• Nenhum resultado encontrado

As normas da série ISO 9000 – Sistemas de Qua- lidade – foram elaboradas, inicialmente, enfocando a necessidade de manejo de qualidade. Nessa série de normas, a qualidade é entendida como “todas as ca- racterísticas de um produto ou serviço que são exigidas pelo consumidor”, e o manejo de qualidade como “o que a organização necessita assegurar que seu produto tem em conformidade com as exigências do consumi- dor” (ISO, 2000).

Essa família de normas representa um consenso internacional em boas práticas de manejo, que preten- dem assegurar que a organização pode fornecer pro- dutos ou serviços que atendam às exigências de quali- dade do cliente. Essas boas práticas representam um conjunto de requerimentos-padrão para um sistema de manejo de qualidade, não importando o que a organi- zação faz, seu tamanho, ou se pertence ao setor públi- co ou privado. Assim, a ISO 9000 estabelece os re- querimentos que seu sistema de qualidade necessita enfocar, sem indicar, no entanto, como será realizada a implementação prática de seus critérios, porque o

objetivo principal é a obtenção dos resultados, dei- xando flexibilidade para que as organizações a incor- porem conforme as próprias peculiaridades.

As normas da série ISO 9000 tratam, portanto, dos requisitos dos sistemas de qualidade estabeleci- dos por meio de procedimentos que buscam avaliar: a qualidade na especificação, no desenvolvimento, na produção, na instalação e no serviço pós-venda; a qua- lidade na produção, na instalação e no serviço pós- venda; a qualidade da inspeção e ensaios finais. Essas normas especificam os requisitos necessários para a implantação, o acompanhamento de processo de pro- dução e de satisfação do cliente em termos de preven- ção quanto a não-conformidades em todas as etapas de elaboração do produto, incluindo serviços de pós- venda.

Especialmente com relação à norma ISO 9001 – Requisitos de qualidade –, a especificação é estabele- cida para:

• Responsabilidade da administração. • Sistema da qualidade.

• Análise crítica de contrato. • Controle de projeto.

• Controles de documentos e de dados. • Aquisição.

• Controle de produtos fornecidos pelo cliente. • Identificação e rastreamento de produto. • Controle de processo.

• Inspeção e ensaios.

• Controle de equipamentos de inspeção, medição e ensaios.

• Situação de inspeção e ensaios. • Controle de produto não-conforme. • Ação corretiva e ação preventiva.

• Manuseio, armazenamento, embalagem, preservação e entrega.

• Controle de registros de qualidade. • Auditorias internas de qualidade. • Treinamento.

• Serviços associados. • Técnicas estatísticas.

As normas da série ISO 14000 – Gestão Ambiental – foram inicialmente elaboradas visando ao “manejo ambiental”, que, no entender da norma, deve significar “o que a organização faz para minimizar os efeitos nocivos ao ambiente causados pelas suas atividades” (ISO, 2000) .

Assim sendo, essa série de normas fomentam a prevenção de processos de contaminação ambiental, uma vez que orientam a organização quanto a sua es- trutura, sua forma de operação e de levantamento, seu armazenamento, sua recuperação e sua disponibilização de dados e resultados (sempre atentando para as ne- cessidades futuras e imediatas de mercado e, conse- qüentemente, a satisfação do cliente), entre outras ori- entações, inserindo a organização no contexto ambiental.

Assim como as normas da série ISO 9000, as da série ISO 14000 facultam a implementação prática de seus critérios. Entretanto, devem refletir o pretendido no contexto de planificação ambiental, que inclui pla- nos dirigidos a tomadas de decisões que favoreçam a

prevenção ou a mitigação de impactos ambientais de caráter compartimental e intercompartimental, tais como, contaminações de solo, água, ar, flora e fauna, além de processos escolhidos como significativos no contexto ambiental.

A norma ISO 14001, especialmente, refere-se ao Sistema de Gestão Ambiental e, assim, reflete:

• A política ambiental da organização.

• O planejamento da organização: aspectos do ambiente, necessidades legais, objetivos e metas, programa(s) de gerenciamento ambiental e de formação ambiental (educação ambiental). • A forma de implantação e operação da organi- zação: estrutura e responsabilidades; treina- mento, conscientização e competência; comu- nicação; documentação de sistema de geren- ciamento ambiental; controle de documentação; controle operacional; preparação e resposta (planos) a emergências.

• O modo de exame e correção das atividades da organização: monitoramento e medição; re- jeição e ações de correção e prevenção; re- gistro; auditoria do sistema de gerenciamento ambiental; revisão gerencial.

Diante de algumas orientações equivalentes, fornecidas pelas normas ISO 9001 e ISO 14001, algu- mas frentes internacionais se motivaram a proposição de fusão das duas normas em apenas uma. A iniciativa foi, entretanto, totalmente desmotivada uma vez que essas normas possuem objetivos claramente diferen- ciados, como expostos resumidamente a seguir.

A norma ISO 9001 estabelece os requisitos para assegurar a qualidade dos processos de produção, ou seja, estabelece critérios que possibilitam: a) agregar fator de confiabilidade ao produto; b) atender à de- manda de cliente; c) atentar para a conformidade na produção; d) orientar o acompanhamento por proces- so relevante para a qualidade; e) ser aplicável a pro- cesso ou a parte da organização.

A norma ISO 14001 estabelece o sistema de ges- tão ambiental da organização e, assim: a) avalia as conseqüências ambientais das atividades produtos e serviços da organização; b) atende a demanda da so- ciedade; c) define políticas e objetivos baseados em indicadores ambientais definidos pela organização, que podem retratar necessidades, desde a redução de emis- sões de poluentes até a utilização racional dos recur- sos naturais; d) implicam a redução de custos na pres- tação de serviços e em prevenção; e) é aplicada às atividades com potencial de efeito no meio ambiente; f) é aplicável à organização.

Ressalta-se, contudo, que nem as normas da sé- rie ISO 9000 nem aquelas relativas à série ISO 14000 são padrões de produto. O padrão de manejo do siste- ma nessas famílias de normas estabelece requerimen- tos para direcionar a organização de forma a manejar processos que influenciem a qualidade (ISO 9000) ou processos que influenciem o impacto das atividades da organização sobre o meio ambiente (ISO 14000). A natureza do trabalho desenvolvido na empresa e suas especificidades em termos de demandas determinam os padrões relevantes do produto que devam ser con- siderados no contexto das normas ISO (ISO, 2000).

A tentativa brasileira de implantação de siste- mas de gestão ambiental ainda é tímida. A ABNT já certificou três empresas (com validade dos certifica- dos até 2002) na norma ISO 14001 (ABNT, 2000). Dessas, apenas uma, relacionada à fabricação de por- tas e compensados, também objetiva a plantação, a colheita e o manejo florestal.