• Nenhum resultado encontrado

REVISTA PARA CLIENTES SCHLAFHORST / / PT. Express. Schlafhorst

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISTA PARA CLIENTES SCHLAFHORST / / PT. Express. Schlafhorst"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

Express.

Schlafhorst

INOVAÇÕES BD 6 / ZinserRing 72 / 2Impact FX TECNOLOGIA PreciFX / ZinserSpeed 5M /

Velocidade de rotação na prática 160.000 rpm. CLIENTES Linqing Huaxing / Shandong Linqing Sanhe / Thiagarajar Mills

(2)

03

Editorial

04

iNoVaÇÕES

04

ITMA Asia + CITME 2014 05 – 07 BD 6 08 – 10 ZinserRing 72 11 – 13 2Impact FX 14 – 15 Autocoro 8 16 – 19

Bobinagem cruzada: Automação 20 – 22

Nossa assistência Schlafhorst

23

tECNoloGia

23 – 25 PreciFX 26 – 28 Tirotex 29 – 31 ZinserSpeed 5M 32 – 33 Centro tecnológico

34

CliENtES

34

Satisfação dos clientes 35

Linqing Huaxing Textile Co. Ltd. 36 – 37

Shandong Linqing Sanhe 38 – 39

Balsuyu Mensucat 40 – 41

Thiagarajar Mills 42

A.V.S. Iplik Tekstil

43

(3)

Este é o novo exemplar da nossa revista para clientes. O nome é o mesmo, mas o conteúdo e o aspecto são totalmente novos e marcam a nossa entrada em um futuro promissor.

Em julho de 2013, a Saurer transformou-se em uma nova Saurer graças ao investimento do grupo chinês Jinsheng. O investidor Jinsheng, com Xueping Pan no topo, dispõe de excelentes conhecimentos especializados no negócio das máquinas têxteis. Dá-se assim continuidade a uma tradição de sucesso. Também no futuro, você poderá esperar de nós inovações pioneiras, tecnologias confiáveis, soluções econômicas e um excelente serviço.

A unidade de negócios Fiação com as marcas Schlafhorst e Zinser é a maior unidade de negó-cios no novo grupo Saurer, do qual também fazem parte as marcas Volkmann, Allma, Saurer Embroidery e Saurer Components.

O que nos une é a paixão com que a cada dia trabalhamos para o seu sucesso. We live Textile - esta frase diz tudo: vivemos nossa paixão pelo mundo fascinante dos têxteis e seus mercados pulsantes.

Definimos marcos de referência com as nossas linhas de produtos apreciadas no mundo inteiro: Autocoro, BD, Autoconer e Zinser são nomes já muito conhecidos. Como parte da nova Saurer, seremos ainda mais fortes no futuro. Vocês, nossos clientes, podem esperar uma parceria promissora e de confiança.

Nossos conhecimentos tecnológicos têxteis especializados serão reforçados: através de investimentos e através da expansão de nossas unidades na Europa, China e outros mercados locais. Assim, construímos, por exemplo, na Alemanha um novo centro tecnológico para pesquisa e desenvolvimento.

Na ITMA Asia 2014 apresentamos-lhes nosso novo design e fascinantes produtos novos. Deles fazem parte a nova máquina de fiação a rotor BD 6, o novo filatório de anéis ZinserImpact 72 e o novo conceito de fluxo de material inteligente FlowShare FX para a Autoconer X5 em linkagem direta com o filatório de anéis.

Desejo-lhes uma leitura interessante e inspiradora.

Jan Röttgering

CEO Saurer.Schlafhorst

EdITORIAL.

(4)

ITMA ASIA + CITME 2014.

BEM-ViNdoS.

A ITMA ASIA + CITME 2014 é a primeira grande feira, na qual poderemos lhe dar as boas vindas sob o teto da Saurer. Com um novo design para as gerações de máquinas vindouras e produtos inovadores fascinantes, celebramos em Xangai o início de uma nova era. Seria um prazer compar-tilhar esse momento com você no stand da feira com aprox. 800 m².

Estreia de novas gerações de máquinas

- BD 6

A nova máquina de fiação a rotor

semi-automática da Schlafhorst com nova tecnologia de emenda

- ZinserRing 72 e ZinserImpact 72

A nova máquina compacta e filatório de anéis Zinser para fiações em rota de crescimento

Apresentação de funções novas e inovadoras

- Autocoro 8

O porta-bandeira da Schlafhorst para uma produtividade concentrada

- Autoconer X5, tipo V

Mais produtividade com FlowShare FX, a auto-mação de fluxo de material mais inteligente e extraordinária linkada com filatórios de anéis Zinser

Aguardamos a sua visita!

- 16. – 20.6. 2014

- Shanghai New International Expo Centre - Stand W2 F01

Como líder tecnológico e de mercado, a Schlafhorst responde às perguntas que os clientes mais exigentes fazem atualmente na fiação de fibras cortadas. Como podem as empresas têxteis continuar aumentando a sua produtividade e rentabilidade? Quais são as tecnologias pioneiras para os mercados do futuro? Com inovações pioneiras e soluções de automação inteligentes, a Schlafhorst indica a direção e abre novas perspectivas ao setor.

Nas páginas seguintes lhe daremos uma pequena ideia do que poderá encontrar em Xangai.

Data:

16. - 20.6.2014

Stand da Saurer:

(5)

A nova BD 6 da Schlafhorst tem todas as carac-terísticas para mudar radicalmente o mundo das máquinas de fiação a rotor semi-automáticas. Ela alia a excelente rentabilidade da técnica BD, comprovada há décadas, com uma produtividade e qualidade superáveis apenas por uma máquina totalmente automática como a Autocoro da Schlafhorst. Com velocidades de saída de até 230 m/min, a BD 6 produz bobinas, cuja qualidade é comparável com a das bobinas Autocoro.

Os sucessos pioneiros foram alcançados pelos engenheiros da Schlafhorst através da integração da tecnologia digital patenteada do mundo High-End da Autocoro na nova BD 6. Novas tecnolo-gias de emenda com alta segurança de emenda e a tecnologia de bobinagem de alta precisão da Autocoro formam o ponto central da inovação – e isso já com o equipamento básico mais econô-mico. Com a nova geração de máquinas BD, a Schlafhorst abre perspectivas totalmente novas aos clientes neste segmento: Nova geração. Maior rentabilidade.

A NOVA bd 6.

NoVa GEraÇÃo. Maior

rENtaBilidadE.

Já o modelo básico é 10% mais produtivo

Com o equipamento básico, a BD 6 alcança com a nova tecnologia de bobinagem e a tecnologia de emenda MasterPiecing uma velocidade de saída de até 200 m/min. Em comparação com o modelo anterior, a BD 6 é assim quase 10% mais rápida e mais produtiva.

Com o DigiPiecing patenteado, o aumento da produtividade é maior ainda. A segurança de emenda extremamente alta do DigiPiecing permite velocidades de saída de 230 m/min. Nisso o comprimento da máquina não tem qualquer importância. Mesmo com 480 pontos de fiar, a BD 6 alcança este novo recorde sem nenhum problema. Isso representa um aumento de 40% da velocidade em relação ao modelo anterior.

Fotografia embaixo: A nova BD 6 da Schlafhorst.

(6)

Bobinagem com caráter Autocoro

O novo dispositivo de bobinagem produz bobinas cruzadas especialmente grandes e de alta quali-dade, que quase não se distinguem das bobinas Autocoro. Já no modelo básico são possíveis bobinas com um diâmetro de até 300 mm – com a mesma segurança de emenda. O pacote pre-mium para bobinas cruzadas permite até mesmo diâmetros de bobina de até 320 mm.

O comportamento de saída das bobinas é extraordinário. Elas permitem às fiações que trabalham com máquinas de fiação a rotor semi-automáticas satisfazer as exigências de qualidade cada vez maiores dos seus clientes. É possível obter e fornecer pontualmente encomendas lucrativas com maiores exigências de qualidade. Para as empresas têxteis que querem expandir suas margens de manobra econômicas, a BD 6 veio exatamente na hora certa.

Altos efeitos úteis graças a uma operação simples

Muitos aprimoramentos têm como objetivo apo-iar o pessoal a manter a eficiência da BD 6 alta. A nova máquina de fiação a rotor é mais baixa e, por isso, mais confortável de operar. O novo Informator com sua superfície de tela de toque intuitiva exibe todas as informações de uma olhada e acelera a regulagem da máquina.

Um sistema de sinalização de LEDs de 3 cores digital patenteado pela Schlafhorst informa em todos os pontos de fiar, de forma visível, sobre o estado operacional de cada ponto de fiar. Isso elimina a necessidade de o pessoal realizar rondas de controle prolongadas. Os recursos humanos poderão ser utilizados de modo mais eficiente.

Fotografias embaixo: A tecnologia de emenda digital de precisão

DigiPiecing para rendimentos recordistas e excelentes emendas.

(7)

Expansões abrem novas oportunidades de mercado

A lista das opções de expansão para a BD 6 é longa e abre às fiações que trabalham com máquinas semi-automáticas novas oportunidades no mercado. Joint Spinning In para uma aceleração super rápida, MultiLot para partidas separadas em cada lado da máquina, PilotGroup para marchas de teste paralelas na produção em andamento, Fancynation para fios de efeitos e os novíssimos depuradores de fio Corolab Q2 e Corolab F2 para fios perfeitos – o leque de opções não deixa nenhum desejo por realizar. Isso ainda nunca existiu para máquinas semi-automáticas.

A nova geração BD promete se tornar uma verdadeira fonte de lucro.

Fotografia à esquerda: A BD 6 contém tecnologia de bobinagem da Autocoro. Fotografia à direita: BD 6: uma nova geração de máquinas que supera os limites.

(8)

ZINSER 72.

FortE CrESCiMENto.

A Schlafhorst apresenta na ITMA ASIA uma nova geração de filatórios de anéis, especialmente para as empresas em ascensão nos grandes mercados de crescimento da indústria têxtil. O novo filatório de anéis ZinserRing 72 e a máquina de fiação compacta ZinserImpact 72 oferecem às fiações uma plataforma absolutamente confiável, altamente produtiva e convincente do ponto de vista econômico para maior crescimento e rentabilidade.

Para um crescimento vigoroso

As fiações de fiação a anel nos mercados de crescimento têxteis têm, atualmente, excelentes perspectivas se seguirem de forma direcionada e decidida sua estratégia de mercado. A nova gama de produtos Zinser 72 dá às empresas o impulso necessário para concretizar com sucesso os planos de crescimento ambiciosos. Os especialistas da Schlafhorst criaram com a Zinser 72 a base ideal para estratégias de crescimento quantitativas e qualitativas promissoras com um rápido retorno do investimento.

A Schlafhorst projetou os novos filatórios de anéis de forma sistemática para uma alta produ-tividade e rentabilidade, bem como uma excelente qualidade de fio. »Desenvolvemos uma máquina para clientes voltados para o crescimento«, diz o diretor de desenvolvimento, Dr. Jürgen Meyer. »As fases de crescimento oferecem oportuni-dades, mas também colocam as empresas perante novos desafios. Crescimento já não significa apenas conhecer bem. Crescimento significa enveredar por novos caminhos, explorar novos mercados, superar novos desafios. Para isso são necessárias máquinas que sejam flexíveis, potentes e confiáveis. Nós conseguimos isso com a Zinser 72.«

(9)

Produzir com alta velocidade e rentabilidade com até 1.920 fusos

A ZinserRing 72 com até 1.920 fusos produz de forma especialmente econômica, o que aumenta o rendimento. Com uma capacidade de produção de 30.000 fusos, composta por maçaroqueiras, filatórios de anéis e bobinadeiras, os custos de produção diminuem em comparação com máquinas de 1200 fusos em 9%. O espaço necessário é 12% menor. A ZinserRing 72 aproveita de forma otimizada a área de produção disponível e asse-gura, assim, o rápido retorno do investimento. Economias semelhantes ocorrem com a máquina de fiação compacta ZinserImpact 72, que pode ser equipada com até 1.728 fusos.

Fiar com alta velocidade

Graças ao sofisticado conceito de máquina, a Zinser 72 produz com até 25.000 rpm em todos os pontos de fiar. A Zinser 72 é uma máquina de maratona que dá o seu máximo ao longo de todo o trajeto. A tecnologia de acionamento regulada por sensores garante velocidades de rotação máximas com as mais baixas taxas de ruptura do fio. Com velocidades de saída altas, a Zinser 72 oferece mais fio, camada a camada. Graças a anéis centráveis, fusos de alta velocidade e o software de fiação de alta velocidade OptiStep, as máqui-nas Zinser 72 produzem espulas perfeitas com mais fio e excelentes características de desenro-lamento na bobinagem cruzada.

A Zinser 72 fia até 160.000 kg de fio fino por ano. Para empresas em crescimento, isso significa: capacidade de fornecimento garantida, mesmo durante picos de encomenda.

Consumo de energia reduzido para 55%

A Zinser 72 economiza energia. A nova aspiração bilateral em combinação com o OptiSuction, a aspiração de rupturas de fio inteligente monito-rada com sensores, reduz o consumo de energia para 55% da energia normalmente necessária.

Econômica até o detalhe

A Zinser 72 é econômica até o detalhe. A limpeza pneumática bilateral da tela filtrante reduz as necessidades de pessoal. Além disso, é também protegida a matéria-prima de fibras cada vez mais dispendiosa. O material acumulado pode ser preparado e fiado de novo. As máquinas de fiação compacta dos concorrentes não têm esta opção.

Qualidade de fio constante e reproduzível em todas as máquinas

Nos exigentes mercados de crescimento atuais, a qualidade constante e reproduzível é a chave para o sucesso. Com a Zinser 72, você fia fios de filatório de anéis e fios compactos padrão, fios Siro e Core, assim como fios de efeitos, com uma qualidade constante.

A série Zinser 72 não deixa nada ao acaso. Todos os parâmetros de fiação e componentes da máquina como, por exemplo, o acionamento do fuso, FancyDraft e o trocador automático CoWeMat, são regulados de forma central na tela de toque EasySpin. As regulagens mecânicas imprecisas fazem parte do passado graças ao ServoDraft, o trem de estiragem eletrônico. Cada ponto de fiar, cada máquina produz a mesma qualidade de fio definida de forma exata.

Fios de efeitos com alta produtividade com um toque de botão

Obviamente, isso se aplica também aos fios de efeitos cada vez mais requisitados. Os clientes da Schlafhorst se beneficiam desta tendência têxtil com um simples toque de botão. O Zinser FancyDraft garante automaticamente fios de efeitos perfeitos sem o temido efeito moiré no processamento posterior. Os designs são criados de forma simples na tela de toque EasySpin ou com o software FancyDesigner no PC. O FancyDraft gera automaticamente os dados certos para uma produção perfeita.

Detalhes sofisticados melhoram também a segurança de processo. O conceito “Zero Under-winding” torna desnecessários ciclos de limpeza adicionais. Uma limpeza por turbilhonamento não é mais necessária.

(10)

ZinserImpact 72: a tecnologia de fiação compacta mais econômica

A ZinserImpact 72 está equipada com a tecnologia de fiação compacta mais econômica do mundo. O sistema inovador é autolimpante, ao contrário dos sistemas de tambor. Devido ao efeito de fulo-nagem no ponto de desvio do manchão compacto, as partículas de sujeira e fragmentos de fibras não se conseguem depositar nas aberturas do manchão.

Isso tem duas vantagens. Em primeiro lugar, é mais produtivo. A produção de fio pode ser aumentada sem aumentar a necessidade de limpeza que requer muito pessoal. Fiar ao invés de limpar. Em segundo lugar, a qualidade do fio permanece constante desde o primeiro ao último fuso, visto que a força compacta permanece sempre no nível ajustado.

Esta vantagem foi sendo relatada. Os primeiros fabricantes de sistemas de tambor começaram a aliviar o problema da sujeira de suas máquinas com componentes adicionais.

33% mais fio

Quando a torção do fio é reduzida e a velocidade de rotação é aumentada, a produção de fio na ZinserImpact 72 sobe em até 33% em comparação com a fiação a anel clássica. A qualidade do fio mantém-se igual. Os custos de fiação diminuem.

Separar o crescimento da demanda de recursos humanos com o CoWeMat

Os efeitos úteis da série Zinser 72 continuam crescendo quando é também utilizado o trocador mais rápido e confiável do mundo, o Zinser CoWeMat. O CoWeMat original reduz as neces-sidades de pessoal em um filatório de anéis em até 61%. Para empresas orientadas para o crescimento, isso significa: crescer sem recursos humanos.

O CoWeMat original faz o seu trabalho de forma absolutamente confiável e sem falhas. O sistema tem seis fatores de segurança:

- a membrana de segurança na tomadora evita paradas durante a troca

- um sistema pneumático independente para maior segurança de processo

- célula de detecção a laser para um

monitoramento automático do desenrolamento - sistema de esteira BobbinTray para um transporte exato sem reajuste

- corte seguro de fios grossos e com alta resistência a ruptura

- aceleração com alta precisão para uma menor taxa de rupturas de fio

O CoWeMat é tão flexível que os engenheiros da Schlafhorst têm disponível para cada situação no local uma solução de automação adaptada indi-vidualmente e configurada de forma otimizada. Você pode utilizar o CoWeMat como versão stand-alone ou em linkagem direta com a bobinadeira.

Na versão stand-alone não é necessária a classificação prévia manual dos tubetes devido à alimentação de tubetes desordenada CoWeFeed. Só isso já reduz consideravelmente as necessi-dades de pessoal.

Devido à linkagem direta com a bobinadeira, as espulas e tubetes vazios não precisam mais ser transportados pelo pessoal. O transporte é assu-mido pelo sistema BobbinTray seguro, eficiente e confiável da Zinser. Esta automação completa separa o crescimento das vendas totalmente das necessidades de pessoal.

Designed in Germany para os mercados do futuro

Com a ZinserRing 72 e a ZinserImpact 72, as empresas em rota de crescimento têm à sua disposição uma plataforma de produção confiá-vel, eficiente e econômica. Designed in Germany, esta é a geração de máquinas para empresas que querem subir ao primeiro escalão.

(11)

A tecnologia de fiação compacta mais econômica passa para a próxima geração com o agregado 2Impact FX aerodinamicamente otimizado. No novo agregado de fiação compacta para a Zinser 351, a condução de ar foi otimizada para melhorar a funcionalidade e o benefício para o cliente. Com uma força compacta constante, a 2Impact FX proporciona ainda mais rentabilidade e comprova mais uma vez a capacidade de inovação do líder tecnológico Schlafhorst.

A nova condução de ar oferece um fluxo de ar livre de turbilhonamento, com efeito positivo para a compactação do fio. O fluxo de ar no agre-gado 2Impact FX é livre, assim a tendência para acúmulo de sujeira, como no caso da concorrência, é eliminada por elementos adicionais da máquina. O elemento principal da tecnologia compacta Zinser, o manchão compacto flexível autolim-pante, foi aperfeiçoado com um detalhe impor-tante. Com seus furos oblongos oblíquos, possui propriedades dinâmicas aprimoradas que, entre outros, aumenta a vida útil do manchão.

Sem perda da força compacta

A rentabilidade da fiação compacta baseia-se essencialmente na força compacta do sistema. Apenas quando a corrente de ar, que entrelaça as fibras no fio, permanece constante durante todo o processo de fiação é possível produzir qualidade garantida e aproveitar totalmente as vantagens da fiação compacta.

Nos sistemas da concorrência perde-se a força compacta, visto que os sistemas de condução de ar ficam com acúmulo de partículas de fibras durante a fiação. Dessa forma, o vácuo diminui na unidade de compactação e pouco a pouco o fio perde as características desejadas. Em conse-quência disso há uma perda gradativa da quali-dade. Além disso, são necessárias intervenções de controle com grande dispêndio de pessoal e intervalos de limpeza com roubo de tempo. Ao contrário disso, no caso da 2Impact FX: não há perda da força compacta.

O sistema autolimpante assegura a qualidade de fio desejada de forma constante. Não há neces-sidade de controles com grande dispêndio de pessoal. Não há falhas de produção devidas a intervalos de limpeza.

2IMPACT FX.

atUaliZaÇÃo dE iNoVaÇÃo.

Fotografia embaixo: Nos furos oblongos oblíquos dos manchões compactos é possível ver a nova 2Impact FX aperfeiçoada aerodinamicamente.

(12)

Fiação compacta é a tendência

A tendência para a fiação compacta não para de aumentar e nos próximos anos será ainda mais acentuada, porque as vantagens econômicas con-vencem. Com a tecnologia 2Impact FX da Zinser é possível aproveitar essas vantagens a 100%. Ela constitui o marco de referência inovador para força compacta a 100%, máxima confiabilidade e máxima economia.

O sistema mais inteligente do mercado

O sistema de fiação compacta da Zinser é o mais inteligente do mercado. É

- automaticamente autolimpante,

- possui uma ótima construção aerodinâmica e - está equipado com um agregado próprio de

vácuo regulado.

Rentabilidade superior através de maior produção

Com a 2Impact FX, a segunda geração da ino-vação de fiação compacta da Schlafhorst, a empresa reforça a sua posição ímpar no âmbito da rentabilidade e da qualidade. A Zinser 351 2Impact FX é o resultado de um desenvolvimento consequente de produto voltado ao cliente. A ino-vadora máquina de fiação compacta aumenta os benefícios para o cliente em áreas decisivas para o sucesso. Não é necessário nenhum pessoal para o controle da unidade de compactação e a produção não precisa ser interrompida por intervalos de limpeza. Com a tecnologia 2Impact FX autolim-pante é possível alcançar uma maior produção de até 7.700 kg por ano, conforme o título do fio

e o comprimento da máquina, somente através da eliminação dos intervalos de limpeza.

Tecnologia autolimpante graças ao inovador efeito de fulonagem

O segredo do sucesso da 2Impact FX é a tecnologia autolimpante. Conforme a construção, os restos de fibra e outras partículas de sujeira são pressionados para fora através das aberturas de ar, pelo efeito de fulonagem no ponto de desvio do manchão de compactação. As vias de condução de ar na unidade de compactação ficam abertas durante todo o processo de fiação. Está assegurado um vácuo constante. Em sistemas da concorrência que, ao contrário, funcionam com tambores de filtragem, as aberturas ficam com acúmulos de restos de fibra. Com o passar do tempo, elas ficam obstruídas. A consequência: a seção transversal das aberturas de ar e, com isso, o vácuo se alteram continuamente. Perde-se a força compacta. Assim uma qualidade compacta constante não é possível. Ao contrário disso, a 2Impact FX garante a força compacta total metro após metro, fuso após fuso, partida após partida.

Força compacta garantida por um agregado próprio de vácuo

Ao contrário de outros sistemas, a 2Impact FX possui um agregado próprio de vácuo regulado que funciona de forma independente da aspi-ração da ruptura de fio. Assim, a força compacta não pode ser sugada pela aspiração da ruptura de fio. No caso da 2Impact FX, o valor nominal do vácuo de compactação só precisa ser inserido

(13)

uma única vez através da prática tela de toque EasySpin. O sistema de regulagem com sensor de vácuo e motor independente, controlado por frequência, assegura o valor real desejado de forma contínua. Força compacta constante para qualidade constante.

A tecnologia autolimpante e o agregado próprio de vácuo da 2Impact FX complementam-se e garantem juntos a força compacta e assim a qualidade constante do fio compacto. Este “con-trole de qualidade incorporado” é típico da Schlafhorst: inovação para mais benefícios para o cliente e mais satisfação do cliente.

Componentes padronizados simplificam a manutenção

A Schlafhorst também alcança mais benefícios para o cliente através de outras vantagens cons-trutivas. Na 2Impact FX são, por exemplo, utilizados os mesmos componentes em cada ponto de fiar, visto que as peças não se alteram na sua especificação ao longo da máquina, como no caso de sistemas da concorrência. Assim, a 2Impact FX evita qualquer risco de confusão na troca de peças. Os custos de pessoal e logística diminuem em relação à concorrência.

Redução de custos de matéria-prima

As vantagens econômicas da fiação compacta com a 2Impact FX já foram abordadas muitas vezes. Nem todos conhecem as vantagens em relação à simples fiação a anel. Por isso, vale a pena relembrar a maior rentabilidade da fiação compacta com a 2Impact FX.

A tecnologia de fiação compacta da Zinser aproveita o melhor de todo tipo de matéria-prima. Devido ao sistema, a ImpactFX pode pro-cessar muito bem as fibras curtas. Desta forma, com a Zinser 351 2Impact FX é possível reduzir significativamente os custos de matéria-prima. Mesmo as qualidades de algodão com uma alta percentagem de fibras curtas dão bons valores de fio, com uma economia significativa de matéria-prima.

Gerenciamento de inovação com rede mundial

Com a Zinser 351 2Impact FX, a Schlafhorst con-segue, mais uma vez, ampliar as possibilidades tecnológicas da sua linha de produtos sem igual e voltada para as exigências futuras do mercado. A Schlafhorst observa continuamente os mercados têxteis mundiais para reagir de forma proativa à dinâmica dos requisitos do mercado. Dessa forma, a Schlafhorst consegue detectar cedo as novas necessidades dos clientes e tendências de mercado e ser a primeira empresa no mercado a satisfazê-las. Uma boa notícia para todos os clientes do fabricante líder alemão.

Sistemas Zinser 351 2Impact FX com trocador automático CoWeMat 395 F, com CoWeFeed.

(14)

AuTOCORO 8.

ProdUtiVidadE CoNCENtrada.

O líder de mercado Schlafhorst apresenta-se na ITMA Asia novamente como definidor de tendên-cias do setor. O porta-bandeira da empresa, a Autocoro 8, pode agora exibir suas vantagens de rentabilidade em 552 pontos de fiar. Com uma velocidade de rotação do rotor comprovada na prática de 160.000 rpm e novas soluções de auto-mação inteligentes, os clientes da Schlafhorst têm agora à disposição uma produtividade concen-trada. Isso deverá interessar especialmente os fabricantes experientes de fios padrão que, apesar de processos altamente otimizados, já não conseguem obter nenhum aumento de produti-vidade das máquinas de correia acionadas de forma convencional.

Mais 15% significa 13% mais compacto

A Autocoro 8 pode, a partir de agora, ser equi-pada com 552 pontos de fiar. Isso é um aumento de 15% em relação aos 480 pontos de fiar possí-veis até agora. Graças à tecnologia compacta de pontos de fiar individuais, a Autocoro 8 continua sendo 13% mais curta do que as máquinas da concorrência acionadas por correia e com equi-pamento comparável. Para os investidores, isso é uma mensagem clara: na mesma área de produção é possível produzir com a Autocoro 8 mais 13% de fio, apenas devido ao design compacto.

(15)

160.000 rpm na prática

Cada vez mais fiações quebram a barreira de 150.000 rpm nas rotações do rotor, um limite inabalável durante décadas. Elas produzem agora seus fios de alta velocidade de forma constante com 160.000 rpm, tendo assim saltos de produ-tividade de 18% e superiores. Uma vez que na Autocoro 8 cada ponto de fiar é acionado individualmente, essas rotações altas podem ser operadas de forma confiável e segura na operação contínua mesmo com o comprimento máximo da máquina de 552 pontos de fiar. Uma vez que a Autocoro 8 está orientada para rotações mais altas ainda, novos recordes de produtividade serão uma mera questão de tempo.

Também independente do comprimento da máquina é a extraordinária velocidade de saída alcançada pela Autocoro 8: 300 metros de fio por minuto em todos os 552 pontos de fiar.

Troca fluente das partidas em máquinas de uma partida

Uma nova solução de automação inteligente permite, a partir de agora, uma troca fluente das partidas em máquinas de uma partida. Esta novidade deverá chamar a atenção não só das fiações especiais. As vantagens desta novidade poderão ser aproveitadas também na produção de grandes quantidades de fio padrão para obter aumentos de produtividade perceptíveis. A troca fluente das partidas foi concebida de modo a permitir que, durante a troca de latas ou elementos de fiar, possa ser realizada uma separação fiável de lotes quando necessário, sem que todos os pontos de fiar tenham de acabar primeiro. Assim, a troca de material deixa de ser um redutor da produtividade.

Graças ao comando inteligente da Autocoro 8, os pontos de fiar não continuam simplesmente a operação em caso de troca iminente de material quando a última bobina estiver cheia. O ponto de fiar desloca-se para uma posição de espera e sina-liza isso através de um sinal luminoso. O operador pode agora trocar a lata e confirmar o novo lote no ponto de fiar. Dessa forma não existe o risco de entrar uma lata errada durante uma troca de material.

A mesma função assegura uma produtividade máxima e garantia de qualidade também durante uma troca de elementos de fiar. Logo que a última bobina de uma partida esteja cheia, o ponto de fiar sinaliza a necessidade de troca do elemento de fiar e espera até o elemento de fiar ter sido trocado. A solução de automação inteligente da Schlafhorst assegura altos rendimentos de 97% e superiores. Mesmo com configurações da máquina otimizadas em alto grau são possíveis aumentos da eficiência de 2 a 3%.

Muitas outras inovações da Schlafhorst espe-ram os visitantes da ITMA Asia, com as quais é possível aumentar de forma perceptível a quali-dade, a produtividade e a rentabilidade de todas as etapas do processo em uma fiação – da mecha à bobina cruzada.

(16)

bObINAGEM CRuZAdA.

NoVa oNda dE aUtoMaÇÃo.

Desde 2012 a Schlafhorst registra uma demanda cada vez maior de soluções individuais de auto-mação na bobinagem cruzada. Há uma nova onda de automação nos mercados têxteis mundiais, que irá alterar o setor de forma notável nos pró-ximos anos. Com a Autoconer X5 e suas novas opções modulares de automação, a Schlafhorst tem uma oferta ideal para as fiações mundiais para se manterem com sucesso nesta tendência.

A automação torna-se mais individual

Essencialmente, são três os fatores que iniciam ondas de automação na indústria: aumento dos custos de mão de obra, falta de pessoal adequado e aumento das exigências de qualidade. O forte aumento de investimentos na automação da bobinagem cruzada marca uma nova tendência atualmente. Até há pouco tempo, a China, Índia, Paquistão, Bangladesh e Vietnã investiam principalmente no tipo de máquina manual, a Autoconer RM. Desde 2012, está aumentando de forma contínua e claramente notável a cota das bobinadeiras automáticas Autoconer X5 dos tipos D e V.

«A tendência para a

automação tornou-se mais

individual.»

Principalmente a China e a Índia dão provas de ser definidoras de tendências, o grau de automação nesses mercados está aumentando intensamente. Nisso, observa-se que a tendência para a automação tem se tornado muito mais individual. Uma automação gradativa em níveis diferenciados é possível da mesma forma como a integração total do fluxo de material do filatório de anéis e da bobinagem cruzada para obter eficiência e qualidade máximas. Por isso, a Schlafhorst oferece aos seus clientes soluções sob medida para automação de processos juntamente com o conceito de máquina modular da Autoconer - feitas sob medida de forma ideal para o perfil de exigências do respectivo mercado e da empresa, sendo assim o parceiro ideal para fiações no mundo inteiro na atual onda de automação.

Autoconer – o nome diz tudo

A competência para soluções de automação ino-vadoras tem tradição na Schlafhorst. Em 1962, a Autoconer 107 foi a primeira máquina pronta para produção industrial para a bobinagem cru-zada automática, com as fases de automação pioneiras nessa época: eliminação automática de rupturas de fios e troca automática de espulas. As emendas manuais de fios, bem como a troca manual de cada espula, dispendiosas em termos de tempo, passaram à história. Nos anos seguintes, o nome Autoconer passou a ser sinô-nimo de automação na bobinagem cruzada. A operação foi simplificada continuamente e cada vez mais processos foram automatizados. Os estímulos importantes para a automação do fluxo de material e do processo chegaram nos anos 80 dos principais mercados da indústria têxtil dessa época, na Europa e América do Norte, onde o aumento dos custos de mão de obra causou uma onda de automação muito forte. A Schlafhorst estabeleceu então um marco de referência para todo o setor, com o sistema de transporte de caddy para o sistema da Autoconer 238, até hoje sem paralelo.

Automação vista como um todo

O grande ponto forte da Schlafhorst era e é o de ver os processos na fiação e na bobinagem como um todo, para introduzir inovações projetadas de forma funcional em cada uma das etapas do processo. Por isso, a automação também foi considerada sob os mais diversos aspectos, estando presente nos diversos processos da bobi-nagem, por exemplo:

- no próprio processo de bobinagem e na sua operação

- no manuseio de bobinas

- no transporte e no manuseio de espulas - no decurso do processo entre

(17)

Para a operação automatizada do processo de bobinagem deve-se referir, por exemplo, a intro-dução de processos monitorados por sensores e a regulagem central de parâmetros de bobinagem no Informator, que substituíram os ajustes e con-figurações mecânicos, com grande dispêndio de pessoal, nos pontos de bobinagem individuais. Com a introdução da Autoconer 338, passaram a fazer parte disso o sistema de regulagem da força de tração do fio, de ajuste central, Autotense FX e o sistema de sucção de ajuste central com sistema AVC, que tornaram desne-cessária a dispendiosa troca de polias de correia. A introdução de acionamentos de motor indivi-dual na Autoconer 5 foi a condição para poder configurar centralmente outros parâmetros de bobinagem como, por exemplo, a distância da tubeira de aspiração, os alimentadores de splicer e a parafinagem. As inovações de automação no manuseio de bobinas permitem uma redução significativa de pessoal também na bobinadeira manual Autoconer X5 do tipo RM. O inteligente trocador de bobinas cruzadas X-Change é uma unidade de automação que, entre outras coisas, permite o manuseio de tubetes múltiplos e uma troca automática da partida, sem bobinagem inicial manual em cada ponto de bobinagem.

Os dois últimos pontos da enumeração são etapas de automação, nas quais é possível alcançar a maior economia em termos de pessoal. Surgiram funções de automação inteligentes, que tanto reduziram os custos de pessoal como também aumentaram a qualidade.

Automação de fluxo de material modular

É na combinação modular que se revela a força duradoura de uma estratégia de automação. Com a automação modular do sistema e do fluxo de material da Autoconer X5 configurável de modo flexível, a Schlafhorst oferece o conceito certo de automação para cada cliente. Assim, as empresas têxteis com uma estratégia de automação clara encontram rapidamente na Schlafhorst as soluções ideais para uma implementação consequente de seus projetos. No caso de clientes que estejam introduzindo a automação, o líder tecnológico e de mercado acompanha-os na mudança de seus processos operacionais com um aconselhamento completo.

Fotografia embaixo: Inovações contínuas para a bobinagem cruzada automática.

(18)

Fotografia embaixo: Autoconer X5, tipo D com nova tecnologia de fluxo de material inteligente. Existem dois tipos de máquinas conhecidas e

comprovadas há décadas para o fluxo de material automático, a versão stand-alone Autoconer X5 tipo D e Autoconer X5 tipo V, com ligação direta ao filatório de anéis. No caso do tipo D, as espulas são trazidas manualmente com carros de espulas grandes até a bobinadeira e, então, colocadas nos caddys por um transportador plano circular. No caso do tipo V, a alimentação das espulas é feita através de uma interface para o transferidor CTS, que coloca as espulas nos caddys e as alimenta à Autoconer. Os tubetes vazios retornam automa-ticamente através da mesma interface ao filatório de anéis.

O tipo D pode ser instalado independente-mente do filatório de anéis. Na mudança de uma máquina operada manualmente para a auto-mação, o processo atual pode ser mantido prati-camente inalterado. E isso representa mais produtividade e menor dependência de pessoal, mantendo alta flexibilidade de partidas e de material através do manuseio automático de espulas.

O tipo V abre o caminho para uma integração total do processo entre a fiação e bobinagem, através do acoplamento direto no filatório de anéis. A máquina de fiar e a bobinadeira, bem como o transporte e o armazenamento podem ser adaptados entre si de forma ideal, sem inter-venção do pessoal. O resultado é uma produtivi-dade maior e uma melhor qualiprodutivi-dade com econo-mia máxima de custos de pessoal. Especialmente o sistema de identificação de pontos de fiar SPID opcional para a Autoconer X5 tipo V, abre novas possibilidades para o controle de qualidade direto online. Com este sistema, é possível moni-torar a qualidade de cada ponto de fiar de forma atualizada e a 100%.

Novo tipo de máquina T, automação sob medida

Para atender ainda mais individualmente aos anseios dos clientes, a Schlafhorst ampliou a gama de produtos com a Autoconer X5 tipo T, que prepara as espulas automaticamente após a alimentação manual central. O novo tipo de máquina é um modelo altamente moderno de iniciação à automação gradativa da bobinagem cruzada. O tipo T pode ser equipado com os mesmos módulos de automação que foram agora

desenvolvidos para o tipo D. Assim, os clientes podem reduzir as intervenções manuais na máquina para um mínimo, por exemplo, com o novo buscador de fio e o extrator automático de tubetes e espulas.

Mesmo no caso do tipo V, uma solução de auto-mação altamente integrada, a Schlafhorst está focada em flexibilidade máxima. A interface entre o filatório de anéis e a bobinadeira de bobinas cruzadas no tipo V também pode ser configurada individualmente e ser adaptada ao espaço disponível, bem como aos processos na empresa. É possível uma linkagem direta ou uma linkagem com ponte de espulas ou linkagem sob o piso. O acoplamento é possível com filatórios de anéis de qualquer fabricante.

(19)

Fotografia embaixo à esquerda:

Autoconer X5, tipo V como linkagem sob o piso. Fotografia embaixo à direita:

FlowShare FX – com Vario Reserve, uma alimentação segura e flexível dos pontos de bobinagem.

FlowShare FX, a tecnologia de fluxo de material mais inteligente do mercado

Bem recentemente a Schlafhorst revolucionou, ela mesma, o fluxo de material na bobinadeira de bobinas cruzadas através do FlowShare FX, o comando de fluxo de material mais inteligente do mercado. O sistema assegura, por auto-regu-lagem, uma alimentação contínua de todos os pontos de fiar com espulas, compensando de forma segura uma alimentação de material com oscilações. As funções individuais do sistema complementam-se na sua ação e, assim, oferecem uma vantagem máxima de produtividade. Com o Vario Reserve, o número de espulas de reserva no ponto de bobinagem é ajustado de forma flexível à necessidade. O High Speed Feeding apoia a alimentação regulada pela demanda das espulas nos pontos de bobinagem através de um ajuste variável, controlado por sensores, da velocidade de alimentação. Mas, o extraordinário comando do fluxo de material automático só estará perfeito com o Intelligent Bobbin Sharing. Essa função inovadora, que só existe na Autoconer X5, pro-porciona uma troca de espulas inteligente entre os pontos de bobinagem. Se houver risco de ali-mentação deficiente em um ponto de bobinagem, o ponto de bobinagem adjacente fornece a tempo uma espula de reserva, evitando tempos de espera. O FlowShare FX é o complemento ideal para as tecnologias FX até agora comprovadas para qualidade máxima de bobinagem, Speedster FX, PreciFX, Autotense FX, Ecopack FX, Propack FX e Variopack FX, agora para máxima segurança do fluxo de material.

Alta produtividade e rentabilidade

Mais produtividade, mais eficiência, mais renta-bilidade – esses são os objetivos prioritários, que a Schlafhorst segue no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de soluções de automação. Para o novo transportador plano circular e o transfe-ridor CTS aperfeiçoado foram realizadas cadên-cias mais altas e novos princípios de funciona-mento. O resultado é um processo extremamente confiável, mais isento de problemas e mais rápido.

Devido à perfeita integração de cada uma das inovações, graças ao FlowShare FX e às taxas de ciclo mais altas, a Autoconer X5 tipo D agora também pode ser fornecida com até 70 pontos de bobinagem. Um claro ponto positivo na produtividade!

Sucesso na automação com a Schlafhorst – Resumo

Os clientes com processos excelentemente auto-matizados confiam na competência da Schlafhorst há décadas. Na atual onda de automação, principalmente as empresas têxteis que investem pela primeira vez de forma objetiva na automação e buscam soluções simples de serem realizadas, com possibilidade de ampliação e com futuro garantido, são as que lucrarão com os conheci-mentos especializados do líder do mercado.

(20)

NOSSA ASSISTÊNCIA SCHLAFHORST.

CoMProMiSSo CoM a iNoVaÇÃo.

As fiações que queiram ter sucesso na concorrên-cia, necessitam de uma tecnologia de fiação ino-vadora – mas não só para o momento presente. Como um dos fornecedores de tecnologias para fiações com maior riqueza de ideias e tradições, a Schlafhorst assegura que as máquinas instaladas se mantenham inovadoras durante toda a vida útil da máquina. Assim, muitos desenvolvimentos tecnológicos novos estão disponíveis também como módulos de modernização para instalações existentes.

Quem compra uma nova máquina da Schlafhorst para sua fiação, recebe a mais moderna tecnologia de ponta que garante um máximo de qualidade e de produtividade. É por isso fácil de entender que a Schlafhorst seja o líder de mercado e em inovações para a fiação a anel, fiação compacta, bobinagem e fiação a rotor para fios de fibras cortadas.

Mas como será daqui a alguns anos quando as inovações da Schlafhorst na próxima geração de máquinas, ou na geração a seguir a esta, definirem padrões de qualidade e produtividade mais altos ainda? Como se afirmará uma fiação até agora altamente produtiva quando o mercado, de repente, procurar outras qualidades de fio? O parque de máquinas permanecerá rentável se as condições da concorrência se alterarem? A empresa consegue reagir de forma flexível aos novos requisitos do mundo têxtil com suas ins-talações existentes?

Mais cedo ou mais tarde, qualquer empresa têxtil se vê perante uma nova decisão de investi-mento. Será necessário adquirir máquinas novas para poder continuar na competição? Ou será possível modernizar o parque de máquinas existente sem custos altos e sem interrupções prolongadas da produção?

Acréscimo de inovação para a vida útil inteira da máquina

Graças a uma filosofia de inovação abrangente, os clientes da Schlafhorst podem tomar decisões de investimento muito mais flexíveis. É porque os engenheiros de desenvolvimento da Schlafhorst sempre têm a pretensão de poder integrar as inovações também nas instalações existentes. Dessa forma, o progresso tecnológico não se reflete somente nas novas gerações de máquinas, mas sempre também nas instalações montadas nas fiações. Os clientes da Schlafhorst podem assim, quando necessário, adaptar suas máquinas ao mais recente padrão, com investimentos comparativamente baixos e um retorno de investimento rápido.

»Quem compra máquinas

da Schlafhorst, garante a

si próprio um caminho de

inovação econômico para o

futuro.«

»Quem compra máquinas da Schlafhorst, garante a si próprio um caminho de inovação econômico para o futuro«, afirma Thomas Arter, Diretor do Customer Support, »nós realizamos inovações tecnológicas de maneira a que sejam compatíveis com gerações anteriores e possam ser montadas posteriormente em parques de máquinas exis-tentes. Com isso assumimos a responsabilidade da inovação em todo o ciclo de vida do produto.«

Foco na rentabilidade e no benefício para o cliente

20 centros de assistência e 3 centros tecnológicos aconselham os clientes no mundo inteiro em questões relacionadas ao aumento da produtivi-dade e da qualiprodutivi-dade, assim como no gerencia-mento de inovações. Mais de 450 colaboradores de assistência – ou seja 20% do pessoal – asse-guram que mesmo os clientes com gerações de máquinas mais antigas possam aproveitar as inovações tecnológicas.

Fotografia à esquerda: Peças originais melhoradas para uma qualidade otimi-zada do fio.

(21)
(22)

Eles aconselham os clientes não só em questões técnicas, mas elaboram cálculos de rentabilidade detalhados. Compra nova ou modernização? Qual é o melhor retorno do investimento para a empresa numa determinada situação de mer-cado? Esta decisão central da empresa é apoiada pela assistência técnica da Schlafhorst com seus conhecimentos específicos únicos no setor têxtil.

»A modernização de instalações existentes, ou seja, a implementação de tecnologia de ponta, é a decisão ideal do ponto de vista econômico na maior parte dos casos«, afirma Thomas Arter, »e isso não é por acaso, mas sim o resultado da nossa filosofia de inovação. Nossos clientes não compram somente uma máquina, mas também se benefi-ciam de uma parceria de ciclo de vida que lhes garante um acréscimo de inovação contínuo durante a operação de produção.«

Upgrades de inovação modulares:

Kits de modernização e kits tecnológicos

A Schlafhorst concretiza esta parceria de ciclo de vida, entre outras coisas, com pacotes de moder-nização e tecnológicos sob medida. Melhorias construtivas em determinadas peças e elementos de fiar ou em módulos inteiros podem assim ser montadas posteriormente de forma simples e rápida – até o prolongamento de máquinas ou a conversão para outro processo de fiação.

Melhor que o original: peças originais atuais com inovação incorporada

A pretensão de inovação transversal da empresa de tecnologia abrange também as peças originais. Elas são melhoradas continuamente.

»As peças originais da Schlafhorst não garantem somente qualidade original, mas são também parte de nossa rede de inovação«, diz Thomas Arter, »possibilitamos assim aos nossos clientes um gerenciamento flexível das inovações. Dessa forma, eles podem aumentar e melhorar continuamente sua rentabilidade e posição no mercado.«

Realizar inovações que sejam compatíveis com gerações anteriores é um grande desafio para os engenheiros de desenvolvimento da Schlafhorst. »Enveredamos por este caminho difícil para poder dar aos nossos clientes vantagens únicas« conclui Thomas Arter, »nossas inovações não são criadas na mesa do escritório, mas no contato estreito com nossos clientes. Consideramos que é nossa função ajudar nossos clientes a alcançar o sucesso. É por esse fator que medimos a qua-lidade das nossas inovações.«

Mais de 5.700 clientes ativos em mais de 120 países comprovam que a Schlafhorst, com seu desenvolvimento de produtos orientado para o cliente, convence dia após dia mesmo a empresa têxtil mais exigente.

Fotografia embaixo à esquerda/direita: A assistência da Schlafhorst disponibiliza conhecimentos específicos ao serviço do cliente.

Fotografia embaixo ao centro: Upgrades tecnológicos colocam máquinas mais antigas no mais recente padrão de série.

(23)

PRECIFX.

UMa iNoVaÇÃo Vai SE iMPoNdo.

Quando a tecnologia de deslocamento digital PreciFX foi apresentada em Munique por ocasião da ITMA 2007, ela era considerada um expoente técnico e tecnológico absoluto. Somente especia-listas tecnológicos reconhecidos já previam naquela época o vasto potencial dessa inovação revolucionária. Conjuntamente com clientes selecionados, a Schlafhorst desenvolveu nos anos seguintes um grande número de novos formatos de bobinas cruzadas mais eficientes, que são possíveis somente com o PreciFX. A Schlafhorst iniciou em 2011 a comercialização global da tecnologia pioneira. Com 15.000 pontos de bobinagem instalados, o PreciFX é hoje o único sistema de deslocamento do fio sem tambor mun-dialmente estabelecido e comprovado na prática para o processamento de espulas.

Bobinas perfeitas para qualquer processo ao invés de meios-termos tolerados

O PreciFX quebrou as barreiras a que o setor já estava acostumado. A geometria fixa mecanica-mente predefinida da ranhura, a habitual largura de deslocamento e de elevação da bobinagem com tambor, assim como o enrolamento desordenado com suas limitações conhecidas, originaram, em todos os formatos de bobinas, meios-termos que eram considerados normais. Com o PreciFX, isso

faz parte do passado. O sistema permite a fabri-cação de designs de bobinas individuais sem meios-termos, através do enrolamento desor-denado sem imagem, da bobinagem de precisão ou da bobinagem de precisão escalonada. São possíveis formatos de bobinas totalmente novos, como a biconicidade em bobinas duras ou bordas redondas em bobinas de tingimento – a perfeição com um toque de botão com um sistema, flexibi-lidade sem limites e um manuseio de hardware consideravelmente menor.

Vantagens econômicas para empresas de fiação de vendas e empresas têxteis integradas

»A bobina cruzada é no processo têxtil a inter-face decisiva entre fiação, tinturaria, urdidura, retorcedura e tecelagem«, diz Klaus Kamphausen, o diretor de tecnologia da Schlafhorst, »a formação da bobina tem efeitos diretos na produtividade e rentabilidade dos passos de processos posteriores. O PreciFX permite otimizações em qualquer direção. As empresas de fiação de vendas podem abranger um espectro bem mais vasto de enco-mendas com condições competitivas. As empresas integradas verticalmente poderão direcionar e otimizar seus processos de forma mais econômica.« O fato de o PreciFX ter conquistado o mercado tão rápido se deve às vantagens oferecidas pelo sistema. Estas resultam de uma estreita parceria de inovação. Entre 2007 e 2011, a Schlafhorst otimizou de forma direcionada os processos entre a fiação e o processamento posterior conjunta-mente com clientes selecionados.

As receitas de bobinas PreciFX oferecem segurança – vantagem na concorrência com um toque de botão

»O PreciFX contém todo nosso know-how tecno-lógico têxtil relacionado à bobina cruzada«, afirma Klaus Kamphausen. »Conjuntamente com os nossos clientes, desenvolvemos e aperfeiçoamos formatos de bobinas cruzadas com o PreciFX que têm como resultado enormes saltos na eficiência do processamento posterior. Esses formatos estão armazenados no PreciFX sob a forma de receitas de bobinas que podem ser acessadas ime-diatamente.« A vantagem de eficiência vai até a economia de passos de processo inteiros como, por exemplo, o alinhamento das bordas de

Fotografia embaixo: Sem meios-termos na formação de bobinas graças ao PreciFX.

(24)

bobinas de tingimento, que simplesmente não é mais necessário com o PreciFX. Poder fabricar de forma segura e reproduzível formatos de bobinas inovadores com um toque de botão – com isso, os clientes PreciFX ganham uma vantagem incal-culável na concorrência. Também receitas próp-rias podem ser armazenadas e acessadas direta-mente. Qualquer formato de bobina pode ser reproduzido perfeitamente por qualquer operador.

Novas bobinas de tingimento, adaptadas individualmente ao processo

Os diferentes processos de tingimento apresentam requisitos muito diferenciados à formação da bobina que poderão ser muito específicos, em função do processo de tingimento e da instalação de tingimento. Aqui, o PreciFX consegue mostrar plenamente toda sua flexibilidade. O inovador sistema de deslocamento do fio pode adaptar perfeitamente tanto a estrutura interna quanto a forma externa da bobina de tingimento aos requisitos da tinturaria.

Uma formação da bobina sem imagem garante os melhores resultados de tingimento. A densidade da bobina e a maciez das bordas podem ser adapta-das ao processo de tingimento de forma total-mente individual e absolutatotal-mente uniforme, entre outros, graças à regulagem central da pressão de apoio, livre seleção do enrolamento e uma deposição direcionada do fio. Para a otimização da densidade da bobina, especialmente em

mate-riais elásticos, existe a adaptação dinâmica do ângulo de deslocamento durante a viagem da bobina. As bordas redondas da bobina, a imagem de marca inconfundível de uma bobina PreciFX, tornam desnecessária a ruptura mecânica das bordas e, consequentemente, o passo inteiro de um processo. Dessa forma se mantém a excelente qualidade da bobina. E finalmente, dependendo da geometria do tubete, a largura de deslocamento pode ser ajustada individualmente para evitar »buracos abertos« e um tingimento irregular.

A vantagens são óbvias. A segurança de processo do tingimento é aumentada por uma formação otimizada da bobina; através da economia de passos do processo aumenta a rentabilidade.

Além disso, o PreciFX melhora também a produtividade do próprio processo de bobinagem. O ajuste otimizado entre passo, redução da força de tração do fio e aumento da velocidade de bobi-nagem aumenta a produtividade na fabricação de bobinas de tingimento em até 20% em com-paração com a bobinagem com tambor.

Novos formatos de bobinas altamente rentáveis para urdidura, tecelagem, malharia e retorcedura

Conjuntamente com os seus clientes, os tecnólogos têxteis da Schlafhorst desenvolveram também bobinas duras inovadoras. Foram desenvolvidos novos formatos de bobinas maiores, que

garan-Fotografia embaixo: O PreciFX se estabeleceu em muitas instalações.

(25)

tem um comportamento de desenrolamento sem falhas e sem ruptura de fio com velocidades de saída máximas e, graças a uma alta densidade de enrolamento com o mesmo diâmetro, um fio bem mais longo. A biconicidade, que pode ser ativada quando necessário, melhora através da redução do curso o comportamento de desenrolamento no caso de bobinas com diâmetros grandes.

Uma das características singulares do PreciFX é a função de enchimento, que »enche« as bobinas cruzadas cônicas na área externa com uma quanti- dade adicional de fio e garante, ao mesmo tempo, características de desenrolamento excelentes. O conteúdo da bobina aumenta assim em cerca de 10%. Para materiais elásticos, o PreciFX consegue formar flancos de bobinas totalmente retos. Graças a esta resistência à deformação, são agora reali-záveis bobinas com diâmetro maior ou bobinas com uma maior densidade de enrolamento com o mesmo diâmetro.

Menos custos de logística e de manuseio

Através do design otimizado de bobina, o PreciFX aumenta o peso das bobinas cruzadas com diâ-metro igual em 10 a 20%. Com isso, o PreciFX é o freio de custos eficiente para empresas de fiação de vendas com alta complexidade logística. É porque mais fio na bobina, significa maior peso líquido no armazenamento e transporte, visto que terá de ser transportado menos ar e menos embalagem. O número de tubetes, caixas, paletes e contêineres necessários é reduzido.

Além disso, é reduzido o dispêndio de manuseio no caso dos clientes das fiações, visto que as bobinas precisam ser trocadas com menor frequência na malharia, urdidura e tecelagem.

Sistema universal comprovado na prática

O PreciFX é o único sistema universal confiável para a criação de bobinas cruzadas comprovado na prática há muitos anos. Ele oferece com somente um princípio de funcionamento a escolha entre três tecnologias de deslocamento: enrolamento desordenado sem imagem, bobi-nagem de precisão e bobibobi-nagem de precisão esca-lonada. O PreciFX tem, entre todos os sistemas de deslocamento, a melhor relação entre frequên-cia de deslocamento e área angular de cruza-mento, oferecendo assim o maior potencial para o aumento da produtividade. Ele é adequado para

todas as aplicações na fiação de fibras cortadas, para todos os títulos, para fios simples, fios retor-cidos, fios S e Z, para qualquer fio de filatório de anéis, fio airjet e fio OE, para fios de algodão puro, para fios de lã, para poliéster, viscose e fios mistos, para todos os formatos de bobinas de 3‘‘ até 6‘‘, para bobinas cilíndricas e cônicas, assim como para formatos especiais.

Perspectivas fascinantes para o futuro

Graças à sua flexibilidade, o PreciFX está pro-gramado para o futuro e, já hoje, preparado para requisitos que serão lançados somente amanhã. »O PreciFX é uma inovação pioneira«, explica o diretor de tecnologia da Schlafhorst, »porque, pela primeira vez na história, as urdiduras, tece-lagens, malharias e retorceduras podem definir qual é a bobina cruzada ideal para as suas fina-lidades. Você quase pode reinventar a bobina cruzada. O PreciFX produz as bobinas com um toque de botão.« Depois disso, mais nenhuma fiação prescindirá do PreciFX. Mas já hoje as fiações utilizam o sistema para se distanciar com sucesso da concorrência. »O PreciFX é mais do que um novo processo técnico, sublinha Klaus Kamphausen, »é um know-how têxtil concen-trado que está disponível para os nossos clientes com um toque de botão.«

Fotografia embaixo: O PreciFX fornece designs de bobina sob medida.

(26)

TIROTEX.

»NÓS FiaMoS CoM 160.000 rPM«.

Na Tirotex, a maior empresa têxtil da Europa, foi superado o limite prático de 150.000 rpm na fiação a rotor, insuperável há mais de 20 anos. Nas suas máquinas de fiação a rotor Autocoro 8 da Schlafhorst, a Tirotex fia com uma velocidade de rotação do rotor de 160.000 rpm fios de tece-lagem de alta qualidade para a tecetece-lagem própria. A inovadora tecnologia de acionamento indivi-dual da Autocoro 8 torna isso possível. Ela superou todos os limites de produtividade válidos até agora.

Mais de 200 milhões de metros quadrados de tecido para o mercado mundial

A empresa têxtil Tirotex foi fundada em 1972 em Tiraspol na Moldávia e produz de forma integral em um enorme complexo industrial com uma infraestrutura aperfeiçoada e uma usina elétrica própria. Do complexo fazem parte fiações, tece-lagens, tinturarias, linhas de acabamento e linhas de costura, com um total de mais de 3.200 cola-boradores. A Tirotex aposta sistematicamente em máquinas têxteis europeias inovadoras, sendo que uma grande parte das máquinas, que assu-mem uma função chave no tocante a qualidade e produtividade, provém da Alemanha. A área total dos galpões de produção corresponde a 58 campos de futebol. Com uma capacidade de produção anual de mais de 200 milhões de metros qua-drados de tecidos prontos, a Tirotex é uma das maiores empresas têxteis no continente europeu.

A Tirotex está orientada para a exportação e produz roupa íntima, assim como têxteis para o lar como roupa de cama, toalhas de mesa, tecidos decorativos e cortinas para o mercado mundial. São fornecidos tecidos tingidos ou estampados em 100% algodão ou misturas de poliéster e algo-dão. As características dos tecidos realizam qual-quer desejo do cliente: hidrófobo, impermeável ao óleo, poeira e manchas, que não amassa, sem pilling ou protegido contra encolhimento.

Todos os fios para os tecidos são fiados pela própria empresa. 27 máquinas de fiação a rotor Autocoro da Schlafhorst estão em operação na Tirotex. Mais de 17.000 toneladas de algodão, provenientes principalmente do Uzbequistão e Tadjiquistão, são processadas a cada ano.

Produtividade máxima e uma qualidade de fio garantida para o processamento posterior na tecelagem são para a Tirotex os objetivos deter-minantes na concepção da fiação. Por esse motivo, a empresa aposta há muitos anos nas máquinas de fiação a rotor de alto desempenho da Schlafhorst. Com a nova Autocoro 8, a Tirotex conseguiu agora superar o limite, considerado insuperável, das 150.000 rpm e assim aumentar a produção em 18%. Tirotex Localização Tiraspol, Moldávia Ano de fundação 1972 Colaboradores 3.200 Número de pontos de fiar 27 Autocoro Fotografia embaixo: O complexo industrial impressionante da Tirotex em Tiraspol, Moldávia.

(27)

»O limite só ainda existe na cabeça«

A velocidade de rotação máxima do rotor de 150.000 rpm foi considerada durante muitos anos o limite para a fiação a rotor, tanto na prática como na técnica da máquina. Na prática, existiam boas razões para isso. Rotações mais altas do rotor poderiam causar mais rupturas de fio, reduzindo a produtividade das máquinas. O processo de emenda demorado devido aos agregados de emenda viajantes, com seus tempos de desloca-mento longos e improdutivos, torna impossível qualquer aumento da produtividade nas máquinas de fiação a rotor convencionais.

Além disso, o acionamento por correia alcança um limite físico, cuja precisão de funcionamento diminui com rotações mais altas e máquinas mais compridas por motivos de construção. Como resultado, o desgaste aumenta e há perdas de qualidade. E, por último, o consumo de energia explode com rotações mais altas nas máquinas de fiação a rotor convencionais, o que com custos de energia cada vez mais altos é absolutamente impensável.

A Autocoro 8 com sua tecnologia de aciona-mento individual revolucionária quebra esses limites. A inovadora máquina de fiação a rotor está tecnicamente concebida para velocidades de rotação do rotor de 200.000 rpm.

»O limite de 150.000 rpm na prática só ainda existe nas cabeças«, diz Andrey Mezhinskiy, o Diretor Geral da Tirotex, »com a Autocoro 8, a Schlafhorst superou tecnicamente o limite há muito tempo.« Contudo, ninguém joga fora uma regra válida há mais de 20 anos sem pensar. E nós também não. Na prática existem muitos fatores. Devem ser observados diversos índices quando se quer aumentar a rentabilidade e a eficiência de forma sustentável: matéria-primas, energia, qualidade. Obviamente queremos aumentar a produtividade da nossa fiação, mas não a qualquer preço. Temos especificações de qualidade claras para a resistência, o alongamento e a uniformi-dade do fio que não podem diminuir abaixo de um determinado valor.

»O limite de 150.000 rpm

na prática só ainda existe

nas cabeças.«

»Com a máquina antecessora da Autocoro 8, a Autocoro 480, produzimos fios de tecelagem médios com 135.000 rpm. Com a Autocoro 8 conseguimos finalmente ultrapassar o limite das 150.000 rpm na prática diária. Por exemplo, o fio de tecelagem com um título de Nm 34 é agora fiado com 160.000 rpm.«

Fio de alta velocidade com qualidade premium

Os resultados alcançados pela Tirotex na prática diária com a Autocoro 8 atraem a atenção: 18% mais fio com uma resistência e alongamento do fio acima do requisito mínimo da própria tecelagem e abaixo da curva característica de 25% das estatí-sticas Uster. Fio de alta velocidade com qualidade premium! O consumo de energia específico por quilo de fio é inferior a 1 kWh – um valor que é um sonho nas máquinas convencionais acionadas por correia, mesmo com uma velocidade de rotação do rotor significativamente inferior.

O Diretor Geral da Tirotex, Andrey Mezhinskiy, está entusiasmado com a nova Autocoro 8.

(28)

Tecnologia revolucionária de pontos de fiar individuais

A passagem para novas dimensões de alta veloci-dade foi conseguida pela Schlafhorst com um novo conceito de máquina pioneiro. Os acionamentos centrais limitadores foram totalmente substituí-dos na Autocoro 8 por acionamentos de motor individual e software inteligente. Cada ponto de fiar forma uma unidade de produção individual, com processos de fiação e bobinagem autônomos. O processo de emenda foi totalmente integrado em cada ponto de fiar, o que reduz drasticamente o tempo dos processos de emenda no caso de rup-turas de fio e na aceleração da máquina. Os acio-namentos de rotor magnéticos perfeitos garantem uma confiabilidade absoluta e segurança com todas as rotações. Com isso, a Schlafhorst elimina todas as restrições da fiação a rotor em vigor há mais de 20 anos e revela perspectivas novas ao setor.

Pioneira com objetivos ambiciosos

O fato de a Tirotex ter superado tão cedo o limite das 150.000 rpm na operação contínua não é certamente um acaso. A empresa é cliente da Schlafhorst há muitos anos e dispõe de uma experiência na fiação a rotor de muitas décadas. É também um fato que a Tirotex não só testa a qualidade dos fios no laboratório têxtil próprio, mas também processa os fios nas tecelagens e malharias próprias, tendo assim opções abran-gentes para o controle da qualidade. »Talvez por isso, sejamos um pouco mais corajosos e tenhamos tentado derrubar o limite mais cedo do que os outros«, diz Andrey Mezhinskiy, »visto que os problemas de qualidade seriam imediatamente detectados na tecelagem.«

A Tirotex considera o status alcançado somente como uma etapa intermediária, pois 160.000 rpm não é ainda um valor final. »Após o sucesso com o título de fio Nm 34, também nos outros fios aumentaremos as rotações de forma controlada e exploraremos as novas opções da Autocoro 8 de forma continuada«, afirma Andrey Mezhinskiy.

A Tirotex persegue objetivos ambiciosos. »Também nos próximos anos, investiremos de forma direcionada na produtividade e rentabili-dade para continuarmos expandindo no mercado mundial no futuro.« A Tirotex não tem dúvidas de que a Autocoro 8 é a opção única e exclusiva para esta expansão na fiação.

Pontos de fiar individuais autônomos permitem saltos de produtividade de 18% e mais.

(29)

Com a nova maçaroqueira ZinserSpeed 5M para troca manual, os engenheiros da Zinser conse-guiram realizar um pequeno milagre de energia. A máquina não é só extremamente eficiente a nível energético, mas ela também compensa de forma otimizada falhas de corrente repentinas e assegura uma mecha de primeira qualidade e produtividade máxima.

A precisão e uma tecnologia de maçaroqueira sofisticada caracterizam a nova ZinserSpeed 5M. Inovação para uma mecha de primeira qualidade e uma produção rápida, segura e econômica do ponto de vista energético.

Reduzir os custos de energia é um tema cada vez mais importante em qualquer lugar. Além do aumento dos preços da energia, a disponibilidade de energia é também um grande desafio em alguns países, uma vez que capacidades de energia limitadas provocam faltas de corrente frequen-tes. Os fabricantes de máquinas têxteis têm de reagir a estas condições básicas. Há que reduzir o consumo de energia e preparar as máquinas para redes elétricas instáveis.

Durante o desenvolvimento da nova maçaro-queira ZinserSpeed 5M, os engenheiros de desen-volvimento da Zinser se concentraram especial-mente nos potenciais técnicos e econômicos de economia de energia e na segurança operacional. Pois se observarmos a vida útil inteira de uma máquina, os custos operacionais e a produtivi-dade determinam muito mais a rentabiliprodutivi-dade de uma instalação do que o preço de aquisição.

Acionamentos diretos e comando inteligente para alta eficiência

Quatro eixos de acionamento independentes, motores de acionamento secional descentraliz-ados e o comando de software inteligente EasySpin são as bases que permitem à ZinserSpeed 5M uma produção econômica de fios de filatório de anéis finos a grossos com uma qualidade de ponta. A formação precisa das bobinas assegura um desenrolamento perfeito das bobinas de mecha no filatório de anéis. Com até 208 fusos para a produção de fios finos, é obtido um rendimento máximo para a fiação a anel.

Novas funções que entusiasmam

A nova maçaroqueira ZinserSpeed 5M entusi-asma com características técnicas inovadoras.

- Modo de economia de energia para a aspiração e sopro da mesa de aletas - Segurança operacional em

redes elétricas instáveis

- Acionamento do trilho de bobinas de desgaste reduzido e energeticamente otimizado - Ligação do limpador viajante otimizada

em termos de energia

- Combinação da unidade de energia e de acionamento

- Tempos de montagem, preparação e manutenção reduzidos

ZINSERSPEEd 5M.

o MilaGrE da ENErGia.

Fotografia embaixo: ZinserSpeed 5M para troca manual.

(30)

Até 20% de economia de energia com a ZinserSpeed 5M graças à nova aspiração

A manutenção otimizada da limpeza da mesa de aletas na maçaroqueira é extremamente impor-tante para a produção de mechas de alta quali-dade. A sujeira da máquina depende do material processado, sendo que a maçaroqueira se suja menos, por exemplo, na produção de fios finos com material penteado de fibras compridas. Com estas qualidades de mecha, a limpeza da máquina pode ser realizada com intervalos maiores. Com isso, a Zinser desenvolveu um novo modo de economia de energia para a aspiração e o sopro da mesa de aletas – ajustável conforme a mecha. A aspiração em caso de ruptura da mecha pode ser realizada continuamente no modo de economia de energia - com potência muito reduzida ou ciclicamente entre o modo de economia de energia e o modo normal. Os intervalos são ajustados em função da qualidade da mecha. Assim, a energia necessária para a manutenção da limpeza é redu-zida em até 65%, conforme a matéria-prima.

Só esta nova aspiração permite uma economia de até 20%, se considerarmos o consumo de ener-gia total da maçaroqueira. O modo de economia de energia, o ciclo e a duração da limpeza podem ser ajustados centralmente de modo simples e rápido através da tela de toque EasySpin. O acionamento do trilho de bobinas de desgaste reduzido e otimizado do ponto de vista energé-tico, com uma engrenagem aperfeiçoada, também consome menos energia.

Funcionamento seguro mesmo em caso de falta de corrente

A ZinserSpeed 5M tem um funcionamento seguro mesmo em caso de falta de corrente. O disposi-tivo contra falha da tensão de rede inteligente detecta faltas de corrente e desliga a maçaro-queira de forma controlada. Depois de restabe-lecida a alimentação de energia, a máquina arranca sem problemas. São evitadas rupturas da mecha e não é necessária mão de obra adicional.

Ligação do limpador viajante otimizada em termos de energia

Para a ligação do limpador viajante não é neces-sário um sistema de aspiração adicional. Ele é conectado diretamente na interface integrada da aspiração da máquina. Esta é uma solução econômica em termos de custos e eficiente a nível energético.

Figura em cima: Modo de economia de energia ajustável central-mente no EasySpin. Fotografia embaixo: Guia exata da mecha.

Referências

Documentos relacionados

Com tudo isso fica mais que evidente o potencial que possui o doce de leite de para receber um selo de Indicação Geográfica, mais precisamente um selo de Indicação de

Entre os resultados, verifica-se que a Festa do Figo é considerada um evento de grande importância para a comunidade local e que há interesse dos produtores

Governador Valadares é uma cidade com localização privilegiada do leste de Minas Gerais, de importância significativa na região do Vale do Rio Doce. Historicamente, há

54 Personalizando Gerenciar atalhos Para adicionar um atalho a uma aplicação, na Tela inicial percorra para a esquerda, toque em e depois selecione uma aplicação.. para adicionar

Para navegar por um eBook rapidamente, toque na parte superior da tela para exibir a barra de ferramentas de navegação de leitura, e em seguida, toque no ícone Virador de

Na tela inicial, toque no ícone para abrir a tela do menu principal e selecione o menu Configurações > Tela > Brilho e deslize o dedo sobre a linha para realizar o

Traduzir e enviar mensagens Para utilizar a função de tradução, pressione a tecla de Menu, toque em Traduzir, deslize o seletor Traduzir para a direita, selecione um par de idiomas

• Tarifas adicionais podem ser cobradas por serviços de dados, tais como, mensagens, transferir e baixar, sincronização automática ou utilizar serviços de localização. Para evitar