• Nenhum resultado encontrado

Guararapes Confecções S/A

No documento Download/Open (páginas 91-93)

5.4 Perfil e estratégia das principais empresas têxteis

5.4.4 Guararapes Confecções S/A

A história da Guararapes começou em 1947, quando Nevaldo Rocha abriu sua primeira loja de roupas, em Natal (RN), chamada A Capital. O mercado de confecções encontrava-se em estágio embrionário no Nordeste. Aos poucos, a empresa implantou unidades industriais e adquiriu vários pontos de venda. Em 1951 inicia as atividades de fabricação através de uma pequena confecção em Recife (PE). No final dos anos 1950 inaugura a primeira fábrica em Natal (RN), com área construída de dois mil e setecentos metros quadrados. Em 1970 promove a abertura do capital da empresa. Em1976 inaugura as

fábricas de Fortaleza (CE), hoje com sessenta mil metros quadrados, e de Mossoró (RN), com nove mil e oitocentos metros quadrados de área construída. Neste mesmo ano ocorre a criação da cadeia de lojas Super G (GUARARAPES CONFECÇÕES, 2009).

Em 1979 é inaugurada a Guararapes Têxtil em Natal (RN), com quarenta mil metros quadrados de área construída. Ainda em 1979 efetua a compra das cadeias de lojas Riachuelo e Wolens expandindo sua área de atuação para o varejo têxtil, confirmando a estratégia de assumir os canais de distribuição para suas confecções além de buscar a agregação de valor através do investimento em marca. Seguindo firmemente em sua estratégia a empresa cria a marca Pool, em 1982 e também incorpora as lojas Seta através da cadeia de lojas Riachuelo. No ano seguinte a empresa investe na modernização e reestruturação do grupo (GUARARAPES CONFECÇÕES, 2009).

Em 1997 realiza a transferência e ampliação da unidade fabril da capital (Natal) para o distrito industrial de Extremoz (RN), hoje com área construída de cento e cinquenta mil metros quadrados. Sabendo que a logística de distribuição de suas confecções é fundamental para o sucesso de seu negócio, realiza importante investimento no ano de 2000 com a inauguração do Centro de Distribuição de Extremoz em Natal (RN), com cinquenta e cinco mil metros quadrados de área. Continuando com a sua estratégia de investir em logística, inaugura em 2002 o Centro de Distribuição de Guarulhos (SP), com oitenta e seis mil metros quadrados. A seguir, em 2005, inaugura o Shopping Midway Mall, em Natal (GUARARAPES CONFECÇÕES, 2009).

A história da Guararapes Confecções está intimamente ligada com a história das Lojas Riachuelo S.A. Fundada em 1947, a Riachuelo era composta por pequenas lojas de rua com até duzentos metros quadrados, vendendo predominantemente tecidos a preços baixos. Em 1979, a rede de varejo foi comprada pelo Grupo Guararapes, que iniciou um processo de reestruturação e mudança estratégica, com o objetivo de vender roupas prontas em vez de apenas tecidos. No decorrer dos anos, as lojas menores foram fechadas e as novas passaram a ter mais de dois mil metros quadrados cada uma. A partir de 1993, o foco da Riachuelo passou a ser a moda, buscando oferecer bons preços e melhorando constantemente a qualidade dos produtos. Esta estratégia envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias da Riachuelo, cada uma com identidade visual própria e público-alvo específico (GUARARAPES CONFECÇÕES, 2009).

Com a inauguração de nove lojas em 2008 e outras três no decorrer de 2009, a Riachuelo conta, atualmente, com 104 lojas distribuídas por todas as regiões do Brasil, totalizando duzentos e sessenta e seis mil metros quadrados de área de vendas em operação. A Guararapes Confecções entende que o setor têxtil, em especial o de confecções, é muito sensível às variações macroeconômicas. A empresa tem conseguindo manter seus custos de produção de forma satisfatória devido ao fortalecimento da nossa moeda. Entretanto seu principal custo provém da aquisição da principal matéria-prima utilizada em suas unidades fabris, o algodão, que tem seus preços estabelecidos pelo mercado mundial e em dólar e está sempre sujeito as instabilidades econômicas ou de outro gênero com possibilidade de gerar alta volatilidade no câmbio, o que pode impactar negativamente os custos de produção.

Com relação ao segmento do varejo têxtil, a empresa tem a percepção de que as vendas do setor são altamente correlacionadas com a variação do PIB (Produto Interno Bruto) e também com a evolução do crédito. Desta forma, o crescimento econômico apresentado nos últimos anos aliado à expansão do crédito impulsionou as vendas do setor de varejo como um todo e, em especial, o segmento de vestuário. A estabilização dos níveis de preços constatada nos últimos anos também propiciou um ganho real de renda para a população, contribuindo para a evolução do poder de compra dos consumidores (GUARARAPES CONFECÇÕES, 2009).

A alta informalidade do setor gera grandes impactos principalmente sobre as redes de varejo e lojas de departamento que estão em conformidade com a legislação fiscal, trabalhista e ambiental. Mesmo com toda a concorrência ilegal, as grandes redes vêm crescendo fortemente nos últimos anos devido aos seguintes fatores: diferenciação, segmentação, qualidade, avanços em tecnologia e controle e ganhos de escala. A Guararapes Confecções conta com o direito de incentivos fiscais do imposto de renda e de ICMS sobre a comercialização de determinados produtos. Os incentivos fiscais do imposto de renda incidem sobre o resultado auferido na comercialização de produtos de sua fabricação nas unidades fabris localizadas em Natal e Fortaleza, condicionados à constituição de reserva de capital por montante equivalente. Esses incentivos, concedidos pela extinta SUDENE, atualmente em vigor, consistem na isenção ou redução de setenta e cinco por cento de imposto de renda sobre resultados apurados em cada unidade fabril, por períodos que variam até os anos-base de 2008 e 2012. Além disso, a Companhia também faz jus aos benefícios fiscais relativos ao ICMS (GUARARAPES CONFECÇÕES, 2009).

A Companhia possui incentivo fiscal no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará (FDI) concedido até agosto do ano 2013, correspondente ao financiamento equivalente a de setenta e cinco por cento do ICMS devido, corrigido pela TJLP, e amortização com desconto de noventa e nove por cento após carência de um mês. Adicionalmente, a Companhia é beneficiária de incentivos no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte - PROADI, concedidos até abril de 2009, sob a forma de financiamentos equivalentes a setenta e cinco por cento do valor do ICMS. Os financiamentos estão sujeitos a juros de três por cento ao ano e atualização monetária com base na variação da TR. A amortização das parcelas ocorrerá com desconto de noventa e nove por cento do valor atualizado, após carência de dois meses (GUARARAPES CONFECÇÕES, 2009).

A controladora Guararapes Confecções S.A. tem sua estrutura composta de três unidades fabris em Fortaleza (CE), que produzem tecido plano (jeans e camisaria), e três fábricas localizadas em Extremoz, Natal (RN), responsáveis pela produção da malharia do grupo e uma parte da camisaria. Os principais produtos do grupo são camisas tear, calças sociais, calças “sport wear”, bermudas e outras peças em jeans. A rede de lojas Riachuelo representa o segmento de varejo do grupo, por meio do qual ocorre a distribuição e comercialização das mercadorias. Esta integração do varejo com o atacado é o diferencial da companhia. Além disso, o Grupo investiu em um novo empreendimento, o Shopping Midway Mall, em Natal, inaugurada recentemente, e possui uma transportadora própria, a Transportadora Casa Verde, que presta serviços às controladas, garantindo a entrega a todas as diversas lojas espalhadas no território nacional (GUARARAPES CONFECÇÕES, 2009).

No documento Download/Open (páginas 91-93)