• Nenhum resultado encontrado

4.5 Oportunidades de melhoria nos blocos operatórios

4.5.5 Demasiado tempo na mudança de caso

Na seção 4.2.1.3 descreveu-se o que significava a mudança de caso e verificou-se que 20 minutos eram um tempo demasiado longo para a mudança de caso, o que constituía uma oportunidade de melhoria, porque o tempo total ao fim de um turno de trabalho poderia significar mais uma cirurgia realizada. Assim realizaram-se observações no local e fizeram-se algumas filmagens, para documentar as operações realizadas por todos os intervenientes neste processo (Assistentes operacionais do corredor de sujos e corredor central e Enfermeiro circulante, instrumentista e anestesista) e confirmar este tempo, dado que desde de 2009 até à data deste trabalho foram implementadas alterações nos procedimentos. Das mesmas observações determinaram-se os principais intervenientes na mudança de caso e identificaram- se as principais tarefas realizadas.

terminam a mudança de caso. Assim, elaborou-se uma ficha de registo de tempos a ser preenchida pelos Assistentes operacionais em serviço no corredor de sujos (Figura 64).

Figura 64 - Registo de tempos pelos Assistentes operacionais do corredor de sujos.

Nesta folha de registo é identificada a sala de cirurgia, e registadas:

• A data e hora de chamada do auxiliar pela equipa cirúrgica que corresponde à primeira retirada de lixos da sala.

• A hora de saída do cliente da sala e hora de saída do auxiliar que corresponde à limpeza final do chão da sala cirúrgica.

A ficha de registo de tempos foi aplicada só no bloco Central em todas as salas cirúrgicas menos na Sala I (Figura 146 do Anexo 2). Com uma disposição linear das salas cirúrgicas e fácil e rápido acesso entre os inícios e fins das cirurgias conseguiu-se recolher os dados e realizar as filmagens para o SMED no Bloco Central.

Dos tempos registados entre julho e agosto para as salas cirúrgicas D a H (Gráfico 22 ao Gráfico 26 do Anexo 5) do Bloco Central, foram determinados dois tempos médios. Um que representa a duração da mudança de caso total, em que se obteve um tempo médio máximo de 19 minutos para a sala E (Gráfico 23 do Anexo 5), e tempo médio mínimo de 15 minutos para a sala F (Gráfico 24 do Anexo 5). Um segundo tempo médio que representa o momento que entre o fim da anestesia e o fim da limpeza da sala cirúrgica, em que os tempos médios máximos foram de 10 minutos e mínimos de 7 minutos. Para efetuar os registos do tempo e dos muda no terreno, para os vários colaboradores envolvidos na

envolvidos. Nesta ficha de registo, que era preenchida pelo autor desta dissertação registou-se também o tempo para essas operações e muda (Figura 153 do Anexo 6).

Tabela 9 - Registos de tempos e muda dos Assistentes operacionais do corredor de sujos.

Colaborador Operação Tempo Muda

Auxiliar Remover lixo do chão

Remoção dos lixos (Deixar 1 saco na sala) Sala Trazer cestos para material instrumental

Retirar recetais7 de cirurgia

Auxiliar de corredor Trazer transfer móvel (Luzes de chamada) Limpar e ordenar cabos de anestesia

Retirar recetais

Colocação dos recetais

Limpeza do tampo

Remoção dos lixos

Retirar tampo

Limpeza do chão …

No caso dos Assistentes operacionais do corredor de sujos, foram identificadas as operações da Tabela 9, que começa com a remoção dos lixos do chão e alguns sacos do lixo ainda com o cliente em sala, em que este já se deve encontrar suturado e a ser preparado para o acordar da anestesia. Assim que o cliente seja transferido para o recobro com o transfer móvel, é acesa a luz do corredor de sujos para começar a limpeza geral da sala cirúrgica, terminando com a limpeza do chão.

Ao mesmo momento que os Assistentes operacionais procedem às limpezas, os Enfermeiros executam algumas das tarefas possíveis nesse momento, como os registos no computador, acender a luz para chamar os Assistentes operacionais, transferir o cliente para o transfer e acompanhamento ao recobro, acondicionar material usado para a esterilização, verificação e preparação dos equipamentos para a próxima operação (Tabela 10 e Tabela 11).

Tabela 10 - Registos de tempos e muda dos Enfermeiros circulantes.

Colaborador Operação Tempo Muda

Enfermeiro Preparação dos Kits

Circulante

Chamar cliente seguinte

Sala Receber cliente seguinte

Registo de peças

Registo no computador

Check-list WHO

Tabela 11 - Registos de tempos e muda dos Enfermeiros instrumentistas e anestesista.

Colaborador Operação Tempo Muda

Enfermeiro Acondicionar material instrumental usado

Instrumentista

Verificar e prepara material instrumental

Sala

Colaborador Operação Tempo Muda

Enfermeiro Transferir o cliente

Anestesista

Entrada do cliente

Sala Posicionar o cliente

No momento que os Assistentes operacionais finalizam a limpeza, os Enfermeiros preparam a sala para o próximo cliente com a preparação dos kits e instrumentos cirúrgicos e procede-se à chamada e receção do cliente. Neste momento dá-se o início da verificação da checklist da WHO. Esta checklist exige que se confirme todo um procedimento a realizar antes da indução anestésica, antes da incisão na pele e antes do cliente sair da sala cirúrgica (Figura 154 do Anexo 7).

Da análise inicial identificou-se: a não utilização das salas de anestesia recorrentemente, processo que é realizado diretamente na sala cirúrgica; tempo perdido entre as mudanças de caso por atraso na entrega do cliente, má programação das necessidades para a realização da cirurgia ou falha nos pedidos de sangue ou análises; a falta da confirmação de vaga na UCIP; internamento em local diferente do previsto; falta de plano cirúrgico às 8h00; falta do consentimento do cliente; cliente não preparado no serviço; mau funcionamento do elevador. Todos estes acontecimentos repercutem-se em atrasos na mudança de casos e consequente atraso no arranque da cirurgia.

Identificou-se também que o interior das salas cirúrgicas são espaços mutáveis, todos os móveis se deslocam para se adaptarem às necessidades da equipa cirúrgica, o que acresce alguma dificuldade na definição de rota de preparação da sala cirúrgica para a cirurgia seguinte.

Documentos relacionados