• Nenhum resultado encontrado

O banco de dados foi construído em uma planilha do software Excel (Microsoft Inc., 2010). Para a análise de dados, foram utilizados o Statistical Package for Social Sciences - SPSS 16.0 (IBM) e R versão 2.11.0. Para todas as análises foi fixado um nível de significância igual a 0.05 e um intervalo de 95% de confiança.

Após aplicação do questionário foi realizado a validação de asserções e a confiabilidade do instrumento. Segundo Easterby-Smith et al. (1999, p.121) “a validade é uma questão de até onde se pode ter certeza de que o teste ou instrumento mede o atributo que supostamente deve medir”. Para avaliar a confiabilidade, foram realizados testes de análise de dispersão de resposta, usando o método da correlação linear entre a pontuação no item e o total no instrumento por respondente, item a item, com a finalidade de assegurar que houve dispersão mínima de respostas entre os respondentes em relação à escala atitudinal, e verificar se existia consistência entre baixa pontuação na asserção e pontuação total baixa no instrumento, e vice-versa.

A confiabilidade do instrumento de medição também foi verificada. A confiabilidade é principalmente uma questão de estabilidade, ou seja, se um instrumento for administrado ao mesmo indivíduo em duas ocasiões diferentes, se ele dará o mesmo resultado. Para Easterby- Smith et al. (1999, p.121) “o maior problema para se testar isso na prática é que ninguém pode estar certo de que o indivíduo e outros fatores não mudaram entre as duas ocasiões”. Por isso, é mais comum examinar a “confiabilidade de equivalência”, que é a extensão até a qual itens diferentes, que pretendem medir a mesma coisa, estão relacionados entre si. Para verificar a consistência interna da ferramenta, foi calculado o Alfa de Cronbach.

As informações foram submetidas inicialmente à análise descritiva. Segundo Cooper e Schindler (2003, p. 359) “o objeto da análise estatística descritiva é desenvolver conhecimento suficiente para um conjunto de dados”. Essa análise permite descrever as distribuições características de acordo com suas estatísticas relevantes para medidas de localização, dispersão e forma. (Cooper e Schindler, 2003).

A análise descritiva foi realizada por meio do cálculo das frequências e medidas de posição (média aritmética e a mediana, que procura o ponto central de uma distribuição de dados na qual a metade dos casos fica acima e a metade fica abaixo) e variabilidade (desvio- padrão, que é a raiz quadrada positiva da variância, é a medida de dispersão ou da variabilidade de uma dispersão de dados usada mais frequentemente) (Cooper e Schindler, 2003).

Para verificar a diferença entre as proporções, comparando as variáveis qualitativas foi utilizando o Teste de Qui-Quadrado, para (Cooper e Schindler, 2003, p.604) “é um teste de significância usado para mensurações nominais, ou, quando aplicável, o Teste Exato de Fisher”.

Como forma de verificar a normalidade dos dados foi realizado o teste do Kolmogorov-Smirnov, como os dados não apresentaram normalidade, utilizou-se o teste não- paramétrico de Wilcoxon para comparar o escore entre importância e prática.

Para a obtenção de uma medida de concordância entre as variáveis da Competência em relação a Importante e a Prática, foram calculados os coeficientes de correlação de Spearman.

Para a análise multivariada dos construtos, utilizou-se a de Análise Fatorial Exploratória, que segundo Paulo et al. (2007) é uma técnica estatística que por meio da avaliação de um conjunto de variáveis, identifica dimensões de variabilidade comuns existentes em um conjunto de fenômenos, verificando se todos os indicadores têm relevância para o estudo. As análises fatoriais calculadas utilizaram como suporte os seguintes testes conforme Paulo et al. (2007):

• Teste de Kaiser-Meyer-Olkin (Measure of Sampling Adequacy - MSA) – que procura medir o grau de correlação parcial entre as variáveis, indicando se o modelo de AF é adequado para o tratamento dos dados. Os valores encontram-se no intervalo de 0 e 1, em que quanto mais próximo de 1 melhor é a descrição da variação dos dados.

• Teste da Matriz de anti-imagem (Anti-image Correlation): indica o poder de explicação dos fatores em cada uma das variáveis analisadas. Com valores no

intervalo de 0 e 1 observados na diagonal da parte inferior da Tabela, indica o MSA para cada uma das variáveis analisadas, sinalizando variáveis que podem ser retiradas da análise;

• Teste de Comunalidades (Communalities) - indica o poder de explicação das variáveis analisadas em relação a todos os fatores.

• Teste de Variância Total Explicada (Total Variance Explained) – A Variância Total Explicada indica o grau de explicação do modelo em relação à variabilidade dos dados.

A seguir a Tabela 6 apresenta a Sintese dos Procedimentos Metodológicos descritos adotados.

Tabela 6. Síntese dos Procedimentos Metodológicos Procedimentos Metodológicos Detalhamento Tipo de Pesquisa Quantitativa. Métodos Utilizados Survey.

Instrumento de Coleta de Dados Questionário na web. Análise de Dados Excel da (banco de dados).

Statistical Package for Social Sciences - SPSS 16.0 e R versão 2.11.0 (análise de dados).

Análise descritiva: cálculo das frequências e medidas de posição (média aritmética e a mediana) e variabilidade (desvio-padrão); Diferença de proporções: Teste de Qui-Quadrado ou Teste Exato de Fisher;

Consistência interna da ferramenta: Alpha de Cronbach; Normalidade: Teste do Kolmogorov-Smirnov;

Comparação dos escores de importância e prática: teste de Wilcoxon;

Medida de concordância entre Competência em relação à Importância e a Prática: coeficientes de correlação de Spearman. Avaliação do Modelo AF: Kaiser-Meyer-Olkin (Measure of Sampling Adequacy - MSA);

Pode de explicação: teste da Matriz de anti-imagem (Anti-image Correlation);

O teste de Comunalidades (Communalities);

O teste de Variância Total Explicada (Total Variance Explained). Construtos das Competências Gerenciais

Essenciais para Análise

1. Interpessoais 2. Auto Gerenciamento 3. Liderança 4. Tomada de Decisões 5.Comunicação 6. Estratégica Organizacional 7. Gestão e Negócios

8.Inovação, Tecnologia e Adaptabilidade Fonte: Elaborado pelo autor