• Nenhum resultado encontrado

a FÁBriCa dE idEiaS da SCHlaFHorSt.

Há cerca de um ano foi aberto o novo centro tecnológico da Saurer Schlafhorst em Übach- Palenberg. Cerca de cinco milhões de euros foram investidos pela Schlafhorst nessa interface única entre pesquisa e mercado. O centro tecnológico reúne a pesquisa e o desenvolvimento, uma tecnologia de aplicação quase serial e uma competência tecnológica têxtil sob o mesmo teto: uma fábrica de ideias viva, na qual tudo gira em volta do cliente.

O cliente em foco

O centro tecnológico tem a tarefa de apoiar os clientes da Schlafhorst em encomendas extrema- mente exigentes ou novos desafios de forma eficiente. Como se alcança a qualidade de fio desejada com a matéria-prima disponível? Quais são as melhores configurações das máquinas para alcançar as especificações de qualidade exigidas? Como posso aproveitar da melhor forma possível as vantagens de produtividade das máquinas da Schlafhorst em um caso concreto? Os técnicos no centro tecnológico respondem a estas e a outras perguntas com seus conhecimentos específicos. Em casos difíceis, eles encontram a resposta certa por meio de ensaios de fiação seguidos de con- troles de qualidade no laboratório têxtil da empresa.

Para os ensaios de fiação estão disponíveis as máquinas atuais de todas as linhas de produtos com o equipamento de série completo. Cada configuração da máquina de um cliente pode ser ajustada de forma exata.

Através da estreita ligação com o departa- mento de desenvolvimento da Schlafhorst, os técnicos podem recorrer aos conhecimentos de engenharia comprovados há décadas da Schlafhorst. A integração no processo de pesquisa e desenvol- vimento, a estreita colaboração com todos os departamentos de P&D e a boa consonância com a assistência e as vendas garantem um aconse- lhamento abrangente e competente dos clientes.

»A partir da Alemanha, ajudamos os nossos clientes a operar em máquinas de série aplicações sob medida, que explorem de forma ideal as capacidades máximas das máquinas, tanto do ponto de vista da rentabilidade, como também do ponto de vista técnico«, diz o Diretor do centro tecnológico, Jörg Dörbandt, »sendo que as exigências dos clientes na área limite daquilo que é atualmente possível fornecem as especificações para os nossos engenheiros de desenvolvimento.«

Showroom e treinamentos

O centro tecnológico é também um imã de visitantes. Os clientes e outros visitantes inte- ressados poderão ver as máquinas têxteis da Schlafhorst no showroom em plena ação. Para apresentações e conferências estão disponíveis salas para visitantes. Os treinamentos tecnológicos têxteis para clientes e colaboradores, que querem reagir rápido aos requisitos do mercado em permanente alteração, completam a oferta de serviços do centro tecnológico.

O laboratório têxtil da Schlafhorst

O laboratório têxtil no centro tecnológico trabalha de acordo com padrões obrigatórios mundialmente e promove um intercâmbio estreito com os laboratórios nos centros tecnológicos na China e na Índia. Ele está equipado com as mais recentes tecnologias de ensaio e dispositivos de medição para a examinação de fibras, fios e superfícies têxteis. Assim foi, por exemplo, instalado recente- mente um Classimat 5 em uma bobinadeira no centro tecnológico para poder testar de forma eficaz bobinas cruzadas grandes com grande comprimento de processamento.

As tarefas do laboratório têxtil são variadas. Ele cria e avalia, entre outros, novas tecnologias de ensaio e de medição para manter atualizados os padrões de ensaio, segundos os quais também trabalham os laboratórios na China e na Índia. O know-how dos especialistas do centro tecnológico da Schlafhorst é, por isso, muito requisitado nos comitês de normalização internacionais do setor têxtil, onde definem novas normas em conjunto com os fabricantes de aparelhos de ensaio e outros representantes da economia têxtil.

Os dados reproduzíveis fornecidos pelo labo- ratório têxtil formam a base para declarações de garantia. Em combinação com ensaios de fiação, o laboratório têxtil apoia assim a rede de vendas e distribuição na otimização de configurações especialmente complexas de máquinas. Outro ponto central do laboratório é o treinamento de colaboradores na interpretação de dados e métodos de ensaio.

Durante a pesquisa e o desenvolvimento, a cooperação com os fabricantes de fibras sintéticas tem um papel muito importante. Em conjunto, são desenvolvidos elementos de fiar e fibras que estão perfeitamente adaptados entre si. Da estreita colaboração nascem também frequentemente projetos Fibre-to-Fabric abrangentes, nos quais a Schlafhorst acompanha o processo de produção com seu know-how e suas tecnologias desde a fibra, passando por toda cadeia de processamento, até o consumidor final.

Interface entre pesquisa e mercado

O centro tecnológico forma a interface entre a pesquisa e o desenvolvimento, por um lado, e os requisitos concretos dos clientes e as tendências do mercado por outro. Dessa forma, a Schlafhorst poderá reagir muito mais rápido a requisitos específicos dos clientes no tocante a formatos de bobinas, elementos de fiar ou estruturas de fio especiais. Assim, o centro tecnológico participa, por exemplo, do desenvolvimento de novos fios de efeitos, cuja importância aumenta tanto na área da fiação a anel, como também na área OE.

Em tarefas de desenvolvimento a longo prazo, o centro tecnológico coopera com escolas superiores têxteis, institutos de pesquisa e fabricantes de fibras. Aqui ocorre uma transferência de know- how intensiva, através da qual a Schlafhorst con- solidará e expandirá mais ainda sua posição como líder tecnológico no interesse dos seus clientes no futuro.

Fotografia em cima à esquerda:

O novo centro tecnológico após a abertura. Fotografia no centro à esquerda:

Moderno e atrativo - o novo showroom.

Fotografia embaixo à esquerda:

Os visitantes podem ver de perto os detalhes.

Documentos relacionados