• Nenhum resultado encontrado

FOTO 44 – VISTA DA ABÓBADA JUNTO AOS PROTÓTIPOS–UFPR CAMPUS

3. REVISÃO DE LITERATURA

3.9 O USO DE PAINÉIS DE MADEIRA NA HABITAÇÃO

3.9.1 CLASSIFICAÇÃO DOS PAINÉIS DE MADEIRA

3.9.1.1 COMPOSTOS LAMINADOS

Os compostos laminados se caracterizam pela estrutura contínua da linha de cola através do processo de colagem de lâminas, para fabricação de produtos tais como: compensado multilaminado, compensado sarrafeado (FIGURA 18 - 19), painéis de lâminas paralelas (Laminated Veneer Lumber - LVL), compensado de lâminas paralelas (lammyboard), compensado de painéis de madeira maciça (three-

ply), dentre outros.

O compensado pode ser definido de forma resumida como “um painel fabricado através da colagem de lâminas, em número ímpar de camadas, com a direção da grã perpendicular entre as camadas adjacentes” (IWAKIRI, 2005, p. 88). No caso de compensados composto por 4 lâminas, o miolo é composto de 2 lâminas com a direção das fibras no mesmo sentido (FIGURA 17).

FIGURA 17 – ESQUEMA DE COMPOSIÇÃO DOS PAINÉIS COMPENSADOS MULTILAMINADOS FONTE: IWAKIRI (2003, P.5).

De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico - SCTDE, os compensados surgiram no início do século XX, com a transformação de toras em painéis de grandes dimensões, que possibilitou melhor aproveitamento da madeira e, consequentemente, redução de custos.

São encontrados no mercado três tipos de compensados:

1) Multilaminados – produzidos com finas lâminas de madeira prensada; 2) Sarrafeados – o miolo é formado por vários sarrafos de madeira

(FIGURA 17 - 18);

FIGURA 18 – ESQUEMA DE COMPOSIÇÃO DOS PAINÉIS COMPENSADOS SARRAFEADOS FONTE: IWAKIRI (2003, P.5)

FIGURA 19 – PAINÉIS COMPENSADOS SARRAFEADOS FONTE: REVISTA DA MADEIRA (2003, P.25)

3) Multissarrafeados – considerados os mais estáveis, têm seu miolo composto de lâminas prensadas e coladas na vertical, e as capas constituídas por lâminas de madeira. Os compensados multisarrafeados são formados por 5 camadas, uma considerada de transição, constituída de lâminas coladas perpendicularmente aos sarrafos, e as lâminas das capas, com a grã no sentido paralelo aos sarrafos.

TIPOS DE PAINÉIS LAMINADOS DE MADEIRA

De acordo com Iwakiri (p.120, 2005), os painéis compensados podem ser classificados com base na qualidade das lâminas que irão compor a capa e contra- capa do painel. As lâminas são classificadas em:

Madeira tropical:...N, A, B, C, D;

Pinus:...A B, C+, C, D.

Quadro 2 mostra, de maneira genérica, como os compensados podem ser classificados de acordo com o local de utilização (N – natural; A e B – exportação; C – mercado interno; D e E para caixaria), e adesivo utilizado (IWAKIRI, p.95 -121, 2005):

Classificação Adesivo Local de utilização Outras características

IR - Interior Uréia-formaldeído Interior

Devem ser protegidos d’água Mín. falha na madeira de 60%, em ensaios de cisalhamento IM - Intermediário Melanina-uréia- formaldeído

Interior com alta umidade relativa

Podem receber ação de água eventual

Mín. falha na madeira de 60%, em ensaios de cisalhamento

EX - Exterior Fenol-formaldeído Exterior ou Ambientes Fechados

Sob ação de umidade e secagem ou ação de água constante

Mín. falha na madeira de 80%, em ensaios de cisalhamento

QUADRO 2 – CLASSIFICAÇÃO DOS COMPENSADOS DE ACORDO COM LOCAL DE UTILIZAÇÃO E ADESIVO

FONTE: IWAKIRI (P.120, 2005)

De acordo com a norma NBR3 – INMETRO (apud IWAKIRI, p.121, 2005), os painéis compensados produzidos no Brasil são classificados em:

1) Compensado de uso geral (GER) – Painéis de madeira compensada multilaminada, de uso interno, utilizados na indústria moveleira.

2) Compensado para formas de concreto (FOR) – Painéis de madeira compensada multilaminada, de uso externo, empregados na construção civil, compensado com colagem à prova d’água.

3) Compensado decorativo (DEC) – de uso interno, empregado na confecção de mobiliário, compensado revestido com lâmina de madeira faqueada, decorativa, com colagem do tipo intermediária.

4) Compensado industrial – de ampla utilização, empregado principalmente em embalagens, compensado com colagem à prova d’água e com menor restrição em termos de aparência. Utiliza adesivo à prova d’água.

5) Compensado naval (NAV) – de uso externo, normalmente em locais que exigem contato direto com água, como, por exemplo, a construção naval. Compensado produzido com lâminas finas, montagem perfeita e colagem à prova d’água.

6) Compensado sarrafeado (SAR) – (blockboard) de uso interno, empregado na indústria moveleira, consiste em chapas de miolo formado por sarrafos revestidos com lâmina nas duas superfícies externas

(FIGURAS18 e 19). |O adesivo empregado na colagem é do tipo interior. 7) Esse painel é composto por cinco camadas, sendo o miolo de sarrafos

seguidos por uma camada dita de “transição” constituída de lâminas coladas perpendicularmente aos sarrafos e, por fim, as lâminas das capas com a grã no sentido paralelo aos sarrafos (IWAKIRI; p.5, 2003). 8) Compensado resinado (R) – chapas com aplicação de resina resistente à

água em sua superfície.

9) Compensado plastificado (P) – chapas com aplicação de filme sintético na superfície (geralmente o “Tego-film” – celulose impregnada com a resina fenol-formaldeído).

Os compostos laminados de uso interno normalmente utilizam o adesivo uréia-formaldeído, e os de uso externo ou “à prova d’água têm a colagem feita com o adesivo fenol-formaldeído.

São encontrados no mercado outros tipos de painéis compensados como: 1) Painéis de lâminas paralelas (LVL) – conhecidos como Laminated veneer

lumber. São produtos fabricados com lâminas de madeira coladas

paralelamente, na mesma direção (o que os diferenciam do compensado comum), utilizando resina fenol-formaldeído. São produtos utilizados como componentes de peças estruturais, principalmente em vigas “I”, nas quais o LVL forma as flanges e a alma é constituída de painéis OSB (FIGURA 20). As outras aplicações do LVL são na confecção de paredes estruturais ou não estruturais, batentes de portas e janelas, corrimãos, degraus de escadas, pisos, estruturas de telhados, pontes, tampos de mesas, estruturas de móveis em geral (CARVALHO; et. al., p.98-100, 2003).

FIGURA 20 – VIGAS “I-JOIST”.

FONTE: REVISTA DA MADEIRA (2003, P. 98)

2) Compensado de lâminas paralelas (Lammyboard) – Segundo Iwakiri (p.6, 2003), trata-se de um painel derivado do compensado sarrafeado, com a diferença de que o miolo é constituído por painéis de lâminas paralelas seccionadas no sentido longitudinal em tiras e viradas em ângulo de 90°. As faces são constituídas de duas lâminas de madeira em disposições cruzadas.

3) Compensado de painéis de madeira maciça (Three-ply) – Painel constituído de três camadas de sarrafos colados lateralmente com adesivo à base de PVAc (IWAKIRI, p.6, 2003). No caso deste tipo de painel, utilizado na construção civil, o adesivo pode ser substituído pela resina melamina uréia formaldeído, elevando desta forma sua durabilidade.

Compõem o grupo de compostos laminados a madeira laminada colada (MLC), nas quais as tábuas são dispostas e coladas com suas fibras na mesma direção, ampliando o comprimento e seção transversal, sendo usadas em vigas laminadas e coladas, conhecidas também como madeira estrutural composta. Outros produtos manufaturados, além do citado LVL, estão incluídos nesse grupo, como por exemplo: o PSL – parallel strand lumber; e o OSL – Oriented Strand

Lumber.