• Nenhum resultado encontrado

3. SGQ da VALINOX – Indústrias Metalomecânicas, S.A.: transição para a ISO 9001:2015

3.4.10 Competências

A organização já possuiu, em tempos, um sistema para a avaliação das competências dos colaboradores, o sistema de avaliação de desempenho dos colaboradores, funcionando como um sistema de compensação consoante se alcance das metas atribuídas. O processo de transição para a ISO 9001:2015, levou a uma nova tentativa por parte da gestão de topo, no desenvolvimento de um sistema deste género, com o objetivo de incentivar os colaboradores a desenvolver as suas competências e a adquirirem novas competências. A organização optou por utilizar este sistema apenas na área fabril, no entanto, caso se atingirem bons resultados transferir este processo a todos os níveis da organização. Para cada um dos seus colaboradores detalhou as competências necessárias para a realização da função que ocupa, assim como a sua pontuação relativamente ao que era exigido. No início do ano os colaboradores são chamados para uma reunião com a gestão de topo, onde inicialmente se explica a iniciativa e se esclarecem as classificações atribuídas assim como o que é esperado do colaborado e as melhorias que este pode obter se realizar as expetativas da gestão. No ano seguinte avalia-se se o colaborador conseguiu melhorar o que lhe foi pedido e avalia-se a sua compensação.

Além das alterações realizadas pela organização existem ainda outros pontos, em que segundo a análise realizada à Valinox, esta se encontrava em não conformidade e que não foram abordados. Por outro lado, existem também alterações que a organização pretendia realizar, mas que acabou por não ter tempo para o realizar. De seguida, apresentam-se algumas sugestões que a organização poderia introduzir para= conseguir atingir a conformidade com os requisitos.

Foi identificado durante a análise que na Valinox, aquando da verificação de que os equipamentos de medição não estariam aptos para o propósito pretendido, não se empreendiam quaisquer ações para determinar se a validade dos resultados das medições efetuadas anteriormente pelo equipamento teria sido afetada. Para se chegar a conformidade com este ponto será necessário, que quando se verificar um equipamento não apto, averiguar a validade dos resultados das medições efetuados previamente com o respetivo aparelho. Para que isso comece a ser realizado, propõem-se a incorporação no procedimento P Nº 10 IV - Receção de certificados/verificação de adequabilidade ao uso, agora classificado como PQ.03.05, uma nova atividade, a ser realizada quando a decisão final passar por se desclassificar ou requalificar o equipamento para outra utilização, que poderá ser descrita como, averiguar a validade dos resultados das medições efetuados previamente.

A Valinox possuía informação documentada relativamente aos controlos efetuados aos produtos, sendo que à libertação do produto só poderia ser realizada após todas as disposições terem sido aplicadas com resultados positivos, porém, não possuía um momento final de libertação do produto, assim como quaisquer registos que permitissem a rastreabilidade às pessoas que deram autorização para essa libertação. Pelo que se propõem que se volte a adotar a etiqueta de classificação de produto conforme. Esta seria colocada nos equipamentos pelo DQUA, após a

realização e a confirmação de todos os controlos de Qualidade, obtendo-se assim um momento final de libertação do produto, assim como a rastreabilidade à pessoa responsável pela sua libertação.

Auditoria

A auditoria decorreu nos dias 26 e 27 de julho, na qual estiveram envolvidos 3 auditores da SGS e 3 representantes da organização, o PCADM, o DQUA e o CQUA/SHST, assim como eu, a quem deram a oportunidade de acompanhar a auditoria. A auditoria envolveu os 3 sistemas de gestão, correspondendo à 2ª Auditoria de Acompanhamento com transição da NP EN ISO 9001:2015 e da NP EN ISO 14001:2015 e à 1ª Auditoria de Acompanhamento da OHSAS18001:2007. Na auditoria verificou-se:

• Se a Valinox cumpria com todos os requisitos das Normas de referência;

• Se a Organização demonstrava capacidade para identificar e garantir o cumprimento de requisitos legais e outros requisitos aplicáveis;

• Se os sistemas de gestão estavam efetivamente implementados, se são mantidos e eficazes, conduzindo ao cumprimento dos objetivos e à realização das políticas da Organização.

• Foram também revistos os resultados das auditorias anteriores;

o Tratamento dos pedidos de ação de correção e das Oportunidades de Melhoria propostas;

• Conformidade do uso da Marca de Certificação.

No Anexo 6, pode-se observar o Plano da Auditoria, esta consistiu no estudo da documentação necessária em sala, na posterior visita as instalações administrativas para junto dos colaboradores averiguar o funcionamento da organização, assim como a visita às instalações fabris, por último foi realizado uma visita a uma das obras da organização.

A auditoria resultou num total de 5 não conformidades de caracter menor e um conjunto de 10 oportunidades de melhoria, no que diz respeito ao sistema de Gestão da Qualidade, a auditoria resultou em 2 dessas não conformidade. A organização avaliou as não conformidades e sugeriu as correções a ações corretivas a realizar, propondo-as posteriormente para análise dos auditores. De seguida expõem-se as não conformidades verificadas, assim como as correções e as ações corretivas propostas pela empresa.

• 1º Não Conformidade

Descrição: A primeira não conformidade dizia respeito ao controlo de qualidade do material. Durante a auditoria constatou-se que um componente que teria vindo de um fornecedor externo, de um serviço de corte, teria perdido o seu número de vazamento, sendo que esse número não teria sido transferido de nova para a peça, esta estaria pronta para entrar em produção, sendo que não se possuía em fábrica o certificado do material, apesar de isso ser exigido na ordem de compra.

Correção: Pedir o certificado de material da peça em questão.

Ação corretiva: Agendar reunião com os fornecedores deste tipo de serviço e procurar junto destes encontrar a melhor solução para realizar a rastreabilidade das peças e para obter os certificados atempadamente.

• 2º Não Conformidade

Descrição: Não foi evidenciado que no exercício da revisão pela gestão, a organização tenha considerado algumas das entradas previstas pela norma de referência, no que diz respeito à análise quanto ao seu desempenho relativamente à não conformidades e ações corretivas, assim como quanto aos resultados das auditorias.

Correção: Realizar uma adenda à revisão pela gestão, incluindo os tópicos em falta.

Ação Corretiva: Incluir no procedimento relativo à Revisão pela Gestão, onde se explicitam os tópicos a abordar, os pontos em falta.

A análise da Valinox foi aceite e foi emitido um novo certificado, que pode ser observado no Anexo 2.

Documentos relacionados