• Nenhum resultado encontrado

Utilizando a técnica da triangulação em cada instituição foi feita uma entrevista semi-estruturada, observações e anotações da documentação existente, seguindo um instrumento de coleta de dados, acerca das atividades desenvolvidas no setor de patrimônio.

Fazendo uma adaptação do que comenta Gil (2002), a combinação de observação e anotações da documentação existente + pesquisa bibliográfica + entrevista, permite imprimir sentido àquilo que se observa e tecer interpretações iluminadas com o suporte de um quadro teórico de referência capaz de subverter a ideia de disciplinaridade e conquistar a perspectiva de transdisciplinaridade.

Por experiência, sabe-se que as Instituições Públicas Federais possuem uma estrutura complexa e uma sustentabilidade indefinida em seus processos, bem como, por serem informantes-chave no processo de gestão de bens patrimoniais permanentes, adquiridos com uma diversidade de fontes de recursos e que, não só os setores de patrimônio das universidades, mas em especial aquelas que foram escolhidas para amostra, porque possuem uma peculiaridade de poder ser fomentada nas mais diversas formas de aquisição de materiais permanentes, como por projetos aprovados em fundações, doações, convênios, parcerias,

núcleos, institutos de estudos, pesquisas e extensão.

A técnica da triangulação preocupa-se, em primeiro lugar, com os processos e produtos centrados no sujeito. Em segundo lugar, com os elementos produzidos pelo meio do sujeito e que têm influência no seu desempenho junto à comunidade e, por último, com os processos e produtos originados da estrutura socioeconômica e cultural do macro- organismo social, no qual está inserido o sujeito (TRIVIÑOS, 1987).

De acordo com Triviños (1987, p. 139):

No primeiro aspecto, salientam-se os Processos e Produtos elaborados pelo pesquisador, averiguando as percepções do sujeito (formas verbais), através de entrevistas e questionários, principalmente, e os comportamentos e ações do sujeito, mediante, de forma fundamental, a observação livre ou dirigida; e os Processos e Produtos construídos pelo sujeito mesmo (autobiografias, diários íntimos, confissões, cartas pessoais, livros, obras de arte, composições, etc.). No segundo ângulo de enfoque, elementos produzidos pelo meio, está representado: pelos documentos (internos, relacionados com a vida peculiar das organizações e destinados, geralmente, para o consumo de seus membros; e externo, que têm por objetivo, principalmente, atingir os membros da comunidade em geral); Instrumentos legais: leis, decretos, pareceres, resoluções, regulamentos etc.; Instrumentos oficiais, que serve duas classes: aqueles que se referem a diretrizes, propostas, códigos de ética, depoimentos filosóficos, memorandos, atas de reuniões, políticas de ação, etc.; Estatísticos (percentagem, etc.); Como fotografias. Na terceira perspectiva de análise, processos e produtos originados pela estrutura sócio-econômica e cultural do macro organismo social no qual está inserido o sujeito, refere-se aos modos de produção, às forças e relações de produção, à propriedade dos meios da produção e às classes sociais.

Ainda de acordo com Triviños (1987) fica claramente estabelecido que, por ser a coleta de dados e a análise dos dados uma etapa no processo da pesquisa qualitativa, ou duas fases que se retroalimentam constantemente, só didaticamente pode-se falar, em

forma separada, desse enfoque no estudo de um fenômeno social. Isso quer dizer que qualquer ideia do sujeito, documento, entre outros, é imediatamente descrita, explicada e compreendida, à medida que isso seja possível, na perspectiva da técnica da triangulação.

De acordo com Crewswell (1994) a técnica de triangulação diz respeito à combinação de diferentes métodos para coletar os dados, conforme figura 6.

Figura 6: técnica de triangulação de dados para a coleta dos dados da pesquisa

Fonte: adaptado de Yin (2001)

Contextualizando as técnicas de triangulação de dados para a coleta dos dados da pesquisa, pode-se dizer que na entrevista semi- estruturada foram entrevistados os informantes-chaves para a pesquisa. A pesquisa documental foi resultado da pesquisa em documentos primários utilizando os documentos organizacionais onde foram coletadas o máximo de informações referentes ao tema dentro das organizações pesquisadas.

3.4.1 Pesquisa Bibliográfica

A pesquisa bibliográfica é uma das etapas consideradas importantes durante uma pesquisa científica. Trata-se da fundamentação teórica que será adotada para tratar o problema em questão e ela que dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa. A pesquisa bibliográfica possibilitou-se o resgate da evolução histórica da “Gestão Patrimonial” bem como permitiu identificar os diferentes conceitos e definições acerca da temática.

Desenvolveu-se uma fundamentação teórico-empírica a respeito dos seguintes temas: Administração Patrimonial; Gestão do Conhecimento; Metodologia commonkads e Técnica de triangulação.

3.4.2 Entrevista semi-estruturada

Entrevista para Cervo e Bervian (2002) não é uma simples conversa. É uma conversa orientada para um objetivo definido: recolher, por meio do interrogatório do informante, dados para a pesquisa. Recorre-se à entrevista quando não há fontes mais seguras para as informações desejadas.

O instrumento para a coleta de dados desta pesquisa encontra-se no apêndice 01. O pesquisador deve ter em mente que cada questão precisa estar relacionada aos objetivos ou metas de sua pesquisa (GOLDEMBERG, 2000).

Segundo Cervo e Bervian (2002), um pesquisador assume a configuração de observação participante porque se torna relevante ao processo de investigação da realidade para identificar as dimensões internas e externas utilizadas na presente pesquisa uma vez que, deliberadamente, o pesquisador envolve-se com o objeto da mesma, passando a fazer parte dele durante certo período de tempo. Ainda, segundo Cervo e Bervian (2002) trata-se de observação individual, uma vez que o objeto de estudo é confrontado com os conhecimentos próprios do pesquisador, adquiridos, em parte, por meio de experiências na área do tema ou com a própria pesquisa bibliográfica.

3.4.3 Pesquisa Documental

O método da pesquisa documental utiliza documentos originais, internos da instituição como, por exemplo: documentos de arquivos públicos, relatórios informais, entre outros, ou seja, qualquer suporte que contenha informação registrada.

Os documentos existentes na área patrimonial são muitos e importantes. Em vista disso foram relacionados pelo tema específico de interesse.