• Nenhum resultado encontrado

3.3 O Computador como Portfólio Eletrônico

3.3.2 O Projeto POETA (Portfólio Eletrônico Temporal e Ativo)

A partir da análise da proposta pedagógica do portfólio, pode-se perceber a quantidade de informações que são geradas pela sua utilização. Um processo manual inviabilizaria as atividades do professor, além de comprometer a eficácia da estratégia, logo, para que se obtenham os resultados esperados, tais informações precisam ser devidamente armazenadas, eficientemente manuseadas e adequadamente tratadas, conseqüentemente o uso do computador torna-se imprescindível.

A utilização do portfólio em forma eletrônica traz ainda outras vantagens, são elas:

# Possibilidade de arquivar documentos de diversas mídias (fotografias, animações, sons, etc);

# Maior acessabilidade, ao contrário de uma pasta de arquivo da escola, o portfólio eletrônico pode ser disponibilizado numa rede local ou preferencialmente na Internet, de modo que todos os interessados possam facilmente consultá-lo;

# Maior motivação do aluno, conseqüência da anterior, o aluno se sente mais motivado a produzir trabalhos de qualidade, gerando um maior engajamento no seu processo de aprendizagem;

# Possibilidade de utilizar a capacidade de processamento do computador, para automatizar algumas atividades que o professor precise realizar.

Segundo Sistêlos, foram implementadas algumas soluções de portfólio eletrônico, porém tais aplicações limitaram-se a gerenciar uma coleção de documentos, deixando a critério do professor a análise e tomada de decisão sobre os mesmos (SISTÊLOS, 1999).

O POETA (SISTÊLOS, 1999), em virtude das características históricas das informações geradas pelo portfólio, sugere o tratamento temporal das mesmas e acrescenta a capacidade ativa, que permite o acompanhamento da realização de atividades e desempenho do aluno de forma automática.

Estas características foram implementadas a partir da utilização de conceitos de Bancos de Dados Temporais e Ativos20. Com a dimensão temporal o portfólio conterá não somente dados atuais do aluno, mas também dados passados, permitindo assim, análises retrospectivas da evolução do aprendizado. Em relação à capacidade ativa, o sistema assume o controle de eventos de um curso, como por exemplo: atualização do desempenho de um aluno; fim do prazo da atividade do aluno; fim do prazo da atividade do professor; fim do período letivo, dentre outros (SISTÊLOS, 1999).

20

Sendo assim, diferentemente dos demais portfólios eletrônicos, o POETA além de arquivar documentos, reduz ao máximo o trabalho por parte dos educadores, através da gerência automática do processo e fornecimento de subsídios à tomada de decisão.

3.4 Conclusões

É importante destacar a possibilidade do uso do computador dentro da escola, como instrumento de apoio às atividades de professores e alunos, incrementando o processo de aprendizagem. Em virtude de suas capacidades interativas e audiovisuais, capazes de atrair a atenção do aluno e motivá-lo, o computador deve ser encarado como ferramenta de complementação e melhoria da qualidade do ensino (afastando definitivamente a suposição de que o computador substituirá o professor). Para isto, existem vários tipos de softwares: jogos, simuladores, linguagens de programação, aplicações de banco de dados, tutores, portfólios, etc.

Quando o computador é utilizado para a disponibilização de conteúdo, cada vez mais tem- se empregado sistemas tutores, com o objetivo de orientar e fornecer um ensino mais adaptado às necessidades do estudante. A tentativa é de personalizar o ensino, portanto, a depender da complexidade do projeto, o tutor pode levar em consideração o nível de conhecimento e a capacidade cognitiva do aprendiz, para assim determinar o quê e como o conteúdo deva ser apresentado.

A necessidade de acompanhar o desenvolvimento de outras habilidades, além da apropriação de conteúdo, tem levado à adoção de portfólios. Em sua proposta pedagógica, o portfólio provê o registro sistemático dos trabalhos desenvolvidos por cada aluno, fornecendo ao professor e instituição de ensino melhores informações de como ajudar individualmente cada aluno e a instituição como um todo. Paralelamente, o aluno tendo consciência de como seus trabalhos são avaliados, juntamente com a possibilidade de disponibilização dos mesmos ao público em geral, sente-se mais motivado e passa a refletir sobre a produção de trabalhos de qualidade. Porém, para se obter a eficácia esperada na aplicação desta estratégia, é indispensável o emprego de portfólios eletrônicos, arquivando os documentos, gerenciando de forma automática os processos e fornecendo subsídios à tomada de decisão.

Neste contexto se propõe o Portfólio-Tutor, a partir do próximo capítulo, com o objetivo de fornecer um ambiente auxiliar no processo de aprendizagem a ser aplicado na EAD.

4

UM SISTEMA TUTOR ACOPLADO A UM

PORTFÓLIO ELETRÔNICO NO CONTEXTO DA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – O PORTFÓLIO-

TUTOR

Neste capítulo, um sistema tutor acoplado a um portfólio eletrônico começa a ser apresentado como ferramenta Web de apoio às atividades do professor. O Portfólio-Tutor poderá gerenciar os vários cursos oferecidos pela instituição de ensino, sendo cada curso composto por determinadas disciplinas. O professor habilitado para lecionar uma disciplina poderá fazer o planejamento de sua turma, distribuindo a ementa da disciplina em unidades. O conteúdo de cada unidade será transmitido aos alunos matriculados na disciplina/turma através das aulas definidas pelo professor, enquanto que a aprendizagem na unidade será acompanhada por meio das diversas atividades desenvolvidas pelos alunos.

O sistema tutor possuirá o tipo de adaptabilidade proposta pela ACVA, enquanto que o portfólio eletrônico, baseando-se na capacidade ativa e no tratamento temporal do POETA, ampliará o seu alcance, já que o ambiente de utilização deixa de ser a rede local da instituição, para ser a Internet.

Por conseguinte, para a compreensão do seu funcionamento, nas próximas seções são definidas a composição e funcionalidades de suas camadas, inicialmente a do Portfólio Eletrônico e, posteriormente, a Tutor-ACVA.