• Nenhum resultado encontrado

COMENTARIO SOBRE O PROJETO

No documento RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (páginas 94-103)

, neste caso, significa repartir a porção do inteiro em duas partes iguais

COMENTARIO SOBRE O PROJETO

Este projeto foi elaborado para ser trabalhado no inicio da II unidade, porem por alguns empecilhos da escola não foi possível a mudança tendo que ser aplicado no fim da mesma. Devido a isto não foi possível aplicar todo o projeto. Como o próximo assunto a ser trabalhado pela professora regente em seu retorno seria Frações, a estagiaria aplicou os principais conceitos de Frações através do projeto para que deste modo a professora regente pudesse dar continuidade deste ponto.

Sendo assim deste projeto foi trabalhado a noção de fração utilizando a Tabua das Frações, o jogo Tudo Vira Pizza, e a Corrida do Ouro. Nestes três momentos as atividades obtiveram sucesso e as expectativas foram alcançadas. A única coisa a lamentar foi o fato de não ter havido tempo suficiente para desenvolver todas as atividades propostas já que os alunos apresentaram total interesse e animação dos alunos já que ao fim década atividade desenvolvida os alunos demonstravam estar satisfeitos com os resultados e principalmente, queriam repetir as atividades.

Para a estagiaria ficou o sentimento de felicidade pela aprovação dos alunos, mas de trabalho incompleto pelo fato de não puder aplicar o projeto na integra.

94 O estágio supervisionado é uma instância privilegiada que permite a articulação entre o estudo teórico e os saberes práticos. Durante este período foi de suma importância o desenvolvimento de atividades práticas proporcionado aos estagiários a imersão no seu contexto profissional, por meio de atividades que focalizem os principais aspectos da gestão escolar como a elaboração da proposta pedagógica, do regimento escolar, a gestão de recursos, a escolha dos materiais didáticos, o processo de avaliação e a organização dos ambientes de ensino. Neste período o estagiário tem a oportunidade de realizar uma análise reflexiva da prática por meio das três etapas do Estagio Supervisionado I. Neste período foi possível fazer a análise dos princípios e critérios para seleção e organização dos conteúdos matemáticos adotados pelos professores do Ensino Fundamental, das formas usadas pelo professor no sentido de levantar e utilizar os conhecimentos prévios dos alunos, das diferentes dimensões do conteúdo: conceitos, procedimentos e atitudes.

É importante que os estagiários analisem o uso de estratégias para atender às diferenças individuais de aprendizagem e a incorporação de alguns aspectos como a resolução de problemas, da história da Matemática, dos jogos e dos recursos tecnológicos.

No desenvolvimento em sala de aula, a estagiária teve total apoio da professora orientadora quanto da professora da própria escola além dos colegas/estagiários que se encontravam em outras turmas. Para a realização deste estágio mesmo que devido a atrasos “técnicos” independentemente da vontade da orientadora ou estagiário, o coordenador esteve disponível oferecendo toda a orientação necessária e preparação prévia do estagiário para assumir a sala de aula. A estagiaria no entanto, assim como toda a turma, a maioria, deparou-se com dificuldades, mas não na aplicação ou dedeparou-senvolvimento de conteúdo e sim na aceitabilidade de um “substituto” para seu professor-regente, talvez esse tenha sido o maior obstáculo. Mas com muito jogo de cintura de prazer no que faz aos poucos esse empecilho foi-se diluindo e o relacionamento tornando mais agradável. Com o tempo a colaboração da turma acabou por surpreender a estagiaria.

Neste período foi possível desenvolver diversas atividades complementares e dinâmicas nas quais, a grande maioria, foi possível obter êxito sendo que a participação dos alunos em atividades de descoberta, manipulação foi perceptivo que os alunos possuía mais interesse em estar desempenhado.

95 A turma na qual foi realizada este estágio é uma turma diversifica, de personalidade diferente e difícil de controlar quando o tema é conversa paralela sendo necessário em muitas situações a estagiária ser rígida para poder manter o controle da sala. Situações como esta fez com que a estagiária repensasse em como agir em sala de aula e buscar formas que chamassem a atenção da turma por um período maior durante a explicação, já que não é possível dar-se aula apenas com jogos, pois sempre vai ter um momento no qual o professor terá que ir a lousa para contextualizar o que foi aprendido.

Este momento pode ser caracterizado por um momento impar, uma experiência única que viabilizou o crescimento intelectual e humano da estagiária. Ao fim desta etapa a estagiária pode perceber o quanto é importante este momento para o aprofundamento teórico de diferentes aspectos da educação matemática.

Precisamos ter uma postura efetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente com o aprendizado, que deve exercer o papel de um mediador entre a sociedade e a particularidade do educando. Devemos despertar no educando a consciência de que ele não está pronto, aguçando nele o desejo de se complementar, capacitá-lo ao exercício de uma consciência crítica de si mesmo, do outro e do mundo, como dizia Paulo Freire. Mas como fazer isso é o grande desafio que o educador encontra, no estágio não foi diferente e a estagiária buscou a cada momento ser mais que professora ser uma educadora.

Enfim, pode-se concluir que o estágio não é só um momento de transmissão de conhecimento e treinamento para o desenvolvimento profissional, mas um momento de aprendizado mutuo onde ambas as partes ganham.

96 BARROSO, Juliane Matsubara. (Ed) Projeto Araribá: Matemática/ obra coletiva, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna, 6ª serie – 1ª Ed. – São Paulo: Moderna, 2006.

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; OLIVARES, Ayrton.

Matemática: Fazendo a diferença - 1. Ed – São Paulo: FTD, 2006. – (coleção fazendo a

diferença)

BRASIL: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetro

Curriculares Nacionais: Matemática – Brasília: MEC/ SEF, 1998. Ensino da quinta a oitava

serie.

BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Gestão da

Aprendizagem Escolar – Gestar II: Matemática: Atividades de Apoio à aprendizagem.

Secretaria de Educação Básica, 2008.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do Ensino da matemática - 2ª Ed. rev, - São Paulo: Cortez, 1994.

D'AMBROSIO, U. (1986). Da realidade à Ação: Reflexões sobre Educação (e) Matemática. Campinas . SP: Summus/UNICAMP.

Educar. Acessado em 26.05.2010 disponível em http://educar.sc.usp.br/matematica

Escola Brasil. Acessado em 26.06.2010, disponivel em :

http://www.brasilescola.com/matematica/c/<<

GIRAFFA, Lúcia M. M. Uma Arquitetura de Tutor Utilizando Estados Mentais. Porto Alegre: CPGCC/UFRGS. Tese de Doutorado, 1999.

http://sites.unifra.br/Portals/17/Matematica/.../guia_frações12.12.07.doc acessado em 26.05.2010

http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-110-1,00.html

Klick educação. Acessado em 23.05.2010. disponível em:

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,PPR-1457-12647-,00.html

LAKOMY, Ana Maria. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. 2. ed.Curitiba: Ibpex, 2008.

97 RAMOS, Luiza Faraco. A Descoberta da Matemática – Frações sem mistério. São Paulo: Editora Ática S.A., 2002.

Revista Nova Escola disponível em < http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/ >

Revista nova escola. Acessado em 28.05.2010

http://revistaescola.abril.com.br/downloads/enigma_frações.zip

SILVA, M. J. F. (1997). Sobre a introdução do conceito de número fracionário.

São Paulo: PUC. Dissertação de Mestrado.

Matemática. Acessado em 23.05.2010. Disponível em:

98

ANEXOS

99

ANEXO 01: 1ª AVALIAÇÃO

ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS – IEED SÉRIE: 6ª TURMA “B” TURNO: Matutino

Prof.ª ESTÁGIARIO: Cíntia Jackellyne Souza Silva

DATA:____/ MAIO /2010 NOTA:_________

ALUNO(A):_____________________________________________________

Teste da II unidade

1. Calcule as potências abaixo

a) (+9)2 b) -(-2)³ c) d) (+7)3 e) 15¹ * 152 f) (-36)0 g) {[(-5)2]3 – 25} h) i) - j) h)(-8)³ : (-8)7

2. Responda as questões abaixo de acordo com o que se pede:

a) o dobro da raiz quadrada de 81. b) o oposto da raiz quadrada de 64. c) O oposto de (+5) elevado a potencia 3.

d) quanto deve ser o numero n, para que a seja igual 11? e) Qual a raiz quadrada de 49?

1. calcule o valor das expressões numéricas abaixo:

a) {-62 : (17+1) + (-4)3 : (-5)5 – [32

– (-1)5 . (-5) ] } b){ (-1 – 32)2 : (-20) – [2 . (-7)2 + (-4)3 : (-9 + 52)] } c) [(23 + 24)2 – (34)1]

Nunca feche os olhos para o mundo, pois sempre tem alguém que espera pelo seu

olhar. desconhecido

100 2. Represente os desenhos abaixo em forma de potencia e resolva-os.

a)

c) d) b)

Boa sorte!!!

101

ANEXO 02: 2ª AVALIAÇÃO

ESCOLA: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS – IEED SÉRIE: 6ª TURMA “B” TURNO: Matutino

Prof.ª ESTÁGIARIO: Cíntia Jackellyne Souza Silva

DATA:____/ MAIO /2010 NOTA:_________

ALUNO(A):_____________________________________________________ TESTANDO OS CONHECIMENTOS

1. Meça os ângulos abaixo, indicando o nome de cada ângulo: a) b)

c) d)

e) f)

2. Construa bissetriz dos ângulos abaixo utilizando regue e compasso. a) b)

3. Indique um exemplo de angulo central que usamos no dia-a-dia. Apresente três ângulos de medidas diferentes, representando-os com o desenho e indique o nome do ângulo que construiu.

4. Marque a alternativa correta:

102 ( ) régua ( ) compasso ( ) transferidor

5. Complete a frase abaixo:

Para construir um ângulo, podemos utilizar: ________ __,______ _____ , _____

. Há varios tipos de ângulos como o , , e o . Representamos a medida o ângulo com o símbolo do

________________.

Agudo – grau – ângulo – ângulo – régua – transferidor – obtuso – compasso – raso

6. Dadas as definições de Ângulos ligue-as ao termo que o corresponde. * Medida igual a 90°. * Obtuso * A medida está entre 0° e 90°. * Reto * A medida esta entre 90° e 180° * Raso * Medida igual a 180° * Agudo

No documento RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (páginas 94-103)

Documentos relacionados