• Nenhum resultado encontrado

FCC – SEMEF – Assistente Técnico Fazendário – 2019)

Questões comentadas

6. FCC – SEMEF – Assistente Técnico Fazendário – 2019)

Uma das teorias difundidas que busca explicar o fenômeno da motivação no ambiente organizacional é a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, apresentada por Maslow, segundo a qual

a) o indivíduo médio não possui motivação para o trabalho, razão pela qual necessita ser compelido à realização de tarefas a partir de uma sequência de incentivos e desincentivos, na forma de reforço positivo e negativo. b) cada indivíduo possui uma escala própria de necessidades a serem supridas, alguns deles priorizando aspectos de valorização e estima em detrimento de necessidades básicas, de forma que descabe uma hierarquização padronizada das necessidades humanas.

c) a motivação é um fenômeno complexo, que envolve a combinação de diferentes variáveis, algumas objetivas e outras subjetivas, as quais podem ser agrupadas na forma de uma pirâmide em cujo topo estão as necessidades de subsistência.

d) determinadas necessidades básicas, como as fisiológicas e de segurança, precedem outras como as sociais e de autorrealização, de forma que o indivíduo somente se sentirá estimulado a buscar estas últimas se as primeiras já estiverem satisfeitas.

e) a forma mais eficiente de motivar os indivíduos para a realização de tarefas e persecução dos objetivos da organização é mediante o estabelecimento de uma pirâmide organizacional, individualizando as condutas e sua relação com as metas estabelecidas.

COMENTÁRIO:

A teoria da hierarquia das necessidades humanadas proposta por Maslow é a mais conhecida teoria de motivação humana. Dentro dessa teoria, existe uma hierarquia de cinco necessidades humanas: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.

Vamos analisar cada uma das alternativas:

Alternativa A. Errado. A teoria proposta por Maslow propõe uma hierarquia de cinco necessidades humanas, as quais seriam responsáveis por motivar o indivíduo.

Alternativa B. Errado. A teoria de Maslow propõe uma hierarquia de necessidades. De forma mais prática, isso significa que as necessidades fisiológicas, por exemplo, devem ser atendidas antes das necessidades de segurança. As necessidades de segurança devem ser atendidas antes das necessidades sociais e assim sucessivamente... Autorre alização Estima Sociais Segurança Fisiológicas

Alternativa C. Errado. No topo da pirâmide temos as necessidades de autorrealização. As necessidades de subsistência estão na base da pirâmide.

Alternativa D. Correto. A alternativa reproduz exatamente a ideia de hierarquia que existe dentro da Teoria de Maslow.

Alternativa E. Errado. Essa alternativa é fora da caixinha. A teoria de Maslow propõe uma pirâmide de necessidades a fim de expor a ideia de hierarquia que existe entre as necessidades. Não tem nada a ver com pirâmide organizacional, relação com metas...

Gabarito: D 7. FCC – Prefeitura de Recife – Analista de Gestão Administrativa – 2019)

Considere que os gestores de determinada entidade integrante da Administração municipal, tendo em vista as dificuldades enfrentadas para motivar os servidores, tenham decidido se valer de teorias consagradas a respeito do fenômeno da motivação no ambiente organizacional. Nesse contexto, optaram por aplicar os conceitos da Teoria da Expectativa, desenvolvida por Victor Vroom, entre os quais,

a) reforço positivo, que consiste na repetição de estímulos da mesma natureza para induzir determinado comportamento desejado.

b) valência, correspondente ao valor atribuído ao resultado, sendo a medida de atração que o resultado (recompensa) exerce sobre o indivíduo.

c) reforço negativo, que consiste em punições, sanções ou desincentivos, que, quando aplicados, impedem a motivação.

d) expectância, que é a medida de custo-benefício que cada indivíduo confere a determinada ação e que se contrapõe à motivação intrínseca.

e) fatores de subsistência, que se encontram na base da pirâmide das necessidades humanas e que, se não satisfeitos, impedem qualquer tipo de motivação.

COMENTÁRIO:

Dentro da Teoria da Expectativa temos três conceitos importantes: Expectância, Instrumentalidade e Valência. O valor atribuído a uma recompensa específica é denominado de valência (Alternativa B)

▪ Expectância: corresponde à crença de que o esforço levará ao desempenho desejado.

▪ Instrumentalidade: corresponde à crença de que o desempenho está relacionado com as recompensas desejadas.

▪ Valência: valor/importância atribuída a uma recompensa específica.

Gabarito: B 8. FCC – Prefeitura de Recife – Assistente de Gestão Pública - 2019)

Considere que o novo dirigente de uma entidade integrante da Administração indireta do Município tenha estabelecido como principal foco de sua atuação fomentar a motivação dos servidores no ambiente de

trabalho. Como embasamento teórico, referido dirigente valeu-se dos preceitos da Teoria ERC (ou ERG, como é conhecida internacionalmente), desenvolvida por Clayton Alderfer, o que significa pressupor que

a) apenas o atendimento às necessidades mais básicas, ligadas à subsistência do indivíduo, constituem fonte para a motivação no trabalho.

b) há uma hierarquia entre as necessidades dos indivíduos, cujo atendimento na ordem correta é pressuposto para gerar motivação.

c) existem três necessidades essenciais a serem satisfeitas para a motivação dos indivíduos: existência; de relacionamento e de crescimento.

d) o que gera a motivação genuína, capaz de assegurar o envolvimento e comprometimento do indivíduo com os objetivos da entidade, é apenas o atendimento das necessidades de estima e apreciação social.

e) o homem médio não gosta do trabalho e o evita, sendo que a motivação para a realização das tarefas advém exclusivamente de recompensas financeiras.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Errado. Segundo Alderfer, não existe hierarquia entre as necessidades, assim, necessidades de existência, relacionamento e crescimento possuem a mesma importância.

Alternativa B. Errado. Segundo Alderfer, não existe hierarquia entre as necessidades.

Alternativa C. Correto. A denominação de Teoria ERC é justamente porque, nessa classificação, temos três tipos de necessidade: necessidade de existência, necessidade de relacionamento e necessidade de crescimento.

Alternativa D. Errado. Na Teoria ERC temos três tipos de necessidade: necessidade de existência, necessidade de relacionamento e necessidade de crescimento.

Alternativa E. Errado. Na Teoria ERC temos três tipos de necessidade: necessidade de existência, necessidade de relacionamento e necessidade de crescimento

Gabarito: C 9. FCC – SEFAZ/BA – Auditor Fiscal – Tecnologia da Informação – 2019)

A literatura existente sobre a motivação no âmbito das organizações contempla diversas teorias que buscam explicar tal fenômeno a partir de diferentes perspectivas. Uma delas é a Teoria dos dois fatores, ou Bifatorial, proposta por Herzberg. Segundo essa teoria,

a) os fatores que motivam os funcionários são intrínsecos e associados a sentimentos positivos, enquanto os fatores extrínsecos, denominados de higiene, apenas previnem a insatisfação, mas não são suficientes para gerar motivação.

b) a motivação efetiva somente pode ser alcançada a partir da combinação do atendimento das condições individuais e das expectativas gerais do grupo, com uma ponderação entre elas obtida a partir de um algoritmo específico.

d) a motivação decorre de um processo complexo, que pondera fatores objetivos e subjetivos, cabendo ao gestor identificar no grupo sob seu comando qual o binômio mais relevante a ser atendido.

e) motivação e liderança são fenômenos fortemente imbricados, de modo que quanto mais forte e legitimado for o líder, maior a motivação dos liderados, independentemente de outros fatores intrínsecos.

COMENTÁRIO:

A Teoria dos dois fatores divide as variáveis em dois grupos: fatores motivacionais e fatores higiênicos. A presença ou ausência desses fatores implicará em motivação, indiferença (neutro) ou desmotivação, conforme tabela abaixo:

FATOR MOTIVACIONAL FATOR HIGIÊNICO

PRESENTE MOTIVAÇÃO NEUTRO

AUSENTE NEUTRO DESMOTIVAÇÃO

A única alternativa que trata sobre fatores motivacionais e higiênicos é a alternativa A.

Gabarito: A 10. FCC – DPE/AM – Assistente Técnico de Defensoria – 2018)

Diversos autores apontam, entre os fatores determinantes para o desempenho dos colaboradores no âmbito organizacional, a motivação. Dada sua importância, diferentes teorias emergiram para explicar o fenômeno motivacional, entre elas a Teoria da Expectativa (ou expectância), predicada por Victor Vroom, cujos principais elementos são

a) valência, instrumentalidade e expectativa. b) razão, emoção e reconhecimento.

c) expectativa, ação e resultado.

d) valor, expectativa e reconhecimento. e) intenção, direção e ação.

COMENTÁRIO:

Dentro da Teoria da Teoria da Expectativa temos três elementos centrais: expectativa, instrumentalidade e valência.

Gabarito: A 11.FCC – DETRAN/MA – Analista de Trânsito – 2018)

Entre as teorias que buscam explicar o fenômeno da motivação, bem como as formas de ativá-la ou induzi-la no ambiente corporativo, pode se citar a Teoria da Expectativa (ou Expectância.) desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom. Um dos fatores constantes da equação apresentada pelo referido estudioso como determinante para motivar uma ação ou comportamento denomina-se valência, que corresponde

a) ao grau de comprometimento do indivíduo em relação aos objetivos organizacionais e que denota a importância relativa do mesmo para a organização.

b) à relação desempenho-resultado, sendo o grau que o indivíduo acredita que determinada atuação ou habilidade levará ao resultado almejado.

c) à relação esforço-desempenho, sendo a probabilidade percebida pelo indivíduo de que certa quantidade de esforço levará ao resultado pretendido.

d) ao reforço positivo, voltado para o encorajamento dos comportamentos e resultados desejados, representado por recompensas financeiras e não financeiras.

e) ao valor atribuído ao resultado (recompensa.), sendo, assim, uma medida de atração que um resultado exerce sobre o indivíduo.

COMENTÁRIO:

Valência corresponde ao valor/importância que um indivíduo atribui a uma recompensa específica.

Gabarito: E 12.FCC – DETRAN/MA – Assistente de Trânsito – 2018)

Uma das teorias precursoras na busca da identificação dos fatores capazes de induzir a motivação foi a desenvolvida por Abraham Maslow, denominada Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, a qual a) estratifica, em forma de pirâmide, as necessidades dos indivíduos, colocando em sua base, como as mais relevantes, aquelas ligadas à subsistência.

b) divide os fatores motivacionais em duas categorias: objetivos, correspondentes a aspectos tangíveis, como remuneração, e subjetivos, ligados a aspectos psicológicos.

c) divide os indivíduos em duas categorias: Tipo Y, para o qual o dispêndio de esforço para o trabalho é natural, e Tipo X, que precisa ser induzido para o trabalho.

d) considera que existem fatores extrínsecos, que devem ser removidos, e outros, ditos intrínsecos, associados a sentimentos positivos em relação ao trabalho.

e) considera que a motivação se dá pelo binômio medo/êxito, a partir dos fatores: realização, afiliação e poder, nessa ordem hierárquica.

COMENTÁRIO:

Alternativa A. Correto.

Alternativa B. Errado. Não descreve nenhuma característica de nenhuma das principais teorias da motivação. Alternativa C. Errado. Trata da Teoria X e Y de McGregor.

Alternativa D. Errado. Trata da Teoria dos Dois Fatores.

Alternativa E. Errado. Trata da Teoria das Necessidades adquiridas de McClelland

13.FCC – TCE/GO – Analista de Controle Externo – 2014)

A Teoria X e Y, proposta por McGregor, parte do pressuposto que há duas maneiras de enxergar a natureza humana, e o comportamento dos gestores em relação aos seus funcionários se assenta em um destes pressupostos. Sobre a vertente Y desta teoria é correto afirmar que

a) as pessoas aceitam a responsabilidade e estão comprometidas com os objetivos da organização. b) os trabalhadores põem a segurança acima de tudo.

c) se aproxima da visão abordada pela Teoria Clássica em relação à natureza humana.

d) estabelece método de bonificação e punição como forma de controle sobre os funcionários. e) a maioria das pessoas não gosta de trabalhar e até evita, quando possível.

COMENTÁRIO:

A Teoria X e Y propõe que existem duas formas de perceber o ser humano: a) uma maneira basicamente negativa (Teoria X); b) uma maneira basicamente positiva (Teoria Y). A depender da forma com que o gestor percebe os seus subordinados, ele irá moldar o seu estilo de gestão.

Feita essa breve revisão, vamos analisar as alternativas:

Alternativa A. Certo. De acordo com a Teoria Y, as pessoas aceitam responsabilidades e estão comprometidas com os objetivos da organização.

Alternativa B. Errado. A crença de que as pessoas buscam segurança acima de tudo e se negam a assumir riscos e responsabilidades é típica da Teoria X.

Alternativa C. Errado. A Teoria X se aproxima da visão abordada pela Teoria Clássica em relação à natureza humana.

Alternativa D. Errado. A crença de é preciso criar mecanismos de controle externo para manter a supervisão constante dos subordinados é típica da Teoria X.

Alternativa E. Errado. A crença de que as pessoas possuem aversão inerente pelo trabalho é característica da Teoria X.

Gabarito: A 14. QUADRIX – CRA/PR – Administrador – 2019)

Os fatores motivacionais que influem no comportamento de trabalho das pessoas são também chamados de fatores extrínsecos.

COMENTÁRIO:

O conceito de fatores motivacionais não se confunde com o de fatores extrínsecos.

Fatores motivacionais como o próprio nome sugere são aqueles fatores que promovem a motivação de uma pessoa e podem ser tanto extrínsecos (externos) quanto intrínsecos (internos).

Documentos relacionados