• Nenhum resultado encontrado

CESPE – ANVISA – Técnico Administrativo – 2016)

Questões comentadas

22. CESPE – ANVISA – Técnico Administrativo – 2016)

É recomendável instituir programas motivacionais padronizados e permanentes nas organizações para estimular a motivação dos empregados.

COMENTÁRIO:

Programas padronizados de motivação não fazem o menor sentido!

Dentro de uma perspectiva de motivação enquanto processo intrínseco, seria infrutífero, posto que os próprios indivíduos devem encontrar razões para se motivarem. Dentro dessa ideia, vale a máxima: “Ninguém motiva ninguém”.

Em uma perspectiva de motivação enquanto processo extrínseco, também não faz muito sentido criar programas padronizados, pois os indivíduos respondem de maneiras diferentes aos fatores externos.

Gabarito: ERRADO 23.CESPE – ANAC – Técnico Administrativo – 2012)

O objetivo principal das teorias de conteúdo é analisar a motivação com base no estudo dos motivadores do comportamento organizacional.

COMENTÁRIO:

O enunciado está perfeito. De fato, as teorias de conteúdo buscam compreender “O que” motiva, ou seja, os motivadores do comportamento organizacional

Gabarito: CORRETO 24. CESPE – Polícia Federal – Administrador – 2014)

Os estímulos ambientais, as ações e o comportamento das pessoas, a persistência no comportamento e as recompensas advindas das ações são considerados, pelas teorias de conteúdo, elementos essenciais da motivação, que a caracterizam como processo complexo e dinâmico.

COMENTÁRIO:

As teorias de conteúdo buscam compreender “O que” motiva os indivíduos. Assim, erra o enunciado ao associar as teorias de conteúdo com comportamento e ações das pessoas. Esses aspectos são analisados pelas teorias de processo, as quais analisam como ocorre o processo de motivação.

Gabarito: ERRADO 25.FGV – Câmara Municipal de Salvador – Analista Legislativo – 2018)

Muitos servidores administrativos de certa prefeitura encontram-se desmotivados.

Segundo a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, sobre a motivação no trabalho, é correto afirmar que: a) o aumento do salário dos servidores não é considerado um fator motivacional;

b) os fatores higiênicos vão motivar tais servidores;

d) o estabelecimento de objetivos específicos, como feedback, conduz a melhores desempenhos; e) um acréscimo na remuneração dos servidores aumentará suas motivações.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Correto. Questão Clássica! De fato, a remuneração não é um fator motivacional segundo a teoria dos dois fatores.

Alternativa B. Errado. Os fatores higiênicos não são capazes de motivar.

Alternativa C. Errado. Descreve as características da Teoria das necessidades adquiridas.

Alternativa D. Errado. Descreve as características da Teoria da Fixação de Metas de Edwin Locke. Alternativa E. Errado. A remuneração não é um fator motivacional segundo a teoria dos dois fatores.

Gabarito: A 26. FGV – Câmara Municipal de Salvador – Analista Legislativo – 2018)

A motivação é um dos principais fatores a afetar a performance do empregado no seu trabalho. Acerca dos estudos de motivação no trabalho, é correto afirmar que:

a) a Teoria X sustenta que os funcionários não gostam de trabalhar, evitam responsabilidades e são preguiçosos;

b) a hierarquia ou pirâmide das necessidades de Maslow consiste em cinco necessidades, sendo que a inferior é a fisiológica e a superior é a estima;

c) a Teoria da Equidade ou da Justiça Organizacional defende que os servidores do Executivo ou Legislativo procuram comparar sua remuneração com a dos servidores do Poder Judiciário;

d) a Teoria do Reforço foca nas condições internas do indivíduo, ou seja, na sua motivação intrínseca;

e) a Teoria da Expectativa ou da Expectância consiste em esperar de seus empregados uma performance abaixo da média, caso estejam desmotivados.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Correto. Teoria X é a teoria da percepção de tudo de ruim. Segundo essa teoria os subordinados não gostam de trabalhar, evitam responsabilidades e precisam ser controlados.

Alternativa B. Errado. A necessidade máxima na Teoria de Maslow é a autorrealização.

Alternativa C. Errado. A teoria da equidade propõe que os indivíduos são motivados a alcançar uma condição de igualdade nas suas relações com outras pessoas ou organizações. Para tanto o indivíduo realiza comparações com diferentes tipos de organização e não se limita a uma comparação entre Poderes.

Alternativa D. Errado. A teoria do Reforço de Skinner foca a motivação extrínseca.

Alternativa E. Errado. A alternativa não traz nenhuma característica da Teoria da Expectativa.

27.FGV – Câmara Municipal de Salvador – Analista Legislativo – 2018)

Em uma entrevista de processo seletivo, o responsável pela seleção perguntou ao candidato o que o motiva a trabalhar na organização. O candidato respondeu: “a jornada de trabalho menor que a do meu trabalho atual, que é muito longa, o escritório mais confortável e o fato de ser mais perto da minha casa, o que vai permitir que eu durma um pouco mais”. Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, a motivação do candidato é satisfazer necessidades do tipo:

a) fisiológicas; b) de segurança; c) sociais; d) de estima; e) de autorrealização. COMENTÁRIO:

As necessidades de descanso (“jornada de trabalho menor que a do meu trabalho atual”) e sono “vai permitir que eu durma um pouco mais”) enquadram-se dentre as necessidades mais básicas de uma pessoa, ou seja, necessidades fisiológicas.

Gabarito: A 28. FGV – Câmara Municipal de Salvador – Analista Legislativo – 2018)

O gerente do setor financeiro da organização XYZ percebe que os membros de sua equipe estão desmotivados e apresentam desempenho apenas suficiente para cumprir suas atribuições. O gerente não entende o porquê dessa situação, pois a equipe tem boa capacitação, a XYZ oferece bons salários e tem como política evitar ao máximo a demissão. Os funcionários tendem a permanecer na organização por muitos anos e as promoções valorizam o tempo de casa, o conhecimento das funções e a capacidade de relacionamento. Segundo a teoria motivacional da expectativa (ou expectação), uma explicação para a desmotivação dos funcionários seria que: a) a relação desempenho-recompensa é percebida como fraca;

b) a relação esforço-desempenho é percebida como viesada; c) a relação desempenho-meta é anulada pelo esforço despendido; d) a relação esforço-atratividade é percebida como viesada; e) a atratividade é anulada pela percepção de desempenho.

COMENTÁRIO:

O problema que temos na situação descrita é que os empregados não conseguem perceber uma recompensa associada ao desempenho, posto que as promoções são realizadas não de acordo com o desempenho, mas de acordo com o tempo de casa, o conhecimento das funções e a capacidade de relacionamento.

Documentos relacionados