• Nenhum resultado encontrado

Cia Hering

No documento Download/Open (páginas 93-95)

5.4 Perfil e estratégia das principais empresas têxteis

5.4.5 Cia Hering

A Cia. Hering, uma das maiores empresas do segmento de varejo e design de vestuário foi fundada em 1880 pela família Hering, uma família de imigrantes alemães que se instalou em Santa Catarina, no Vale do Itajaí. A partir de um tear circular, tem início a produção na pequena tecelagem Trikotwaren Fabrik Gerbruder Hering numa casa na atual rua XV de Novembro na cidade de Blumenau. Em 1914 a empresa já tinha mudado a razão social para Hering & Co e suas instalações industriais já contavam com dois mil s seiscentos fusos que fabricavam o fio de algodão que alimentava os noventa teares para produção de malha proporcionando independência do mercado externo de fios de algodão e uma passagem segura pelos tempos de recessão ocorridos durante a guerra. Nesta época a empresa também dispunha de uma centena de máquinas de costura que produziam artigos confeccionados, a partir da malha produzida em seus teares. Em 1929 a empresa inaugura a confecção Encano e

se transforma em sociedade anônima com a razão social Cia. Hering (HERING. História, 2009).

Em 1964 a Cia. Hering abre o seu capital e dá início às exportações. Nos anos seguintes a empresa obtem a licença da Disney e inicia um programa de reorganização e ampliação se tornando então uma das maiores malharias da América Latina. Ainda na década de 1960 a empresa inaugura as confecções Ibirama e Rodeio e aprova o projeto Hering do Nordeste S.A. Desenvolve, também neste período, a marca Puc voltada ao público infantil. Já centenária nos anos 1980. A Cia. Hering já somava mais de vinte mil colaboradores e a sua produção mensal ultrapassava a expressiva marca de um milhão de peças confeccionadas. A fábrica de Itororó é inaugurada ao mesmo tempo em que a empresa assume o controle acionário da Mafisa (Malharia Blumenau S/A) lançando a marca infantil Hering Kids (HERING. Marcas, 2009).

A nova estratégia da Cia. Hering nos anos 1990 dá início ao reposicionamento mercadológico da empresa, que visava, principalmente, abandonar o foco na produção de grandes volumes e direcionar-se para o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado, dentro das tendências da moda. A Hering sentiu, então, necessidade de qualificar e diversificar sua distribuição. Foi nesse contexto de mudanças e modernização que, após mais de cem anos de operação da Hering no mercado brasileiro trabalhando prioritariamente com revendedores multimarcas, surgia, em outubro de 1993, a loja piloto da rede Hering Store, no Shopping Via Parque, no Rio de Janeiro. A empresa implanta então o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) e também se dedica à implantação do sistema de gestão ambiental. Torna-se também parceira no Brasil Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC) com a campanha o câncer de mama no alvo da moda. Em 1997, alcança a significativa marca de cinco bilhões de camisetas fabricadas e distribuídas no mercado. Numa clara tendência de consolidar sua estratégia de agregar valor ao seu produto, e percebendo a evolução e atualização do público consumidor, cada vez mais exigente e buscando produtos e serviços com alto valor percebido, a Cia. Hering inaugura no final da década de 1990 a primeira loja de franquias Puc orientada ao público infantil, passando a comercializar também a marca Dzarm. Na última década do século XX inaugura uma fábrica em Natal (RN) e dá ênfase a valorização de suas marcas se concentrando nas suas marcas Hering, Hering kids, Puc e Dzarm, promovendo também a expansão do canal de distribuição de franquias Hering Store (HERING. História, 2009).

Buscando se adaptar em um segmento que está em constante mutação, a Hering adotou um novo posicionamento em relação ao mercado, com o objetivo de construir marcas com valores diferenciados para o consumidor. Embora a Cia. Hering tenha se tornado conhecida por sua linha básica, o foco atual da empresa está voltado para produtos que oferecem melhor percepção de posicionamento junto ao consumidor. Com a exigência de públicos cada vez mais segmentados, a empresa passou a ter um significativo desempenho em diversos nichos de mercado. Atualmente, são produzidos diversos itens, como jeans, moletons, blusas, bermudas, camisas e peças íntimas, com as etiquetas Hering, Puc, e Dzarm. Atualmente, estas marcas são comercializadas em países da América Latina, Oriente Médio, Ásia, Estados Unidos e Europa. Exportar faz parte da estratégia de crescimento da Hering e, para isto, promove à atualização permanente de seu parque fabril e a capacitação adequada de sua equipe de vendas e de produto, a fim de melhor entender a necessidade dos clientes visando conquistar novos mercados (HERING. Marcas, 2009).

A Cia. Hering investiu também na qualificação de sua distribuição concentrando nos varejos multimarcas e abrindo mão de canais de distribuição como supermercados, cadeias de lojas e atacadistas. De um universo de vinte e cinco mil pontos de venda, a empresa concentrou sua distribuição em sete mil lojas buscando a consolidação da valorização de suas

marcas e investindo na parceria com empreendedores com perfil varejista e uma forte identificação com as marcas Hering, Puc e Dzarm. A Cia. Hering, cem por cento brasileira, alcança atualmente cento e vinte e nove anos de operação no segmento de moda que exige permanente atualização tecnológica e de design.

Atualmente a Cia. Hering possui aproximadamente cento e cinquenta lojas Hering Store no país, dez na América Latina e uma loja na Arábia Saudita. A rede de franquias Puc teve início em 1998 e conta atualmente com quase cinquenta lojas. A Hering foi a primeira empresa do segmento a exportar seus produtos, seja com suas três marcas Hering, Puc e Dzarm, ou através do sistema de private label. Hoje, as exportações correspondem a vinte por cento do faturamento total da empresa, que comercializa seus produtos em mais de trinta países de todos os continentes. (HERING. História, 2009).

No documento Download/Open (páginas 93-95)