• Nenhum resultado encontrado

A gest˜ao de projetos DDS necessita de processos maduros e, para isto, ´e necess´ario primeiramente entender o que ´e DDS e em seguida mapear bem os processos de maior re- levˆancia no projeto DDS. Conforme apresentado nas se¸c˜oes anteriores, podemos perceber que a maioria das abordagens tem como principal objetivo resolver desafios e problemas inerentes ao DDS. Entretanto, ainda n˜ao temos um modelo maduro suficiente para ser homologado como um padr˜ao internacional com o intuito de guiar o gestor e sua equipe no ambiente distribu´ıdo. Logo em seguida, apresentamos a figura 3.10 comparando as j´a citadas abordagens ou trabalhos relacionados.

Diante do exposto na figura 3.10 e descrito em cada trabalho relacionado, podemos visualizar que essas abordagens tem como principal foco, as atividades de requisitos. Algumas dessas abordagens identificam a importˆancia da comunica¸c˜ao para todos os projetos, seja ele tradicional ou distribu´ıdo. Entretanto, nem sempre a tratam com a

Figura 3.10 Compara¸c˜ao entre os trabalhos relacionados

devida relevˆancia, pois na maioria dos projetos, os gestores acabam desviando esfor¸cos para outros processos, negligenciando o processo formal e adequado de comunica¸c˜ao. Desta forma, o mesmo acaba sendo implantado de acordo com a experiˆencia do gerente de projetos.

3.9 CONSIDERAC¸ ˜OES FINAIS

A ´area de desenvolvimento de software est´a em processo cont´ınuo de amadurecimento [6]. Por tal motivo, a revis˜ao te´orica realizada neste cap´ıtulo identificou diversos pro- blemas e desafios ligados ao processo de desenvolvimento distribu´ıdo de software e, mais especificamente, ao processo de comunica¸c˜ao em DDS.

O DDS, ao se deparar com separa¸c˜ao geogr´afica, dispers˜ao temporal e diferen¸cas culturais, aumenta as dificuldades e desafios presentes se comparado ao desenvolvimento tradicional ou centralizado [42]. Neste cap´ıtulo ficou claro que desenvolver software com equipes centralizadas ´e muito diferente de desenvolver de forma distribu´ıda.

Os trabalhos relacionados a este estudo [42], [34], [6] contribuem no sentido de mini- mizar as dificuldades apontadas pelos artigos e literaturas que fazem frente aos desafios do ambiente de DDS. Adicionalmente, outros estudos se aprofundam a an´alise destes fatores e acrescentam outros presentes n˜ao apenas nas equipes, mas em projetos de DDS como um todo, muitos deles relacionados com os problemas e desafios identificados na literatura de desenvolvimento de software de um modo geral.

As for¸cas centr´ıfugas e centr´ıpetas propostas por Carmel [6] objetivam nos principais fatores presentes nas equipes em projetos de desenvolvimento distribu´ıdo de software. O processo proposto por Medeiros [34] foca no uso de comunica¸c˜ao ass´ıncrona e s´ıncrona na elicita¸c˜ao de requisitos e o MuNDDoS de Prikladnicki [40] tem como proposta um modelo de referˆencia para DDS, onde o modelo preconiza a defini¸c˜ao dos processos para minimizar v´arios problemas no desenvolvimento distribu´ıdo de software.

METODOLOGIA DE PESQUISA

Este cap´ıtulo apresenta as caracter´ısticas de uma pesquisa qualitativa, com seus conceitos, fundamenta¸c˜ao te´orica e formas de valida¸c˜ao. Nesta pesquisa iremos dar destaque a uma abordagem da pesquisa qualitativa interpretativa, por ser o adotado nesta disserta¸c˜ao.

4.1 PARADIGMA QUALITATIVO

Os m´etodos qualitativos e quantitativos embora sejam diferentes, eles n˜ao se excluem. Pode-se diferenciar o foco dado pelo qualitativo do quantitativo, mas seria incorreto afirmar que s˜ao totalmente opostos.

O m´etodo de pesquisa qualitativa tem enfoque na an´alise de situa¸c˜oes complexas, na busca de conhecimento detalhado sobre quest˜oes particulares, al´em de descobertas e investiga¸c˜oes de fenˆomenos com o objetivo de entender a natureza e o contexto onde eles est˜ao inseridos [20], [44].

O m´etodo quantitativo, como o pr´oprio nome indica, caracteriza-se pelo emprego da quantifica¸c˜ao, tanto nas modalidades de coleta de informa¸c˜oes, quanto no tratamento delas mediante t´ecnicas estat´ısticas, como por exemplo, m´edia, desvio-padr˜ao, coeficiente de correla¸c˜ao, an´alise de regress˜ao, entre outros [44]. O uso de t´ecnicas, fundamentadas na estat´ıstica, preocupam-se em garantir a precis˜ao dos resultados, evitando distor¸c˜oes e interpreta¸c˜oes errˆoneas, possibilitando alguma seguran¸ca quanto `as inferˆencias [38].

Segundo Flick [20], a metodologia tradicional quantitativa, tem inicio quando o pes- quisador cria um modelo de condi¸c˜oes e rela¸c˜oes supostas amparado no conhecimento te´orico. Desta forma, tais hip´oteses s˜ao testadas atrav´es de teorias emp´ıricas, garantindo a representatividade dos dados conforme as amostras aleat´orias do objeto estudado. Con- sequentemente, as rela¸c˜oes complexas coletadas s˜ao fragmentadas em vari´aveis diferentes, o que permite o pesquisador isolar e testar seus efeitos, gerando, por fim, uma quanti- fica¸c˜ao do que foi testado [38].

M´etodos qualitativos diferem de m´etodos quantitativos porque utilizam vari´aveis que n˜ao podem ser medidas, apenas observadas. M´etodos qualitativos tˆem sua origem das ciˆencias sociais, em contraponto aos m´etodos quantitativos que vˆem das ciˆencias naturais. De um modo geral, m´etodos qualitativos s˜ao os que se caracterizam por ser um estudo aprofundado de um sistema no ambiente onde ele est´a sendo usado, ou, em alguns casos, onde se espera que o sistema seja usado. M´etodos qualitativos sempre envolvem pessoas. J´a o m´etodo quantitativo baseia-se numa vis˜ao que: (i)diferentes observadores obter˜ao os mesmos resultados em observa¸c˜oes distintas; (ii) n˜ao h´a desacordo do que realmente ´e melhor e o que ´e o pior para valores dessas vari´aveis objetivas; (iii) as medi¸c˜oes em n´umeros s˜ao consideradas mais ricas do que as verbais. Essa ´e uma vis˜ao positivista.

Segundo Flick [20], o paradigma qualitativo ´e formado por oito aspectos essenciais. Esses aspectos ser˜ao apresentados logo a seguir, mas n˜ao ser˜ao detalhados.

ˆ Apropriabilidade de m´etodos e teorias : antes de iniciar a pesquisa recomenda-se analisar o problema a ser estudado e verificar se este pode ser investigado segundo os crit´erios e procedimentos dispon´ıveis pelo m´etodo de pesquisa.

ˆ Perspectiva dos participantes e sua diversidade : por tratar das rela¸c˜oes complexas e levar em considera¸c˜ao o tempo, o local e o contexto acerca do objeto em estudo, a pesquisa qualitativa aprecia toda diversidade de informa¸c˜ao, seja ela: perspectiva dos participantes (pesquisador, observador, entrevistado, entre outros), pr´aticas por eles realizadas, bem como significados subjetivos e sociais a eles relacionados; ˆ Reflexibilidade do pesquisador e da pesquisa : a pesquisa qualitativa leva em consi-

dera¸c˜ao as reflex˜oes do pesquisador ou daqueles que fazem parte da pesquisa, bem como qualquer tipo de intera¸c˜ao, sejam elas pesquisador-campo ou pesquisador- participante, considerando ambos os casos como parte da produ¸c˜ao do conheci- mento;

ˆ Variedade de abordagens e m´etodos na pesquisa qualitativa : diferente da pesquisa quantitativa que det´em padr˜oes obrigat´orios e conceitos te´oricos e metodol´ogicos unificados, na pesquisa qualitativa ´e poss´ıvel envolver v´arias abordagens te´oricas, distintas ou n˜ao, pois seus m´etodos tiveram fundamenta¸c˜ao a partir de linhas e influˆencias diversas;

ˆ Compreens˜ao como princ´ıpio epistemol´ogico : a pesquisa qualitativa objetiva conhe- cer o(s) fenˆomeno(s) estudado(s) a partir de sua observa¸c˜ao e investiga¸c˜ao. Por´em, a maneira de expressar essa compreens˜ao em termos de metodologia ´e dependente da postura te´orica que fundamenta a pesquisa;

ˆ Reconstru¸c˜ao de casos como ponto de partida : chama-se ”casos”qualquer indiv´ıduo que faz parte do estudo, seu ponto de vista, o contexto no qual est´a inserido e sua intera¸c˜ao com outros indiv´ıduos. Portanto, antes da elabora¸c˜ao de enunciados estuda-se cada caso e posteriormente, a partir do estudo de casos suposi¸c˜oes s˜ao formuladas;

ˆ Constru¸c˜ao da realidade como base : como mencionado no aspecto anterior, a partir do estudo de casos ´e poss´ıvel reconstruir a realidade estudada. Vˆe-se assim que na pesquisa qualitativa a realidade n˜ao ´e determinada, mas sim reconstru´ıda a partir de casos, indiv´ıduos, contexto, tempo e local no qual est˜ao inseridos;

ˆ Texto como material emp´ırico : quando s˜ao realizados os estudos de casos, textos s˜ao produzidos. A partir desses, an´alises emp´ıricas e interpreta¸c˜oes podem ser realizadas.

4.1.1 Compara¸c˜ao entre Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

A pesquisa cient´ıfica normalmente ´e definida como quantitativa ou qualitativa devido ao tipo de dados coletados (quantitativos ou qualitativos).

Na pesquisa qualitativa o pesquisador desenvolve conceitos, id´eias e entendimentos oriundos de padr˜oes encontrados nos dados, ao inv´es de coletar dados para comprovar teorias, hip´oteses e modelos preconcebidos [43].

A pesquisa quantitativa geralmente se apresenta adequada quando existe a possibili- dade de medidas quantific´aveis de vari´aveis a partir de amostras de uma popula¸c˜ao. Em contrapartida, a pesquisa qualitativa se caracteriza, principalmente, pela falta de medidas num´ericas e an´alises estat´ısticas, preocupando-se e analisando os aspectos mais profundos e subjetivos do tema em estudo [17].

Segundo Dias [17], os m´etodos qualitativos s˜ao menos estruturados, proporcionam um relacionamento mais longo e flex´ıvel entre o pesquisador e os entrevistados, e lidam com informa¸c˜oes mais subjetivas, amplas e com maior riqueza de detalhes do que os m´etodos quantitativos .

Os m´etodos qualitativos geralmente utilizam procedimentos interpretativos, repre- senta¸c˜ao verbal dos dados, em contraposi¸c˜ao `a representa¸c˜ao num´erica do m´etodo quan- titativo.

Segundo Wildemuth [49], a pesquisa qualitativa ´e geralmente associada `a pesquisa explorat´oria interpretativa, enquanto a pesquisa quantitativa ´e associada a estudos posi- tivistas confirmat´orios.

Tabela 4.1 Compara¸c˜ao entre pesquisa qualitativa e quantitativa.

Quantitativo Qualitativo

Busca a extens˜ao Busca a profundidade

Parte do objetivo Parte do subjetivo

Reflete o subjetivo Tenta atingir o objetivo

A amostra ´e ampla, calculada a priori, estratificada A amostra ´e pequena

Trabalha com dados, indicadores e tendˆencias Trabalha c/ valores, cren¸cas Descartam-se vari´aveis n˜ao-representativas As vari´aveis s˜ao importantes

As diferen¸cas n˜ao se restringem a somente ao estudo comparativo da pesquisa quan- titativa com a qualitativa. Ou seja, mesmo, quando a an´alise trata apenas de pesquisas qualitativas, observa-se que diferem entre si quanto ao m´etodo, `a forma e aos objetivos. Godoy [23] respalda esta diversidade existente entre os trabalhos qualitativos, mas enu- mera um conjunto de caracter´ısticas essenciais, capazes de gerar uma identidade neste tipo de pesquisa:

ˆ o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento fundamental;

ˆ o significado que as pessoas atribuem `as coisas e `a sua vida como preocupa¸c˜ao do investigador;

ˆ car´ater descritivo; ˆ enfoque indutivo.

Na pesquisa qualitativa, a investiga¸c˜ao do objeto de estudo ´e guiada pelos seguintes procedimentos: t´ecnicas de coleta, coleta, transcri¸c˜ao, an´alise e interpreta¸c˜ao dos dados. Os mesmos podem ser apresentados independentemente, no entanto eles apresentem uma ordem em particular. Na pr´atica, essa ordem ´e representada por um processo linear ou circular. O processo circular difere do linear por fazer o pesquisador estar sempre refletindo sobre todo o processo, bem como em etapas espec´ıficas. Entretanto, o uso deste processo requer mais tempo do que o linear. Neste trabalho, por quest˜oes de tempo, o processo escolhido foi o linear, o qual ´e apresentado na Figura 4.1.

Figura 4.1 Uma Perspectiva do Processo de Pesquisa Qualitativa

Embora, a ampla revis˜ao te´orica desenvolvida, n˜ao tˆem-se conhecimento de que o problema tenha sido abordado sob a mesma perspectiva. Sendo assim, a presente pes- quisa pode ser considerada como explorat´oria, sendo utilizado como m´etodo principal a valida¸c˜ao com especialista da ´area atrav´es da entrevista semi-estruturada. A finalidade da pesquisa explorat´oria ´e desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e/ou id´eias, tendo como objetivo a cria¸c˜ao de novas teorias ou amadurecimento de teorias j´a existentes [22]. De acordo com o mesmo autor, a pesquisa explorat´oria em muitas ocasi˜oes constitui- se na primeira fase ou etapa de uma investiga¸c˜ao mais ampla. O tema em destaque, ou melhor, o tema em foco ´e gen´erico, tendo a necessidade de seu esclarecimento e suas prov´aveis delimita¸c˜oes, exigindo uma significativa e s´olida revis˜ao da literatura, discuss˜ao com especialistas e etc.[42].

Documentos relacionados