• Nenhum resultado encontrado

Classificação dos Trechos Quanto aos Impactos Constatados

No documento RECURSOS HÍDRICOS (páginas 149-154)

5. Aplicação da Metodologia Proposta

5.1. Identificação das Massas de Água e Desenvolvimento de Diagrama Unifilar . 87

5.3.8. Classificação dos Trechos Quanto aos Impactos Constatados

Como estabelecido na metodologia dessa dissertação, o curso d’água principal de cada trecho pode ter sua situação classificada em 6 classes, de acordo com o valor percentual de violação média como definido na metodologia proposta. Dessa forma, a Figura 50 e a Tabela 43consolida a classificação dos trechos definidos na modelagem do Cenário Atual.

O mesmo tipo de análise foi efetuada para os cenários hipotéticos estudados nessa dissertação e os resultados estão descritos na Tabela 44. De imediato, observa-se que as classificações dos trechos foram alteradas pelos resultados dos diferentes cenários simulados, tendo como base o Cenário Atual, exceto o Trecho 9 que conservou a classificação “Sem impacto aparente” por possuir o mesmo percentual de violação média em todos os cenários simulados. Essa comprovação sugere que, independente do cenário implementado e simulado, a condição geral da qualidade das águas do Rio Piabanha pode ser considerada boa em seu trecho final de desague no Rio Paraíba do Sul, exceto pelo ponto de vista da variável microbiológica, Coliformes Termotolerantes.

132

Figura 50: Classificação dos trechos quanto aos impactos verificados pelos percentuais de violação média na bacia do Rio Piabanha – Cenário Atual. Fonte: Autoria própria.

Tabela 43: Classificação dos trechos quanto aos impactos verificados pelos percentuais de violação média na bacia do Rio Piabanha – Cenário Atual. Fonte: Autoria própria.

TRECHO Percentual de Violação Média

Análise Geral de Impactos - Informações Resultantes do

Modelo Matemático

Classificação do Trecho Quanto aos Impactos

Constatados TRECHO

NASCENTE - - -

TRECHO 1 50,60% Violações significativas Impacto comprovado TRECHO 2 69,20% Graves violações significativas Grande impacto comprovado TRECHO 3 67,30% Graves violações significativas Grande impacto comprovado TRECHO 4 66,70% Graves violações significativas Grande impacto comprovado TRECHO 5 76,50% Graves violações significativas Grande impacto comprovado TRECHO 6 60,00% Violações significativas Impacto comprovado TRECHO 7 60,00% Violações significativas Impacto comprovado TRECHO 8 32,70% Violações pontuais Impacto possível TRECHO 9 20,00% Não apresentam violações Sem impacto aparente

133

Tabela 44: Classificação dos trechos quanto aos impactos verificados pelos percentuais de violação média na bacia do Rio Piabanha – CenáriosI, II e III. Fonte:

Autoria própria.

pontuais Impacto possível 50,60% Violações significativas

comprovado 68,10% Graves violações significativas

Grande impacto comprovado TRECHO 3 65,90% Graves violações

significativas TRECHO 4 66,70% Graves violações

significativas TRECHO 5 72,50% Graves violações

significativas

comprovado 20,00% Não apresentam violações

comprovado 20,00% Não apresentam violações

Sem impacto aparente TRECHO 8 35,50% Violações

pontuais Impacto possível 30,90% Violações

pontuais Impacto possível 20,00% Não apresentam violações

aparente 20,00% Não apresentam violações

Sem impacto aparente

134 De forma sintética, pode-se observar que:

o Os resultados do Cenário I (exclusão dos pontos de lançamentos e captações cadastrados no CNARH) produziram uma análise geral de impactos bastante similar daquela constatada no Cenário Atual, com exceção do Trecho 2 que possuía classificação “Grande impacto comprovado” e mudou para “Impacto comprovado” no Cenário I. Essa afirmação corrobora a ideia de que a exclusão de pontos de lançamento e captação distribuídos pela bacia do Rio Piabanha, de forma geral, não propicia melhorias significantes nos perfis de concentração dos parâmetros simulados pelo modelo que indicam alterações na qualidade das águas;

o No caso do Cenário II (redução de 50% nas cargas poluidoras do trecho de nascente e das cargas difusas), como o esperado, a classificação quanto aos impactos constatados no Trecho 1 se modificou, passando de “Impacto comprovado” para “Impacto possível”, com a diminuição dos percentuais de violação aos padrões, nesse trecho, no Cenário II. O abrandamento também ocorreu no Trecho 2, que possuía classificação “Grande impacto comprovado”

e mudou para “Impacto comprovado” no Cenário II. Todavia, os demais resultados do Cenário II motivaram uma análise geral de impactos semelhante daquela constatada no Cenário Atual. Pode-se deduzir que as condições retratadas no Cenário II ainda não foram suficientes para produzir avanços significativos na condição geral de qualidade das águas da bacia do Rio Piabanha, ainda que seja importante destacar a melhoria verificada nos Trechos 1 e 2, próximos à região de cabeceira;

o As transformações mais significativas podem ser verificadas na simulação do Cenário III (redução de 50% nas cargas poluidoras dos tributários) em comparação com o Cenário Atual. O melhor exemplo dessa transformação é o conjunto de resultados modelados do Trecho 5 que condicionaram a classificação do trecho em “Impacto possível”, com percentual de violação média de 36,1% no Cenário III, em contraponto com a classificação “Grande impacto comprovado” suscitada pelo percentual de violação média de 76,5%

constatado no Cenário Atual.

135

Enfatiza-se que o quadro descrito no Cenário III pode ser considerado o mais distinto do Cenário atual, onde podem ser verificadas melhorias significativas na condição geral de qualidade das águas da bacia de estudo, principalmente entre os Trechos 3 e 7.

Portanto, pode-se afirmar que a qualidade das águas e a gestão dos recursos hídricos dos principais tributários da bacia do Rio Piabanha, em específico dos afluentes Rio Quitandinha, Rio Itamarati, Rio das Araras, Rio Santo Antônio e Rio Preto, devem ser consideradas como questão fundamental na determinação de medidas a serem tomadas, programas a serem desenvolvidos e projetos a serem implantados, para o atendimento das visando o controle e monitoramento ambiental na bacia do Rio Piabanha.

136

6. Indicação do Grau de Priorização para o

No documento RECURSOS HÍDRICOS (páginas 149-154)