• Nenhum resultado encontrado

O projeto de Produção Integrada de Maçã é ba- seado no estudo comparativo de sistemas de produção já em uso e em um sistema de produção integrada pro- posto. Para maximizar o potencial de produção da macieira, há necessidade de utilizar técnicas que per- mitam o desenvolvimento equilibrado das plantas e a escolha de uma formação que assegure a entrada de luz. A descrição das principais recomendações para a cultura constam nas Normas Técnicas para a Maciei-

ra, publicada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária

de Santa Catarina – Empasc (Empasc, 1991). O mane- jo recomendado permitirá menor demanda de uso de agrotóxicos e maior eficiência dos tratamentos fitossa- nitários.

A Embrapa Meio Ambiente iniciou, em 1996, a geração de documentos ressaltando a importância da obtenção de qualidade em fruticultura irrigada. Após a apresentação de projeto ao Protocolo Verde/MA, as ações intensificaram-se, na busca por novas práticas, inicialmente no Dipolo Petrolina/Juazeiro, onde se concentram os maiores exportadores de manga e uva do País.

Em 1997, a Embrapa Meio Ambiente assumiu projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteci- mento e intensificou as ações de parcerias na Região Nordeste e no exterior, para a implantação de uma pro- posta mais abrangente, incorporando ações de sensibilização à certificação de qualidade ambiental em fruticultura irrigada. Isso culminou com a apresen- tação do Projeto Ecofrutas em junho/1998, em parce- ria com a Embrapa Trópico Semi-Árido, a Valexport e o Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho, entre

outras instituições nacionais e internacionais. Esse pro- jeto da Embrapa Meio Ambiente fomentava o uso de Boas Práticas Agrícolas – APPCC – entre todos os produtores da Região do Submédio São Francisco, ori- entando aqueles com maior nível tecnológico a aderir de imediato à proposta relacionada a Produção Inte- grada de Manga e Uva, assim como viabilizando, aos pequenos produtores, a oportunidade de obtenção de outros selos de certificação menos demandantes. En- tendia-se que, uma vez que a PIF tinha o Manejo Inte- grado de Pragas – MIP – como ponto central da pro- posta, somente a adoção das Boas Práticas Agrícolas por todos os produtores, viabilizaria a concretização dos programas de MIP a serem propostos no âmbito da PIF para a região. Nesse projeto, todas as ações (proposição de normas técnicas específicas, forma- ção de monitores (educação agroambiental), Sistema de Acompanhamento da Produção Integrada – Sapi –, grupos de gestão, monitoramento ambiental, etc.) eram formuladas com base no diagnóstico ambiental da área. Essa proposta incorporava a necessidade de ela- boração de avaliação, a priori, da implantação da PI, de aspectos ambientais locais para atender a todos os quesitos dessa nova prioridade na produção agrícola. Para suprir a necessidade de identificar e fomentar atividades relacionadas ao suporte ao Sapi na região, desenvolveu-se uma estrutura de cursos para a forma- ção de monitores ambientais.

Também foi viabilizada uma estrutura de levan- tamento, armazenamento e recuperação de dados de acompanhamento, armazenados em computadores, ten- do como ponto central um banco de dados acoplado a outras tecnologias modernas, como técnicas de

geoprocessamento e estações de alerta, orientadas por telemetria, que servem para identificar o avanço de problemas relacionados à presença de pragas e doen- ças, assim como de necessidades de manejo de solo e de água de irrigação na região. Esse banco de dados ambientais fornece informações em hipertextos sobre as fruteiras da manga e da uva, viabilizadas pela Embrapa, e garante que a avaliação das cadeias pro- dutivas de manga e uva fina de mesa levam em consi- deração os aspectos ambientais envoltos no processo de produção e pós-colheita, viabilizando, assim, a ob- tenção de outros selos de certificação reconhecidos no mercado internacional (Euro Retailer Producer– Good Agricultural Practices–Eurep-GAP, ISO 14001 e ISO 9001).

As atividades relacionadas à implantação de Produção Integrada de Manga, Uva e Maçã da Embrapa culminaram com a apresentação de um Projeto ao Mi- nistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no final de 2000. Esse projeto, atualmente financiado pelo CNPq, tem as atividades lideradas pela Embrapa Tró- pico Semi-Árido e pela Embrapa Uva e Vinho.

Outras experiências iniciadas no País também foram posteriormente inseridas ao Projeto do Minis- tério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Projeto de Produção Integrada de Frutas de Caroço, implantado em 1999, está sendo conduzido em pomares comerciais de pêssegos das regiões de Pelotas, Serra Gaúcha e Porto Alegre, liderado pela Embrapa Clima Temperado, e tem por objetivo com- parar os sistemas de produção em relação às princi- pais práticas de manejo da planta e do solo, fitossani- dade, economicidade, qualidade das frutas e

monitoramento ambiental (Fachinello, 2000). A pri- meira norma técnica de produção integrada oficial- mente publicada – Normas para Produção Integrada de Frutas de Caroço – PIFC – é relacionada a essa fruteira (Fachinello & Herter, 2000).

A Produção Integrada de Citros também é alvo de estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conduzido pela Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, SP, com a participação das instituições Embrapa Meio Ambiente, Unesp- Jaboticabal, Gravena, Manecol, IB e grandes produ- tores da cultura (Fundecitros, Cutrale, Citrosuco, etc.). A Produção Integrada de Coco está sendo conduzida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, cuja primeira reunião ocorreu em Aracaju, SE, com o ob- jetivo de levantar informações para a elaboração das normas técnicas para a cultura, entre outras.

A Produção Integrada de Banana também será alvo de estudo, sendo conduzida por subprojeto de pes- quisa da Embrapa Meio Ambiente, pertencente ao Sistema Embrapa de Planejamento – SEP –, iniciado em 2001.

Existem alguns projetos no Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA – em andamento, no contexto de agricultura orgânica. Segundo a Embrapa Agrobiologia, os projetos que mais reúnem ativida- des relacionadas ao tema são os que se seguem: