• Nenhum resultado encontrado

Cite a atitude motivadora demonstrada pelos gestores que é mais significante para você

Quando foram questionados sobre a atitude motivadora demonstrada pelos gestores seria a mais significante para eles, dos professores do diurno da escola “A”, as respostas mais frequentes em relação ao diretor, vice-diretor e supervisor pedagógico foram as seguintes: - Em relação ao diretor as atitudes mais citadas foram o profissionalismo e oferecimento de autonomia para desenvolvimento do trabalho; referente ao vice-diretor citaram o oferecimento de autonomia e auxílio na prática educativa; quanto ao supervisor pedagógico as atitudes mais mencionadas foram o oferecimento de autonomia e auxílio nas dificuldades encontradas.

Para os professores do noturno da escola “A” a atitude do diretor e do vice-diretor que eles consideram como a mais significante refere-se à relação amigável estabelecida por eles dentro da instituição. A atitude mais significante demonstrada pelo supervisor pedagógico segundo os professores é o apoio oferecido por ele em todas as atividades.

Aos professores da escola “B” do diurno, o mesmo questionamento foi feito e em relação ao diretor a atitude que eles consideraram mais significante é oferecer oportunidade de participação nas decisões pedagógicas da escola e relacionamento amigável com os funcionários da escola. O vice-diretor é visto como uma pessoa paciente sendo essa a atitude a mais significante para os professores. E a atitude significativa que é associada ao supervisor pedagógico é o auxílio oferecido nas atividades pedagógicas.

Das atitudes demonstradas pelo diretor da escola “B”, foram citadas três que os professores do noturno consideram como as mais significantes : o reconhecimento do trabalho, o clima agradável que ele proporciona na escola e a autonomia que ele oferece para que as atividades sejam desenvolvidas. Quanto ao vice-diretor e ao supervisor pedagógico, consideraram como atitude mais significante o clima agradável que ambos promovem no convívio com os funcionários da escola.

Pergunta 7:Os gestores são presentes e atuantes na instituição educacional? Gráfico 19: Presença e atuação dos gestores da Escola A

Os Gestores São Presentes e Atuantes na Instituição? (Escola "A") 35% 35% 30% 0% 0% 70% 31% 31% 38% 50% 50% 0%

Diretor Vice-diretor Supervisor pedagógico

G e s t o r

Diurno Sim Diurno Não Noturno Sim Noturno Não

Quando questionados se os gestores são presentes e atuantes, 35% dos professores do diurno disseram “sim”, referindo-se ao diretor e ao vice-diretor da escola “A”. Já em relação ao supervisor pedagógico 30% disseram que sim e 70% disseram que não.

No noturno, 31% dos professores consideram que o diretor e vice-diretor são profissionais presentes e atuantes e 50% consideram que não. Em relação ao supervisor pedagógico 38% dos professores consideram-no presente e atuante.

A análise deste gráfico pode justificar os resultados obtidos no gráfico 11, supondo que a escolha que os professores fizeram em relação a qual gestor é o mais responsável por sua motivação esteja relacionada com sua presença e atuação.

Vejamos: no diurno, os mais apontados no gráfico 11, como os responsáveis pela motivação dos professores são o diretor e o vice diretor. Neste gráfico, eles também são considerados presentes e atuantes; no noturno, o supervisor pedagógico aparece como o maior responsável pela motivação dos professores, conforme análise do gráfico 11 e neste, também, é o considerado mais presente e atuante.

Gráfico 20: Presença e atuação dos gestores da Escola B

Os Gestores São Presentes e Atuantes na Instituição? (Escola "B") 38% 24% 38% 18% 64% 18% 36% 28% 36% 20% 60% 20%

Diretor Vice-diretor Supervisor pedagógico

G e s t o r

Diurno Sim Diurno Não Noturno Sim Noturno Não

De acordo com o gráfico 20, dos professores do diurno 38% afirmaram que o diretor e o supervisor pedagógico são profissionais presentes e atuantes na escola, enquanto 18% afirmam que não. O mesmo não ocorre com o vice-diretor, uma vez que 24% atribuíram sim para sua presença e atuação ,e 64%, não:

No noturno, a situação é a mesma, 36% consideram o diretor e supervisor pedagógico como presentes e atuantes e 20% acham que não. Para o vice-diretor aparece um percentual de 28% para sim e 60% para não.

Assim como na análise do gráfico anterior, se compararmos os resultados obtidos no gráfico 12 com os resultados aqui obtidos, perceberemos que a motivação dos professores, realmente, tem associação com a presença e atuação dos gestores na escola.

Pergunta 8: Qual dos gestores é mais atuante junto aos professores? Gráfico 21: Gestor mais atuante da Escola A

Qual dos Gestores é Mais Atuante Junto aos Professores? (Escola "A") 37% 45% 18% 8% 8% 85%

Diretor Vice-diretor Supervisor pedagógico

G e s t o r

Diurno Noturno

De acordo com o gráfico 21, o gestor mais atuante da escola “A”, na visão dos professores do diurno é o vice-diretor, pois, 45% optaram por ele, 37% pelo diretor e 18% pelo supervisor pedagógico.

No noturno a situação se reverte. 85% dos professores consideram o supervisor pedagógico o mais atuante e apenas 8%, são atribuídos ao diretor e vice-diretor.

Devemos fazer duas considerações em relação a este gráfico: primeira, os supervisores do diurno e noturno são pessoas diferentes, por essa razão ocorreu a disparidade de percentuais entre eles. Segunda, a escola “A” funciona nos três turnos e os gestores são contratados para trabalhar 40h semanais. Desta forma, o diretor e vice-diretor montam uma escala para estarem presentes no noturno. Assim quem mais atua no direcionamento das atividades é o supervisor pedagógico.

Gráfico 22: Gestor mais atuante da Escola B

Qual dos Gestores é Mais Atuante Junto aos Professores? (Escola "B") 33% 0% 67% 42% 8% 50%

Diretor Vice-diretor Supervisor pedagógico

G e s t o r

Diurno Noturno

O gráfico revela que o profissional mais atuante da escola “B” no diurno, é o supervisor pedagógico. 67% dos professores optaram por ele. 33% dos professores fizeram a opção pelo diretor e nenhum pelo vice-diretor.

Dos professores do noturno, 50% afirmam que o profissional mais atuante é o supervisor pedagógico, 42%, o diretor e 8%, o vice-diretor.

Baseando nos dados obtidos, não é difícil concluir que o vice-diretor é pouco atuante na escola. A má atuação de um componente da equipe que direciona o trabalho resulta em falha em alguns pontos do desenvolvimento do trabalho.

Pergunta 9: Sua motivação se manifesta com maior frequência em função de quais situações?

Gráfico 23: Situações que motivam os professores da Escola A, com maior frequência

Sua Motivação se Manifesta Com Maior Frequência em Função de Que Situação? (Escola "A")

38% 17% 28% 17% 35% 25% 25% 15%

Poder atuar com autonomia dentro da instituição Desfrutar de ambiente profissional harmônico Ser reconhecido profissionalmente Ter oportunidade de demonstrar criatividade e inovação no trabalho

S i t u a ç ã o

Diurno Noturno

O gráfico 23 mostra que a motivação dos professores do diurno da escola “A” se manifesta com maior frequência em função de poder atuar com autonomia dentro da instituição. 38% marcaram essa opção. Se realizarmos um comparativo entre os gráficos 11,13 e este, chegaremos á conclusão de que, apesar de o diretor ser o maior responsável pela motivação dos professores do diurno, tal motivação não está relacionada com o fator que os professores consideram como maior responsável pela sua motivação. De acordo com o gráfico 13,o diretor oferece pouca autonomia para os professores realizarem seu trabalho.

No caso dos professores do noturno a situação é a mesma. A autonomia é o fator que mais contribui para a manifestação da motivação. O supervisor pedagógico é o maior responsável pela motivação do grupo. Contudo, ele oferece pouca oportunidade para que os professores desenvolvam suas atividades com autonomia.

Gráfico 24: Situações que motivam os professores da Escola B, com maior frequência. Sua Motivação se Manifesta Com Maior Frequência em Função

de Que Situação? (Escola "B")

32% 16% 26% 26% 21% 36% 21% 21%

Poder atuar com autonomia dentro da instituição Desfrutar de ambiente profissional harmônico Ser reconhecido profissionalmente Ter oportunidade de demonstrar criatividade e inovação no trabalho

S i t u a ç ã o

Diurno Noturno

Para os professores do diurno da escola “B” o fator que mais contribui para sua motivação é poder atuar com autonomia dentro da instituição, pois 32% deles fizeram opção por este fator. Diferentemente do que ocorreu na análise do gráfico anterior, o supervisor pedagógico é visto como maior responsável pela motivação do grupo e oferece oportunidade para que os professores desenvolvam suas atividades com autonomia.

No noturno, a motivação se manifesta com maior frequência nos professores,em função de poderem desfrutar de um ambiente profissional harmônico. O profissional maior responsável pela motivação dos professores é o supervisor pedagógico e, de acordo com o gráfico 18, o supervisor estabelece clima agradável na instituição.

Pergunta 10: Qual dos gestores lhe proporciona maior oportunidade de vivenciar tais

Documentos relacionados