• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 A TRAJETÓRIA E OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA

2.2 O universo da pesquisa: dados da 26ª Circunscrição Judiciária do Estado de São Paulo

2.2.1 A Comarca de Assis

A Comarca de Assis é de entrância intermediária, com 7 (sete) Varas instaladas (três Cíveis; uma Vara de Família; duas Criminais; um Juizado especial Cível e um Criminal; CEJUSC19 e Seção de Anexos da Fazenda), e é formada por oito Juízes de Direito. Conta com 9 (nove) assistentes sociais e 7 (sete) psicólogas.

17 Isto é: Assis, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Lutécia, Iepê, Lutécia, Nantes, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã.

18 O relatório de acompanhamento das condições da área de Saúde do programa Bolsa Família no estado do Rio Grande do Norte (RN), em 2006, classifica como municípios de pequeno porte aqueles com menos de 20.000 habitantes e, como de médio porte, os que têm entre 20.000 e 100.000 habitantes.

Os trabalhos do Poder Judiciário, nessa Comarca, visam ao atendimento de aproximadamente 130.000 habitantes e integram os municípios de Echaporã, Florínea, Tarumã e Assis.

O município de Assis está localizado na região administrativa de Marília, no interior do Estado de São Paulo, e possui cerca de 101.597 habitantes. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo a ONU, é de 0,805, tido como elevado em relação ao do restante do Estado e está em 28º lugar entre as cidades com maior IDH do Brasil. Quanto à economia assisense, o destaque encontra-se no Setor Terciário (Comércio e Serviços), bem como no âmbito Universitário, pois possui 6 (seis) universidades: UNESP, UNIP, FEMA, UNOPAR, FATEC de Assis e a UNIESP20.

Em relação às empresas, Assis sobressai nos seguintes ramos de atividade: construção civil, concessionárias de veículos de passeio, caminhões e máquinas agrícolas. A cidade também abriga algumas indústrias: a Cervejaria Malta (bebidas); Entringer (agroindústria e construção de silos); Sollus (agroindústria e manutenção de máquinas agrícolas); Moinho Nacional (alimentos); Regional Telhas (construção civil); Duaço (construção civil e urbanização); Taiga (eletrônica e áudio profissional); Frigorífico Santa Amélia (abatedouro de frangos), e outras.

Assis dispõe dos principais serviços na área da Saúde: 7 (sete) Unidades Básicas de Saúde (UBS), 11 equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), Farmácia Popular e 3 (três) hospitais, além de serviços de média complexidade: Centro de Diagnósticos, Centro de Especialidades, Centro de Reabilitação, Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS), Grupo Integrado de Atenção e Prevenção às DST, à HIV/AIDS e à Tuberculose (GIPA), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Setor de Ambulância e Departamento de Vigilância em Saúde.

Quanto à Educação, são 58 escolas, sendo 12 estaduais, 34 municipais, 03 escolas técnicas e 09 particulares, além de contar também com serviço especializado para pessoas com deficiência – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Assis (APAE). Possui a Associação Beneficente de Assis – Sim (atendimento ao Deficiente), Associação Filantrópica “Nosso Lar” – Projeto Ser e Associação de Amigos e Deficientes Visuais/AADVAR. O município conta com Corpo de Bombeiros, agências dos Correios, agência do Instituto

20 Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Universidade Paulista (UNIP), (Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Faculdade de Tecnologia (FATEC) e União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP).

Nacional do Seguro Social (INSS), uma unidade do Poupa Tempo, igrejas, Pastoral da Criança, Associações de Moradores, praças para atividades físicas, Ponto Turístico (Horto Florestal); instituições bancárias, Estádio Municipal de Esportes, Delegacias de Polícia Civil e Militar, Sede do 32º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Fórum, Justiça Federal, Ministério Público, Sede da OAB e vários Conselhos de Direitos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social possui 3 (três) Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); 1 (um) Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); 1 (uma) Casa POP (População de Rua); 1 (uma) Unidade de Atendimento ao Migrante (UAM) e uma Instituição de Acolhimento de Criança e de Adolescente (a Casa Abrigo “Antônio Merisse”). O município conta ainda com 16 Entidades Socioassistenciais não cofinanciadas e 12 cofinanciadas, a saber: 4 (quatro) unidades de Proteção Social Básica, 5 (cinco) postos de Proteção Social Especial de Média Complexidade e 3 (três) unidades de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (para o atendimento de idosos). A Casa Abrigo “Antônio Merisse” foi fundada em 5 de julho de 1996, por iniciativa do poder público municipal de Assis e mediante demanda apresentada pelo Conselho Tutelar com base no processo de municipalização que vinha instalando-se em todo o Estado de São Paulo. A instituição tem a finalidade de servir como suporte às medidas protetivas, ou seja, oferecer condições para o acolhimento provisório de crianças e adolescentes, bem como de suas mães, em situação de abandono, vítimas de violência, maus-tratos e negligência. Tem como princípio a permanência e a convivência conjunta de irmãos e mesmo de outros familiares,21 conforme a necessidade; porém, desde 2004, o atendimento se restringe apenas aos casos da Comarca.

Para executar os serviços aos acolhidos na Casa Abrigo, há uma secretária, um coordenador administrativo (indicado pelo Poder Executivo local e em cargo comissionado). Os demais empregados (duas faxineiras, oito monitores e um motorista) são funcionários públicos municipais submetidos ao sistema de escala nos período diurno e noturno. Também faz parte desse corpo funcional uma Assistente Social, a qual desenvolve atividades que visam à reintegração familiar,22 por intermédio do acompanhamento da situação escolar e de saúde dos internos.

A instituição funciona em uma casa com quatro quartos; uma sala, um refeitório e sala de estudos; uma cozinha; um escritório; banheiro social; lavanderia; quintal e garagem.

21 Nesse caso, as mães são acolhidas quando estão sujeitas a risco de morte ou quando amamentam, por exemplo. 22 Na reintegração familiar, incluem-se trabalhos relativos à criança, ao adolescente e às famílias, assim como o acompanhamento de tais pessoas, mediante essa rede de serviços.

Sua manutenção se dá por meio dos recursos municipal, estadual, federal, além de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas.

A Comarca de Assis ainda conta com a Casa de Acolhimento “Aquarela”, localizada no município de Tarumã. Essa entidade é um abrigo público e foi fundada em 3 de janeiro de 2011, por iniciativa do poder público municipal da mesma cidade, mediante demanda apresentada pelo Conselho Tutelar. A instituição oferece condições para o acolhimento provisório de crianças e adolescentes que se encontrem afastadas do convívio familiar, em decorrência de medida de proteção. A equipe do abrigo é composta por uma coordenadora/assistente social, uma coordenadora de programas (que auxilia na organização do abrigo), oito educadores e dois funcionários de serviços de segurança. A Casa de Acolhimento “Aquarela” funciona em uma casa e é mantida pela Prefeitura, em parceria com o Governo Federal.