• Nenhum resultado encontrado

P

ágin

a

97

PORTUGUÊS

Transversalidade das áreas

Pretende-se que ao longo de todo o 1.º ciclo, o aluno possua um conhecimento amplo da língua, no sentido de saber utilizá-la de forma interdisciplinar e transdisciplinar, de modo a que compreenda, interprete e domine de forma abrangente.

Todas estas competências deverão existir de forma transversal, permitindo o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar entre as áreas, visando a interligação de conteúdos, correlacionando-os entre si.

Pretende-se, pois, que o Português seja a base da pluridisciplinaridade, no sentido de promover e proporcionar de forma holística a interligação dos saberes, numa envolvência de conteúdos, atendendo à especificidade dos mesmos, de forma mais sólida, para a conjugação de competências.

No final do 1.º ciclo, pretende-se que o aluno:

Domínios Desempenho no final do 1.º Ciclo

Oral

idade

Utilize corretamente a língua portuguesa como forma adequada de comunicação e de organização lógica do pensamento, permitindo expressar-se de forma adequada.

Saiba utilizar com correção a língua portuguesa, na oralidade, utilizando um vocabulário diversificado e coerente.

Exponha com clareza as ideias de um trabalho e saiba apresentar o mesmo de forma coerente. Revele uma atitude reflexiva e espírito crítico, que permita a auto correção e correção em grupo, no sentido de interajuda.

Aborde saberes linguísticos, de modo cooperante e reflexivo, com capacidade de descodificar mensagens orais e escritas.

Leitur a e E sc ri ta

Saiba utilizar ferramentas de pesquisa e organize a informação a fim de produzir conhecimento.

Concretize atividades escritas, de pesquisa e exposição oral, de forma autónoma e criativa, bem como compreenda e produza discursos formais e informais.

Aborde saberes linguísticos, de modo cooperante e reflexivo, com capacidade de descodificar mensagens orais e escritas.

Saiba utilizar com correção a língua portuguesa na escrita, utilizando um vocabulário diversificado e coerente.

Descodifique mensagens escritas autonomamente, manifestando capacidade de auto correção, enriquecimento e expansão das mesmas.

Manifeste gosto pela leitura e demonstre criatividade na produção de textos escritos. Adeque as técnicas da escrita com eficácia e promova a sua funcionalidade, através de produções autónomas e em grupo.

Educa çã o Li terá ri a

Leia por iniciativa própria obras de literatura para a infância, textos da tradição popular e outros textos literários selecionados pelo aluno e sob orientação- (Listagem PNL).

Apresente oralmente ou por escrito, opiniões coerentes e fundamentadas sobre o que leu e ouviu.

P

ágin

a

98

Procure e registe informações sobre o autor, obra lida ou ouvida.

Gr

amá

ti

ca

Manifeste capacidade de dilatar o discurso, transformando as competências estruturais da língua, a nível vocabular e gramatical.

Conheça e utilize regras gramaticais, no sentido da utilização de táticas conducentes a uma maior autonomia e capacidade de escrita, que permitam desempenhar várias formas de discurso.

Revele competências para a produção de textos escritos, atendendo aos aspetos, vocabulares gramaticais e contextuais dos mesmos.

Identifique as principais regras e funções gramaticais na oralidade e escrita. MATEMÁTICA

No final do 1.º ciclo, pretende-se que o aluno:

Domínios Desempenho no final do 1.º Ciclo

Nú me ro s e Op er açõ es (NO)

Compreenda o sistema de numeração de posição e do modo como este se relaciona com os algoritmos das quatro operações.

Revele conhecimento dos números inteiros e decimais e de formas diferentes de os representar e relacionar, bem como a aptidão para usar as propriedades das operações em situações concretas, em especial quando aquelas facilitam a realização de cálculos.

Efetue cálculos mentalmente, com os algoritmos de papel e lápis, ou usando a calculadora, demonstrando aptidão para decidir qual dos métodos é apropriado à situação.

Revele aptidão para dar sentido a problemas numéricos e para reconhecer as operações que são necessárias à sua resolução, assim como para explicar os métodos e o raciocínio que foram usados.

Ge omet ri a e Me dida ( GM)

Revele conhecimento de formas geométricas simples, bem como a aptidão para descrever figuras geométricas e para completar e inventar padrões.

Demonstre aptidão para realizar construções geométricas simples, assim como para identificar propriedades de figuras geométricas.

Manifeste compreensão do processo de medição e a aptidão para fazer medições e estimativas em situações diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados.

Revele sensibilidade para apreciar a geometria no mundo real e o reconhecimento e a utilização de ideias geométricas em diversas situações, nomeadamente na comunicação.

Revele compreensão de conceitos de comprimento, perímetro, área, volume e massa, assim como a aptidão para utilizar conhecimento sobre estes conceitos na resolução e formulação de problemas. O rgani za çã oT ra ta m ent o de Da do s (O T D)

Revele aptidão para ler e interpretar tabelas e gráficos à luz das situações a que dizem respeito e para comunicar os resultados das interpretações feitas.

Revele capacidade para dar resposta a problemas com base na análise de dados recolhidos e de experiências planeadas para o efeito.

Revele aptidão para realizar investigações que recorram a dados de natureza quantitativa, envolvendo a recolha e análise de dados e a elaboração de conclusões.

P

ágin

a

99

Manifeste capacidade para recolher e organizar dados relativos a uma situação ou a um fenómeno e para os representar de modos adequados, nomeadamente através de tabelas e gráficos e utilizando as novas tecnologias.

Mobilize conhecimentos e procedimentos matemáticos na resolução de problemas, sendo perseverante na procura de alternativas para ultrapassar dificuldades, revelando sentido crítico face ao modo como a informação é apresentada.

ESTUDO DO MEIO

O Estudo do Meio é uma área para a qual concorrem conceitos e métodos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia, as Ciências Físicas e Naturais e a Etnografia, entre outras, procurando-se, assim, contribuir para a compreensão progressiva das inter-relações entre a Natureza e a Sociedade. Com o seu caráter interdisciplinar e simultaneamente integrador, o Estudo do Meio está na interseção de todas as outras áreas do programa, podendo ser motivo e motor para a aprendizagem nessas áreas.

No final do 1.º ciclo, no domínio dos conhecimentos, pretende-se que o aluno:

O n.º 1 do Artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril, refere que “A evolução do processo educativo dos alunos no ensino básico assume uma lógica de ciclo, progredindo para o ciclo imediato o aluno que tenha desenvolvido as aprendizagens definidas para cada ciclo de ensino.”

O n.º 2, do Artigo 7.º - “Critérios de avaliação” – do Despacho normativo n.º 1-F/2016, de 5 de abril, refere que “Nos critérios de avaliação deve ser enunciada a descrição de um perfil de aprendizagens específicas para cada ano e ou ciclo de escolaridade.”

No final do 1.º ciclo, pretende-se que o aluno:

Domínios/blocos Desempenho no final do 1.º Ciclo

Dinamismo das Inter- Relações Natural- Social

À descoberta de si mesmo

preserve a saúde e segurança do seu corpo de acordo com o conhecimento que tem das suas potencialidades e limitações e respeite e aceite as diferenças individuais (idade, sexo, raça, cor, personalidade...);

Dinamismo das Inter- Relações Natural- Social

À descoberta dos

outros e das

instituições

reconheça e valorize as caraterísticas do seu grupo de pertença (normas de convivência, relações entre membros, costumes, valores, língua, credo, religião,...) e respeite e valorize outros povos e outras culturas, repudiando qualquer tipo de discriminação; reconheça as mudanças e transformações no homem e na sociedade e através desse conhecimento interprete e compreenda diferentes momentos históricos;

Conhecimento do Meio Natural e Social

À descoberta do

ambiente natural

identifique os principais elementos do meio físico e natural, analise e compreenda as suas caraterísticas mais relevantes e o modo como se organizam e interagem, tendo em vista a evolução das ideias pessoais na compreensão do meio envolvente;

Dinamismo das Inter- Relações Natural- Social

À descoberta das

inter-relações entre espaços

exprima, fundamente e discuta ideias pessoais sobre fenómenos e problemas do meio físico e social com vista a uma aprendizagem cooperativa e solidária;

Dinamismo das Inter- Relações Natural- Social

À descoberta dos

participe em atividades de investigação e descoberta e utilize processos científicos na realização de atividades experimentais;

P

ágin

a

100

materiais e objetos satisfação de determinadas necessidades humanas e adote uma postura favorável ao seu

desenvolvimento;

conceba e construa instrumentos simples, utilizando o conhecimento das propriedades elementares de alguns materiais, substâncias e objetos;

Dinamismo das Inter- Relações Natural- Social À descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade

analise criticamente algumas manifestações de intervenção humana no meio e adote um comportamento de defesa e conservação do património histórico e cultural próximo e de recuperação do equilíbrio ecológico;

Ciências Físicas e Naturais

terra no espaço

conheça a localização do planeta Terra no Universo e a sua inter-relação com este sistema, bem como a compreensão de fenómenos relacionados com os movimentos da Terra e sua influência na vida do planeta;

Ciências Físicas e Naturais

terra em

transformação

tenha adquirido conhecimentos relacionados com os elementos constituintes da Terra e com os fenómenos que nela ocorrem, ao nível dos seres vivos, dos materiais e do meio ambiente;

Ciências Físicas e Naturais

sustentabilidade na

terra

tenha consciência da importância de atuar ao nível do sistema Terra, tendo em conta a diversidade de ambientes físicos, biológicos, sociais, económicos e éticos, de forma a não provocar desequilíbrios, contribuindo para uma gestão regrada dos recursos existentes; Ciências Físicas e

Naturais

viver melhor na terra

tenha compreendido que a qualidade de vida implica saúde e segurança, numa perspetiva individual e coletiva, bem como o conhecimento científico e tecnológico, relevante na sociedade presente;

Geografia

Localização no Espaço e no Tempo

localize e descreva elementos físicos e humanos da paisagem;

compare a localização, configuração, dimensão e limites de diferentes espaços na superfície terrestre, através da leitura e interpretação de mapas;

Geografia

o conhecimento dos lugares e regiões Localização no Espaço e no Tempo

utilize o vocabulário geográfico em descrições escritas e orais de lugares, de regiões e compreenda as semelhanças e diferenças, constatando diversas formas de ocupação e uso da superfície terrestre;

reconheça os aspetos naturais e humanos do meio;

utilize formas variadas de comunicação escrita, oral e gráfica para apresentar a informação geográfica recolhida sobre o território português, europeu e mundial;

Geografia

Dinamismo das inter- relações entre espaços

entenda como as pessoas podem atuar face às caraterísticas físicas do território;

entenda o modo como os movimentos de pessoas, bens, serviços e ideias entre diferentes territórios têm implicações importantes para as áreas de partida e de chegada;

expresse opiniões sobre caraterísticas positivas e negativas do meio, sugerindo ações concretas e viáveis que contribuam para melhorar e tornar mais atrativo o ambiente onde os alunos vivem;

tenha desenvolvido o sentido de pertença e de responsabilidade em relação ao meio social e cultural da sua área de residência;

História

tratamento de informação/utilização de fontes

Localização no Espaço

utilize processos simples de conhecimento da realidade envolvente, distinga e interprete diversas fontes de informação em torno dos conceitos essenciais para a compreensão social e histórica;

P ágin a 101 e no Tempo História compreensão histórica Localização no Espaço e no Tempo

caraterize modos de organização do Meio Físico e Social, identifique as marcas e alterações na Natureza provocadas pela atividade humana e que as compare em épocas históricas diferentes;

utilize vestígios de outras épocas como fontes de informação para reconstituir o passado – da história pessoal e familiar à história local e nacional – tendo em conta a espacialidade familiar ou mais longínqua;

utilize diferentes formas de comunicação – valorizando a expressão oral, a expressão plástica e dramática, fazendo o uso correto da expressão escrita, enriquecendo a comunicação através da análise e produção de materiais iconográficos, plantas, frisos cronológicos e pequenas genealogias e que aplique técnicas elementares de pesquisa, organização e tratamento de dados;

Etnografia descreva e/ou compare culturas diferentes com base nas relações sociais, estruturas, organizações/instituições;

descreva e/ou compare culturas diferentes com base em símbolos, significados e códigos culturais;

INGLÊS

A gestão e organização coerente do processo de ensino-aprendizagem, na disciplina de inglês, promovem e desenvolvem nos alunos do 1º ciclo, competências que integram o saber, o saber-fazer, o saber – ser, as quais se concretizam não só nas competências linguísticas estabelecidas nas metas e complementadas no quadro europeu de referência das línguas, especificadas abaixo nos primeiros 7 pontos, mas também nas aprendizagens transversais e interdisciplinares que o trabalho conjunto de professores, auxiliares e pares, coexistentes no meio escolar, proporciona e que poderemos identificar como o saber – estar.

No final do 1.º ciclo, pretende-se que o aluno:

Domínios Desempenho no final do 1.º Ciclo

Oralidade compreenda palavras e expressões simples bem como frases simples articuladas de forma clara e pausada;

Leitura compreenda frases e textos muito simples e se exprima de forma adequada em contextos simples;

Interação

oral interaja com o professor e/ou com os colegas em situações simples e previamente preparadas; Produção

oral produza sons, entoações e ritmos da língua e se expresse com vocabulário limitado, em situações previamente preparadas; Escrita utilize palavras conhecidas e produza um texto muito simples com vocabulário limitado; Domínio

intercultural

se conheça a si e ao outro, desenvolva o conhecimento do seu mundo e do mundo do outro; Léxico e

Gramática conheça vocabulário simples do dia-a-dia, conheça vocabulário com base nos temas apresentados e compreenda algumas estruturas elementares do funcionamento da língua. Saber estar reconheça e valorize as características do seu grupo de pertença (costumes, valores, língua, credo, religião…) e respeite e valorize outros povos e outras culturas, repudiando qualquer tipo de descriminação.

P

ágin

a

102

solidário, valorize os contributos de cada um em função de objetivos comuns e respeite os princípios básicos do funcionamento democrático.

EXPRESSÃO PLÁSTICA

No final do 1.º ciclo, pretende-se que o aluno:

Domínios Desempenho no final do 1.º Ciclo

Comunicação visual

Experimente a leitura de forma visual em diversos contextos – pintura, escultura, fotografia, cartaz, banda desenhada, televisão, vídeo, cinema e internet;

Ilustre visualmente temas e situações;

Explore a relação imagem-texto na construção de narrativas visuais; Reconheça processos de representação gráfica convencional.

Elementos da forma

Reconheça o seu corpo e explorar a representação da figura humana; Identifique vários tipos de espaço;

Reconheça e experimente representações bidimensionais e tridimensionais;

Relacione as formas naturais e construídas com as suas funções e os materiais que as constituem;

Perceba que a mistura das cores gera novas cores;

Conheça, crie e aplique a partir da sua imaginação, formas utilizando os elementos visuais – linha, cor, textura, forma – e a sua relação com as imagens disponíveis no património artístico, cultural e natural.

Tecnologia e desenvolvimento

social

Compreenda atividades tecnológicas simples e saberes técnicos, de acordo com a sua idade e maturidade;

Identifique algumas profissões do mundo contemporâneo;

Relacione objetos, ferramentas e atividades com as profissões identificadas. Tecnologia e

consumo

Analise e compare objetos de uso diário, antigos e contemporâneos;

Descreva alguns objetos e sistemas simples que fazem parte do mundo tecnológico e tente compreender a sua relação com as necessidades do homem;

Reconheça a importância de não desperdiçar bens essenciais;

Distinga alguns materiais utilizados na proteção dos objetos de consumo diário; Utilize materiais reciclados e recicle outros (papéis, cartões).

Processo tecnológico

Descreva oralmente um objeto do seu envolvimento, a partir da observação direta; Relacione os objetos de uso diário com as funções a que se destinam;

Reconheça os materiais de que são feitos os objetos; Desmonte e monte objetos simples.

Desenvolvimento de produtos e sistemas técnicos

Desenvolva ideias e proponha soluções para a resolução de problemas;

Identifique as principais ações a realizar e os recursos necessários para a construção de um objeto simples.

Estruturas resistentes

Identifique estruturas nas "coisas naturais" (o tronco da árvore, o esqueleto dos homens e animais, etc.);

Construa pequenas estruturas através de meios e processos técnicos muito simples (tubos de papel.

Movimento e mecanismos

Identifique o movimento em objetos simples comuns no quotidiano; Identifique as partes fixas e as partes móveis em objetos;

Monte e desmonte as partes fixas e móveis de objetos simples. Acumulação e

transformação de energia

Enumere objetos elétricos utilizados no quotidiano das pessoas;

Reconheça e identifique, no espaço público, objetos que funcionam com eletricidade.

Materiais

Distinga materiais naturais de materiais artificiais; Conheça a origem de alguns materiais básicos comuns;

Identifique diversos materiais aplicados na construção de artefactos do quotidiano (um edifício, uma ponte, um automóvel, uma bicicleta, um lápis, um brinquedo, etc.); Reconheça algumas características de materiais comuns: duro-mole, rígido-flexível, opaco-transparente rugoso-macio, pesado-leve, absorvente-repelente;

P

ágin

a

103

se predisponha para compreender que a maioria dos materiais é comercializada após sucessivas fases de preparação, e não como se encontra na natureza.

Fabricação-

construção Realize a construção de objetos simples utilizando processos e técnicas elementares; Realize medições simples. EXPRESSÃO MUSICAL

No final do 1.º ciclo, pretende-se que o aluno:

Domínios Desempenho no final do 1.º Ciclo

Interpretação e comunicação

Toque músicas utilizando instrumentos convencionais e não convencionais.

Criação e

Experimentação

Selecione e organizar diferentes tipos de materiais sonoros para expressar determinadas ideias, sentimentos e atmosferas utilizando estruturas e recursos técnico-artísticos elementares, partindo da sua experiência e imaginação;

Explore ideias sonoras e musicais partindo de determinados estímulos e temáticas; Invente, crie e registe pequenas composições e acompanhamentos simples com aumento progressivo de segurança, imaginação e controlo;

Perceção sonora

e musical Identifique auditivamente mudanças rítmicas, melódicas e harmónicas; Utilize vocabulário e simbologias simples e apropriadas para descrever e comparar diferentes tipos de sons e peças musicais de diferentes estilos e géneros.

Culturas

musicais nos contextos

Identifique diferentes culturas musicais.

EXPRESSÃO DRAMÁTICA/TEATRO

No final do 1.º ciclo, pretende-se que o aluno:

Domínios Desempenho no final do 1.º Ciclo

Expressão Dramática/Teatro

Se relacione e comunique com os outros.

Explore e reproduza diferentes formas e atitudes corporais. Explore e reproduza diferentes tipos de emissão sonora.

Explore, individual e coletivamente, diferentes níveis e direções no espaço. Utilize e transforme o objeto, através da imaginação.

Explore o uso de máscaras, fantoches e marionetas. Mime atitudes, gestos e ações.

Realize improvisações e dramatizações a partir de histórias ou situações simples. Participe na criação oral de histórias.

Observe, escute e aprecie o desempenho dos outros.

Dança

Conheça e vivencie os elementos da dança: Corpo e o seu mapa;

Espaço e suas grandes direções; Energia e as qualidades do movimento; Relação com os outros, objetos e ambientes. EXPRESSÃO FÍSICO-MOTORA

No final do 1.º ciclo, pretende-se que o aluno:

Domínios Desempenho no final do 1.º Ciclo

P

ágin

a

104

corporal corpo, espaço, direção, energia e qualidade do movimento; Se relacione com os outros, objetos e ambientes.

OFERTA COMPLEMENTAR – EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E PARA O AMBIENTE

De acordo com o previsto no Decreto-Lei n.º 91/2013, de 10 de julho, a Oferta Complementar é uma das componentes do Currículo do 1º Ciclo do ensino Básico com uma carga horária semanal de 1 hora que se desenvolve ao longo de 32 horas anuais.

Ao integrar o Currículo, a Oferta Complementar deve contribuir para a promoção integral dos alunos em áreas de cidadania, artísticas, culturais, científicas ou outras, com componentes de trabalho com as tecnologias de informação e comunicação.

No final do 1.º ciclo, pretende-se que o aluno:

Domínios Desempenho no final do 1.º Ciclo

Conhecimento do Meio

Natural e Social caraterize modificações que ocorrem nos seres vivos e as relacione com manifestações de vida; Conhecimento do Meio

Natural e Social

identifique e verifique propriedades de diferentes materiais, condições em que se manifestam e formas de alteração do seu estado físico, e manipule pequenos dispositivos para fins específicos;

Conhecimento do Meio

Natural e Social analise problemas naturais e sociais associados a alterações nos ecossistemas; Conhecimento do Meio

Natural e Social reconheça a importância da preservação da biodiversidade e dos recursos para garantir a sustentabilidade dos sistemas naturais; Conhecimento do Meio

Natural e Social descreva o processo de exploração, transformação e aplicação de recursos naturais, inferindo a necessidade da sua gestão sustentável; Dinamismo das Inter-

Relações Natural-Social demonstre conhecimento e aplique normas e cuidados de saúde e segurança, a nível individual e comunitário, com vista ao equilíbrio natural;