• Nenhum resultado encontrado

Combustíveis, formas alternativas de energia e combustão.

Na segunda aula da Unidade Didática foram trabalhados as reações químicas e seus efeitos térmicos no cotidiano. Definiu-se reações químicas endotérmicas e exotérmicas, contextualizou-se e exemplificou-se as mesmas e por fim analisou-se especificamente a reação química de combustão. Neste tópico se estudou e se discutiu as combustões completas, incompletas e seus impactos ao meio ambiente.

Na sala de aula virtual foi postada a aula do canal do YouTube, sobre reações químicas exotérmicas e endotérmicas e a reação química de combustão, na qual se apresenta os conceitos de forma contextualizada, com duração de 24 minutos. Nas Figuras 17 e 18, que corresponde à captura de tela da segunda aula postada na plataforma Google Sala de Aula, é possível visualizar a videoaula e as atividades propostas.

Figura 12 – Captura de tela da segunda aula da unidade sobre Termoquímica postada na plataforma Google Sala de Aula

Figura 13 – Captura de tela do questionamento referente a segunda aula da unidade sobre Termoquímica postada na plataforma Google Sala de Aula

Fonte: O Autor, 2019.

Na sala de aula virtual no primeiro momento, os alunos assistiram a videoaula: Reações Endotérmicas, Exotérmica e de Combustão.

Já na sala de aula presencial, com o intuito de tirar as dúvidas existentes e levar os alunos a ampliarem e construírem juntos o conhecimento sobre o referido tema se iniciou uma discussão pautada nas seguintes questões:

1- Como obtemos energia para sobrevivermos?

2- E os veículos automotores, como conseguem funcionar e realizar trabalho? 3- Há veículos que polui mais ou menos o meio ambiente?

4- Quais as razões destes fatores?

5- Quais critérios devemos levar em conta na escolha de um combustível? 6- Como um cidadão comum pode contribuir para diminuir a emissão de gases

poluentes?

O relato dessa discussão está no Apêndice 2, Diário de Bordo do Professor (DB), Diário da Aula 02, Relato do Professor da Turma.

Alguns trechos das respostas de alguns alunos aos questionamentos postados na sala virtual, após a aula presencial:

Claro que sim, pois alguns veículos usam menos combustíveis ou usam fontes de energia que são exponencialmente menos poluentes.

Primeiramente e inevitavelmente o seu preço além da sua eficiência ou por assim dizer sua combustão e geração de energia e também aspectos da emissão de gases poluentes podem ser levados em conta na escolha do combustível.

Fazendo melhor escolha do combustível usados ou usar fontes que emitam menos gases, além de jogar lixo em locais adequados pois muitos dos produtos do dia a dia produzem gases quando em decomposição ou quando deixados jogados em locais inadequados. (RPPD5))

Sim, os veículos elétricos poluem bem menos que os motorizados. Também há outros veículos menos poluentes que são movidos à biocombustíveis. Pode depender da manutenção do veículo, do motor, e principalmente do combustível utilizado, por ex: a gasolina é mais poluente que o etanol e o Diesel mais que a gasolina.

Lógico que a maioria dos consumidores preferiram um combustível de menor quantia, mas devemos considerar se este combustível tem eficiência se queima melhor, e que não dê problemas no veículo. Em relação ao meio ambiente, seria eficaz que escolhêssemos um combustível mais agradável que polua menos.

Ao caminho do trabalho, colégio, mercado entre outros, para ajudar ao meio ambiente e a nossa própria saúde podemos caminhar ou ir em bicicletas, se não for possível, caso o trajeto seja de longo percurso ou por algum outro motivo, pode-se investir no uso do transporte público ou até mesmo em uma carona , onde teriam mais de uma pessoa no mesmo veículo evitando cada uma delas sair em um automóvel particular, diminuindo o congestionamento e a poluição. (RPPD6)

Sim. Os veículos elétricos que são os mais atuais poluem bem menos pois não fazem a queima de combustíveis fósseis para se locomover, consequentemente não liberam os gases poluentes que atuam no efeito estufa. Já os poluentes seriam aqueles que fazem dependem de uma fonte não renovável, pois o mesmo quando explorado ou consumido gera diversos problemas no meio-ambiente, como: chuvas ácidas, afetar a qualidade de vida da população, impactar na vida aquática e o aquecimento global. Segurança e facilidade de transporte e armazenagem; baixa toxicidade e impacto ambiental do combustível e dos produtos de sua queima; custo; facilidade de obtenção; desgaste e corrosão sobre o motor.

Usar produtos reciclados ou recicláveis. Incentivar a cidade e as empresas a adotar uma politica de proteção aos ciclistas, como construir ciclovias e estacionamentos de bicicleta. Quando for construir ou reformar a casa, opte pela instalação de sistemas de armazenamento da água da chuva e utilização de energia solar. (RPPD7)

Sim, motores antigos e modernos com alta tecnologia.

Tipo de combustível utilizado, se o carro for a gasolina, polui mais que o etanol e se for diesel polui mais que a gasolina.

Ha dois fatores: Técnico, qual o combustível utilizado no carro, o preço o mais eficiente que (queima melhor) e o Ambiental o que agride menos o meio ambiente.

Andar sempre que der de a pé ou de bicicleta, dar carona solidária, priorizar o transporte coletivo e escolher o veículo e o combustível menos poluente. (RPPD8)

Nessa aula também ficou evidente que a realização das atividades na sala de aula virtual, contribui para o debate em sala de aula, mostrando que os alunos foram além da compreensão dos conteúdos trabalhados, mas conseguiram aplicar o conhecimento em situações diversas, as quais foram explicitadas ao professor, que buscou relacionar o conteúdo químico à conversão de energia que ocorre nos motores, bem como a reação de combustão. Diante disso podemos admitir que o nível 1, 2 e 3 da taxonomia de Bloom, o conhecimento, a compreensão e a aplicação foram contemplados.

Aula 03: Medida de calor, unidades de calor e cálculo da quantidade de calor