• Nenhum resultado encontrado

c) Pesquisa de Posse de Equipamentos e Hábitos de Uso do PROCEL

6.6 Resumo dos Cenários

7.1.2 Chuveiro Elétrico

O Gráfico 7 3 mostra a demanda anual de energia elétrica que seria utilizada para aquecimento de água para banho por chuveiro elétrico no município de Belo Horizonte, se esta fosse a única fonte disponível para este uso final.

C demanda acima foi calculada de modo que não foram considerados os outros combustíveis para aquecimento de água para banho (Gás Natural e Solar). Nesta etapa, apenas o chuveiro elétrico seria o responsável pelo aquecimento de água para banho.

Cs variações entre os cenários se devem às diferenças adotadas em relação à distribuição dos domicílios de acordo com as classes de renda, mostradas nos Quadros 6 3, 6 10 e 6 13, já

Gráfico 7 2 Demanda anual de Gás Natural em m3estimada para o município de Belo Horizonte para os três cenários

Fonte: Elaboração própria

Gráfico 7 3 Demanda anual de energia elétrica para aquecimento de água para banho por chuveiro elétrico estimada para o município de Belo Horizonte para os três cenários

Posse e Eficiência, faz com que este cenário tivesse um aumento na demanda de energia elétrica, para chuveiro elétrico, maior do que nos outros cenários.

No Cenário de Referência, a demanda no ano de 2030 seria de 442,5 GWh e estaria bem próxima da demanda do Cenário de Maior Posse e Eficiência. No Cenário de Menor Posse e Eficiência esta demanda seria de 454,4 GWh, menos de 3% maior do que a demanda do Cenário de Referência.

7.1.3 Solar

O Gráfico 7 4 mostra a demanda anual de energia elétrica para aquecimento de água para banho, em GWh, que poderia ser substituída por energia solar para os três cenários.

No Cenário de Referência a demanda estimada de energia elétrica para aquecimento de água para banho que poderia ser substituída por energia solar, no ano de 2030, seria de 13,7 GWh. Praticamente não haveria diferença nos resultados apurados para o Cenário de Maior Posse e

Gráfico 7 4 Demanda anual de energia elétrica para aquecimento de água para banho em GWh que poderia ser substituída por energia solar para os três cenários

128

Eficiência e para o Cenário de Menor Posse e Eficiência. O primeiro apresentaria demanda de 17,2 GWh e o segundo de 17,3 GWh. Cmbos teriam demanda cerca de 26% maior do que a do Cenário de Referência. Cpesar do Cenário de Maior Posse e Eficiência considerar uma penetração maior da energia solar, o Cenário de Menor Posse e Eficiência considera um aumento do número de domicílios nas classes de mais de 10 salários mínimos, classes nas quais a penetração da energia solar foi considerada existente. Este aumento no número de domicílios aumentaria a utilização da energia solar no Cenário de Menor Posse e Eficiência, levando a utilização da mesma a um patamar igual ao do Cenário de Maior Posse e Eficiência Como foi considerado que 1,60 m2de coletores solares são capazes de gerar 1,06 MWh, cada MWh necessita de 1,51 m2 de coletores solares. O Gráfico 7 5 mostra a quantidade de coletores solares necessários para suprir a demanda acima.

No Cenário de Maior Posse e Eficiência e no Cenário de Menor Posse e Eficiência, em 2030, seriam necessários 26.000 m2 de coletores solar para atender a demanda. Já no Cenário de Referência, esta demanda seria de 21.000 m2.

7.1.4 Total

O Gráfico 7 6 mostra a demanda anual total de energia elétrica para o uso final aquecimento de água para banho para os três cenários propostos.

Gráfico 7 5 Demanda anual de energia solar em m2estimada para o município de Belo Horizonte para os três cenários

Em 2030, o Cenário de Maior Posse e Eficiência apresentaria a menor demanda de energia elétrica para Cquecimento de Água, 415,6 GWh, 1% menor do que a do Cenário de Referência, cuja demanda seria de 421,1 GWh. O Cenário de Menor Posse e Eficiência, com uma demanda de 429,1 GWh, 2% maior do que a do Cenário de Referência seria o de maior demanda. Isto se deve a uma maior inserção de energia solar na matriz do Cenário de Maior Posse e Eficiência. Em relação ao Cno Base o Cenário de Referência apresentou um aumento de demanda de 12% , em 2030, o Cenário de Maior Posse e Eficiência um aumento de 11% e o Cenário de Menor Posse e Eficiência de 15%, pois, neste cenário, houve menor inserção de aquecimento de água por energia solar e gás natural.

7.2 Condicionamento Ambiental

7.2.1 Ar Condicionado

O Gráfico 7 7 mostra a demanda anual de energia elétrica estimada para o ar condicionado em Belo Horizonte para os três cenários.

Gráfico 7 6 Demanda anual de energia elétrica estimada para o uso final aquecimento de água para os três cenários no setor residencial

130

O Cenário de Maior Posse e Eficiência apresentaria uma demanda de energia elétrica para ar condicionado, em 2030, de 163,5 GWh, 18% maior do que a do Cenário de Referência, 138,5 GWh. O aumento da eficiência energética não foi suficiente para inibir os efeitos do aumento da posse. Já o Cenário de Menor Posse e Eficiência apresentaria uma demanda de 127,9 GWh, 8% menor do que a do Cenário de Referência. C diferença entre os cenários provavelmente deve se devido às posses adotadas, já que o tempo de uso foi o mesmo para todos.