• Nenhum resultado encontrado

Ao se pesquisar o gerente, alguns pontos importantes devem ser considerados. Segundo Easterby-Smith et al. (1999), três fatores principais tornam a gerência distinta como foco de pesquisa. Em primeiro lugar os gerentes precisam ser capazes de trabalhar por meio de fronteiras técnicas, culturais e funcionais e de aproveitar conhecimentos desenvolvidos por outras disciplinas, como sociologia, antropologia, economia, estatística e matemática. Ou seja, o que se relaciona ao progresso no sentido da criação de disciplinas distintas dentro da gerência, em que na sua prática é, em grande parte, eclética. Em segundo lugar, os gerentes tendem a ser pessoas poderosas e ocupadas, sendo pouco provável que permitam o acesso de pesquisas às suas organizações, a menos que possam ver nisso alguma vantagem comercial ou pessoal proveniente dessa permissão. E por último, gerenciar requer, ao mesmo tempo, pensamento e ação.

Os gerentes, em sua maioria, acham não só que as pesquisas devem levar a consequências práticas, mas também que são capazes de tomar providências por si mesmos à luz de seus resultados. Assim, os métodos de pesquisa precisam incorporar o potencial para a tomada de providências ou devem levar em conta as consequências práticas que provavelmente ocorrerão.

Neste trabalho, o levantamento realizado visando coletar dados sobre raça, idade, educação, e várias outras características dos gestores do PIM foi o censitário, que Segundo Fowler Jr. (2001,p.15) um censo “significa reunir informações sobre cada indivíduo de uma população, onde todos (ou a quase todos) os membros da população tem a mesma chance de ser selecionado”. O presente estudo foi realizado junto a gerentes de 600 empresas que receberam o convite para responderem o instrumento via web. Foram enviados convites por e- mail com o link da pesquisa, solicitando que somente os respondentes qualificados, ou seja os gerentes e diretores do PIM, pudessem responder os questionário de acordo com as instruções especificadas.

A pesquisa foi realizada na forma de survey respondida por meio do acesso dos gestores a pesquisa on line. Os questionários foram respondidos no período de Dezembro/2013 a Março/2014, cada um com duração entre doze a quinze minutos para resposta.

Segundo o estudo de Evans e Mathur (2005) que realizaram um estudo sobre as principais vantagens e desvantagens das pesquisas on line sobre a ótica dos pesquisadores. As principais vantagens apontadas pelos autores foram: O Alcance global possibilita a coleta de informações de indivíduos localizados em diferentes regiões de um mesmo país; A Flexibilidade, pois podem ser enviadas e-mails com questionários anexados e e-mails com links para questionários; A Economia de tempo reduz o tempo gasto com o trabalho de campo e coleta dos dados; As Inovações tecnológicas proporcionam maiores facilidades no que se refere à tabulação e análise dos dados coletados; A Facilidade de coleta e tabulação de dados diminuem os incômodos com a tabulação de dados, e, assim que o último questionário é preenchido, todas as respostas coletadas são, instantaneamente, consolidadas em um banco de dados; O Baixo custo de aplicação e administração, uma vez que torna desnecessários custos com postagens de questionários ou contratação de entrevistadores; O Controle da ordem de perguntas respondidas garantem sobre quais perguntas os respondentes devem responder, ao mesmo tempo que determinam a ordem adequada para o preenchimento; O Preenchimento obrigatório de perguntas minimiza a taxa de perguntas com respostas deixadas em branco, colaborando para o aumento da representatividade dos dados coletados.

Quanto as principais desvantagens das pesquisas on line sobre a ótica dos pesquisadores apontadas por Evans e Mathur (2005) tem-se: Ser Percebida como SPAM (lixo eletrônico) é o fato da alta probabilidade de ser percebida como uma mensagem massificada não-solicitada, afetando a credibilidade do estudo e o percentual de respostas obtidas; A Seleção e representatividade pelo envio de e-mails massificados podem comprometer a validade dos resultados por não serem indivíduos adequados aos objetivos de pesquisa; A Falta de habilidade dos respondentes pode comprometer a facilidade de preenchimento e a qualidade dos dados coletados; Dependência da tecnologia , ou seja, o sistema operacional, o tamanho e a qualidade da imagem e a velocidade com que são processadas as informações afetam o modo como ocorrerá o preenchimento da pesquisa on-line; A Impessoalidade por não possibilitarem o contato humano entre pesquisador e respondente, limita-se a possibilidade de aprofundamento sobre os dados coletados. E a Baixa taxa de resposta é a principal desvantagem associada à realização de uma pesquisa pela internet.

Nesse estudo, 96 gestores (diretores e gerentes) responderam o formulário da pesquisa on line, identificados por critério de acessibilidade/adesão, sendo que 40,6% dos pesquisados

eram diretores e 59,4% gerentes. Os homens representaram a maioria na pesquisa com 77,08% de representatividade e as mulheres representavam 22,92%. Os homens pesquisados foram representados por 41,9% de diretores e 58,1% de gerentes. Já as mulheres pesquisadas foram representadas por 36,4% de diretoras e 63,3% de gerentes conforme especificado na Tabela 3- Distribuição dos Gestores Pesquisados, pelo Nível Gerencial.

Tabela 3. Distribuição dos Gestores Pesquisados, pelo Nível Gerencial.

Homens Mulheres Total

NÍVEL

GERENCIAL N % N % N %

Diretor 31 41,9% 8 36,4% 39 40,6%

Gerente 43 58,1% 14 63,6% 57 59,4%

Total 74 100,0% 22 100,0% 96 100,0%

Fonte: Dados da Pesquisa, 2014.

Esses gestores, por sua vez, fazem parte representativa dos seguimentos do Polo Industrial de Manaus, como por exemplo, 15,6% de Outras empresas do Subsetor Diversos,

14,6% do polo de Duas Rodas, 14,6% de Produtos Eletroeletrônicos e Comunicações, 13,5% do setor de plásticos, 11,5% de Componentes de Produtos Eletroeletrônicos e Comunicação,

9,4% Bebidas não Alcóolicas e seus Concentrados e 8,3% Metalúrgico, conforme demonstrado

na Tabela 4 – Distribuição dos Gestores Pesquisados, pelo Subsetor ou Polo do PIM.

Tabela 4. Distribuição dos Gestores Pesquisados, pelo Subsetor ou Polo do PIM

Homens Mulheres Total

Setor do PIM

N % N % N %

Bebidas não Alcóolicas e

seus Concentrados 6 8,1% 3 13,6% 9 9,4% Componentes de Produtos Eletroeletrônicos e comunicação 7 9,5% 4 18,2% 11 11,5% Produtos Eletroeletrônicos e Comunicações 12 16,2% 2 9,1% 14 14,6% Relojoeiro 2 2,7% 0 0,0% 2 2,1%

Outras Empresas do Setor

Mecânico 0 0,0% 1 4,5% 1 1,0%

Metalúrgico 8 10,8% 0 0,0% 8 8,3%

Minerais não Metálicos 1 1,4% 0 0,0% 1 1,0%

Papel, Papelão e Celulose 1 1,4% 0 0,0% 1 1,0%

Tabela 4. Distribuição dos Gestores Pesquisados, pelo Subsetor ou Polo do PIM (Continuação)

Fonte: Dados da Pesquisa, 2014.