrial (atualmente desvinculado do Curso de Artes Visuais) é ofertada a habilitação em Programação Visual e Projeto de Produtos.

Além disso, a partir de 2012, o CAL teve a criação do curso de Bacharelado em Dança.

O Centro abriga ainda, um programa de pós-graduação stricto sensu com nível de mestrado (PPGART - 2007) e outro lato sensu (Especialização em Design de Estamparia – 1992 – atualmente com nova nomenclatura – Especialização em Design de Superfície - 2012).

Figura 7 - Centro de Artes e Letras na atualidade. Fonte: Acervo do CAL.

Os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos no CAL estão organizados em torno de cinco áreas de conhecimento: Música, Artes Visuais, Desenho Industrial, Letras e Artes Cênicas.

O CAL, atualmente, oferece 33 cursos na modalidade presencial e três cursos na modalidade não presencial. Entre esses últimos, um de Espanhol, pela Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD) e dois (Letras/Espanhol e Letras/Português) pela Universidade Aberta do Brasil. Essas ofertas integram mais de dez polos sediados em diversas regiões do Estado (UFSM, INDICADORES, 2013).

Em termos quantitativos de discentes, o CAL abarca 1.625 alunos nos cursos de graduação e 271 alunos nos cursos de pós-graduação (UFSM, INDICADORES, 2013).

Quanto ao número de servidores por categoria docente o CAL abrange um total de 133 professores, desses 14 com graduação, 02 especialistas, 39 mestres, 75 doutores e 03 pós- doctor. Para completar o quadro de servidores e dar suporte administrativo aos diversos setores que estão inseridos no CAL conta-se, atualmente, com 41 técnico-administrativos (1 classe B, 3 classe C, 26 classe D, 11 classe E) (UFSM, INDICADORES, 2013).

Nesses termos, a comunidade do Centro de Artes e Letras, confirma sua marca histórica de expansão e inserção na comunidade acadêmica e no contexto geral da sociedade.

A estrutura administrativa e acadêmica do Centro ocupa os prédios 40 (na totalidade e mais respectivo anexo) e o prédio 16 (em parte) no campus da UFSM. Conta também, com um teatro (Caixa Preta, instalado em frente ao prédio 40) e, para dar conta do aumento de

cursos e vagas, num futuro imediato, contar-se-á com mais dois prédios, já em fase de construção.

A Estrutura Organizacional do Centro de Artes Letras é apresentada no seu Regimento Interno (2002), no Título II – Art. 2º com a seguinte composição:

1 – Conselho do Centro

1.1 – Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE-CAL 1.2 – Comissão de Legislação e Normas – COLEN-CAL 1.3 – Comissão de Avaliação Institucional – COAVI-CAL 1.4 – Comissão de Espaço Físico – COEFI-CAL

2 – Direção do Centro

2.1 – Secretaria de Apoio Administrativo 2.2 – Setor de Finanças 3 – Órgãos de Apoio 3.1 – Gabinete de Projetos 3.2 – Biblioteca Setorial 3.3 – Laboratório de Informática 4 – Cursos de Graduação 4.1 – Artes Cênicas 4.2 – Artes Visuais 4.3 – Desenho Industrial 4.4 – Letras 4.5 – Música 4.6 - Dança 5 – Programas de Pós-Graduação

5.1 – Programa de Pós-Graduação em Letras 5.2 - Programa de Pós-Graduação em Design 5.3 – Programa de Pós-Graduação em Artes

6 – Departamentos Didáticos 6.1 – Artes Cênicas

6.2 – Artes Visuais

6.3 – Letras Clássicas, Filologia e Linguística 6.4 – Letras Estrangeiras Modernas

6.5 – Letras Vernáculas 6.6 – Música

6.7 – Desenho Industrial

No Art 3º do respectivo Regimento Interno são apresentados os diversos laboratórios existentes no CAL, criados para viabilizar um melhor cumprimento das suas finalidades. Eles são considerados partes integrantes do Centro sem configurarem-se, entretanto, como órgãos de sua estrutura organizacional.

O Art. 4º legisla que a qualquer tempo, desde que respeitada as normas em vigor, o Estatuto e Regimento Geral da Universidade, poderá ser modificada a estrutura básica do Centro de Artes e Letras visando sua adaptação a novas necessidades.

Nessa concepção de estrutura dinâmica o CAL demonstra que intenta, cada vez mais, aparelhar-se de recursos (humanos, operacionais e materiais) para enfrentar dificuldades e acompanhar as crescentes inovações que desafiam o pensamento e a técnica nos dias de hoje.