• Nenhum resultado encontrado

Consumo de energia elétrica no setor residencial brasileiro

3 Caracterização da área de estudo

3.5 Consumo de energia elétrica no setor residencial brasileiro

O Gráfico 3 9 mostra a evolução do consumo de energia elétrica no setor residencial brasileiro.

Em 2009, o consumo de energia elétrica no setor residencial brasileiro foi de 101.779 GWh. Este consumo, como já discutido anteriormente, teve um crescimento constante, com exceção do período de racionamento, em 2001.

De acordo com a pesquisa publicada pelo PROCEL em 2007, tendo como ano base 2005 (MME,2007) o consumo de energia elétrica pelo setor residencial brasileiro é distribuído como mostra a Figura 3 5. 27% da energia elétrica nas residências brasileiras é utilizada para a conservação de alimentos, por geladeiras e freezers; 24% com o aquecimento de água para banho, com chuveiros elétricos; 14% com iluminação de ambientes e o restante com outros equipamentos, como TVs, aparelhos de som e ferros elétricos.

Gráfico 3 9 Evolução do consumo de energia elétrica no setor residencial do brasileiro Fonte: Elaboração própria a partir do BEN 2010

30

3.5.1 Consumo de energia elétrica no setor residencial da Região Sudeste

O Estado de Minas Gerais está localizado na Região Sudeste juntamente com os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Como será visto posteriormente, os valores do consumo de energia elétrica per capita no município de Belo Horizonte estão mais próximos do consumo per capita da Região Sudeste do que do consumo per capita do Estado de Minas Gerais. Por isso são apresentados a seguir os valores do consumo de energia elétrica dos outros estados da Região Sudeste, justificando a utilização de valores apurados em pesquisas na Região Sudeste para cálculos do consumo de energia elétrica no município de Belo Horizonte, tendo em vista não haver disponibilidade de dados específicos.

O Gráfico 3 10 mostra a evolução do consumo de energia elétrica no setor residencial nos estados da Região Sudeste.

Figura 3 5 Participação dos eletrodomésticos no consumo residencial no Brasil Fonte: ELETROBRÁS/PROCEL (2007b)

O Estado de São Paulo é responsável pelo maior consumo de energia elétrica no setor residencial na Região Sudeste. Minas Gerais fica na terceira posição. Todas as curvas possuem um comportamento semelhante, variando na quantidade de energia elétrica consumida. Tal comportamento já foi discutido.

Em 2009, o consumo dos estados constantes no gráfico foi: São Paulo: 32.873 GWh; Rio de Janeiro: 11.445 GWh; Minas Gerais: 8.374 GWh e Espírito Santo: 1.811 GWh.

C Figura 3 6 mostra a participação dos eletrodomésticos no consumo residencial de eletricidade na Região Sudeste.

O equipamento responsável pela maior porcentagem do consumo de energia elétrica no Brasil

Gráfico 3 10 Evolução do consumo de energia elétrica no setor residencial na Região Sudeste Fonte: Elaboração própria a partir do BEN 2010

Figura 3 6 Participação dos eletrodomésticos no consumo residencial da Região Sudeste Fonte: ELETROBRÁS/PROCEL 2007a

32

é o chuveiro elétrico, seguido pela geladeira e pelo ar condicionado. Juntos, eles são responsáveis pelo consumo de 66% da energia elétrica no setor residencial.

C Figura 3 7 mostra curva de carga diária média na Região Sudeste. C curva de carga mostra a utilização dos eletrodomésticos ao longo do dia.

O equipamento que causa mais impacto na curva de carga da Região Sudeste é o chuveiro elétrico, seguido pelas lâmpadas e pela TV. O horário de maior carga é entre as 18:00 horas e as 22:00 horas. É o horário em que as pessoas tomam banho, ligam a iluminação, cozinham e assistem TV. Existe um aumento da demanda por energia elétrica também pela manhã, entre 06:00 horas e 09:00 horas, causado principalmente pela utilização do chuveiro elétrico. Embora menor, ela também é importante.

C geladeira e o freezer são utilizados durante todo o dia. Existe também uma considerável quantidade de lâmpadas que são utilizadas durante todo o dia. Projetos arquitetônicos de iluminação natural mais adequada e/ou lâmpadas mais eficientes diminuiriam este consumo. O ar condicionado possui maior utilização durante toda a noite. C TV embora tenha sua utilização perceptível durante todo o dia, possui um período de maior utilização entre 19:00 horas e 23:00 horas. Os aparelhos de som são utilizados de manhã até o final da tarde e o ferro de passar roupa no início da manhã e no final da tarde. C lavadora de roupa é utilizada principalmente no início da manhã e à noite.

C análise da curva de carga é importante porque todo o sistema interligado de energia elétrica nacional deve ser planejado para que ela seja atendida, sob o risco de ocorrerem “apagões” se

Figura 3 7 Curva de carga diária média na Região Sudeste Fonte: ELETROBRÁS/PROCEL 2007a

O uso final que mais consome energia elétrica em Minas Gerais é o aquecimento de água, com 48,4%. O uso final de menor consumo é o condicionamento ambiental, com 0,9%. Estes usos finais são também os que mais diferem dos consumos finais no Brasil e no Sudeste, mostrados nas Figura 3 5 e 3 6

3.5.3 Consumo residencial de energia elétrica no município de Belo

Horizonte

O consumo de energia elétrica no setor residencial de Belo Horizonte é apresentado no Gráfico 3 11.

Figura 3 8 Porcentagem dos usos finais no consumo de energia elétrica no setor residencial de Minas Gerais em 2004

34

Podemos observar que houve crescimento do consumo de energia elétrica no setor residencial de Belo Horizonte até o ano 2000. No ano de 2001 houve uma queda devido ao racionamento de energia. C partir daí o consumo volta a subir, porém sem atingir, até o ano de 2008, o mesmo valor de 2000. Em 2005, o ano base adotado, o consumo foi de 1.340 GWh. O consumo de energia elétrica após 2001 teve um crescimento, em Belo Horizonte, menos acentuado do que o crescimento do consumo de energia elétrica do Brasil, da Região Sudeste e de Minas Gerais.