• Nenhum resultado encontrado

5.4 – Conceções dos alunos, futuros educadores, e das educadoras cooperantes acerca da leitura e da escrita

Nesta parte do inquérito por questionário, pretendeu-se conhecer e perceber as conceções quer dos alunos, futuros educadores de infância, quer das educadoras cooperantes sobre a abordagem da leitura e da escrita na educação pré-escolar. Nesta perspetiva procurou saber-se qual a opinião dos inquiridos sobre o momento ideal para as crianças iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita, sobre as atividdades de leitura e de escrita que os educadores devem promover junto das crianças e sobre as mais-valias para as crianças decorrentes da promoção de atividades de leitura e de escrita.

Quanto ao momento ideal para a iniciação da aprendizagem da leitura e da escrita, 80% dos alunos inquiridos concordaram que a aprendizagem da leitura e da escrita se deve iniciar durante a educação pré-escolar, 10% referem que essa aprendizagem deve iniciar-se mesmo antes do ingresso na educação pré-escolar e

121

10% consideram que é no primeiro ciclo que se deve valorizar esse tipo de aprendizagens. Das respostas obtidas junto das educadoras cooperantes, 50% apontaram no sentido de que a aprendizagem da leitura e da escrita se deve iniciar durante a educação pré-escolar, 25% antes da entrada para a educação pré-escolar e 25% apenas no primeiro ciclo.

Na tabela seguinte apresentam-se os resultados quanto à inquirição referente às atividades promotoras da leitura e da escrita que os educadores de infância devem promover. Atividades Alunos, futuros educadores Educadores cooperantes Sempre Mutas vezes Poucas vezes

Nunca Sempre Muitas

vezes

Poucas vezes

Nunca

- Ler livros, histórias e poemas para as crianças.

70% 20% 100%

- Inventar histórias, poemas, canções,

rimas e lengalengas com as crianças. 50% 30% 75% 25% - Escrever as histórias, os poemas, as

canções, as rimas e as lengalengas que as crianças inventam.

70% 20% 75% 25%

- Explorar canções, rimas e lengalengas.

40% 50% 75% 25%

- Propor jogos que promovam a reflexão sobre a linguagem oral, tais como a identificação de palavras começadas e terminadas com a mesma sílaba ou o mesmo som.

60% 30% 75% 25%

- Propor jogos que promovam a reflexão sobre a linguagem escrita, tais como palavras começadas ou terminadas da mesma forma, palavras com escrita semelhante.

40% 40% 10% 25% 75%

- Proporcionar momentos de leitura com base em imagens.

50% 30% 50% 50%

- Explicitar a orientação da página. 40% 50% 50% 50% - Explicitar o valor da leitura e da

escrita na atualidade.

40% 10% 30% 25% 75%

- Integrar a leitura e a escrita nos projetos propostos.

70% 20% 50% 25% 25%

122

e outras atividades de motricidade fina.

80% 10% 25% 75%

- Fornecer materiais que promovam atividades de leitura e de escrita em espaços devidamente adequados para o efeito.

50% 40% 50% 50%

- Registar por escrito situações e

experiências vividas pelas crianças. 70% 20% 25% 75% - Reler, em voz alta, os registos

elaborados.

80% 10% 75% 25%

- Proporcionar atividades de compreensão de textos.

60% 20% 10% 25% 75%

- Estimular as crianças a ditarem

histórias ou relatos do quotidiano. 50% 20% 10% 25% 75% - Responder aos interesses

individuais das crianças por sons, letras e palavras.

70% 10% 10% 25% 75%

- Incentivar as crianças a escreverem

o nome nos seus trabalhos. 70% 20% 25% 75% - Explorar diferentes suportes de

escrita.

80% 10% 25% 75%

- Utilizar e explorar materiais escritos trazidos de casa.

60% 20% 10% 25% 75%

- Utilizar e explorar materiais existentes no meio.

60% 20% 10% 25% 75%

Tabela 6 – Atividades promotoras da leitura e da escrita a promover na educação pré-escolar.

Pela verificação da tabela anterior, pode constatar-se que tanto os alunos, futuros educadores, como os educadores cooperantes acreditam que é importante que os educadores de infância promovam atividades no âmbito da leitura e da escrita na educação pré-escolar, sendo que o que os alunos consideram mais importante é a promoção de momentos de escrita livre e outras atividades de motricidade fina, seguido da integração da leitura e da escrita nos projetos propostos, o registo por escrito de situações e experiências vividas pelas crianças e o incentivar as crianças a escreverem o nome nos seus trabalhos. Quanto às educadoras cooperantes, a atividade que mais valorizam é a leitura de livros, histórias e poemas (100% das respostas), seguida da invenção de histórias, poemas, canções, rimas e lengalengas com as crianças e respetiva escrita, a exploração de canções, rimas e lengalengas, a promoção de jogos estimuladores da linguagem oral, tais como a identificação de palavras começadas ou terminadas com a mesma sílaba ou som e o reler, em voz alta, os registos elaborados.

123

Foi também importante para este estudo saber quais as perceções dos alunos, futuros educadores e das educadoras cooperantes sobre as mais-valias para as crianças em idade pré-escolar, decorrentes da promoção de atividades de leitura e de escrita.

A tabela que se segue representa as respostas dadas pelos alunos e pelas educadoras cooperantes, sendo que os alunos, futuros educadores consideram que a promoção de atividades de leitura e de escrita na educação pré-escolar podem ajudar as crianças a adquirir mais-valias como o reconhecimento de palavras e letras, na criação de interesse pelos livros, na aquisição de hábitos de leitura e no desenvolvimento cognitivo e linguístico. Todas as educadoras cooperantes que participaram no estudo consideram que o interesse pelos livros é a mais-valia mais importante decorrente da promoção de atividades de leitura e de escrita na educação pré-escolar, apontando outras, também como fundamentais, como a criação e desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita, a facilitação da aprendizagem da leitura e da escrita ao longo da vida, o desenvolvimento cognitivo e linguístico e a aquisição de hábitos de leitura. É de referir que nesta questão os participantes puderam selecionar mais do que um item.

Mais-valias Alunos, futuros educadores Educadores cooperantes

- Interesse pelos livros. 90% 100%

- Criação e desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita. 70% 75% - Facilitação da aprendizagem da leitura e da escrita ao longo da

vida.

40% 75%

- Desenvolvimento cognitivo. 80% 75%

- Desenvolvimento linguístico. 80% 75%

- Aquisição de hábitos de leitura. 90% 75%

- Desenvolvimento global. 50% 50%

- Desenvolvimento da motricidade fina e global. 50% 50% - Reconhecimento de palavras e letras. 90% 25% - Valorização pessoal, competências pessoais e sociais (integração

no mundo do adulto).

70% 25%

- Promoção da capacidade de compreender as regras básicas do código escrito.

60% 25%

124