• Nenhum resultado encontrado

IX. Higiene no trabalho X. Riscos operacionais XI. Acidentes de trabalho XII. Doenças Ocupacionais

XIII. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes XIV. Programas de segurança e saúde do trabalhador XV. Controle social: repensando a saúde do trabalhador

XVI. Caracterização de uma equipe de Enfermagem do Trabalho XVII. Considerações finais

Subárea 12.2: Qualidade de Vida nas Organizações CARGA HORÁRIA: 8h

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de ações que auxiliem na construção de cooperativas saudáveis, no que tange ao ambiente interno de trabalho e sua interação com o contexto externo em que at

CONTEÚDO

I. Conceitos de saúde no trabalho e meio ambiente saudável II. Clima Organizacional

III. Relações Interpessoais IV. Comportamento Preventivo V. Nutrição

VI. Relacionamento social VII. Controle de Estresse VIII. Atividade Física IX. Educação ambiental X. Consumo consciente XI. Coleta seletiva XII. MDL

XIII. Responsabilidade social em cooperativas XIV. Qualidade de vida no trabalho

XV. Como construir ações sustentáveis em cooperativas

Subárea 12.3: Direção Defensiva (Ant. 12.7) Carga horária: 16 horas

Objetivo: proporcionar aos participantes, motoristas habilitados, a melhoria da sua atitude no dia a dia, conscientizando-os para os riscos da direção imprudente, visando à diminuição do número de acidentes e a valorização da imagem da cooperativa que tem suas marcas estampadas em seus veículos.

Conteúdo:

I. Conceito de direção defensiva e evasiva II. Acidentes e estatísticas

III. As principais causas de acidentes

IV. Uso do álcool, medicamentos e drogas X acidentes V. Comportamento seguro

VI. Comportamento de risco VII. Uso do celular X acidentes VIII. Segurança pessoal no dia a dia IX. Pontuação na carteira X legislação X. Como administrar um conflito no trânsito

XI. Responsabilidade da cooperativa com indenizações XII. Como evitar colisões: frontal, traseira e lateral XIII. Distância de segurança X espaço de frenagem

XV. Previsibilidade de risco; reação antecipada a possíveis erros dos outros motoristas

XVI. Manutenção correta/preventiva

XVII. Checagem operacional inicial do veículo

XVIII. Posicionamento correto dentro do veículo X regulagem de bancos e equipamentos

Subárea 12.4: NR 10 – Básico (Ant. 21.11) Carga horária: 40 horas

Objetivo: dar aos participantes condições mínimas legais de segurança para elaboração de projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação de serviços que utilizam eletricidade, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora NR 10.

Conteúdo:

I. Introdução à segurança com eletricidade

II. Riscos em instalações e serviços com eletricidade III. Técnicas de análise de riscos

IV. Medidas de controle dos riscos elétricos V. Normas técnicas brasileiras

VI. Regulação do TEM

VII. Equipamentos de proteção coletiva VIII. Equipamentos de proteção individual IX. Rotinas de trabalho e procedimentos X. Documentação de instalações elétricas XI. Riscos adicionais

XII. Proteção e combate a incêndio XIII. Acidentes de origem elétrica

XIV. Primeiros socorros e responsabilidades XV. Outros conteúdos de relevância Subárea 12.5: NR 10 – Reciclagem (Ant. 21.12) Carga horária: 20 h

Objetivo: dar aos participantes, que já possuam a formação da NR 10 – Básico, as condições legais de segurança para elaboração de projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação de serviços que utilizam eletricidade para redes de alta tensão, conforme estabelecido na Norma regulamentadora NR 10

Conteúdo Programático:

I. Situações de Risco: introdução à segurança com eletricidade; riscos em instalações e serviços com eletricidade; o choque elétrico, mecanismos e efeitos; arcos elétricos, queimaduras e quedas; campos eletromagnéticos; riscos adicionais; altura; ambientes confinados; áreas classificadas; umidade; condições atmosféricas; técnicas de análise de riscos; acidentes de origem elétrica; causas diretas e indiretas; discussão de casos.

II. Medidas de Controle: medidas de controle do risco elétrico; desenergização; aterramento funcional, de proteção e temporário; equipotencialização; seccionamento automático da alimentação; dispositivos de corrente de fuga; extra baixa tensão; barreiras e invólucros; obstáculos e anteparos; isolamento das partes vivas; isolação dupla ou reforçada; colocação fora de alcance; separação elétrica.

III. Seleção de EPI e EPC: equipamentos de proteção coletiva; equipamentos de proteção individual; procedimentos para inspeção, guarda, utilização e manutenção dos equipamentos de proteção.

IV. Normas e Procedimentos de Segurança: normas técnicas brasileiras ABNT; NBR 5410, NBR 14039 e outras; regulamento do MTE; normas regulamentadoras; norma regulamentadora NR 10; qualificação (capacitação e autorização); rotinas de trabalho – procedimentos; instalações desenergizadas; liberação para serviços; sinalização; inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamentos; documentação de instalações elétricas; responsabilidades.

V. Proteção e Combate a Incêndios: noções básicas; medidas preventivas; métodos de extinção; prática.

VI. Primeiros Socorros: noções sobre lesões; priorização do atendimento; aplicação de respiração artificial; massagem cardíaca; técnicas para remoção e transporte de acidentados; práticas.

Subárea 12.6: NR 10 – SEP – Segurança no sistema elétrico de potência (complementar) (Ant. 12.10)

Carga horária: 40 h

Objetivo: dar aos participantes, que já devem ter passado pelo curso NR 10 – Básico, conhecimentos e habilidades para trabalhar com segurança na área elétrica, em alta tensão, oferecendo uma visão sistêmica dos riscos e medidas preventivas, de modo a minimizar acidentes e doenças ocupacionais, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora NR 10. Conteúdo:

I. Introdução à segurança com eletricidade em alta tensão

II. Normas técnicas: aspectos de segurança (conhecimento e familiarização)

III. Aspectos organizacionais (programação e planejamento dos serviços, prontuário e cadastro das instalações, métodos de trabalho, trabalho em equipe, comunicação)

IV. Aspectos comportamentais

V. Condições impeditivas para serviços VI. Riscos típicos no SEP e sua prevenção

VII. Proximidade e contatos com partes energizadas • Indução

• Estática

• Campos elétricos e magnéticos • Comunicação e identificação

• Trabalhos em altura, máquinas e equipamentos especiais VIII. Técnicas de trabalho sob tensão (*)

IX. Procedimentos de trabalho – análise e discussão (*) • Em linha viva

• Ao potencial • Em áreas internas • Trabalho a distância • Trabalhos noturnos

X. Equipamentos e ferramentas de trabalho – escolha, uso, conservação, verificação ensaios (*)

XI. Sistemas de proteção coletiva, bloqueios de religação automática, isolamento térmico de proteção, aterramento temporário, verificação de tensão e outros (*) XII. Equipamentos de proteção individual (*)

XIII. Posturas e vestuários de trabalho (*)

XIV. Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos (*) XV. Sinalização e isolamento de áreas de trabalho (*)

XVI. Liberação de instalação para serviço e para operação e uso (*) XVII. Liberação de instalação para operação e uso (*)

XVIII. Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados (*)

XIX. Acidentes típicos em usinas, estações, redes aéreas e subterrâneas – análise, discussão, medidas de proteção (*)

XX. Responsabilidades (*)

(*) – tópicos que deverão ser desenvolvidos e dirigidos especialmente para as condições, padrão de operação e outras peculiaridades de cada tipo ou condição especial de trabalho, sendo obedecida a hierarquia no aperfeiçoamento técnico do trabalhador.

Subárea 12.7: NR 10 – SEP – Segurança no sistema elétrico de potência (reciclagem) (Ant. 12.10)

Carga horária: 20 h

Objetivo: dar aos participantes, que já devem ter passado pelo curso NR 10 – SEP (complementar), conhecimentos e habilidades para trabalhar com segurança na área elétrica, em alta tensão, oferecendo uma visão sistêmica dos riscos e medidas preventivas, de modo a minimizar acidentes e doenças ocupacionais, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora NR 10.

Conteúdo:

I. Introdução à segurança com eletricidade em alta tensão

III. Aspectos organizacionais (programação e planejamento dos serviços, prontuário e cadastro das instalações, métodos de trabalho, trabalho em equipe, comunicação) IV. Aspectos comportamentais

V. Condições impeditivas para serviços VI. Riscos típicos no SEP e sua prevenção

VII. Proximidade e contatos com partes energizadas • Indução

• Descargas atmosféricas • Estática

• Campos elétricos e magnéticos • Comunicação e identificação

• Trabalhos em altura, máquinas e equipamentos especiais VIII. Procedimentos de trabalho – análise e discussão (*)

IX. Técnicas de trabalho sob tensão (*) • Em linha viva

• Ao potencial • Em áreas internas • Trabalho a distância • Trabalhos noturnos

X. Equipamentos e ferramentas de trabalho – escolha, uso, conservação, verificação ensaios (*)

XI. Sistemas de proteção coletiva, bloqueios de religação automática, isolamento térmico de proteção, aterramento temporário, verificação de tensão e outros (*)

XII. Equipamentos de proteção individual (*) XIII. Posturas e vestuários de trabalho (*)

XIV. Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos (*) XV. Sinalização e isolamento de áreas de trabalho (*)

XVI. Liberação de instalação para serviço e para operação e uso (*) XVII. Liberação de instalação para operação e uso (*)

XVIII. Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados (*)

XIX. Acidentes típicos em usinas, estações, redes aéreas e subterrâneas – análise, discussão, medidas de proteção (*)

X. Responsabilidades (*)

(*) – tópicos que deverão ser desenvolvidos e dirigidos especialmente para as condições, padrão de operação e outras peculiaridades de cada tipo ou condição especial de trabalho, sendo obedecida a hierarquia no aperfeiçoamento técnico do trabalhador.

Subárea 12.8: NR 13 – Treinamento em Segurança na Operação de Caldeiras (Ant. 18.17) Carga horária: 40 horas

Objetivo: proporcionar ao participante o desenvolvimento de competências relativas à operação de caldeiras com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e a preservar as boas condições da máquina, em conformidade com a NR 13.

I. Noções de grandezas físicas e unidades • Pressão

 Pressão atmosférica  Pressão interna de um vaso

 Pressão manométrica, pressão relativa e pressão absoluta  Unidades de pressão

• Calor e temperatura

 Noções gerais: o que é calor, o que é temperatura  Modos de transferência de calor

 Calor específico e calor sensível

 Transferência de calor a temperatura constante  Vapor saturado e vapor superaquecido

 Tabela de vapor saturado II. Caldeiras – considerações gerais

• Tipos de caldeiras e suas utilizações • Partes de uma caldeira

 Caldeiras flamotubulares  Caldeiras aquotubulares  Caldeiras elétricas

 Caldeiras a combustíveis sólidos  Caldeiras a combustíveis líquidos  Caldeiras a gás

 Queimadores

• Instrumentos e dispositivos de controle de caldeiras  Dispositivo de alimentação

 Visor de nível

 Sistema de controle de nível  Indicadores de pressão  Dispositivos de segurança  Dispositivos auxiliares

 Válvulas e tubulações tiragem de fumaça III. Operação de caldeiras

• Partida e parada • Regulagem e controle  De temperatura  De pressão  De fornecimento de energia  Do nível de água  De poluentes

• Falhas de operação, causas e providências • Roteiro de vistoria diária

• Operação de um sistema de caldeiras • Procedimentos em situações de emergência IV. Tratamento de água e manutenção de caldeiras

• Impurezas da água e suas consequências • Tratamento de água

• Manutenção de caldeiras

V. Prevenção contra explosões e outros riscos • Riscos gerais de acidentes e riscos à saúde

• Riscos de explosão VI. Legislação e normalização

• Normas regulamentadoras

• Norma regulamentadora 13 – NR 13

Subárea 12.9: NR 31 - Capacitação para Aplicadores de Agrotóxicos (Ant. 18.9) CARGA HORÁRIA: 20 horas

OBJETIVO: dar aos participantes, envolvidos na aplicação de agrotóxicos nas cooperativas agropecuárias, os conhecimentos e as habilidades necessários ao desempenho dessa atividade, conforme estabelecido na Norma Regulamentadora NR 31

CONTEÚDO:

I. Abertura – sensibilização

II. Portaria Nº 86 de 03/03/2005 – aprova a NR 31

III. Item 31.8 da norma – Agrotóxicos; adjuvantes e produtos afins IV. Formas de exposição aos agrotóxicos – direta e indireta

V. Conhecimento de sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros VI. Rotulagem e sinalização de segurança

VII. Medidas higiênicas durante e após o tratamento VIII. Análise de riscos na aplicação de agrotóxicos

IX. Uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal

X. Limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal XI. Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários

XII. Legislação complementar à NR 31

Subárea 12.10: NR 33 - Capacitação para Trabalhos em Espaços Confinados (Ant. 18.10)

CARGA HORÁRIA: 40 horas

OBJETIVO: capacitar pessoas designadas para o trabalho em espaços confinados a realizarem suas atividades em conformidade com as determinações de segurança descritas na norma regulamentadora NR 33

CONTEÚDO: I. Definições;

II. Reconhecimento, avaliação e controle de riscos; III. Funcionamento dos equipamentos utilizados;

IV. Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada de Trabalho; V. Noções de resgate e primeiros socorros;

VI. Identificação dos espaços confinados

VII. Critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos; VIII. Conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados; IX. Legislação de segurança e saúde no trabalho;

X. Programa de proteção respiratória; XI. Área classificada;

XII. Operações de salvamento.

Observação: o conteúdo acima se refere à capacitação do Supervisor de Entrada, que deve passar pelo processo completo. No caso de Trabalhadores Autorizados e Vigias, a capacitação pode restringir-se aos itens I a V do conteúdo, conforme estabelece a norma regulamentadora, tendo duração de 16 horas.

Área: Meio Ambiente

Subárea 13.1: Natureza e Sociedade CARGA HORÁRIA: 08 horas

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades que permitam identificar as representações sobre ambiente, dos pontos de vista individual e social, permitindo uma reflexão sobre os conflitos ser humano X sociedade X natureza.

CONTEÚDO

I. O estado do Meio Ambiente no mundo

II. O paradigma cartesiano e suas consequências na relação Homem-Natureza III. O pensamento ocidental sobre a natureza

IV. Ética e Educação Ambiental V. A dimensão do cuidado

VI. Mudanças climáticas e aquecimento global VII. Partir para a ação: a proposta da Agenda 21 VIII. Responsabilidade socioambiental

Subárea 13.2: Políticas Públicas/Legislação Ambiental

CARGA HORÁRIA: 16 horas

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades para atuar em conformidade com as políticas públicas voltadas à responsabilidade ambiental e à qualidade de vida em sociedade.

CONTEÚDO:

I. Globalização e meio ambiente II. Princípios ambientais

III. Legislação ambiental IV. Licenciamento ambiental V. Conservação e manejo VI. Desenvolvimento sustentado/ VII. Gestão de resíduos e efluentes

IX. Responsabilidades ambientais Subárea 13.3: Educação Ambiental CARGA HORÁRIA: 16 horas

OBJETIVO: fornecer uma visão geral dos problemas ambientais em nível global, suas causas e consequências no presente e no futuro, de modo a construir nos participantes o conhecimento ambiental com base em marcos referenciais e no vínculo da Educação Ambiental com a Ética, habilitando-os a se tornar responsáveis pela construção sustentável do presente e do futuro. CONTEÚDO:

I. O estado do Meio Ambiente no Mundo: água doce; consumo; escassez de alimentos; recursos naturais; oceanos; mudanças climáticas e aquecimento global; biodiversidade II. Desenvolvimento sustentável – Meio Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento:

grandes cidades; o Mundo; Globalização

III. Marcos referenciais: Conferência de Estocolmo; Carta de Belgrado; Conferência de Tblisi; Congresso de Moscou; ECO 92; outros

IV. Educação Ambiental e Ética: progresso sem limites em nome do desenvolvimento; relação Homem X Natureza; pensamento ocidental sobre a Natureza; valores ambientais; atitudes antiecológicas

V. Educação Ambiental visando o desenvolvimento local, regional e global

VI. Princípios para uma Ética Ambiental: o Homem e sua vocação científico-tecnológica; novos imperativos para as ações humanas; responsabilidade para com as futuras gerações; relação fraternal e filial com a Natureza

VII. Conscientização ambiental por meio de práticas sustentáveis (4 R´s, coleta seletiva, produção mais limpa)

Subárea 13.4: SGA - Sistema de Gestão Ambiental - Certificado ISO 14000 (Interpretação, Implementação e Certificação)

CARGA HORÁRIA: 16 horas

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades que permitam compreender os fundamentos, as características e as estratégias de atuação sobre um SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL, nos seus aspectos básicos.

CONTEÚDO

I. Visão geral de temas ambientais II. Auditoria de SGA e Auditoria Ambiental III. Sistema de Gestão Ambiental

IV. As Normas de Apoio ao SGA

V. ISO - International Organization for Standardization (Série ISO 14000) VI. Estrutura da ISO

VII. Benefícios do SGA VIII. SISNAMA

IX. Perfil Profissional

X. Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental

Subárea 13.5: Gestão de Resíduos CARGA HORÁRIA: 16 horas

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades para atuar com base nos fundamentos, características e estratégias de ação em gerenciamento de resíduos.

CONTEÚDO

I. Identificação de Resíduos II. Classificação de resíduos III. Armazenamento de resíduos IV. Condicionamento de transporte V. Plano de emergências

VI. Processos de Transporte de Resíduos VII. Transporte segundo tipo de resíduos VIII. Leis que embasam o transporte

IX. Processos de Destinação final de Resíduos

X. Realizando a destinação segundo os tipos de destinações XI. Monitoramento ambiental

Subárea 13.6: Licenciamento Ambiental CARGA HORÁRIA: 16 horas

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades sobre os procedimentos e processos para obtenção das licenças ambientais (licença prévia, de instalação e de operação). CONTEÚDO

I. O que é o licenciamento ambiental

II. Os diferentes tipos de licenças ambientais: licença prévia (LP), licença de instalação (LI), licença de operação (LO)

III. SISNAMA, CONAMA, IBAMA e o licenciamento ambiental.

IV. A Resolução Nº. 237/97 do CONAMA e a competência para licenciar V. Prazos e validade para o licenciamento

VI. Cooperativas e atividades que precisam de licenciamento ambiental

VII. Atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais VIII. Procedimentos e rotinas do processo de licenciamento ambiental (LP, LI, LO). IX. EIA - Estudo de Impacto Ambiental

X. RIMA - Relatório de Impacto Ambiental

Subárea 13.7: Auditoria Ambiental CARGA HORÁRIA: 16 horas

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades que possibilitem participação em processos de auditoria ambiental.

CONTEÚDO

I. Introdução à Auditoria Ambiental II. Auditoria ambiental e sustentabilidade III. Normas de auditoria ambiental da ABNT IV. Gestão Ambiental

V. O Auditor Ambiental

VI. Protocolo de Auditoria Ambiental VII. Implantação de auditoria na empresa VIII. Preparação do plano de auditoria Subárea 13.8: Economia e Ambiente CARGA HORÁRIA: 16 horas

OBJETIVO: proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades sobre modelos e instrumentos econômicos aplicados à questão ambiental e de como esses instrumentos podem afetar o setor cooperativista ou podem ser utilizados pelos gestores de cooperativas, visando melhorar a inserção de seus produtos ou serviços no mercado interno e internacional e contribuindo para auxiliar a resolver alguns problemas ambientais, como o aquecimento global.

CONTEÚDO:

I. Relação entre economia e meio ambiente

II. Noções básicas de economia aplicadas ao estudo do meio ambiente

III. Instrumentos de políticas ambientais: comando e controle; incentivos de mercado; TAC’s - Termos de Ajustamento de Conduta

IV. Noções de valoração ambiental e técnicas de valoração V. Comércio internacional e meio ambiente

VI. Aquecimento global e o mercado de crédito de carbono

VII. MDL’s – geração e venda de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo VIII. Novos desafios para as organizações

Subárea 13.9: SGI – Sistema de Gestão Integrada CARGA HORÁRIA: 16 horas

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades que permitam compreender a razão da existência das diferentes normas, dando-lhe uma visão geral das mesmas, de forma a se entender a existência de requisitos comuns entre elas, que possibilitam sua integração e aplicação num sistema de gestão.

CONTEÚDO:

I. Introdução II. Cenários

IV. ISO e OHSAS

V. Revisão das normas NBR ISO 9000/2000, NBR ISO 14000/2004 e OHSAS 18000/1999

VI. Sustentabilidade Organizacional

VII. Integração dos sistemas de gestão da Qualidade, do Meio Ambiente e da Saúde Ocupacional.

Subárea 13.10: Sustentabilidade CARGA HORÁRIA: 08 horas

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades sobre as estratégias de sustentabilidade, que permitam o planejamento e a implantação de ações de melhorias sociais e econômicas, visando a longevidade dos negócios das cooperativas.

CONTEÚDO:

I. Introdução

II. Desenvolvimento Sustentável III. As 08 metas do milênio IV. Mudanças Climáticas V. Água

VI. Energia elétrica VII. Cidadania

VIII. Consumo consciente

IX. 4 R`s (Reduzir, reutilizar, restaurar e reciclar) X. Responsabilidade socioambiental

XI. Práticas e Negócios Sustentáveis XII. Stakeholders

XIII. Gestão Sustentável

XIV. Saúde e bem estar coletivo

XV. Organização socialmente responsável

Área 14: Comunicação

Subárea 14.1: Oratória – Técnicas de Apresentação (Ant. 14.4) CARGA HORÁRIA: 16

OBJETIVOS: dar aos participantes os conhecimentos e as habilidades para dar e receber informações, ampliando o entendimento do receptor e minimizando os ruídos e resistências em relação ao que está sendo transmitido.

CONTEÚDO:

I. Comunicação Individual e organizacional; II. Comunicação Assertiva e Receptiva;

III. Tipos de Comunicação;

IV. Estilos de Comunicação X Perfis Profissionais e Níveis Hierárquicos; V. Barreiras de comunicação;

VI. Alinhamento na abordagem e atendimento ao cliente interno; VII. Negociações pró-ativas e produtivas;

VIII. Diferentes Linguagens;

Subárea 14.2: Programação Neurolinguística (Ant. 14.3) CARGA HORÁRIA: 16h

OBJETIVO: dar aos participantes conhecimentos e habilidades sobre as técnicas de Programação Neurolinguística, visando sua aplicação no dia-a-dia, no seu trato com clientes durante o atendimento em geral, nas negociações diversas e nas participações em reuniões. CONTEÚDO:

I. Formação de uma imagem positiva perante o cliente; II. Construir relacionamentos satisfatórios;

III. Identificar necessidades dos clientes para, assim, gerar oportunidades; IV. Trabalhar a adversidade, saber solucionar problemas que emergem; V. Teoria da adversidade – trabalhando os problemas como desafios; VI. Superando barreiras com o potencial existente em cada um.

Subárea 14.3: Redação Empresarial e Atualização Gramatical (Ant. 14.5) Carga horária: 16 horas

Objetivo: dar aos participantes os conhecimentos e as habilidades que permitam uma boa

Documentos relacionados