• Nenhum resultado encontrado

Como incluir uma autoridade Evento

No documento MANUTENÇÃO DE TABELAS PONTOS DE ACESSO (páginas 39-45)

Clique em Manutenção de tabelas e selecione a opção Autoridades e, em seguida Evento.

Clique em Incluir e insira um novo termo. É possível fazer o cadastramento pela ficha AACR2 ou pela ficha Marc. Defina a forma como quer catalogar antes de iniciar a entrada do termo.

Entrada pela ficha Marc

Ao clicar em Incluir, uma nova planilha será aberta. Preencha os dados do autor na tag 111 |a

Caso deseje incluir outras informações desta tag, posicione o mouse na tag e clique em .

O editor Marc disponibilizará os seguintes subcampos: Tag 111

Subcampo Descrição

6 Ligação (NR)

8 Código de ligação e nº de seqüência (NR)

a Nome do evento ou da jurisdição como entrada (NR)

c Local do evento (NR) d Data do evento (NR) e Unidade subordinada (NR) f Data da obra (NR) g Informações gerais (NR) h Qualificador (NR) k Subcabeçalho (NR) l Idioma da obra (NR) n Nº da parte ou seção (NR)

p Nome da parte ou seção da obra (NR)

s Versão (NR) t Título da obra (NR) v Subdivisão de forma (R) x Subdivisão geral (R) y Subdivisão cronológical (R) z Subdivisão geográfica (R)

O subcampo |a estará desabilitado pois já foi preenchido e é um campo Não- repetitivo.

Os subcampos |c (local do evento), |d (data do evento), |n (nº da parte ou seção) e |t (titulo da obra) devem ser preenchidos através da Ficha AACR2. Os demais subcampos tem sua edição condicionada ao Marc.

As remissivas VER para nome de instituição são informadas na tag 411. Clique em para selecionar novas tags para adição na ficha.

Selecione a tag 411 e marque os subcampos que deseja cadastrar. Como esta tag é utilizada para controlar validações de relacionamento entre termos, alguns

subcampos não podem ser editados na tabela de Evento. Para realizar edições de remissivas VER é necessário acessar as tabelas NÃO autorizadas-Evento. A inclusão de novas remissivas VER pode ser feita no momento do cadastro de termos

autorizados, inclusive com dados complementares da remissiva.

Ao incluir o subcampo |a da tag 411, o Sistema abrirá uma tela para pesquisar, selecionar ou incluir os termos NÃO autorizados já existentes ou permitirá a inclusão de novos nomes. Localize o termo que deseja ou inclua um novo clicando no botão para Inserir. O Sistema abrirá uma ficha AACR2 para cadastro de

Remissivas VER. Nesta ficha é possível incluir as seguintes informações:

Descrição Subcampo que será

preenchido Nome do evento ou da jurisdição como entrada

(NR) a Local do evento (NR) c Data do evento (NR) d Nº da parte ou seção (NR) n Título da obra (NR) t Subdivisão de forma (R) v Subdivisão geral (R) x Subdivisão cronológica (R) y Subdivisão geográfica (R) z

As demais informações da tag 411 podem ser editadas em Marc na ficha de Autoridade Evento. Os dados listados acima têm sua edição em Marc bloqueada como forma de controle das validações dos termos relacionados.

Para incluir os demais subcampos da tag 411, utilize a edição Marc na tabela de Evento. Localize o termo adotado, clique para editar o registro, posicione o cursor na tag 411 e clique para incluir outros subcampos. É possível fazer a edição de: Tag 411

Subcampo Descrição

5 Instituição à qual o campo se aplica (NR)

6 Ligação (NR)

8 Código de ligação e nº de seqüência (NR) e Unidade subordinada (NR)

f Data da obra (NR) g Informação geral (NR) h Qualificador (NR) I (NR) k Subcabeçalho (NR) l Idioma da obra (NR)

p Nome da parte ou seção da obra (NR)

q Nome do evento seguido do nome da jurisdição (NR)

s Versão (NR)

w (NR)

As remissivas VER TAMBÉM são registradas na tag 511. Remissivas VER TAMBÉM são registros autorizados e são armazenados na tabela de Autoridades Evento. Os termos NÃO autorizados são armazenados na tabela de Remissivas NÃO

autorizadas-Evento.

Para incluir novas remissivas VER TAMBÉM pela ficha Marc, acrescente a tag 511, subcampo |a. O sistema abrirá a tela onde será possível pesquisar para selecionar o nome da remissiva (quando existente) ou permitirá a inclusão de um novo termo. Ao clicar para incluir um novo termo, o Sistema perguntará se deseja incluir informações adicionais. Ao selecionar a opção Sim, a ficha para inclusão das informações complementares será aberta. Poderão ser incluídos os dados de:

Descrição Subcampo que será

preenchido Nome do evento ou da jurisdição como entrada

(NR) a Local do evento (NR) c Data do evento (NR) d Nº da parte ou seção (NR) n Título da obra (NR) t Subdivisão de forma (R) v Subdivisão geral (R) x Subdivisão cronológical (R) y Subdivisão geográfica (R) z

A inclusão de informações complementares de remissivas VER TAMBÉM (descritos acima) é possível apenas através da ficha AACR2.

Caso os dados já estejam preenchidos em termos existentes, os subcampos correspondentes serão carregados na ficha Marc automaticamente.

É possível fazer a edição da tag 511 no Marc, apenas dos seguintes dados complementares:

Tag 511

Subcampo Descrição

0 Nº de controle do registro (NR)

5 Instituição à qual o campo se aplica (NR)

6 Ligação (NR)

8 Código de ligação de campo e seqüência (NR) e Unidade subordinada (NR) f Data da obra (NR) g Informação geral (NR) h Qualificador (NR) I (NR) k Subcabeçalho (NR)

l Idioma da obra (NR)

p Parte ou seção da obra (NR)

q Nome do evento seguido do nome da jurisdição (NR)

s Versão (NR)

w (NR)

4) Tabela de Autoridade – Título Uniforme Dados

As tabelas de autoridades auxiliam na criação de um Vocabulário Controlado onde possibilita a definição de termos autorizados e remissivas, bem como relacionar termos autorizados entre si, facilitando a busca do usuário final.

A tabela Título Uniforme armazena os títulos uniformes que serão utilizados como entrada principal, secundária ou como assunto.

De acordo com o Código de Catalogação Anglo- americano - 2ª edição (AACR2) título uniforme é um título padronizado, convencional, atribuído a obras muito conhecidas, divulgadas em diversas línguas, cujos títulos principais variam nas diferentes edições.

Resumindo, os títulos uniformes proporcionam meios para:

• reunir, em um só lugar do catálogo todas as entradas de uma obra, com apresentações diferentes, edições, traduções etc. desta mesma obra sob vários títulos;

• identificar uma obra, quando o título pelo qual é conhecida difere do título principal do item que está sendo catalogado;

• fazer diferença entre duas ou mais obras publicadas sob o mesmo título, visando uma ordenação mais lógica e funcional destes cabeçalhos no catálogo.

Tipos de documentos indicados para uso do título uniforme: • manuscritos heterogêneos e grupos de manuscritos;

• incunábulos (livro impresso nos primeiros anos da arte impressa, até 1500); • leis etc.;

• tratados etc.; • sagradas escrituras;

• obras litúrgicas, musicais e literárias;

• comunicações oficiais de papas e Cúria Romana.

Para visualizar os dados cadastrados, utilize a busca de acordo com a funcionalidade descrita em Manutenção de Tabelas.

É importante salientar que os dados de títulos uniformes não precisam necessariamente ser cadastrados na tabela, esse processo de cadastro poderá ser realizado durante a catalogação, assim o acesso as tabelas se restringe a corrigir cadastros, alterá-los ou cadastrar remissivas VER e VER TAMBÉM.

Revisado

O campo Rev. é utilizado para marcar se o registro de autoridade foi revisado ou não. Essa opção é muito utilizada após migrações de dados, pois permite que o bibliotecário faça uma revisão completa das tabelas.

Relacionamentos

Para clientes que utilizam a modalidade Avançada, é possível verificar relacionamentos entre o termo cadastrado na tabela Título Uniforme e os materiais catalogados no Sistema. Para essa operação, selecione o título uniforme e clique com o botão direito do mouse.

Clique na opção Verificar relacionamentos. O Sistema apresentará a seguinte mensagem " Dependendo da quantidade de relacionamentos do item poderá demorar alguns minutos. Deseja continuar?" Clique em Sim para visualizar os relacionamentos.

Detalhes

Na aba Detalhes da tabela Título Uniforme são realizadas as alterações e cadastros de títulos uniformes (lembrando que o cadastro pode ser realizado a partir da ficha de catalogação).

Descrição

Para realizar a inclusão de um título uniforme, é necessário que a tabela Título Uniforme esteja selecionada. Clique no botão Incluir e inclua no campo Descrição o título uniforme. Veja os exemplos abaixo:

Bíblia

Mil e uma noites Aurélio

Purgatório

Clique em Confirmar, para efetuar a inclusão.

Para alterar o nome de um título uniforme, selecione a tabela Título Uniforme, realize uma busca de acordo com a funcionalidade descrita em Manutenção de Tabelas, selecione o título a ser alterado e clique na aba Detalhes.

Para alterar o nome de um título uniforme, basta fazê-lo no próprio campo Descrição. Após a confirmação das alterações efetuadas, o Sistema atualizará todos os registros relacionados com o termo.

Os dados preenchidos neste campo serão armazenados na tag 130, subcampo a Revisado

Assim como na aba Dados, a opção Revisado também poderá ser selecionada na aba Detalhes.

Título da obra

Título pelo qual um item ou série é identificado como nome ou cabeçalho

Os dados preenchidos neste campo serão armazenados na tag 130, subcampo t Subdivisões

Para títulos uniformes que serão utilizados como assuntos, poderão ser cadastradas subdivisões gerais, de forma, cronológicas e geográficas.

Atenção! Só poderão ser cadastradas subdivisões quando um título uniforme for utilizado como assunto.

Para cadastrar uma subdivisão clique em Adicionar.

Para realizar a seleção ou cadastro utilize as orientações da Tela de Seleção Múltipla.

Remissivas Ver (Termos não autorizados)

As remissivas VER são termos utilizados para identificar formas não autorizadas de cabeçalhos que remetem ao termo autorizado de origem.

Exemplo:

Entrada autorizada Remissiva VER

Senhor dos anéis

Sociedade do anel Duas torres Retorno do rei

Para cadastrar uma remissiva VER clique em Adicionar. O Sistema abrirá uma tela para o cadastro ou seleção da remissiva.

Para realizar a seleção ou cadastro utilize as orientações da Tela de Seleção Múltipla.

As remissivas VER ficam visíveis na caixa de seleção da entrada principal, secundária e seleção de assuntos na catalogação e podem ser identificadas através do sinal .

Os dados inseridos nas Remissivas VER são armazenadas na tag Marc 430.

A inclusão de remissivas VER pode ser feita no momento da inclusão ou edição de termos. O sistema também permite a inclusão de informações complementares das remissivas. A edição dos dados de termos não autorizados poderá ser feito apenas na tabela Remissivas (NÃO autorizadas).

Através da ficha de Remissivas NÃO autorizadas-Título uniforme é possível incluir informações complementares:

Descrição: Inclusão da remissiva NÃO autorizada

Os dados preenchidos neste campo serão armazenados na tag 430, subcampo a

Título da obra: Título pelo qual um item ou série é identificado como nome ou cabeçalho

Os dados preenchidos neste campo serão armazenados na tag 430, subcampo t

Remissivas Ver Também (Termos Autorizados)

As remissivas VER TAMBÉM são termos autorizados que possuem relação com o termo autorizado de origem.

Exemplo:

Entrada autorizada Remissiva VER TAMBÉM

Édipo Pássaros

República As obras citadas acima são obras gregas clássicas e bizantinas (até 1453): Édipo de Sófocles

Pássaros de Aristófanes República de Platão

Para cadastrar uma remissiva VER TAMBÉM clique em Adicionar. O Sistema abrirá uma tela para o cadastro ou seleção da remissiva.

Para realizar a seleção ou cadastro utilize as orientações da Tela de Seleção Múltipla.

No documento MANUTENÇÃO DE TABELAS PONTOS DE ACESSO (páginas 39-45)

Documentos relacionados