• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa foi realizada em quatro etapas: Consulta de Prontuários, Avaliação inicial, Intervenção e Avaliação final.

4.5.1 Consulta aos prontuários dos participantes

A primeira etapa consistiu na análise dos prontuários das crianças selecionadas para melhor caracterização dos participantes. Esse procedimento mostrou-se necessário para a obtenção de dados referentes à organização familiar, processo de desenvolvimentos dos participantes, dificuldades de linguagem e escolarização.

4.5.2 Avaliação inicial da narrativa – individual

Inicialmente, foi realizada uma avaliação com foco na observação de aspectos referentes à elaboração de narrativas orais por parte das crianças, de modo a permitir a descrição do perfil narrativo do participante.

Para isso, foram solicitadas produções de narrativas orais, por meio do reconto da história infantil “Os três porquinhos”. Inicialmente, a pesquisadora contou a história, reproduzindo os elementos da versão

44 impressa, sem leitura textual, e com constante referência às imagens do livro.

Em seguida, o livro foi entregue à criança e foi solicitado que ela contasse a história, do modo como ela a recordava. Enquanto a criança contava a história, preenchia-se a ficha de avaliação (Apêndice II), assinalando-se os elementos que o participante mencionava em sua narrativa (na coluna “menção espontânea”).

As fichas de avaliação (Apêndice II), bem como as demais utilizadas ao longo do estudo (Apêndices II a XI) foram elaboradas a partir de conteúdos relacionados às estruturas narrativas, descritas a seguir (Quadro 4):

45 Quadro 4 – Componentes narrativos – itens adotados por Labov e Waletzky, Spinillo e Martins, e ficha utilizada no presente estudo.

Componentes narrativos Narrativa oral, Labov e Waletzky22 Narrativa escrita, Spinillo e Martins30

Ficha utilizada no presente estudo

Resumo Início (abertura –

cena – informações gerais sobre tema, personagens e metas que se pretende alcançar). Orientação Cenário Orientação Personagens Metas Ações complicadoras Meio (evento, trama, situação- problema). Complicação Eventos Problema Trama

Resolução Final (resolução do problema –

fechamento convencional).

Resolução

Coda Coda

Conforme a criança mencionava os componentes narrativos, era realizado o preenchimento das colunas relativas às menções da criança, presentes na ficha de avaliação (Apêndice II), a partir da seguinte convenção:

-Completo: Fala apropriada à narrativa solicitada.

-Impreciso: Fala com imprecisão/erro em relação à narrativa solicitada.

46 -Ausente: Ausência de aspecto/fala relativo à narrativa.

Completo Impreciso Ausente

Depois que a criança concluía esse reconto, a pesquisadora focava cada item não mencionado: apresentava pistas e questionamentos relativos a cada item e assinalava as novas contribuições da criança na coluna “desempenho final”. Em todo o processo, foram utilizadas as imagens do livro como apoio.

4.5.3 Intervenção em grupo – Contação de histórias

Ao longo da pesquisa, foi desenvolvido um projeto temático de contação de histórias, no qual foram contadas as histórias descritas anteriormente (quadro 3) em contexto grupal. Inicialmente em cada sessão a pesquisadora realizava a contação de um dos livros para as participantes, com o uso de recursos prosódicos e paralinguísticos característicos deste tipo de discurso.

Após a história ter sido contada ao grupo pela pesquisadora, realizou-se uma conversa com o objetivo de saber o que os participantes apreenderam da história, quais aspectos acharam interessantes, bem como suas opiniões pessoais. Em seguida, foram organizadas as sequências fotográficas das histórias, com apoio da pesquisadora e de diálogos entre os membros dos grupos.

Em seguida era proposta a criação de cenas e atividades lúdicas relacionadas às temáticas da história contada. As propostas desenvolvidas continham aspectos cotidianos e situações típicas da rotina infantil, que permitissem as participantes a vivência de elementos da historia que pudessem estar presentes em seu dia a dia.

Ao longo do desenvolvimento do projeto Contação de Histórias, foram realizadas as atividades descritas no Quadro 5.

47 Quadro 5 – Descrição de histórias e atividades propostas.

Livro Sinopse Proposta Desenvolvida

O grande rabanete

Um fazendeiro decide colher um rabanete em sua horta. Entretanto, devido ao tamanho do legume, necessita do auxilio dos demais moradores da fazenda, familiares e animais, para concluir a colheita.

Uso de objetos brinquedos (rabanete e bonecos dos personagens), sequência fotográfica dos eventos e brincadeira faz de conta com a temática de cozinha – produção de salada com miniaturas de utensílios de cozinha e legumes.

Toma lá, dá cá

Mico Zeca, um macaco, é dono de um mercadinho na floresta e aceita de sua freguesia bananas como pagamento. Certo dia, recebe a visita de Mico Zico, que o incentiva a aumentar os preços dos produtos. Após o aumento dos preços, Mico Zeca tem que enfrentar a revolta de seus fregueses.

Uso de brinquedos (caixa registradora, bananas e miniaturas de frutas e produtos de mercado, sequência de imagens representativas dos livros e brincadeira faz de conta com a temática de mercado – compra de produtos e uso de dinheiro (sem valor).

Enquanto seu sono não vem....

Miguel é um menino muito curioso. Em uma noite, ao se deitar, ele começa a ouvir ruídos e passa identificá-los. Com isso, perde o sono e passa a questionar a presença de um fantasma em seu quarto. Mas com o decorrer da noite, percebe que os ruídos são apenas frutos de sua imaginação.

Uso de sons (latido de cachorro, pulsação, ronco, pessoas comendo e conversando), correlação dos sons com imagens sequenciais da história e brincadeira faz de conta relacionada com tema da historia – sono/dormir (cama, lençol, ruídos noturnos, bonecos).

Gabriela e a titia

Gabriela e sua tia Zulmira decidem passear pela cidade. Entretanto, a tia de Gabriela não para de falar com os comerciantes e numa dessas conversas se distrai e troca Gabriela por um macaco com realejo. A menina aproveita a distração da tia e vai brincar com seus amigos. Ao final da tarde, a troca é desfeita.

Uso de imagens reais dos locais em que se passa a história (feira, floricultura, peixaria, parque e loja), sequência fotográfica dos eventos do livro (ordenação lógica) e

brincadeira faz de conta com foco na construção de locais comerciais (loja, parque e floricultura).

48 Ao término das atividades lúdicas as crianças eram encorajadas a narrarem de forma coletiva a história contada na sessão com o apoio do livro. Neste momento foi realizado o preenchimento de fichas de avaliação (Apêndices IV, VI, VII e X) e conforme os componentes narrativos eram mencionados, preenchia-se a coluna relativas às menção espontânea. No entanto os componentes que não foram mencionados eram prontamente instigados pela pesquisadora no decorrer da elaboração narrativa.

4.5.4 Avaliação final da narrativa – individual

Esse procedimento foi realizado de modo similar à avaliação inicial, utilizando-se os mesmos materiais e sistemas de apoio.

Documentos relacionados