• Nenhum resultado encontrado

3. MÉTODOS

3.5 COLETA DE DADOS

A coleta de dados iniciou na primeira semana de maio de 2016 e encerrou na última semana de agosto do mesmo ano, com o período de intervenção entremeio de 3 meses.

3.5.1 Avaliação antropométrica

Na aferição corporal, foi utilizada uma balança digital com estadiômetro (W-200 A, Welmy, Santa Bárbara d’Oeste, SP, Brasil). Foi aferido massa corporal em quilogramas (kg) e a estatura em centímetros (cm). A medida da massa corporal foi realizada com a participante em pé, sem sapatos, com os braços estendidos ao longo do corpo e com o olhar num ponto fixo à sua frente de modo a evitar oscilações na leitura da medida. Para a medida da estatura, manteve-se na mesma posição, com joelhos e calcanhares juntos e braços estendidos ao longo do corpo. Nesta posição a peça do antropômetro em angulo reto é direcionada ao ponto mais elevado da sutura sagital (vértex)90. As medidas de circunferência abdominal e do quadril foram realizadas utilizando fita métrica inelástica (Teklife®), com a participante em posição ereta, abdome relaxado, braços ao lado do corpo e com o mínimo de roupa possível. Circundava-se com a fita o local a ser aferido com firmeza, porém sem esticar excessivamente evitando que o tecido subcutâneo fosse comprimido. A leitura foi considerada no centímetro mais próximo ao ponto de cruzamento da fita. A cintura foi medida na menor curvatura localizada entre as costelas e a crista ilíaca e para aferição do perímetro do quadril a fita métrica foi posicionada na altura do grande trocanter, com valores registrados em centímetros (cm)91. Estas avaliações foram realizadas em

todos os encontros quinzenais, tanto no grupo controle, quanto no grupo intervenção, exceto a estatura que foi aferida apenas no primeiro encontro.

Para avaliação da composição corporal por bioimpedância, utilizou-se o Analisador Composição e Hidratação Corporal por Bioimpedância (BIA 450, Biodynamics Corporation, Shoreline, WA, USA). Como padrão para a realização deste procedimento, as medidas de bioimpedância foram executadas no lado direito do

corpo, o avaliador posicionou-se ao lado do indivíduo deitado em decúbito dorsal com braços e pernas confortavelmente separados (Figura 6). Entre os cuidados prévios foram observados, antes do teste: 8 horas de jejum absoluto e feita a retirada de todos objetos metálicos92.

Para avaliação de bioimpedância, a avaliada estava deitada, em decúbito dorsal, em posição confortável e relaxada, sem calçados, meias, relógio, pulseiras ou afins na mão direita. As pernas estavam bem afastadas, as mãos abertas e apoiadas na maca.

Figura 6: Análise corporal por bioimpedância.

A preparação da pele foi realizada utilizando lixa d´água fina 400 (passou-se a lixa 3 vezes delicadamente no local onde foram colocados os eletrodos) e feita assepsia com gaze umedecida com álcool 70%. Foi utilizado eletrodo descartável de cloreto de prata (Ag/AgCl), marca Heart Beat, folha de papel alumínio com pré-hidrogel sintético de alta condutividade e baixa impedância que possui excelente adesão à pele.

Os eletrodos foram colocados nos seguintes pontos anatômicos: pé direito: o eletrodo distal na base do dedo médio e o eletrodo proximal um pouco acima da linha da articulação do tornozelo, entre os maléolos medial e lateral. Mão direita: o eletrodo distal na base do dedo médio e o eletrodo proximal um pouco acima da linha da articulação do punho, coincidindo com o processo estilóide. Conectou-se o cabo sensor no monitor e suas extremidades nos eletrodos. A intensidade da corrente elétrica emitida pelo monitor é de 800 µA (microAmpères) e a freqüência fixa é de 50 kHz (KiloHertz)93.

3.5.2 Avaliação da qualidade de vida, dor, recordatório alimentar e atividade física

O questionário SF-36 (ANEXO B), Medical Outcomes study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36), foi utilizado na forma traduzida para o Português e validada por Ciconelli94. O SF-36 é um instrumento genérico de avaliação de qualidade de vida. Este questionário consiste de 36 itens, englobados em oito componentes: capacidade funcional (10 itens), aspectos físicos (4 itens), dor (2 itens), estado geral de saúde (5 itens), vitalidade (4 itens), aspectos sociais (2 itens), aspectos emocionais (3 itens), saúde mental (5 itens) e mais uma questão de avaliação comparativa entre as condições de saúde atual e a de um ano atrás. Cada componente varia de zero a cem, sendo zero o pior escore e cem o melhor escore. A aplicação deste questionário foi realizada antes e após a intervenção educacional.

Foi utilizado como instrumento de avaliação da dor o questionário de Dor McGill95 (Anexo C) que avalia qualitativa e quantitativamente a dor. É apresentado em quatro categorias: sensorial, afetiva, avaliativa e mista; e vinte subcategorias. Nessas apresentam-se palavras com um número correspondente, qualificando e quantificando a dor. Devem ser escolhidas as palavras que melhor descreverem sua dor. Pede-se para a paciente escolher uma palavra de cada subcategoria, permitindo ao sujeito a opção de não escolher nenhuma. A análise é feita por categorias; através da soma dos valores associados às palavras selecionadas, quanto maior o escore, mais intensa é a dor. Com o desenho esquemático da figura humana frente e costas, foi assinalado os pontos de referência do local da dor. A aplicação deste questionário de avaliação da percepção de dor foi realizada antes e ao final da intervenção.

A avaliação do consumo alimentar foi realizada por meio da aplicação de Recordatório Alimentar de 24 horas96 (R24h) no início e no final da intervenção, nas dependências da UNISUL, no auditório C. Os recordatórios foram aplicados pelo pesquisador, nos encontros previamente programados. Os 4 recordatórios foram preenchidos de forma presencial, pelas participantes do estudo. Este, foi aplicado para ambos os grupos e após terminarem o preenchimento, entregaram para o avaliador. O grupo controle foi dispensado e o grupo intervenção permaneceu para participar da intervenção educativa, baseada no novo GAPB e ministrada pelo pesquisador.

As medidas caseiras dos alimentos listados nos recordatórios foram transformadas em quantidades em gramas (sólidos) e mililitros (líquidos) por uma

Nutricionista (CRN10 5903) de maneira padronizada, utilizando-se o sistema on-line Dietbox. Os valores inseridos no programa Dietbox forneceram os dados de energia e nutrientes, os alimentos foram classificados em minimamente processados, processados e ultraprocessados97.

Para avaliação da atividade física habitual no período pré intervenção utilizou- se o questionário proposto por Baecke e colaboradores98 e validado para a população brasileira por Florindo e Latorre99 sendo utilizado como proposto por Sardinha100(Anexo 5). A aplicação do questionário foi realizada, antes da divisão randomizada dos grupos. O objetivo foi verificar a homogeneidade dos grupos em relação à atividade física.

3.5.3 Avaliação cardiorrespiratória

Todas as participantes foram submetidas a teste ergométrico, para avaliação de capacidade cardiorrespiratória, antes do início da abordagem educativa e, salvo as excluídas, novamente, ao final desta. Utilizou-se a esteira ergométrica (AT Imbrasport, Inbramed, Porto Alegre, RS, Brasil) com software (ErgoPC13, Micromed Biotecnologia Ltda, Brasília, DF, Brasil). Os dados analisados foram a capacidade cardiorrespiratória medida em Equivalentes Metabólicos (METs - do inglês, metabolic equivalent), termo comumente utilizado para expressar a elevação do metabolismo em repouso ao se praticar uma atividade física.

Para a realização do teste ergométrico, as participantes foram previamente orientadas a vestir-se de maneira confortável, evitando o uso de sutiã com suspenção de metal e alimentadas num período de 2 horas antes do teste101.

Para a monitorização eletrocardiográfica, utilizou-se eletrodo adulto descartável espuma, marca 3M e para preparação da pele foi utilizado lixa d´água fina 400 (passou-se a lixa 3 vezes delicadamente no local onde foram colocados os eletrodos) e feita assepsia com gaze umedecida com álcool 70%.

Para registro das derivações foi utilizado um eletrocardiógrafo com cabo de paciente para esforço DB15, 11 vias,13 canais, com doze derivações clássicas (D1, D2, D3, aVR, aVL, aVF, V1, V2, V3, V4, V5, V6) e uma derivação bipolar adicional (CM5) para registro em esforço para o teste clássico.

Foi utilizado o protocolo de Bruce, onde o incremento de carga de exercício ocorre com aumento da velocidade e da inclinação da esteira em intervalos de 3

minutos. A pressão arterial foi aferida com 30 segundos e após 2 minutos a cada mudança de estágio, utilizou-se esfigmomanômetro (Durashock DS44 e Braçadeira FlexiPort, Welch Allyn Inc., NY, EUA) e estetoscópio (Spirit Pro, Spirit Medical Co, Ltd., Luzhou, Taiwan).

Como variáveis clínicas e de aptidão cardiorrespiratória, foram mensurados os seguintes parâmetros cardiopulmonares: frequência cardíaca de repouso (FC) com resultado em batimento por minuto (bpm) e a FC máxima avaliada. Aferição da pressão arterial (PA) foi com o esfigmomanômetro analógico e o resultado foi expresso em milímetros de mercúrio (mmHg).

Dessa forma, estima-se o gasto energético de atividades físicas a partir do número de vezes em que foi aumentado o consumo de oxigênio em comparação ao repouso. O valor de 1 MET representa a taxa média do consumo de oxigênio em repouso, o qual é expresso pelo valor relativo de 3,5 mL de oxigênio por quilograma de massa corporal por minuto (3,5 mL/kg/min)101.

As coletas destes dados foram realizadas antes e após a intervenção educacional, o período entre as duas coletas foi de 3 meses, conforme observado no desenho do estudo (Figura 8).

3.5.5 Dosagens séricas

O sangue dos indivíduos foi coletado pré e pós intervenção para posteriores dosagens das concentrações de citocinas séricas. O local de coleta do sangue foi o laboratório de habilidades da UNISUL.

As coletas foram realizadas em dois momentos (pré e pós-intervenção) no laboratório de habilidades da UNISUL entre 7h00 e 9h00 com as participantes em jejum de 12 horas. Foi retirado 10 ml de sangue da veia cubital de cada participante. O sangue periférico das participantes, foi coletado em seringas de 10 ml (marca SR lote:420 I) e agulha 0,80 x 25mm (Marca SR Lote 5292198) e colocadas em Microtubos de centrifugação 2,0 ml transparente - K30-1020. Os microtubos foram centrifugados (Modelo Fanem) em 5000 rpm, por 5 minutos e o soro removido em ambiente estéril, estocado em tubos de microcentrífuga e armazenamento em freezer a -80ºC.

A análise das concentrações séricas foi realizada pelo método de ELISA – do inglês, enzyme-linked immunosorbent assay, por meio do kit DuoSet ELISA (R&D

Systems, Minnesota, MN, EUA) para humanos, com sensibilidade entre 15,6 pg/ml até 1000 pg/ml para o TNF-, entre 9,38 pg/ml a 600 pg/ml para IL-6 e entre 31,3 a 2000 pg/ml para IL-10. As leituras foram realizadas por um leitor de microplacas ajustado para 490 nanômetros (nm) e correção (substraindo) do comprimento de onda lido a 650 nm. Os valores foram expressos em pg/ml102,103,104.

Para determinação dos resultados de glicemia e lipidograma, utilizou-se 10 µl da amostra (soro) com pipetas monocanais e ponteira descartável de uso único (4*49mm ponta amarela 50ul) e colocado em tubos de ensaio (em polipropileno transparente 12 x 75 mm OS 5ml), juntamente com 1ml de reagente. O conteúdo foi misturado vigorosamente com o auxílio de um vórtex contínuo e incubado em banho- maria a 37 ºC durande 10 minutos. O nível de água no banho estava superior ao nível dos reagentes nos tubos de ensaio. As absorbâncias do teste e padrão foram determinadas em 505 nm (490 a 520) e para leitura utilizamos o equipamento espectofotômetro 600s marca Femto (FEMTO Indústria e Comércio de Instrumentos, São Paulo, SP, Brasil).

A determinação da glicose plasmática no soro, foi realizada por meio de método Enzimático-Colorimétrico, utilizando-se o kit Glicose Liquiform, Labtest®105.

A determinação do colesterol total foi realizada pelo método enzimático, por reação de ponto final, utilizou-se o kit Colesterol Liquiform Labtest®106.

A determinação do HDL-C foi realizada através da precipitação seletiva das lipoproteínas de baixa e muito baixa densidade, por reação de ponto final, utilizou-se o kit Colesterol HDL Labtest®107.

A determinação dos triglicérides se deu pelo sistema enzimático por reação de ponto final em amostras de soro, utilizou-se o kit Triglicérides Liquiform Labtest®108. O conteúdo de LDL-C foi determinado por meio da fórmula de Friedwald e colaboradores109, 1972, onde LDL-C= CT – (HDL-C + TG/5), aplicada para os indivíduos com TG < 400 mg/dL.

Documentos relacionados