• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

1.5.1 Coleta e análise dos dados

14 Segundo Triviños (2013, p. 117-118), “talvez seja necessário lembrar os pontos de vista do marxismo sobre o

qualitativo e o quantitativo. Já dissemos que surgiu uma dicotomia no campo da pesquisa em educação que [...] não tem razão de existir, analisada da perspectiva marxista e da própria experiência dos pesquisadores. Os marxistas afirmam que existe uma relação necessária entre a mudança quantitativa e a mudança qualitativa. E esta, como sabemos, resulta das mudanças quantitativas que sofrem os fenômenos. Mas a qualidade do objeto não é passiva. As coisas podem realizar a passagem do quantitativo ao qualitativo, e vice-versa. [...] Toda pesquisa pode ser, ao mesmo tempo quantitativa e qualitativa. Na prática ocorre que toda investigação baseada na estatística, que pretende obter resultados objetivos, fica exclusivamente no dado estatístico. Raramente o pesquisador aproveita essa informação para avançar numa interpretação mais ampla da mesma. [...] Os investigadores pouco experientes, especialmente, que transformam a estatística num instrumento fundamental de busca, quando ela realmente deveria ser um elemento auxiliar do pesquisador, desperdiçam um material hipoteticamente importante. E terminam seu estudo onde, verdadeiramente, deveriam começar”.

Segundo Triviños (2013, p. 140), “[...] é indispensável que o pesquisador tenha claro, ao iniciar uma pesquisa, que dados será aquilo que procurará, fundamentalmente, em torno do fenômeno que pensa estudar”.

Ouso dizer que para o espírito científico importa, antes e sempre, a consciência do método investigativo desenvolvido, a coerência que se estabelece entre teoria e fato, a lógica que se consegue defender e sustentar, os corolários e as consequências das análises, tanto de uma perspectiva científica como ética, e, também, o espírito crítico sobre o próprio método (GATTI, 2012, p. 63).

A pesquisa bibliográfica e documental foi realizada através de livros e da rede mundial de computadores com acesso aos sites oficiais das instituições pesquisadas, descritas nas referências. Conforme descrição ao longo da dissertação, foram pesquisados diversos autores e coletado dados educacionais, populacionais, financeiros e da legislação da União e dos entes federados. Foram coletados dados nas seguintes instituições: Presidência da República (PR); Ministério da Educação (MEC); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); INEP; IBGE; Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB); Ministério da Fazenda (MF); Banco Central do Brasil (BCB); Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos Sociais e Econômicos (DIEESE).

A análise e interpretação dos dados é algo que requer um grande esforço do pesquisador.15 Triviños (2013, p. 173), avalia que a interpretação “[...] surge como um conjunto de obstáculos difíceis de ultrapassar para qualquer investigador, as dificuldades aumentam quando na pesquisa de origem materialista dialética o qualitativo e o quantitativo estão em íntima relação [...]”.16

A sistematização, a análise e a interpretação dos dados da pesquisa exigiu diferentes técnicas. Os dados quantitativos foram sistematizados pela técnica de análise estatística dos dados. Os dados qualitativos da pesquisa bibliográfica e documental foram coletados e analisados na metodologia da análise de conteúdo (TRIVIÑOS, 2013; SEVERINO, 2007).

15 Segundo Gatt, 2012, p.71), “é mediante leituras, confronto de autores, dúvidas sobre afirmações ou modelos

e conclusões de pesquisa, questões dos limites impostos por conceitos, no contraponto com o próprio contato-vivência – do pesquisador com a área [...] que se criam as condições que permitem o desenvolvimento de uma perspectiva crítica dos autores, ao mesmo tempo que consistente com os problemas da área ou subárea. A partir dessa base, é que o pesquisador tem condições de desencadear análises e inferências, caso contrário ficará no óbvio ou no senso superficial”.

16 Triviños (2013, p. 137), acrescenta: “temos expressado reiteradamente que o processo da pesquisa qualitativa

não admite visões isoladas, parceladas, estanques. Ela se desenvolve em interação dinâmica retroalimentando-se, reformulando-seconstantemente, de maneira que, por exemplo, a Coleta de Dados num instante deixa de ser tal e é Análise de Dados, e esta, em seguida é veículo para nova busca de informações”.

Dentro da perspectiva dialética e seu movimento de tese-antítese-síntese, produzimos a síntese da pesquisa com as respostas à pergunta que constitui o problema da pesquisa - através da análise e interpretação dos dados quantitativos e qualitativos, mediado pelo referencial teórico.

A dissertação está organizada em quatro capítulos.

O primeiro capítulo, intitulado Estado e cidadania na sociedade capitalista, abrange uma análise da constituição da sociedade capitalista, e nela o papel do mercado e do Estado, a luta de classes e a cidadania. O capítulo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental em diferentes autores, nas CFs e nos dados secundários do IBGE, da SRF, do BCB e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O segundo capítulo, intitulado A universalização da educação básica no Brasil, abrange a descrição e análise da trajetória histórica dessa construção, seus avanços e contradições. O capítulo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental sobre a política educacional no Brasil, em diferentes autores, nas CFs, nas LDBs, em leis e nos dados secundários do IBGE e do INEP para a identificação da realidade de cada período histórico e atual.

O terceiro capítulo, intitulado, O federalismo brasileiro e a municipalização da

educação, abrange a conceituação do federalismo brasileiro, a municipalização da educação

infantil e fundamental e a descrição da trajetória histórica. Para a identificação da realidade de cada período histórico e atual, o capítulo foi desenvolvido com pesquisa bibliográfica nas CFs, nas LDBs e em diferentes autores, e com pesquisa documental de dados secundários do IBGE, do INEP, do FNDE, do MEC, da RFB, da STN.

O quarto capítulo, intitulado O PNE e os desafios dos municípios, abrange a descrição e análise das atribuições e desafios que o PNE estabelece aos municípios na próxima década. O capítulo foi desenvolvido com pesquisa bibliográfica no PNE e em diferentes autores e a pesquisa documental em dados secundários do INEP, do MEC, da STN e do DIEESE. É analisado as metas e estratégias do PNE com impacto no papel dos municípios e a realidade existente, e, delineando os desafios aos municípios, tendo como referência a construção história e a realidade descrita nos primeiros três capítulos.

Documentos relacionados