• Nenhum resultado encontrado

Como Operar Vendido

No documento VENDER E OPERAR VENDIDO.pdf (páginas 195-199)

P

sssssiu! Quer ouvir um segredo?

Ouça, mas, por favor, prometa guardá-lo para si. As ações algumas vezes caem.

Sim, é verdade! odo mundo fica comprando, mas mais cedo ou mais tarde toda ação sofre uma queda de preços.

Se viver bem é a melhor vingança, então uma das coisas mais doces que você pode fazer nos mercados é pegar algo que machuca a todos – queda de preços – e transformá-los em fonte de lucros. Pense em todas aquelas vezes que você comprou uma ação e ela se voltou contra você. Imagine se você tivesse no lado oposto daquele trade , ganhando dinheiro ao invés de perdendo a cada queda de preços.

Você gostaria de lucrar com a queda dos preços? Se sim, temos de con- versar sobre operar vendido.

Primeiro, algumas definições básicas. odo mundo compreende como se faz dinheiro comprando em baixo e vendendo a um preço mais alto, em cima, mas muitos não têm a mínima idéia de como se lucra com a queda de preços. Para termos certeza de que estamos na mesma página, vamos a uma explicação básica.

176 Aprenda a Vender e Operar Vendido

Vamos supor que você olhe a IBM sendo negociada a $90 e decida que ela pode ir a $99. Você compra uma centena de ações, segura, e vende quando a ação atinge seu alvo de lucro. Você ganha $9 por ação, para um total de $900 em 100 ações, menos as comissões e taxas. Isso é tão simples, que uma criança poderia entender. Mas e se você olhasse para a IBM a $90 e concluísse que ela estivesse sobreavaliada e provavelmente cairia até $80? Como você poderia possivelmente lucrar a partir deste movimento?

Umtrader que opera na venda entra em uma operação alugando as ações de outra pessoa e vendendo-as no mercado. Mais tarde, quando ele recomprar as ações, vai retorná-las ao proprietário. Isso é possível porque uma ação da IBM é exatamente igual a outra ação. Não importa que ações você aluga, vende e retorna – desde que os números sejam os mesmos. Se você puder recomprar aquelas ações a um preço mais baixo vai fazer dinheiro.

Para executar a operação vendida de ações, você primeiro tem de alugar a ação. Veja com a sua corretora como fazer isso. Para o aluguel de ações há um depósito de margem de normalmente 100% do valor da ação alugada e mais um percentual que varia de acordo com a ação. Isso significa que para alugar, como tomador, você tem de ter no mínimo o valor das ações que vai alugar depositado como margem na corretora (em dinheiro, ações, títulos ou qualquer outro ativo que a bolsa aceite como margem). Além disso, o tomador paga uma taxa anual ao doador das ações proporcional ao tempo que manteve posse das ações. A partir do momento que você alugar, a margem ficará retida como garantia para o caso de ocorrer algum problema e poderá aumentar se a ação subir de preço. endo a posse da ação alugada, você pode vendê-la no mercado e lucrar no caso de queda. Assim que você recomprar as ações vendidas e retornar as ações alugadas,

sua margem é liberada.*

Vamos supor que sua análise estava correta e a IBM cai até $80. Você liga para o seu corretor e diz para ele cobrir sua posição vendida. Como

*Nota do radutor: Houve o cuidado de adaptação do texto à realidade e legislação brasi- leira. De qualquer forma informe-se na sua corretora sobre as regras quanto ao aluguel de ações e posterior venda. O objetivo deste livro é destacar as oportunidades de venda e não discutir o processo burocrático do aluguel e venda que pode ser pesquisado junto à sua corretora. Vale lembrar que no Brasil, até o momento, não é permitida a venda descoberta de ações – vender ações que você não tem – a não ser nointraday , ou seja, vendendo e recomprando no mesmo pregão, no mesmo dia, o que, a despeito de ser permitido não se recomenda, especialmente aos menos experientes, devido ao enorme risco.

você vendeu 100 ações a $90 e agora está recomprando as mesmas 100 ações por $80, haverá um lucro de $1.000 que, descontadas as comissões e taxas, será depositado na sua conta. Quanto às ações alugadas, você pode utilizá-las para um novotrade na venda ou devolvê-las ao proprietário, en- cerrando o aluguel, se não houver um prazo determinado ou se ele já tiver sido atingido, quando houver um. A margem é liberada quando as ações são devolvidas e o aluguel se encerra.

Agora a transação está terminada – você tem o seu lucro assim como a margem de volta, o corretor recebeu sua comissão e o proprietário tem suas ações de volta.*

O que pode dar errado quando se opera na venda? Quando você compra uma ação, ela pode cair ao invés de subir. Assim como as ações que você com- pra podem cair, as ações que você abre venda podem subir. Por exemplo, a IBM, ao invés de cair de $90 para $80 pode subir para $95. Decidir cobrir sua venda neste ponto vai custar $9.500. Como a venda inicial trouxe somente $9.000, a corretora vai pegar mais $500 da sua margem retida para fechar a posição. Um adendo é que os dividendos e outros proventos continuam a ser ganhos pelo proprietário da ação, mesmo tendo alugado.

Basicamente, você tem de lidar com o risco da alta dos preços. Você pode avaliar seus riscos e decidir se pode viver com eles ou não. As pessoas normalmente têm muito mais medo da fantasia do que da realidade – e a coisa mais assustadora na venda é a idéia do risco ilimitado.

Se você comprar uma ação da IBM a $90, a pior coisa que pode acon- tecer será ela cair a zero, levando todo o seu investimento. Isso seria ruim, mas você sabe o seu risco máximo antes de montar o trade . Se, por outro lado, você abrir venda da IBM a $90, e ela começar a subir, sua perda po- derá ser ilimitada. E se ela for a $1.000 por ação? $2.000? Você pode ir a falência.

A propósito, um meteorito também pode cair na sua cabeça enquanto você está andando na rua.

Como Operar Vendido 177

*Nota do radutor: Nos Estados Unidos, as corretoras ainda podem emprestar as ações de um cliente para outro e às vezes o proprietário recebe uma pequena comissão, outras vezes, não. No Brasil, utiliza-se sempre o aluguel, e o proprietário sempre recebe uma taxa anual por isso, apesar de normalmente ser pequena. A despeito de a taxa ser pequena, para os proprietários de ações que não pretendem vendê-las nem utilizá-las como margem, pode ser um ganho extra em cima de suas ações.

178 Aprenda a Vender e Operar Vendido

É um fato conhecido da psicologia humana que as pessoas subestimam os perigos comuns e superestimam os perigos incomuns. Em Nova York, onde eu moro, um assassinato no metrô se torna manchete de jornais. Isso obscurece o fato de que muito mais pessoas morrem escorregando e caindo em banheiros. Um animal do zoo que mata seu tratador vira manchete, enquanto milhares de acidentes comuns fatais passam sem ao menos ser noticiados.

odotrader sério deve ter um plano de ação. Uma parte importante do plano é definir o risco e estabelecer uma ordem de stop. Os stops nas compras vão abaixo do mercado, nas operações vendidas, acima do preço de entrada.

Ocasionalmente você vai se deparar com mercado rápido. Ocorrerão deslizes e sua perda será maior do que foi antecipado. Ainda assim, se você operar na venda de ações de empresas grandes, com muitos negócios e liquidez, tais problemas serão raros.

Para qualquer pessoa que puder se imaginar entrando na venda da IBM por $90, não usar um stop, e depois vê-la subir para $1.000, eu só tenho um conselho. É o mesmo conselho que eu daria à sua contraparte que compra a IBM a $90 sem umstop e a vê cair a zero, levando todo o inves- timento: “Não seja idiota. Usestops.”

Ao invés de ficar tremendo e imaginando riscos fantásticos de entrar na venda semstops , vamos discutir o que se deve e o que não se deve fazer quando operamos na venda de ações, futuros e opções. Vamos discutir os riscos reais, e as oportunidades também.

odos os iniciantes na bolsa de valores começam pela compra. A maio- ria dos que operam na venda são profissionais. Por que eles ficam operando na venda ano após ano? Eles o fazem por alguma propensão cívica, como um serviço público? Ou porque gostam de apostar? Ou eles operam na venda porque o dinheiro lá pode ser bem melhor do que na compra? Pense nisso.

Vamos agora dar uma olhada mais de perto na venda.*

*Nota do radutor: A despeito das considerações do autor, tomem especial cuidado nas operações vendidas no mercado brasileiro que por ser menor que o americano, apresenta muitas vezes mais volatilidade, levando a riscos bem maiores na venda.

179 179

CAPÍTULO 7

Operando Vendido

No documento VENDER E OPERAR VENDIDO.pdf (páginas 195-199)

Documentos relacionados