• Nenhum resultado encontrado

O CHP é um conjunto de unidades Hospitalares distribuídas na região do Porto que reúne, na presente data, o Hospital de Santo António (HSA) que é a maior e principal unidade do CHP, o Hospital Maria Pia (HMP) e Maternidade Júlio Dinis (MJD). Está ainda prevista a possibilidade de anexação ao CHP do Hospital Magalhães Lemos onde já funciona o Departamento de Pedopsiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência do Hospital Santo António e o Hospital Joaquim Urbano, que se dedica às doenças infeciosas como o HIV/ SIDA, Hepatites, Tuberculose e outras.

3.1.1 Polos do Hospital de Santo António

O HSA divide-se em quatro pólos; o Pólo Neoclássico, Luís de Carvalho, Centro de Saúde de São João (consultas de oftalmologia) e o Pólo no antigo quartel CICAP.

O Pólo Neoclássico teve origem num projeto do Arquiteto John Carr, com um edifício de forma quadrada com cerca de 180 metros de lado. No entanto, a construção do edifício, com início em 1779, veio a sofrer um revés no projeto original, devido ao facto do terreno escolhido ser pantanoso, que implicou a alteração das fundações do edifício e por falta de verbas financeiras. Assim o edifício fica concluído com a forma em “U” (Figura 17).

Em 1993 dá-se início à construção do Pólo Luís de Carvalho, um edifício moderno que se complementa com o Neoclássico e que vem dar resposta às novas necessidades operacionais e exigências dos clientes. Nestes dois Pólos, concentram-se a maioria dos serviços do CHP.

O HSA contempla ainda o Pólo do Centro de Cuidados Ambulatórios de Oftalmologia e o Pólo no antigo quartel do Centro de Instrução de Condutores Auto do Porto (CICAP). No Pólo do CICAP funciona a consulta externa e alguns laboratórios e ainda este ano será concluído o projeto do Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório (CICA). Este centro é de máxima importância estratégica para o CHP, pois tem como objetivo agregar todas as cirurgias de ambulatório, que são todas as intervenções cirúrgicas que não impliquem internamento, para um único local. Com o CICA, as instalações de cirurgia do Neoclássico e Luís de Carvalho aumentam a capacidade para as cirurgias que necessitem de internamento. Desta forma, além da reestruturação dos blocos operatórios, obtém-se um aumento da capacidade instalada para a Cirurgia de ambulatório com o objetivo de atingir 70% das cirurgias programadas feitas em ambulatório. Isto cria vantagens para os clientes, permitindo uma permanência curta em ambiente hospitalar e logo a redução de infeções nosocomiais.

Junto a este Pólo vão ficar as futuras instalações da Universidade do Porto para as Ciências da Saúde (Faculdade de Farmácia e Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar) com conclusão no final do segundo semestre do ano letivo de 2010-2011 (Figura 18). Esta infraestrutura dá continuidade à aposta no ensino e investigação na área da saúde que o HSA sempre apoiou.

Figura 18 - Futuras instalações do CICA (laranja) e futuras instalações do complexo das Ciências da Saúde.

3.1.2 Expansão do Hospital de Santo António para Centro Hospitalar do Porto

O CHP formou-se com o anexar de três hospitais: o Hospital de Santo António (HSA), o Hospital Maria Pia (HMP) e a Maternidade Júlio Dinis (MJD).

O HMP é um hospital fundado em 1882 (Figura 19) e é exclusivamente dedicado às especialidades pediátricas. As instalações alugadas deste hospital há muito que não oferecem condições nem capacidade para atender a população das áreas de afetação do HMP.

Figura 19 - Hospital Maria Pia.

A MJD foi fundada em 1939 e projetada pelo Arquiteto George Epitaux. Esta segue a corrente europeia de construção de maternidades fora dos hospitais gerais como medida de prevenção e sucesso de vida dos recém-nascidos e parturientes. Desde o seu início foi projetado para funcionar como maternidade, função que mantém até hoje, em exclusivo (Figura 20).

Figura 20 - Maternidade Júlio Dinis.

O futuro Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) (Figura 21) começa a dar os seus primeiros movimentos de construção nos terrenos do MJD neste ano.

Figura 21 - Futuras instalações do CMIN.

Este investimento na infraestrutura do CMIN vai ser o próximo passo estratégico do CHP, a seguir ao CICA, para concentrar num espaço o HMP e MJD, dotando-os de instalações modernas e renovadas para ir ao encontro das necessidades das populações afetadas e continuar como um centro de referência Nacional agora com os cuidados materno-infantis num só espaço.

3.1.3 Localização, Área de Influência e Referência

O CHP situa-se no centro da cidade do Porto e os hospitais que o constituem distribuem-se por 5 edifícios. Dos 5 edifícios localizados na Figura 22, os serviços do edifíco 4 irão para a zona do edifício 3, criando o futuro Centro Materno Infantil do Norte (CMIN). Os serviços do edifício 5 são transferidos para a zona do edifício 2, para o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório.

Num futuro próximo o CHP terá todo o conjunto de serviços instalados nos edifícios localizados nas zonas 1 a 3 (Figura 22). Há ainda a possibilidade de virem a ser anexados ao CHP o Hospital de Magalhães Lemos que desenvolve atividade na área da psiquiatria e o Hospital Joaquim Urbano especializado em doenças infeciosas e pneumologia.

Figura 22 - Localização geográfica do CHP (Google@Earth, 2010).

O CHP, em 2010, era constituído pelas unidades:

1. Hospital de Santo António (HSA), Pólo Neoclássico e Luís de Carvalho;

2. Hospital de Santo António, Pólo Ex Quartel CICAP e futuras instalações do CICA e do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar e Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto;

3. Maternidade Júlio Dinis (MJD) já com o espaço do futuro CMIN; 4. Hospital Maria Pia (HMP);

5. Hospital de Santo António, Centro Oftalmológico de Miguel Bombarda.

Os acessos aos transportes públicos localizam-se relativamente perto: existem paragens de autocarros à porta de todos os Pólos menos no ponto 5, comboios a partir da estação de São Bento que fica a 600 metros do ponto 1 e a 2 quilómetros do ponto 4 e acesso ao metro pela estação da Trindade e Carolina Michaelis.

A área de influência e de referência do CHP tem diferentes abrangências territoriais dependendo se se trata do HSA, HMP ou MJD (CHP, 2009).

O HSA (Figura 23) serve todos os Concelhos do Porto com exceção de Bonfim, Campanhã, Paranhos e Ramalde e é centro de referência para os Concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses mais os Distritos de Vila Real, Bragança, Aveiro e Viseu.

Figura 23 - Área de Influência do CHP (CHP, 2009).

A MJD (Figura 23) tem uma área de influência maior que o HSA, pois inclui todo o Concelho do Porto com exceção das freguesias de Paranhos e Miragaia e Gondomar. A área de referência é todo o Norte do País. O HMP tem sob sua influência o distrito do Porto e é referência para toda a região Norte de Portugal.

3.2 Missão

O CHP tem por missão a prestação de um serviço de referência Nacional e de alta qualidade para com os clientes, proporcionar um espaço de trabalho de qualidade, incutindo sentido de responsabilidade e orgulho por fazerem parte do CHP e uma vertente educacional que pretende dinamizar o ensino pré e pós graduado, dinamizar o incentivo à investigação e à formação dos colaboradores (CHP, 2009).

Dentro destes objetivos estão sempre presentes iniciativas que procuram uma melhor e eficiente gestão dos recursos materiais e humanos. Exemplos dessas iniciativas são os projetos LinCE e Hospital Logistics Systems (apresentados na seção 3.6.) desenvolvidos no âmbito de Lean services, já colocados em prática. O esforço na obtenção de certificação e acreditação nos vários departamentos e serviços do CHP também fazem parte dessas iniciativas.

Documentos relacionados