• Nenhum resultado encontrado

Introdução à parte II:

COLETA DEDADOS

DATA ROTEIROS

1º Contato

13 –06

(JUNHO) Conversa informal não registrada 1º) INSTRUMENTOS

DE COLETA DE DADOS - relatos escritos

02-07

(JULHO) 1ª Etapa Será que as aulas e história ajudaram a aprender sobre a história Pessoal e da família?

• Que aspectos aprenderam? O que o marcou e que guarda na memória? • O que seria importante no futuro transmitir a sua família e outras pessoas? • Há algum acontecimento que você considera importante e gostaria de

comentar sobre ele? Esse acontecimento teve alguma importância para você? Porquê?

• Há alguma personagem que você gostaria e citar e comentar sobre ela. Porque escolheu essa personagem? Que importância tem para você? • Que outros fatos você gostaria de falar e onde aprendeu sobre eles? São

108 Continuação da tabela nº 06 2º NSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS 14-08 (Agosto) 2ª etapa

As aulas de Historia ajudaram a aprender sobre a historia da comunidade? Que aspectos? Você poderia comentar sobre eles?

Desses aspectos que aprenderam? O que te marcou e que guarda na memória? O que seria importante no futuro transmitir a sua família e outras pessoas? Há algum acontecimento que você considera importante e gostaria de comentar sobre ele? Esse acontecimento teve alguma importância para você? Porquê? Há alguma personagem que você gostaria e citar e comentar sobre ela? Porque escolheu essa personagem? Que importância tem para você?

Que outros fatos você gostaria de falar e onde aprendeu sobre eles? São importantes por quê?

3ºINSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

15-08

(Agosto) Será que as aulas de historia ajudaram a aprender alguma coisa sobre a historia nacional? Que aspectos aprenderam? O que te marcou e que guarda na memória? O que seria importante no futuro transmitir a sua família e outras pessoas?

As aulas e História ajudaram a aprender sobre a historia da comunidade? Que aspectos? Você poderia comentar sobre eles?

Há algum acontecimento que você considera importante e gostaria de comentar sobre ele? Esse acontecimento teve alguma importância para você? Porquê?

Há alguma personagem que você gostaria de citar e comentar sobre ela. Por que escolheu essa personagem? Que importância tem para você?

Que outros fatos você gostaria de falar e onde aprendeu sobre eles? 4º INSTRUMENTO DE

COLETA DE DADOS 21-08 Considera que as aulas de história te ajudaram a aprender um pouco sobre a história de outros povos e culturas, (história mundial)? Que aspectos aprenderam? Há algum fato que te marcou e que guarda na memória? O que seria importante no futuro transmitir a sua família e outras pessoas?

Há algum acontecimento que você considera importante e gostaria de comentar sobre ele? Esse acontecimento teve alguma importância para você? Porquê?

Há alguma personagem que você gostaria e citar e comentar sobre ela.Porque escolheu essa personagem? Que importância tem para você.

Você considera importante estudar história? Em que a historia contribui para a sua formação? Qual a visão que você tinha e tem atualmente sobre ela, mudou alguma coisa, o quê?Que outros fatos você gostaria de falar e onde aprendeu sobre eles?Houve alguma mudança em sua vida e que você gostaria de falar? OBSERVAÇÃO - Os relatos foram escritos em um só texto contínuo - Observar relatos em anexos PP.

Entretanto informei-lhes que poderiam se sentir livres para abordar o que para eles fossem mais relevantes. Percebendo que o público havia cumprido a tarefa proposta alegremente, exceto uma aluna que estava um pouco indisposta alegando que estava ocupada e tinha muitos afazeres escolares, os demais, estavam bastante disponíveis em continuar a fornecer dados. Assim verifiquei que os dados ainda não eram suficientes para compreender meu objeto de investigação.

109 Novamente esclarecei mais alguns pontos relevantes que eu gostaria de saber eles se propuseram a escrevê-los em forma de um relato. O que para mim foi muito importante. Numa entrevista. Seria mais desgastante e carregado de emoções. Assim ficou certo que eles escreveriam em etapas sucessivas na presença da professora pesquisadora. Também percebi que alguns alunos estavam sempre alegres e ansiosos para me entregar os relatos. Uma aluna comentou certa vez (...) “Você demorou de me procurar, eu estava te esperando.... Isso é muito bom! Assim a gente aprende um pouco mais... Eu concordei com ela que o simples fato de participar e tentar organizar o pensamento e coloca - lo no papel através da escrita , de fato se constitui numa experiência formativa de fato nós descobrimos que sabemos coisa que antes não havíamos pensado. É um processo metacognitivo. Firmei o compromisso ético com eles em relação ao o material coletado que certamente pertence a eles e prometi devolver os relatos suas experiências de aprendizagens , para que eles leiam e comentassem comigo se fui fiel ao reelaborar todos os dados em um só relato individual”. A partir dessa etapa mediante a aprovação dos mesmos poderia utilizar só dados úteis e relevantes para compreensão do tema estudado”.A quinta etapa também realizei uma entrevista breve com questões bem delimitadas com a professora de História foi realizado um questionário escrito a fim de conhecer aspectos que estão relacionados com a formação no espaço escolar e as condições didático - pedagógicas, materiais e emocionais em que esta ocorreu.

Isso ajuda a compreender também as carecterísticas peculiares, complexas e conflituosas e ou harmoniosas a da formação.e penso estar contribuindo para o debate em torno das questões que envolvem a escola de qualidade, as aprendizagens e a busca de sentido na educação dos jovens, Contribuindo também com uma formação para a transformação do indivíduo, da sociedade e do mundo que os cerca. Fortalecendo uma educação – formação de sujeitos históricos participativos, que são capazes de observarem, analisarem, refletirem sobre a sua realidade, agindo sobre ela, com práticas simples, mas que contribuem para a transformação da sociedade. O processo de coleta de dados foi realizado até meados de agosto de 2002 e para determinar o momento de conclusão do trabalho de campo, foi considerado um aspecto principal. O institucional, relaciona – se aos prazos que a elaboração da tese requer para ser concluída, emergindo uma necessidade de dedicação intensiva e exclusiva ao processo de tratamento e análise de dados.

110 A realização da pré – análise quando foi feitas a digitação, leitura e observação do material levantamento de pontos relevantes mencionados pelos alunos se construção de um modelo de análise a partir dessa leitura. Não se trata de generalizar estes dados para explicar uma realidade ampla, mas identificar alguns elementos lógicos, pontos comuns disponíveis que aparecem freqüentemente e consistentemente nos vários relatos de experiências de aprendizagens sugerindo que há possíveis relações de regularidades a partir do contexto educativo, e o cotidiano sócio – cultural que apresentam elementos, indícios característicos de homogeneidade do universo de conhecimentos compartilhados n o seu espaço individual e coletivo bem como na sociedade mais ampla sociedade mais ampla.

6.5- Procedimentos de tratamento e análise de dados

A análise consta de dois momentos principais que podem ser identificados no processo: A pré – análise e a análise propriamente dita.

6.6- A Pré – Análise

Foi realizadas, a leitura prévia, digitação e organização do material coletado em torno de 50 páginas, elaboradas pelos alunos. Em seguida a leitura do material, relato por relato individualmente. A pré - análise e a análise decodificada permitiram, visualizar os principais temas que cada adolescente aponta como experiência de aprendizagem, os espaços , lugares de aprendizagens ou onde a aprendizagem acontece e sua relação com outros sujeitos, bem como suas reflexões e teorizações acerca do aprendizado

6.7 - A análise decodificada

1. Elaboração da 1ª decodificação dos elementos constitutivos dos textos que podem ajudar na explicação do tema pesquisado;

2. Elaboração de categorias temáticas que emergiram, respeitando o objetivo e as questões, porém de forma aberta e flexível;

3. Hierarquização de subtemas pertinentes na análise que podem para contribuir para a explicação do tema estudado;

111 4. Destaque de elementos lingüísticos, palavras, expressões que são relevantes e

podem ser significativas;

5. Destaque de elementos contraditórios ou confusos;

6. Recorte de fragmentos que mostram temas e subtemas presentes nos relatos elegendo os principais;

7. Anotações de citações textuais dos relatos dos alunos;

8. Interpretações gerais de elementos presentes implícitos e explicitamente nas frases, expressões, palavras, afirmações, questionamentos apresentados e análises históricas feitas pelos alunos.

9. Síntese das principais idéias de cada relato, análise, comentários questionamentos e conclusões ou considerações finais sobre aspectos a partir daquilo que os jovens dizem, o que pode construir o sentido temporal para eles, qual o sentido e de que maneira eles constroem sentido, como a formação histórica pode ou não contribuir para a formação da personalidade.

A realização da análise decodificada dos relatos escritos pelos adolescentes foi feitos individualmente, sistematizados a partir de uma desmontagem, os dados individuais de cada grupam, ou seja, alunos do sexo masculinos e do sexo femininos, permitiram a elaboração de um quadro - síntese dos relatos , comentários e análises dos adolescentes sobre sua relação com o conhecimento histórico. Nesse sentido foi feita uma desmontagem, selecionando os temas de acordo com diferentes níveis de aprendizagem. Os enfoques sobre História pessoal e social - familiar , comunidade, município, país , mundo e questões sócio - ambientais. Também foi relevante verificar a relação temporal e a partir das dimensões de passado , presente e futuro.

112

6.8- Grades De Análise Decodificada De Dados - Feminino E Masculino

GRADE-01-ANÁLISE DECODIFICADA - SÍNTESE GERAL DOS TEMAS QUE EMERGIRAM NOS