• Nenhum resultado encontrado

Concepção de Educação Infantil

No documento Download/Open (páginas 101-103)

CAPÍTULO III A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS DE

3.2 Concepção de Educação Infantil

Os dados da pesquisa evidenciam e apresentam elementos que aproximam o entendimento das professores acerca da concepção de Educação Infantil acima mencionada, conforme se depreende dos seguintes trechos extraídos da entrevista.

[...] tudo na Educação Infantil envolve arte, devido as atividades lúdicas, músicas, movimento e artes plásticas ( Professora 1Convênio VI);

[...] é na Educação Infantil que se trabalha a magia, o encantamento, o faz de conta, a dramatização, a música, a contação de histórias, os valores e a descoberta. Sou apaixonada pela Educação Infantil e a cada dia descubro meios de trabalhar o ensino e aprendizagem. (Professora 2 Convênio VI). [...] a Educação Infantil é a base de tudo, é o momento onde as crianças formam hábitos, valores, aprendem e expressam seus sentimentos, adquirem os primeiros conceitos e conhecimentos que servirão para toda a vida. (Professora 3 Convênio V);

[...]a Educação Infantil é o inicio onde a criança irá aprender a se expressar com clareza, tomar decisões, formar os futuros cidadãos e trabalhar toda a base dos conhecimentos que levam o individuo por toda a vida. ( Professora 4 Convênio V);

A professora 2 do Convênio VI, durante a entrevista e nas observações realizadas em sua sala de aula demonstrou com entusiasmo, que todo seu trabalho é organizado através de projetos e que, a partir desses, ela trabalha a história, música, expressão corporal, dramatização, o desenho, a pintura, a colagem, a construção e outras atividades relacionadas a arte.

Cheguei à Escola “Rosa”, as crianças tinham acabado de entrar, fizeram a oração do dia e logo as crianças perguntavam quem seria os ajudantes do dia, a Professora começou o “ritual da coroação dos ajudantes, isto é do príncipe e da princesa que eram coroados e aplaudidos. Em seguida a professora falou da música que estavam ensaiando onde a professora trabalha a língua de sinais (Libras), até a organização para o início do ensaio é muita conversa, risadas e começaram o ensaio. Em seguida a professora falou do Projeto “Diferenças e valores”, solicitou aos ajudantes para distribuição das tarefas “mimeografadas” era a capa do projeto, alguns alunos não tinham lápis de cor usam a caixinha de lápis da sala, que não são muitos. E assim que os alunos concluíam a atividade podiam brincar com os bloquinhos, toquinhos e tampinhas no centro do círculo. ( Observação no dia 21 de setembro de 2008)

Concluindo, o trabalho das Professoras 1 e 2 - Convênio VI é estruturado através de projetos, pois acreditam que há maior interesse por parte das crianças. Conseguem dar maior significado aos conteúdos e possibilitam uma ampliação das ideias para outras situações de aprendizagem. Os projetos são realizados através de várias etapas de trabalho. Estes são planejados e organizados com as crianças para que elas possam acompanhar todo o processo até a sua conclusão. A exemplo desse contexto sobre Projeto foi organizado em todas as escolas do município o “Dia de Cultura na Escola”, quando visitei a Escola “Rosa” e a Creche “Verde”. Além de muitas apresentações

artísticas e culturais das crianças, o clímax foi o “Projeto Afro-brasileiro”. As crianças que estavam apresentando sorriam como se estivessem numa brincadeira, elas corriam para mostrar as atividades que haveriam feito e estavam na exposição, eram trabalhos, como desenhos, colagens e um “boneco de jornal”, retratando uma pessoa negra. O projeto se estendeu para casa, onde tiveram envolvimento da família para ajudar a vestir o boneco, isto é, a confecção das roupas e caracterizá-lo como “homem ou mulher”, ficando a critério de cada criança.

Cito um relato feito na observação da Escola “Rosa”:

A aluna “J”me apresentou os murais com os trabalhos que eles fizeram, mostrava uma coisa, comentava sobre a sua atividade e perguntava se havia gostado dos seus desenhos. Em seguida chegou o “G” e o “L”para apresentar os bonecos de jornal, eles davam gargalhadas ao olhar o trabalho. (23/10/2008 – 13horas)

Na Creche “Verde” houve alguns problemas para o encerramento do projeto “Dia de Cultura na Escola”, pois a creche não tinha espaço apropriado para aglomerar as pessoas/público. Foi colocado um palco e o espaço foi ainda mais reduzido. O baru- lho era enorme, as crianças conversavam todas ao mesmo tempo, até para tirar as fotos foi difícil, pois atrás do palco tinha muita claridade e as fotos não ficaram boas. Relato de observação do encerramento do projeto:

O aluno “D” que observei da turma da Professora 2, estava eufórico pois o pai estava na creche assistindo as apresentações, ele gritava, queria todas as atenções pra ele, me bateu, mostrou língua, quis jogar uma cadeira na moni- tora e foi o centro das atenções. Contou a história do “Elefante Esquisito”, vestiu roupa de elefante, cantou uma música sobre o elefante. Ele deu uma birra, e não aceitava sair do palco mesmo após o término da sua apresenta- ção.

As outras crianças cantaram em grupo, contaram história e foi tranquilo no término das apresentações. (23/10/2008 – 14horas)

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, em decorrência da valorização da criança a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) de 1996. A Educação Infantil deve oferecer condições que viabilizem interações lúdicas onde as crianças possam elaborar seus conhecimentos através da integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Sendo assim, a Educação Infantil é o momento da formação da criança pequena como sujeito em processo de humanização, a onde vai se estruturando a partir das experiências assimiladas em interação com as outras crianças em um ambiente afetivo e cultural, onde ela vai desenvolver seu processo de socialização e aprendizado.

jogos e atividades artísticas envolvendo-se de maneira viva e criativa (...) Quanto menores, mais curtas deverão ser as atividades do fazer artístico: amassar e modelar barro, pintar com pincel ou com as mãos, rasgar e colar papéis, produzir sons com instrumentos do cotidiano ou musicais, cantar e dançar pequenas canções, dramatizar historietas com fantoches, bonecos etc.

Então a autora resume muito bem o que deve ser a Educação Infantil, lugar de criatividade, do lúdico, da expressividade, de emoções, afetividade, isto é, a sala de aula independentemente de ser ou não da Educação Infantil, deverá ser um lugar agradável e de muito aprendizado e conhecimento.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil os Projetos são:

Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. Possui uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o interesse das crianças pelo assunto tratado. Comportam uma grande dose de imprevisibilidade, podendo ser alterado sempre que necessário, tendo inclusive modificações no produto final. (RCNEI, 1998, p.57 v 1)

Projetos são atividades articuladas em torno da obtenção de um produto final, visível e compartilhado com as crianças, em torno do qual são organizadas as atividades. A organização do trabalho em projetos possibilita divisão de tarefas e responsabilidades e oferece contextos nos quais a aprendizagem ganha sentido. Organizar uma festa junina ou construir uma maquete são exemplos de projetos. Cada projeto envolve uma série de atividades que também se organiza numa sequencia. (RCNEI, 1998, p.237, v 3)

Com referência à concepção de Educação Infantil segundo as professoras, percebemos que as quatro concordam que Educação Infantil é o lugar que deve promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, cognitivos, afetivos e sociais da criança pequena. Observamos que as professoras através da prática pedagógica conseguiram aplicar e integrar o que acreditavam.

3.3 Concepção de Arte Educação e importância da disciplina nos cursos de

No documento Download/Open (páginas 101-103)