• Nenhum resultado encontrado

COMO APROVEITAR AO MÁXIMO SEU PLANO ESTRATÉGICO

No documento PlanejamemtoEstratégicopelaQualidade (páginas 52-60)

DIREÇÃO GERAL

COMO APROVEITAR AO MÁXIMO SEU PLANO ESTRATÉGICO

Um plano estratégico é uma visão específica do futuro de sua organização, que contém as seguintes descrições:

Como será seu setor ou ramo de negócio no futuro? Em que mercado você vai competir?

Contra quem você vai competir?

Que serviços ou produtos você vai oferecer? Que valor vai oferecer aos clientes?

Que vantagens a longo prazo você terá?

Quais serão o porte e a lucratividade de sua instituição no futuro?

Principais Componentes de um Plano Estratégico

Visão Geral da Organização; Ambiente da Organização;

Estratégicas e táticas utilizadas pela Organização, Elaboração do Plano de ação.

O processo como um todo pode ser sintetizado é implementado através de um planejamento de longo prazo, o que obriga a organização a possuir uma visão estratégica que corresponde na realidade ao estabelecimento de uma direção que possa ser entendida claramente por todos os segmentos que se interrelacionem com a organização tanto internamente como externamente.

A principal razão da visão estratégica é demandar um planejamento de longo prazo e está calcada nos valores e crenças, incluindo a necessidade da aliança com os princípios da qualidade total, e que na maioria dos casos tem que ser mudadas para que a organização passe de um estado antigo para um estado futuro.

A visão estratégica é uma condição ideal, um sonho realizável, um desafio, aquilo que a organização deseja ser no futuro. O processo tem que ser interativo, sendo realizado pela alta administração, podendo e devendo ser auxiliado pelos

funcionários que conheçam bem o passado da organização e os valores fundamentais que norteiam suas atividades.

Aspectos a se considerar no estabelecimento dos principais componentes de um plano estratégico :

Identificação das principais áreas de atuação e clientes atuais; Necessidades dos clientes;

Futuras áreas de atuação;

Identificação de ameaças e oportunidades(mudanças em normas, legislações, etc.)

Identificação com as crenças e valores;

Entender onde se deseja chegar com a organização; Necessidades de recursos;

Envolver os funcionários com o sistema e repassar as informações valiosas para o desenvolvimento do processo;

Considerar o mercado potencial daqui a 5 - 10 anos; Não desenvolver o processo com pressa;

Considerar todas as possíveis fontes de informações para atendimento de necessidades futuras, a capacidade interna da organização e as tendências externas(Cenários);

Não formar uma visão muito fácil ou muito difícil de alcançar;

Expor a visão como um benefício para os clientes, funcionários e fornecedores.

1) Visão Geral da Organização

Constitui uma oportunidade de fazer observações importantes sobre a natureza da organização. Na visão geral, podemos discutir os diversos setores da organização, seus clientes, e os produtos ou serviços que a organização oferece ou planeja desenvolver. Pode ser subdividido em:

• Declaração de Missão; • Metas e Objetivos; • Declaração de valores; • Declaração de visão; Declaração de Missão

A missão de uma organização deve definir a ”razão de ser” da existência da mesma, e o ”para que” ela existe.

O estudo da missão de uma organização engloba as seguintes questões : Verificação da Missão institucional da organização;

Debates sobre o que vem sendo desenvolvido na organização e a inter relação das atividades desenvolvida com a Missão.

Devem ser respondidas as seguintes perguntas : Quem são os clientes da organização?

Quem são os clientes potenciais da organização? Que os clientes querem ao procurar a organização?

Qual o perfil demográfico dos seus clientes e potenciais clientes? Qual a tecnologia utilizada para cumprir a missão?

A missão atual está em foco com as necessidades futuras?

A declaração de missão é uma declaração de propósitos de uma organização que procura definir o que ela faz e o que ela não faz.

Exemplo1: Prestar serviços de assistência médica, reabilitação e de suporte nas comunidades atendidas pela organização.

Exemplo 2: Produzir medicamentos e imunobiológicos para atendimento de demandas de Instituições governamentais.

Metas e Objetivos

As metas são redigidas com o propósito de registrar, como política da organização, uma forma de atuação que procure atenuar as deficiências(pontos fracos)e que reforcem o que poderíamos caracterizar como potencialidades(pontos fortes), e que evitem as possíveis ameaças.

Os objetivos e metas devem ser estabelecidos tendo como base a visão estratégica da organização. Para a conquista das metas são desenvolvidos ”projetos”, ou seja processos com inicio e fim bem definidos, ou atividades que são processos rotineiros.

A execução dos projetos devem gerar informações que permitam a realização da fase de avaliação que fecha e realimenta o processo.

As metas são resultados mais abrangentes com os quais a organização assumiu um compromisso definitivo. Poderíamos dizer que as metas são os alvos escolhidos pela organização.

Exemplo1 : Tornar-se a organização líder do mercado de assistência médica. Exemplo2: Aumentar o leque de serviços prestados aos usuários.

Os objetivos são declarações especificas que se relacionam diretamente a uma determinada meta, ou seja são os caminhos que a organização têm que percorrer para atingir um determinado alvo.

Exemplo1 : Aumentar sua eficiência e eficácia. Exemplo2: Aumentar a sua produtividade. Exemplo3: Diversificar a sua linha de serviços prestados. Exemplo4: Atender as necessidades em termos técnicos e de qualidade de prestação dos serviços aos usuários.

Declaração de Valores

A declaração de valores é um conjunto de crenças e princípios que guiam as ações e atividades de uma organização.

Exemplo: Nossa primeira responsabilidade é com o paciente, familiares, médicos, enfermeiras e outros funcionários que utilizam ou participam de nosso serviço.

A cultura organizacional é uma junção de valores e crenças de pessoas que compõem a organização, servindo para direcionar as ações que devem ser adequadas ao tempo, lugar e condições em que os negócios da organização são desenvolvidos.

Os dez princípios da metodologia do Planejamento e Gestão Estratégica da Qualidade Total podem ser resumidos da seguinte maneira :

Gerência participativa ;

Desenvolvimento dos Recursos Humanos ; Constância de Propósitos;

Melhoria Contínua; Gerência de Processos; Poder na Execução;

Comunicação e Disseminação de informações; Garantia da Qualidade ;

Busca da Perfeição.

Declaração de Visão

É representado por uma ou duas frases que anunciam onde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo de futuro que você deseja para sua organização.

Exemplo: Nosso negócio é preservar e melhorar a vida humana. Todas as nossas ações devem ser avaliadas com base em nosso sucesso em lograr este objetivo.

2) Avaliação do Ambiente da organização

O meio ambiente das organizações está caracterizado atualmente, tanto internamente como externamente, por um avanço rápido nas áreas de ciência e tecnologia, informação, planejamento e gestão, áreas essas que são extremamente dinâmicas e que para as organizações constituem um problema sério, considerando a possibilidade de em pouco tempo tornarem-se obsoletas, tanto em relação ao processo de produção, quanto ao processo de administração.

As organizações estão sempre em processo de mutação e como conseqüência desse processo há a possibilidade de perda de competitividade no mercado com conseqüente eliminação da referida empresa do cenário de competição compreendidas em seu raio de ação.

Pelo exposto, podemos verificar que a corrida das organizações para se tornarem competitivas, eficientes e eficazes e desenvolverem suas atividades com efetividade não é uma questão puramente técnica nem mesmo administrativa, mas sobretudo de sobrevivência no mercado onde está inserida a própria organização.

São fatores importantes:

Crescentes exigências dos clientes; Leis de proteção ao consumidor;

Rapidez de acesso e difusão das informações; Flexibilidade e necessidade de respostas rápidas; Globalização dos mercados;

Utilização cada vez maior de altas tecnologia;

Proteção trabalhista e aumento das aspirações dos trabalhadores,

Preocupação com o meio ambiente, que tem sido espoliado nas últimas décadas em detrimento do que alguns consideram ”Progresso”;

Como poderíamos definir Planejamento e Gestão Estratégica da Qualidade, considerando a dinâmica dos sistemas sociais?

“Planejamento e Gestão Estratégica da Qualidade(P.G.E.Q), é o processo no qual a direção de uma organização formula e implementa estratégias que visam alcançar as metas que ela se propõe”.

“Cabe a Direção ajustar a estratégia da organização às capacidades internas e as demandas do ambiente externo”.

“O Planejamento e Gestão Estratégica visa criar, formar e especializar a organização nos produtos e serviços que realiza, nos processos que utiliza para produzi-los, no atendimento aos clientes que possui, e na política que direciona suas atividades”.

Toda organização é um sistema complexo, composto de partes inter relacionadas e inter - atuantes com o objetivo comum. A gestão deve buscar alcançar a sinergia entre todas as partes da organização, ou seja, o desempenho do todo superior à soma do desempenho das partes. Dessa forma todas as partes são importantes e indispensáveis.

A gestão estratégica envolve cinco considerações básicas da abordagem sistêmica:

Identifica os valores fundamentais do negócio e as metas a eles relacionadas;

Avalia o meio ambiente, ou seja, aquelas forças externas que podem se transformar em ameaças ou oportunidades da organização;

Avalia os recursos e a capacidade, ou seja, pessoas, máquinas, equipamentos, contratos, imagens e produtos, que podem ser alocados para alcançar as metas;

Identifica ou forma os componentes(atores)da organização, ou seja, aquelas unidades do negócio para qual os recursos são alocados, de forma a melhor cumprir a missão da organização;

Desenvolve a estrutura de gestão e tomada de decisão, ou seja, o processo de alocar recursos para os componentes, a fim de atingir as metas, levando em consideração as restrições e o meio ambiente.

3) A Avaliação da Organização Avaliação Externa

A avaliação do ambiente externo da organização é de suma importância pois influencia em suas atividades, e dentre as variáveis estudadas podemos destacar as variáveis econômicas, sociais, tecnológicas, legais, demográficas e competitivas dentre outras possíveis.

É a parte explicativa(diagnóstico)do planejamento estratégico que trata do ambiente externo do negócio. Deve abranger todos os aspectos importantes da situação que não estão sob o seu controle imediato, incluindo a natureza do setor, a direção do mercado e a intensidade da concorrência,

Pode ser avaliada por diversos instrumentos, entretanto, utilizaremos o Questionário de Análise Setorial que tem como objetivo dimensionar o mercado em que está inserido a organização para uma futura análise das potencialidades e oportunidades.

Dimensionamento do Mercado

Exemplo de Questionário de Análise Setorial 1) O Número de concorrentes em seu setor são: ()Muitos()Alguns()Poucos

2) Seu setor é dominado por várias grandes empresas: ()Sim()Não

3) A fatia do mercado acumulada das três maiores empresas do seu setor é :

()Menor que 40%()Entre 40 e 80%()Maior que 80%

4) As novas tecnologias mudam a forma como o seu setor faz negócios a cada:

()1 ano()5 anos()10 anos

5) As barreiras que impedem novos concorrentes de entrar em seu setor são:

()Altas()Médias()Baixas

6) As barreiras que impedem novos concorrentes de sair de seu setor são:

()Altas()Médias()Baixas

7) A demanda geral do mercado em seu setor é: ()Crescente()Estável()Decrescente

8) existe um grande mercado não explorado do qual seu setor pode tirar proveito?

()Sim()Talvez()Não

9) Seu setor oferece uma seleção de recursos e opções em suas linhas de produtos/serviços:

()Extensa()Média()Limitada

10) Os clientes podem encontrar outras alternativas para ocupar o lugar dos produtos/serviços de seu setor:

()Com facilidade()Com dificuldade()Não

11) Os clientes compram os produtos/serviços de seu setor com base principalmente no preço:

()Sim()Não

12) Os clientes que compram seus produtos/serviços costumam levar em consideração a questão da qualidade:

(0)Sim()Não

13) Os fornecedores de seu setor têm grande poder de influência quando se trata de estabelecer condições de pagamento:

()Sim()Não

14) Os clientes de seu setor têm um alto poder de negociação quando compram os produtos/serviços de seu setor:

()Sim()Não

15) Os distribuidores de seus produtos/serviços têm grande poder e desempenham papel importante em seu setor:

()Sim()Não

16) Os custos gerais de seu setor são: ()Decrescentes()Estáveis()Crescentes

()Fortes()Médias()Fracas

Pelo questionário de Análise Setorial pode-se diagnosticar algumas das oportunidades e ameaças que serão desenvolvidas a partir das potencialidades e fragilidade da empresa e de seus produtos/serviços. Entretanto, a maior parte delas será derivada do ambiente de marketing, das circunstâncias em segmentos de mercado-chave(cenário)e, é claro da concorrência. Uma oportunidade é algo que pode ser explorada em seu favor, de forma que poderia ser uma de suas potencialidades ou uma das fragilidade do concorrente.

Poderia igualmente ser uma oportunidade provocada por um mercado em expansão ou pela abertura de um novo mercado. As ameaças podem existir de fato ou serem ameaças potenciais em algum momento do futuro.

Uma ameaça poderia ser apresentada pelos baixos preços da concorrência, mas poderia ser igualmente o resultado de uma legislação governamental planejada ou de uma queda potencial de uma taxa de câmbio em particular

POTENCIALIDADES

Tem uma boa organização de vendas/ atendimento interno

Tem uma imagem de qualidade

FRAGILIDADE

Pouco conhecida no mercado Ela é uma empresa pequena, os concorrentes são maiores e mais conhecidos no mercado. OPORTUNIDADES Mercado em expansão Desenvolver novos produtos/serviços AMEAÇAS

Concorrência com preços baixos Taxas de juros elevadas

Avaliação do Ambiente Interno

Inicia-se com o diagnóstico que serve para avaliar o estágio atual da organização, e se a estratégia,(caso exista), está sendo realmente sendo implementada e se os resultados obtidos são satisfatórios. Serve para identificar áreas críticas. Várias metodologias de diagnóstico podem ser utilizadas. No final dos trabalhos são identificados os pontos fortes e fracos da organização e que servirão para definir ou redefinir a estratégia da organização, levando-se em consideração o contexto em que a mesma está inserida. Em nossa reflexão utilizaremos o diagrama de causa e efeito(Diagrama de Ishikawa)que utlizaremos em termos práticos mais adiante.

4) Tipos de Estratégias e Táticas de uma Organizaçâo

A seção sobre estratégias e táticas de uma organização reúne tudo o que você sabe sobre o ambiente de seu negócio e sobre a visão geral de sua empresa, a fim de desenvolver suas projeções para o futuro.

Você precisa de algum tempo para que possa mapear as estratégias básicas para abordar os principais componentes de seu negócio, entre os quais seus mercados e a concorrência. Descreva como a estratégia se desenvolvera no futuro. Finalmente, especifique o que sua empresa precisa fazer(táticas)para que a estratégia tenha sucesso.

Tipos de Estratégia

Uma forma de olhar para as estratégias é pensar se elas são defensivas, de desenvolvimento ou de ataque. Todas as estratégias são de um destes tipos, ou uma combinação de mais de uma delas.

Estratégias Defensivas: São idealizadas para evitar perda de clientes. As estratégias típicas defensivas seriam:

Melhorar a imagem da organização;

Melhorar a qualidade dos produtos/serviços prestados; Melhorar a confiabilidade do produto/serviço

Melhorar a confiabilidade das promessas de prazos de entrega; Dar um novo estilo/redesenhar a embalagem do produto/serviço; Melhorar o desempenho do produto;

Aumentar a durabilidade do produto.

Estratégias de desenvolvimento: São idealizadas para oferecer aos clientes uma variedade maior de seus produtos/serviços. Estas estratégias se baseiam em modificar os produtos/serviços ou apresentar novos produtos/serviços aos clientes existentes nos mercados existentes.

As estratégias típicas de desenvolvimento são:

Aumentar a variedade de produtos/serviços oferecida;

Aumentar a variedade de tamanho/cores/materiais oferecida; Aumentar a variedade de características extra opções oferecidas; Encontrar diferentes utilidades para o produto/serviço;

Desenvolver um novo produto/serviço.

Estratégias típicas de ataque: São idealizadas para desenvolver o negócio através de novos clientes. Este tipo de estratégia envolve o descobrimento de novos clientes para seu produto/serviço em seus mercados atuais, ou novos clientes em novos mercados.

As estratégias típicas de ataque são:

Mudar a política de estabelecimento de preço; Usar novos canais de comercialização;

Entrar em novos mercados geográficos; Encontrar novos distribuidores;

Uma maneira útil de se olhar para os tipos de estratégia que podem estar à disposição de uma organização é usar uma matriz desenvolvida por Ansoff, como mostra a figura abaixo.

No documento PlanejamemtoEstratégicopelaQualidade (páginas 52-60)

Documentos relacionados