• Nenhum resultado encontrado

Foram objetos da pesquisa somente as companhias de capital aberto não-financeiras cujas ações estavam listadas na Bovespa entre janeiro de 2002 a setembro de 2010, pois a baixa liquidez pode, além de comprometer premissas das séries de dados (normalidade), viesar os resultados, visto que títulos de baixa liquidez podem apresentar menor precisão como referência do valor de mercado.

Damodaran (2002) defende a adoção do preço de mercado das ações como referência ao objetivo de maximização da riqueza salientando que: 1. o preço da ação é a medida mais identificável para uma companhia de capital aberto, incorporando frequentes atualizações, de maneira a refletir as novas informações e estimativas de desempenho que venham a surgir. Todas as informações relevantes que venham a ser anunciadas têm imediata resposta do mercado, aumentando ou reduzindo o seu valor, a depender das expectativas dos investidores em relação aos seus resultados esperados; 2. o preço da ação reflete, em um mercado racional, o desempenho das medidas de longo prazo tomadas pela empresa. O valor de uma ação relaciona-se pouco com os resultados correntes; seu significado mais importante é exprimir, em termos monetários, as perspectivas de longo prazo da empresa; 3. ao visualizar o preço de uma ação como uma medida real da sua riqueza, os acionistas podem negociar suas ações e realizar ganhos imediatos. Portanto, as ações mais líquidas seriam as mais indicadas para observar se as informações macroeconômicas estão sendo incorporadas ao preço das ações. As ações menos negociadas poderiam não apresentar essa incorporação de informação, tendo em vista a demora em suas negociações. (ver mais em Mac)

Para cada ação presente na amostra foram extraídos da base de dados Economática dados referentes ao preço de fechamento diário da ação, os graus de alavancagem trimestrais das companhias incluídas na amostra e a quantidade de ações ordinárias e preferenciais por empresa, para que fosse feito o cálculo da capitalização de mercado de cada empresa. Na

base de dados Economática, a alavancagem financeira é calculada dividindo-se o capital de terceiros (soma do passivo circulante com o exigível ao longo prazo) pelo ativo total da empresa. A capitalização de mercado da companhia foi calculada multiplicando-se o número de ações da companhia pelo preço da ação. Para a variável liquidez, a coleta foi feita trimestral, fez-se a média, seguida por tercis para s segmentação.

No cálculo das variáveis que envolvem dados contábeis, foram utilizados dados trimestrais, obtidos de demonstrações financeiras não consolidadas. Foram utilizadas cotações de fechamento diárias, em real, ajustadas por proventos, inclusive dividendos, visando evitar que tais eventos influenciem os resultados.

Os testes com a amostra foram realizados levando-se em conta a periodicidade trimestral, de forma a possibilitar a inclusão de índices de endividamento (alavancagem) divulgados pelas companhias, assim como variáveis econômicas efetivamente observadas que são apresentadas em base trimestral. Detalhes sobre as variáveis incluídas no estudo são apresentadas posteriormente.

Além dos dados específicos sobre cada uma das ações da amostra, os modelos desenvolvidos neste estudo fizeram uso das expectativas sobre variáveis macroeconômicas divulgadas no Relatório Focus pelo Banco Central e foram coletadas no próprio site do Banco Central, como está apresentado no quadro 5.

Quadro 5 - Indicadores e séries divulgadas no Relatório Focus

Termo/indicador Séries

1- Balança Comercial - Importação

- Exportação - Saldo

2- Balanço de pagamentos - Conta Corrente

- Investimento Estrangeiro

3- Fiscal - Resultado Primário

- Resultado Nominal

- Dívida líquida do setor público

4- Indices de preços - IGP-DI

- IGP-M - INPC - IPA-DI - IPA-M - IPCA - IPCA-15 - IPC - Fipe 5 e 6 Inflação acumulada p os próximos 12 meses

(e suavizada) As mesmas do item 4.

7- Meta para taxa over-selic - Meta para taxa over-selic

8- PIB - PIB Agropecuária

- PIB Industrial - PIB Serviços - PIB Total 9- Preços administrados por contrato e

monitorados

- Preços administrados por contrato e monitorados

10- Produção industrial - Produção Industrial

11- Taxa de câmbio - Taxa de Câmbio

Fonte: Compilado do site do BCB

Inicialmente, foram utilizadas todas as variáveis do RF para observar a previsão de volatilidade e retorno de cada ativo da amostra, com exceção da série Preços administrados por contrato e monitorados, tendo em vista que sua série se iniciou em maio de 2003. Com o desenvolvimento da pesquisa, observou-se que nem todas as séries poderiam ser utilizadas, tendo em vista problemas de correlação entre elas.

As séries apresentadadas no Relatório Focus referem-se às expectativas dos agentes do mercado. No site, pode-se optar por coletar essas séries nas seguintes formas: pela média, mediana, desvio-padrão e coeficiente de variação. A coleta de dados para esta pesquisa foi feita utilizando as séries mostradas pela mediana, por apresentarem as seguintes vantagens:

1. não sofre influência de valores extremos;

2. a mediana é utilizada especialmente para distribuições assimétricas, mas pode ser utilizada para dados com distribuição simétrica também.

No Relatório Focus são apresentadas as expectativas dos analistas para o final do ano em que está sendo feita a projeção e para os anos seguintes. Para esta pesquisa, foram coletados os dados trimestrais das expectativas para o final do ano posterior à projeção. Por exemplo: no ano de 2002, no Relatório Focus estavam sendo divulgadas as projeções para o término de 2002 e para o término dos anos seguintes. Para o ano de 2002, coletaram-se, trimestralmente, os dados de expectativa para o término de 2003, e assim sucessivamente.

Em um segundo momento, utilizaram-se as variáveis macroeconômicas efetivamente observadas para as quais o Relatório Focus apresentava a expectativa. Essas variáveis foram também coletadas no site do Banco Central. No quadro 6, vê-se a fonte de coleta das variáveis da pesquisa.

Quadro 6 - Sistema de informações e variáveis da pesquisa. Variáveis de análise Fonte da Coleta dos dados Endividamento

Valor de mercado da empresa

Liquidez

Fechamento da ação

Base de dados Economática

Focus (Expectativa) Dados macroeconômicos efetivamente observados

Site do Banco Central

Fonte – elaborada pela autora da tese.

3.4 Descrições das variáveis e hipóteses testadas