• Nenhum resultado encontrado

Pergunta: Como crescemos enquanto discípulos de

Lição 4 Como é que as pessoas

podem ter paz com Deus?

Introdução

Vimos como é o Reino de Deus. Mas como é que alguém se torna cidadão do Reino de Deus? Como é que alguém entra no Reino? Nesta lição, responderemos a essas perguntas.

Um dia, enquanto Jesus estava a ensinar, aconteceu uma coisa estra-nha. As pessoas reconhecidas que eram como pecadoras estavam a tentar chegar o mais perto possível d’Ele e queriam ouvir cada palavra que Ele dizia. Mas essas eram as pessoas que os líderes religiosos chamavam de pecadoras, pois não obedeciam a todas as leis religiosas que os líderes acha-vam que as pessoas justas deveriam obedecer. Por causa disso, os líderes re-ligiosos acreditavam que os pecadores não podiam receber o favor de Deus.

como é Que As PessoAs Podem ter PAz com deus?

Visto que eles afirmavam representar Deus, pensaram que Deus agiria como eles. Deus certamente não teria nada a ver com os pecadores como Jesus o estava a fazer, mas Jesus afirmou que falava por Deus. Portanto, não fazia nenhum sentido para eles que pecadores estivessem reunidos à volta de Jesus, ouvindo cada palavra Sua (Lucas 15:1-2).

O que os líderes religiosos estavam a fazer enquanto os pecadores pres-sionavam para ver Jesus? Visto que afirmavam conhecer Deus, eles também devem ter desejado estar perto de Jesus. Mas não foi isso o que aconteceu.

Eles não gostavam de estar perto de Jesus. Em vez de terem sede de ouvir e estar perto de Jesus, os líderes religiosos estavam infelizes porque Jesus recebia pecadores de bom grado para Si mesmo. Os líderes religiosos - os fariseus e os escribas - resmungaram e reclamaram pois tinham a certeza de que Deus os amava, mas que não amava os pecadores.

Ao ouvir as queixas dos líderes religiosos, Jesus começou a contar his-tórias. Ele fê-lo com um propósito. Ele queria que todos os Seus ouvintes soubessem como Deus realmente é.

A. Aqueles que entram no Reino devem primeiro reconhecer que estão perdidos.

Jesus ensinou esta verdade através de histórias sobre a vida quotidiana.

1. A Ovelha Perdida (Lucas 15:4-7)

Jesus falou sobre um pastor que tinha 100 ovelhas. À noite, o pastor percebeu

que uma das ovelhas estava a faltar. Ele não disse: “Tenho 99 ovelhas, então vou esquecer aquela que está perdida”. Em vez disso, o pastor deixou as 99 que estavam seguras no redil. Depois, saiu noite adentro e procurou durante muito tempo pela ovelha perdida. Ele procurou e procurou até que a encontrou. Ao colocar a ovelha sobre os ombros, o pastor levou a ovelha para casa. Ele ficou tão feliz que chamou os seus amigos para o ajudar a comemorar.

2. A Moeda Perdida (Lucas 15:8-10)

seguir Jesus: Quem é Jesus?

Jesus também contou a história de uma mulher que tinha dez moedas de prata e que perdeu uma delas. Ela poderia

ter dito: “Bom, tenho nove moedas. Vou simplesmente esquecer a perdida.” Em vez disso, acendeu uma lâmpada e, de seguida, passou a lim-po toda a casa. Finalmente, encontrou a moeda perdida e fi cou tão feliz que chamou os seus amigos para a ajudar a comemorar.

3. O Filho Perdido (Lucas 15:11-32)

Jesus contou outra história, que é uma das mais belas histórias da Bíblia. Um pai tinha

dois fi lhos. Um dia, o fi lho mais novo disse ao pai: “Dá-me o di-nheiro que receberei quando morreres. Quero-o agora.” O pai fez o que o fi lho pediu. Depois, saiu de casa e mudou-se para um país distante onde desperdiçou todo o dinheiro que o seu pai lhe tinha dado. O fi lho viveu descuidadamente e pecaminosamente e no fi m não tinha nada para comer.

Então, aceitou o trabalho de alimentar porcos que era um trabalho vergo-nhoso para um judeu nos tempos do Novo Testamento. Eles não deveriam ter nada a ver com porcos. Aquele jovem comeu a mesma comida que alimentava os porcos e isso envergonhou-o tanto a ele como ao pai.

Um dia, o fi lho percebeu a coisa pecaminosa e vergonhosa que tinha feito e admitiu que era pecador. Então disse a si mesmo: “Os servos do meu pai têm uma comida melhor do que a minha. Vou ter com o meu pai e pedirei para me tornar um dos seus servos.” Esse era o seu plano e foi isso que se propôs a fazer pois não achava que merecia ser tratado como fi lho.

Quando o jovem se aproximou da sua casa, o pai viu o seu fi lho pe-cador a descer a estrada. Quando o viu, correu alegremente para ir de en-contro a ele. O fi lho arrependeu-se rapidamente dos seus pecados e disse ao pai que tinha voltado para se tornar um servo e admitiu que tinha pecado contra Deus e contra ele. Também disse que não merecia mais ser chamado de fi lho.

Como é que o pai respondeu? Com raiva? Mandou o seu fi lho embo-ra? Não! O pai ordenou aos servos que trouxessem um manto, sandálias e um anel e os entregassem ao fi lho. O manto iria identifi cá-lo como fi lho

como é Que As PessoAs Podem ter PAz com deus?

Depois, o pai fez uma grande festa para comemorar a volta do filho pois estava muito feliz por o seu filho rebelde ter voltado para casa. O pai per-doou, restaurou e tratou o filho como se nunca se tivesse afastado e pecado e fê-lo por causa do seu amor, não porque o filho merecesse.

O pai também tinha um filho mais velho que não tinha saído de casa.

Ele tinha ficado em casa e tinha trabalhado para o pai. Ele ressentia-se do seu irmão pelo que ele tinha feito. Então, em vez de ficar feliz, o irmão mais velho ficou chateado pois ele achava que o seu pai não deveria perdoar o irmão rebelde. Ele pensava que uma vez que o seu irmão era pecador, seria sempre pecador. Ele teria insistido com o pai para expulsar o jovem pecador, para nunca mais ser visto.

O filho mais velho estava certo sobre uma coisa. O seu irmão não conquistou o direito de ser perdoado. Ele merecia ser rejeitado para sem-pre. Mas, felizmente, o pai respondeu com base no amor e no perdão, não com base no valor ou mérito.

Jesus contou estas histórias para nos ajudar a ver como é Deus, nós mesmos e reconhecer que todos nós precisamos do Seu perdão.

Quem é que a ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido re-presentam? Todos nós, todas as pessoas. Todas as pessoas pecaram contra Deus. Não amamos e adoramos a Deus como deveríamos, não Lhe temos obedecido e servido fielmente. Portanto, todas as pessoas estão perdidas e longe de Deus. Somos pecadores. Como o filho mais novo, merecemos ser punidos pelos nossos pecados. Certamente não merecemos o perdão e a graça de Deus. Não há absolutamente nada que qualquer um de nós possa fazer para merecer o perdão e o favor de Deus. Além disso, nenhum outro ser humano ou santo ou ancestral ou Maria, a mãe de Jesus, nos pode aju-dar. Todas as pessoas precisam desesperadamente da misericórdia de Deus.

Todas as áreas das nossas vidas foram afectadas pelos nossos pecados.

Então, que esperança existe para qualquer um de nós? Todos estamos em desespero, todos estamos perdidos, assim como a ovelha, a moeda e o filho. Nenhum deles se conseguiu encontrar. Teve de ser outra pessoa a encontrá-los e a restaurá-los.

seguir Jesus: Quem é Jesus?

Pergunta: Quem é que representa Deus nas histórias que