• Nenhum resultado encontrado

4.2 A Camada Tutor-ACVA

4.2.1 Composição da Camada Tutor-ACVA

Uma vez que o Portfólio-Tutor está inserido no projeto ACVA30, a camada Tutor-ACVA deverá fornecer um ensino personalizado, evitando a homogeneidade superficial com que os alunos são tratados em uma sala de aula tradicional (HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, 2000). Portanto, buscando um ensino mais adaptado às necessidades dos alunos, a camada Tutor- ACVA será composta31 pelo modelo do aluno, estratégias de ensino e base de domínio.

4.2.1.1 Modelo do Aluno Proposto

A ACVA considera que uma classe virtual é formada por grupos heterogêneos, de acordo com as necessidades educacionais de cada aluno. Em um primeiro estágio, os alunos são agrupados de acordo com o nível de conhecimento apresentado e, em um segundo estágio, são agrupados em zonas de comportamento em virtude do ritmo de progressão de cada um.

Seguindo esta proposta, o perfil do aluno32 no Tutor-ACVA será subdividido em perfil de grupo e zona de comportamento. O Perfil de grupo vai corresponder ao nível de conhecimento apresentado pelo aluno - Básico, Intermediário ou Avançado, em relação aos conceitos que serão aprendidos em determinada unidade da disciplina. Enquanto que, a depender do desempenho obtido durante uma sessão de ensino, as zonas de comportamento consideradas serão as seguintes: superior, normal ou crítica.

A fim de acompanhar a aprendizagem do aluno, o Tutor-ACVA acrescentará ao modelo o perfil individual do aluno, que assinalará todos os conceitos já aprendidos e o histórico de navegação, que registrará os recursos didáticos já utilizados pelo mesmo. Por conseguinte, o perfil do aluno fica então constituído segundo a Figura 4.5.

30

Capítulo 3, seção 3.2.3.

31

Seguindo a arquitetura básica sugerida no Capítulo 3, seção 3.2.1.

32

Zona de

Comportamento Histórico de Navegação Perfil de Grupo Perfil Individual

Perfil do Aluno Nível de conhecimento na Unidade: - Básico - Intermediário - Avançado Comportamento na Sessão de Ensino: - Superior - Normal - Crítico

Módulos Conceituais aprendidos: - Módulo xxx

- Módulo yyy - Módulo zzz

Recursos Didáticos utilizados: - Definição 1 - Exemplo 3 - Explicação 1

..

..

.

Figura 4.5: Representação do Perfil do Aluno

4.2.1.2 Estratégias de Ensino

As Estratégias de Ensino serão divididas em macroestratégias e microestratégias. Em relação às macroestratégias, têm-se:

$ Planejamento da disciplina, que corresponde à estruturação da ementa da disciplina em unidades;

$ Planejamento da unidade, obtido com a classificação dos conteúdos a serem aprendidos na unidade como Básico, Intermediário ou Avançado, e com a distribuição dos mesmos em sessões de ensino;

$ Planejamento da aula (sessão de ensino), que corresponde à definição do tipo de aula a ser aplicado (expositiva33, debate, etc), do grupo ao qual a aula será direcionada e dos objetivos34 a serem atingidos;

$ Definição das questões a serem utilizadas no diagnóstico do nível de conhecimento do aluno (no início da unidade) e na verificação de aprendizagem dos módulos conceituais.

Considerando as microestratégias, têm-se:

$ Definição dos recursos didáticos a aplicar na sessão de ensino, em função das zonas de comportamento35;

$ Estabelecimento do roteiro de aplicação dos recursos didáticos para sessões síncronas.

33

O protótipo do Portfólio-Tutor atenderá, inicialmente, somente a este tipo de aula.

34

Os objetivos correspondem à capacidade a ser adquirida em relação a determinado conteúdo, como por exemplo: compreensão, aplicação, análise, etc.

35

Considerando que a depender da capacidade cognitiva do aluno, ele precisará de mais ou menos recursos para aprender determinado conteúdo, as estratégias aplicadas para cada zona de comportamento procuram atender a estas necessidades. Desta maneira, a zona crítica deverá ser provida com mais recursos que a zona normal e consecutivamente a zona normal deverá ser provida com mais recursos que a zona superior.

4.2.1.3 Base de Domínio

Para melhorar a visualização da base de domínio36, que deverá conter todo o conteúdo a ser ministrado pelo Tutor-ACVA, decidiu-se, baseado em alguns trabalhos (CABRAL,2000; KAWASAKI, 2000; REZENDE 2000), estruturá-lo em três níveis (Figura 4.6), a saber:

Domínio

Módulos Conceituais

Recursos Didáticos

Figura 4.6: Estruturação da Base de Domínio

$ Nível de Domínio, que conterá cada hierarquia de conhecimento existente. Por exemplo: Informática & Análise e Projeto Orientados a Objetos; História & História do Brasil & Colonização; e outros;

$ Nível de Módulos Conceituais37, baseado nas correntes teóricas de Piaget (Apêndice A), Ausubel (KAWASAKI, 2000), entre outras, que consideram que a aquisição de conhecimento acontece a partir do relacionamento do novo conceito aos conceitos previamente assimilados pelo aluno, buscou-se estruturar esta camada como um mapa conceitual38, de modo que cada elemento de uma hierarquia de conhecimento (camada anterior) corresponderá a um conjunto de conceitos relacionados, que compõem o domínio de conhecimento em questão. Por exemplo: o domínio de Análise e Projeto

36

Este modelo faz parte de outro trabalho (CARVALHO, 2002) que também compõe o projeto ACVA, portanto, nesta dissertação, buscou-se apenas propor uma solução que viesse atender provisoriamente às necessidades do funcionamento do Tutor-ACVA, uma vez que futuramente estes trabalhos deverão ser integrados.

37

O termo módulo conceitual foi empregado porque cada conceito está relacionado a um conjunto de recursos didáticos.

38

Mapa conceitual é uma estrutura utilizada para representar um conjunto de conceitos semanticamente relacionados, referentes a determinado assunto (NOVAK, 1999).

Orientados a Objetos é formado pelos conceitos de classe, objeto, herança, processo de desenvolvimento, diagrama de classes, diagrama de interação, etc;

$ Nível de Recursos Didáticos, que conterá o conjunto de recursos39 (definições, explicações, exemplos, exercícios, animações, imagens) a serem utilizados na aprendizagem de cada conceito.

A base de domínio é compartilhada por todos os professores, porém a forma de utilização da mesma é independente, em virtude das estratégias de ensino aplicadas por cada um.

Sendo assim, tais modelos (aluno, estratégias de ensino e base de domínio) armazenados, correspondem ao nível de suporte da ACVA.