• Nenhum resultado encontrado

Coleta de Dados

No documento Maria Fernanda de Oliveira (páginas 121-124)

Além da pesquisa exploratória inicial que coletou os dados secundários básicos de identificação e localização das empresas e chamadas públicas FINEP, traduzindo-os em informações relevantes para a composição do universo e amostra da pesquisa, houve a necessidade de proceder outras coletas para atingir os objetivos do estudo.

Em alinhamento com a literatura analisada, objetivos e características da pesquisa, foram identificados e selecionados dois instrumentos de coleta de dados que complementaram o grupo de informações necessárias para as análises pretendidas: um questionário com perguntas abertas e fechadas para executar o levantamento de dados referentes às empresas de biotecnologia (Apêndice C) e um formulário (Apêndice D) com questões a serem respondidas pela análise de conteúdo das chamadas públicas da FINEP.

Análise dos Fundos Setoriais e outras modalidades (fontes) de financiamento FINEP Histórico de Chamadas Públicas FINEP Encerradas, 2001-2010 (n=201) Identificação das Chamadas com potencial

de financimento em biotecnologia (n= 89)

Seleção de até 3 Chamadas de cada fonte

potencial (n=12)

Para o questionário, as categorias de análise e variáveis trabalhadas foram:

 Perfil organizacional: visa identificar as características básicas e estratégicas das empresas;

 Fontes de financiamento: identificar as empresas que já tenham concorrido e/ou recebido aportes financeiros da FINEP;

 Gestão da Informação: identificar partes do ciclo de GI realizadas nas empresas de biotecnologia;

 Ações de Inteligência Competitiva: identificar atividades ligadas à IC nas empresas de biotecnologia.

Direcionadas por tais categorias e em sintonia com os objetivos foram elencadas as variáveis do Quadro 15 para serem investigadas.

Quadro 15: Relação dos objetivos da pesquisa versus variáveis abordadas no questionário.

OBJETIVOS VARIÁVEIS

Caracterizar o perfil das empresas de biotecnologia no Brasil

Segmento de atuação; Origem da empresa;

Abrangência das atividades da empresa; Estrutura básica empresarial

Comparar as empresas de biotecnologia que não receberam e as que receberam apoio através das chamadas públicas FINEP quanto à gestão da

informação.

Fontes de financiamento FINEP; Profissionais da informação;

Identificação das necessidades informacionais; Obtenção da informação;

Processamento da informação; Distribuição da informação; Utilização da informação;

Feedback. Identificar e analisar elementos da gestão da

informação no processo de inteligência competitiva das empresas de biotecnologia que

receberam e das que não receberam apoio governamental (FINEP)

Gestão da informação;

Monitoramento do Ambiente Organizacional; Tipos de informação;

Análise da informação; Ciclo IC

Fonte: Elaborado pela autora.

As questões foram elaboradas em quatro formatos:

 Escala Likert: a partir de uma proposição, o respondente deverá optar por 1 dentre 5 opções que contemplam sua posição frente a mesma, sendo utilizadas as categorias: grau de concordância (1 – Discordo totalmente; 2 – Discordo parcialmente; 3 – Não concordo, nem discordo; 4 – Concordo parcialmente; 5 – Concordo totalmente), grau de importância (1 – Não é importante; 2 – Pouco importante; 3 – Indiferente; 4 – Importante; 5 – Muito importante).

 Check List: a partir de uma proposição o respondente deverá marcar uma ou mais opções de resposta que se ajuste à sua realidade.

 Atribuição de frequência na execução de determinada tarefa ou utilização de certo produto ou serviço.

 Resposta livre: questão aberta com resposta subjetiva.

Todo o questionário foi elaborado a partir de reflexões sobre as informações obtidas na revisão bibliográfica.

Visando tornar o contato com os respondentes mais amigável e a tabulação dos dados mais prática, optou-se por hospedar o questionário no Google Docs, software online que permite a criação de diversos tipos de formulários com algumas opções para os formatos de respostas; dentre eles os formatos que a pesquisa se propõe utilizar.

Parte importante desta etapa e que demandou tempo foi a submissão do projeto de pesquisa, juntamente com o questionário ao Comitê de Ética (exigência para pesquisas que abordam seres humanos). Pelo fato de ocorrer uma greve de funcionários técnico- administrativos na UFSCar no período em que os documentos ficaram prontos para submissão, o processo foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Araraquara, sendo aprovado (Anexo A).

Na fase seguinte, a partir dos dados levantados na pesquisa exploratória, foi realizado contato via e-mail com três empresas para realização do pré-teste; a partir disso pôde-se captar tempo estimado para responder ao questionário e efetuar algumas alterações de ordem gramatical. Posteriormente, os contatos com o restante da amostra sorteada foram realizados através de e-mail e telefone, onde se explicou o objetivo do estudo e a importância da participação da empresa em questão, com apresentação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido exigido pelo Comitê de Ética (Apêndice E).

Além dessa apresentação, foi informado o perfil desejável do respondente: diretor, gerente ou outro profissional da organização que estivesse envolvido nos processos de tomada de decisão da empresa. Esta fase da pesquisa exigiu 2 meses para conclusão, nos quais foram feitas 3 tentativas de contato com os sujeitos sorteados.

A coleta de dados para análise das chamadas públicas da FINEP dividiu-se nas categorias:

 Estrutura-base: caracterização das chamadas públicas quanto às informações aí contidas;

 Prazos de submissão: identificação de uma média de tempo entre o lançamento do edital e o prazo-fim para submissão de propostas;

 Documentos requeridos: elencar os documentos solicitados nas chamadas públicas que sejam recorrentes nos documentos analisados;

 Critérios de avaliação: apontar os critérios básicos (citados nas chamadas públicas) a serem avaliados nas propostas submetidas.

Os dados foram tabulados e depois analisados quanto à sua recorrência nas chamadas para assim compor um documento com os principais traços constantes nestas chamadas. A coleta foi realizada através dos dados disponíveis na Internet, no site da FINEP, no período de 2002 a 2010, pois contemplam o histórico de chamadas públicas estudadas e possuem os resultados disponibilizados publicamente.

No documento Maria Fernanda de Oliveira (páginas 121-124)