• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE DE RESULTADOS

4.1 APRESENTAÇÃO DOS ATRIBUTOS

4.1.11 Compreensão da Diversidade Cultural

Por fim, o envolvimento com a comunidade do entorno e a compreensão de que a cultura local deve ser considerada para ações sustentáveis são pontos importantes do perfil das lideranças sustentáveis. A compreensão das diferenças e peculiaridades culturais é um aspecto fundamental para a condução de ações visando um ambiente mais sustentável. O gestor deve compreender que o pensamento global deve ser colocado em prática a partir de um envolvimento com questões locais, respeitando as características de cada comunidade. Neste sentido, os gestores ocupam importante papel ao defenderem e valorizarem a diversidade cultural entre grupos e comunidades.

Este foi um atributo pouco evidenciado pelos gestores entrevistados. De modo geral, com exceção dos gestores de RSC, os demais gestores relataram iniciativas e atenção voltadas a ONGs e comunidades, mas sem foco e valorização de especificidades locais. Dessa forma, entende-se que este é um atributo pouco importante para os gestores entrevistados.

Os gestores de RSC destacaram a diferenciação entre iniciativas globais e iniciativas voltadas às comunidades locais próximas às unidades das organizações, conforme relatos: “Temos diversos projetos que são com as comunidades locais. Temos projetos que são nacionais, com execução local, e temos também projetos locais voltados especificamente para as comunidades próximas às unidades” (GESTORA_RSC_IND1).

Todas as unidades de todos os lugares do mundo têm um comitê que tem um orçamento para investimentos na comunidade local. Dependendo de cada país, esse orçamento muda, dependendo das necessidades das comunidades locais. A unidade tem que estar olhando para dentro da empresa e para fora também (GESTORA_RSC_IND2).

Dentre os demais gestores, apenas dois das áreas de operações demonstraram preocupação com o desenvolvimento da comunidade local: “A gente tem aqui o conselho comunitário da região, que é uma associação de empresas de municípios próximos. Esse entorno é o beneficiário das nossas atividades e ações para as escolas” (GESTOR_OP_IND1). “Cada unidade da empresa tem a responsabilidade pelo seu entorno. Nas unidades industriais é mais fácil estabelecer quem faz parte da comunidade, então eles têm uma situação mais fácil para estabelecer quem é o público que eles atendem” (GESTOR_OP_IND2).

Em sua maioria, os gestores trazem exemplos de ações voltadas às comunidades carentes em geral, sem focar necessariamente nas características específicas da comunidade próxima à organização, entendendo que a importância de ajudar comunidades carentes independe do local onde ocorrem as ações:

O que eu vejo é que a nossa atuação acaba não sendo tão específica, não é da vizinhança, é mais geral. Tanto que fazemos ações mesmo em locais onde não temos unidades da empresa. Então não é necessariamente ao que é vizinho à empresa. Acho que é um olhar mais amplo. Quando é em escolas é em todas as escolas, independentemente da região (GESTORA_OP_SERV1).

Normalmente atingimos os bairros mais pobres, essas comunidades que mais precisam. Mas falar em comunidades específicas, não sei. Nosso foco é de educação, saúde, terceira idade que a gente ajuda bastante, são pessoas mais necessitadas mesmo que a gente ajuda (GESTOR2_OP_IND2).

“Como temos contato direto com o público, fazemos algumas coisas pequenas, mas não vejo ações específicas para a comunidade próxima” (GESTOR_OP_SERV2). “Temos a

parte de voluntariado de ir a locais de menos acesso, nós nos deslocamos para oferecer o produto a pessoas que não tem acesso. Entre outras ações também, nós temos campanha de arrecadação de alimentos no final do ano” (GESTORA2_OP_SERV1).

Em suma, dentre os 11 atributos analisados neste estudo, sete deles se mostraram importantes para todos os gestores entrevistados: Liderança, Habilidade Interpessoal, Foco em Sustentabilidade, Orientação para a Mudança, Alinhamento com a Cultura Organizacional, Valores e Princípios Morais e Visão de Negócio. Todos estes atributos foram evidenciados por gestores das três diferentes áreas de atuação: RSC, RH e Operações.

O atributo Atenção aos Stakeholders foi evidenciado por gestores de RSC e por alguns gestores de RH, mas não pelos gestores de Operações. Por fim, os atributos Busca por Sustentabilidade na Estratégia, Conhecimentos Específicos e Compreensão da Diversidade Cultural apareceram como importantes somente para os gestores de RSC, que são os responsáveis por estas práticas na organização. Para os demais, tanto gestores de RH quanto gestores de áreas de operações demonstraram que estes não são atributos percebidos como importantes. O quadro 10 resume os achados de acordo com as áreas de atuação dos gestores e a identificação da importância do atributo:

Quadro 10 - Resumo atributos x gestores por área de atuação

Fonte: A autora (2017).

Atributo Gestores RSC Gestores RH Gestores Operações

Liderança Gestor como incentivador

e espelho Gestor engaja pelo exemplo

Gestor deve acreditar e engajar-se primeiro Habilidade Interpessoal Foco no engajamento dos

colaboradores

Foco em iniciativas de comunicação interna

Gestor como incentivador e motivador das equipes Foco em Sustentabilidade Faz parte da rotina Preocupação com bem-estar

e desenvolvimento social

Inclusão na gestão de pessoas Orientação para a Mudança Desafio é o engajamento

das pessoas

Desafio são as diferentes culturas na empresa

Desafio é manter ativa a conscientização Alinhamento com a Cultura Organizacional Propagadores da cultura Identificação com a cultura Identificação com a cultura Valores e Princípios Morais Valores pessoais alinhados

à sustentabilidade

Valores pessoais alinhados aos da organização

Valores pessoais alinhados aos da organização Visão de Negócio Gestão de indicadores

sustentáveis

Acompanhamento dos indicadores sustentáveis

Acompanhamento dos indicadores sustentáveis Atenção aos Stakeholders Atuação voltada aos

diversos stakeholders

Atenção a alguns stakeholders

Atuação voltada somente ao público alvo Busca por Sustentabilidade na Estratégia Contribuição na

estratégia sustentável

Estratégia sustentável pertence a outras áreas

Estratégia sustentável pertence a outras áreas Conhecimentos Específicos Conhecimento é importante Foco em atitude Foco em atitude Compreensão da Diversidade Cultural Preocupação com a

cultura local

Ações voltadas às comunidades em geral

Ações voltadas às comunidades em geral