• Nenhum resultado encontrado

3. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

3.7 Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré

O CBH-TJ foi implantado em 10 de novembro de 1995 pelo governo do Estado de São Paulo. Entretanto, seu estatuto só foi publicado em 11 de janeiro de 1999, no Diário Oficial do Estado.

Esse comitê é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, cujo objetivo principal é a gestão dos recursos hídricos da bacia do Tietê Jacaré, correspondente à UGRHI 13, das 22 unidades estabelecidas em lei (CBH-TJ, 1999).

De acordo com o Estatuto (CBH-TJ, 1999, n.p), em seu artigo 4º, compete ao CBH-TJ:

I - aprovar o plano da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré para integrar o

Plano Estadual de Recursos Hídricos e suas atualizações;

II - propor critérios e valores a serem cobrados pela utilização dos recursos

hídricos contidos na bacia do Tietê-Jacaré;

III - aprovar a proposta de planos anuais e plurianuais de aplicação de

recursos financeiros em serviços e obras de interesse para o gerenciamento dos recursos hídricos , atendendo em particular os referidos no Art. 4 da Lei 7663;

IV - aprovar a proposta de plano de utilização, conservação, proteção e

recuperação dos recursos hídricos da bacia, manifestando-se sobre as medidas a serem implementadas, as fontes de recursos utilizadas e definindo as prioridades a serem estabelecidas;

V - aprovar a proposta para o enquadramentos corpos d’água em classe de

usos preponderantes, com o apoio de audiências públicas;

VI - aprovar os planos e programas a serem executados com recursos

obtidos pela cobrança pela utilização dos recursos hídricos na bacia;

VII - promover entendimentos, cooperação e eventual conciliação entre os

usuários dos recursos hídricos e promover, com o apoio da Secretaria Executiva, a integração entre os componentes do SIGRH que atuam na bacia, bem como a articulação com o setor privado e a sociedade civil;

VIII - promover estudos, divulgação e debates sobre os programas

prioritários de serviços e obras a serem realizados no interesse da coletividade;

IX - apreciar, ate 31 de março de cada ano, relatório sobre "A Situação dos

Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré";

X - aprovar a aplicação, em outra bacia hidrográfica, de recursos arrecadados

na bacia hidrográfica do Tietê-Jacaré, até o limite de 50% (cinqüenta por cento),desde que a aplicação beneficie esta bacia;

XI - apreciar e manifestar-se, junto ao CRH, sobre a aplicação na bacia do

Tietê-Jacaré de recursos arrecadados em outras bacias;

XII - acompanhar a execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, na

área de atuação do CBH-TJ, formulando sugestões e oferecendo subsídios aos órgãos que compõem o SIGRH;

XIII - promover a publicação e divulgação das decisões tomadas quanto à

administração dos recursos da bacia;

XIV - propor, quando necessário, a elaboração e implementação de planos e

outras questões afetas, direta ou indiretamente ao CBH-TJ;

XV - opinar sobre os assuntos que lhe forem submetidos por seus membros e

demais

credenciados, e outras questões afetas, diretas ou indiretamente ao CBH-TJ;

XVI - aprovar a criação de unidades organizacionais regionais ou

especializadas e de sub - comitês, na forma prevista no parágrafo único do art. 5 deste Estatuto;

XVII - aprovar seu Estatuto e decidir sobre casos omissos, normatizando-os

quando necessário;

XVIII - pleitear e gerência recursos financeiros fora do FEHIDRO.

No total, são 36 representantes com direito a voz e voto, dos quais:

I - Doze representantes do Estado e respectivos suplentes, designados pelos titulares das entidades representadas e que, prioritariamente, exerçam suas funções em unidades regionais existentes na unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré. [...]

II - Doze Prefeitos dos municípios situados na Bacia do Tietê-Jacaré e seus respectivos suplentes, que serão eleitos entre si na data da posse do comitê. III - Doze representantes da Sociedade Civil e respectivos suplentes, escolhidos em reunião plenária das categorias abaixo relacionadas; [...] (CBH-TJ, 1999, n.p)

Dentre esses representantes são eleitos um presidente do CBH-TJ, um vice- presidente e um secretário executivo, sendo ambas as atribuições estabelecidas no Estatuto (CBH-TJ, 1999).

Somado a isso, para tratar de temas específicos da gestão de recursos hídricos, o comitê conta com o auxílio de 5 CTs em exercício no CBH-TJ: CT de Planejamento e Gestão; CT de Recursos Naturais; CT de Saneamento; CT de Água Subterrânea; e CT de Educação Ambiental (CPTI, 2008).

3.7.1. Plano de Bacia

O primeiro Plano de Bacia da região foi aprovado em 2008 e, ao longo dos últimos anos, passou por diversos processos de revisão (CBH-TJ, 2009).

3.7.2. CBH-TJ e o FEHIDRO

O Comitê em tela, desde 1997, repassa os recursos oriundos do FEHIDRO para projetos solicitadores de recursos (CBH-TJ, n.d). Ao longo dos anos, de 1997 a 2009, para o pleito de recursos, foram encaminhados 302 projetos de todos os segmentos envolvidos com a temática recursos hídricos (CBH-TJ, 2009).

Nos anos de 1997 a 2009, foram destinados aproximadamente 20 milhões para investimento no comitê, sendo contemplado um total de 184 projetos, o que equivale a uma média de 15 projetos por ano (CBH-TJ, 2009).

O processo de aprovação desses projetos envolve uma série de etapas exaustivas e burocráticas e, apesar de já ter sido explicado de uma maneira geral (no Capítulo 2) merece destaque e ressalva o momento em que a Secretaria e as CTs avaliam os projetos enviados pelos tomadores, com base em critérios e normas específicas do comitê.

O processo de aprovação dentro do comitê foi modificado ao longo dos anos. Logo, optou-se por descrever o processo como é feito atualmente no âmbito do Comitê.

O processo, de acordo com a CBH-TJ (2009, p.2), é feito da seguinte forma: a) 1ª Sexta-feira de Fevereiro - Entrega dos Projetos para análise prévia (1 via impressa).

b) 1o Dia útil após a entrega dos projetos - Análise prévia da documentação e solicitações de adequações pela Secretaria Executiva do CBH-TJ, tendo como prazo 15 dias úteis para análise e 15 dias úteis para adequações da documentação pelos tomadores, contados a partir da data de recebimento do comunicado e/ou divulgação no site (www.sigrh.sp.gov.br clicar em TJ)

c) Após 30 dias úteis da entrega para análise prévia, será feito o Protocolo do projeto, sendo uma via impressa e uma digital (em CD ou DVD)

i. A versão digital deverá conter apenas: a Ficha resumo, a Planilha de Orçamento, o Cronograma Físico-financeiro, o Termo de Referência Completo e a Proposta Eletrônica preenchida.

ii. O arquivo referente a Proposta Eletrônica deve ser gerado a partir do Programa Fehidro – Proposta eletrônica (disponível em http://www.sigrh.sp.gov.br/fehidro) sendo que o mesmo não deve ser enviado ao FEHIDRO pelo tomador.

d) Após 15 dias úteis - Reunião das Câmaras Técnicas para Hierarquização dos Projetos a traves dos critérios de avaliação contidos no Anexo 1.

e) 10 dias úteis de prazo para elaboração e encaminhamento de recursos sobre a hierarquização dos projetos.

f) 15 dias úteis - Apreciação dos recursos pela Câmara Técnica de Planejamento e Gestão, quando houver recursos para analisar.

g) Maio - Reunião Plenária de Priorização para Análise e Aprovação dos projetos hierarquizados pelas Câmaras Técnicas.

h) Após 5 dias úteis - Divulgação no site e D.O.U. da Deliberação que aprova a distribuição dos recursos FEHIDRO no âmbito do CBH-TJ. i) Após 10 dias úteis - Entrega pelos tomadores de mais duas vias impressas completas dos projetos contemplados a financiamento. j) Encaminhamento dos documentos pela Secretaria Executiva a COFEHIDRO e respectivos Agentes técnicos.