• Nenhum resultado encontrado

A presente pesquisa quanto a sua abordagem caracterizar-se como quantitativa e qualitativa. Roesch (1996) define como quantitativa a pesquisa que tem o propósito de medir relações entre variáveis e avaliar o resultado de um sistema ou projeto e a qualitativa sendo apropriada para uma avaliação formativa, quando se trata de melhorar a efetividade de um plano ou programa.

Para Vergara (2004), os tipos de pesquisa podem ser classificados quanto aos fins de investigação e quantos aos meios utilizados. Quanto aos fins, uma pesquisa pode ser: exploratória, descritiva, explicativa, metodológica, aplicada, intervencionista. Quanto aos meios de investigação pode ser: pesquisa de campo, pesquisa de laboratório, documental, bibliográfica, experimental, ex post facto, participante, pesquisa-ação, estudo de caso.

Neste presente estudo, a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva. Segundo Kotler (1998, p. 78), pesquisa exploratória “é aquela que reúne informações preliminares que ajudam a definir o problema e as hipóteses”.

Segundo Malhotra (2001), a pesquisa exploratória visa explorar uma situação, com o objetivo de fornecer critérios e compreensão sobre o problema abordado pelo pesquisador.

Gil (2002) define que uma pesquisa exploratória tem como objetivo tornar o problema mais explícito, sendo que o objetivo principal de uma pesquisa exploratória seria o aprimoramento de ideias. O mesmo autor afirma que o planejamento deste tipo de pesquisa pode ser bastante flexível, pois envolve levantamento de dados bibliográficos, entrevistas com pessoas que tem ou tiveram experiência com o problema pesquisado e a análise de exemplos que possibilitem melhor compreensão do problema estudado.

Para Vergara (1998, p.47) a pesquisa exploratória “é realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado”.

Segundo Malhotra (2001, p.155) a pesquisa qualitativa é a “metodologia de pesquisa não estruturada, exploratória, baseada em pequenas amostras, que proporciona insights e compreensão do contexto do problema”.

Para realização da pesquisa exploratória foi utilizado dados secundários, através de materiais bibliográficos e documentais, e de dados primários, através de uma pesquisa qualitativa utilizando-se do método direto de grupos de foco.

Nesta pesquisa foi utilizado o método grupo de foco, que pode ser definido como um tipo de entrevista realizada por um moderador, de uma forma não estruturada e natural, com um pequeno grupo de respondentes. Conforme Aaker, Kumar e Day (2001), as discussões em grupos de foco provocam maior espontaneidade e emoções do que seria possível em uma entrevista.

Os dados secundários podem ser definidos, segundo Malhotra (2001, p.127) como “dados coletados para fins diferentes do problema em pauta”. Estes dados já foram coletados para outros objetivos, e foram utilizados para elucidar o problema em questão.

O presente estudo também se classifica como uma pesquisa bibliográfica, onde Silva e Menezes (2001) destacam que a pesquisa bibliográfica contribuiu para obter informações sobre a situação atual do tema ou problema pesquisado, conhecer publicações existentes sobre o tema e os aspectos que foram abordados, verificar as opiniões similares e diferentes a respeito do tema ou de aspectos relacionados ao tema ou ao problema de pesquisa.

Pesquisa documental é realizada em documentos conservados no interior das organizações como, documentos das organizações em estudo, regulamentos, normas, normativas e outros. Vergara (1998), destaca que a diferença entre pesquisa documental e bibliográfica está na natureza das fontes, sendo que a documental vale-se de materiais que não recebem um tratamento analítico, o que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos de pesquisa.

A pesquisa documental, de acordo com Marconi e Lakatos (1990), é a fonte de coleta de dados em documentos escritos ou não, constituindo assim as fontes primárias de dados.

Também foi utilizada a pesquisa por observação, que segundo Malhotra (2001, p.193) “é um registro de forma sistemática, dos padrões de comportamento das pessoas, objetos e eventos, para obter informações sobre o fenômeno de interesse”. Nesse tipo de pesquisa, não há o interrogatório por parte do pesquisador ao público alvo, apenas são observados os fatos à medida que ocorrem.

A pesquisa descritiva, segundo a concepção de Malhotra (2001), é um tipo de pesquisa conclusiva, cujo objetivo é descrever alguma coisa, normalmente características ou funções do mercado.

Para Gil (1996, p.46) “as pesquisas descritivas tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou então o estabelecimento de relações entre variáveis”.

Cervo e Bervian (2002, p.66) afirmam que a pesquisa descritiva “desenvolve-se, principalmente, nas ciências humanas e sociais, abordando aqueles dados e problemas que merecem ser estudados e cujo registro não consta de documentos”. “A pesquisa descritiva desenvolve-se, principalmente, nas Ciências Humanas Sociais, abordando aqueles dados e problemas que merecem ser estudados e cujo registro não consta em documentos” (CERVO; BERVIAN, 1996, p. 49).

Para a coleta de dados foi utilizado do método de Survey, que para Malhotra (2001) se constitui em um questionário estruturado que foi aplicado a uma amostra da população onde será realizada entrevista pessoal e por meio eletrônico. O método de Survey se baseia no interrogatório dos participantes, aos quais foi feito perguntas sobre o comportamento, intenções atitudes, percepções, motivações características demográficas e do estilo de vida. Ainda na visão deste autor, o método de Survey apresenta várias vantagens, pois sua aplicação é simples, os dados obtidos são confiáveis com respostas limitadas às alternativas. A codificação, análise e interpretação dos dados são relativamente simples, e há redução da variabilidade dos resultados, devido ao uso de perguntas de resposta fixa.

Documentos relacionados