• Nenhum resultado encontrado

A execução dessa pesquisa permitiu a retomada de conteúdos abordados ao longo da trajetória acadêmica, assim como, observar e verificar a percepção de alguns autores em relação ao tema proposto. Possibilitou, dessa forma, ampliar os conhecimentos teóricos e aperfeiçoa- los na prática, visualizando diferentes ideias e pensamentos de autores, atingindo assim o conhecimento necessário para realização das análises e gestão dos resultados.

Com esse estudo, foi possível entender a importância de as propriedades rurais acompanharem e controlarem suas atividades, gerindo estas de forma mais competente e correta, auxiliando assim na maior assertividade na tomada de decisões. Desenvolvendo, a contabilidade gerencial na propriedade como um apoio ao gestor. Podendo este, visualizar com clareza seus custos, despesas, investimentos e receitas que a organização possui de forma separada, para cada uma das culturas de grãos.

Dessa maneira, este estudo foi fundamental para ter a visão da importância que se constitui elaborar um planejamento e identificar o desempenho econômico e financeiro, quando se tem a intenção de realizar um investimento, independente do nicho que se quer explorar. A análise de desempenho econômico e financeiro permite visualizar o potencial de retorno de um investimento, através de projeções efetuadas com base em dados reais. A partir desta análise, o investidor pode definir se irá investir ou não em um negócio e em quanto tempo retorna o capital investido.

Sendo assim, primeiramente foram identificados todos os imobilizados utilizados na parte administrativa, bem como os que faziam parte diretamente com a produção dos grãos do trigo e da soja, definindo-se também o capital de giro. Após, foi feita a relação dos custos e despesa, bem como a relação da receita adquirida com a venda dos grãos de forma separada e em conjunto durante os cinco anos analisados, também se calculou depreciação das maquinas e dos equipamentos utilizados. A partir disto elaborou-se a demonstração do resultado anual, e nesta última foram calculados os índices de lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno contábil do negócio. Também foi elaborado o fluxo de caixa com uma projeção de 20 anos, através do ano base, após foi calculado os indicadores de desempenho a TIR, VPL, PBS, PBD, sendo comparada coma a TMA definida em 8%.

Com isso, a questão de estudo proposta, foi saber como a análise econômica e financeira de investimentos na produção de grãos pode auxiliar o gestor na tomada de decisão, entende-se que foi respondida, visto que a partir do estudo, conclui-se que os indicadores de desempenho econômico e financeiro podem auxiliar os gestores de uma organização rural de

produção de grãos na tomada de decisão, permitindo decisões mais assertivas, uma vez que foi possível conhecer o desempenho econômico e financeiro da organização a partir do atendimento do objetivo geral e dos específicos, sendo identificada o desempenho econômico e financeiro da produção das culturas da soja e do trigo na propriedade rural. Neste sentido, constata-se que apesar do PBS e o PBD demonstrarem que o retorno ocorre em um período mais longo o investimento é viável, pois apresenta VPL positivo, a TIR superior a TMA, margem de lucratividade e de rentabilidade atrativa.

Conforme o resultado dos indicadores apresentados, confirma-se o desempenho positivo do negócio como o cultivo das culturas de grãos em conjunto, sendo que a cultura de soja desenvolveu uma lucratividade bem eleva e uma rentabilidade superior a 1%, apresentando lucro em todos os períodos analisados, já a cultura de trigo não é um investimento considerado viável a propriedade, pois não apresentou lucratividade e nem rentabilidade durante as safras observadas, indicando prejuízos em todos os anos, de acordo com o que mostra a demonstração do resultado, indicando índices de lucratividade e rentabilidade da cultura da soja plenamente satisfatórios para o período da pesquisa. Nesse sentido sugere-se que o cultivo do trigo seja reavaliado para os próximos períodos, uma vez que a manutenção desse cultivo, tem consumido parte do lucro gerado pelo cultivo da soja, o que permite inferir que a organização tem usado o retorno positivo da soja para cobrir os custos do cultivo do trigo.

De modo geral, o estudo permite inferir que os indicadores de desempenho econômico e financeiro podem auxiliar os gestores de uma propriedade rural de produção de grãos na tomada de decisão, considerando que o controle gerencial deve existir em todos os ramos de atividade e é de igual importância tanto para pequenas quanto para grandes propriedades, pois para se ter melhores resultados é necessário se ter um controle dos indicadores de desempenho, melhorando assim os indicadores que demandarem de maior atenção como a lucratividade da propriedade e o retorno para o proprietário.

A análise de desempenho econômico e financeiro e seus indicadores permitem avaliar a real situação da entidade, se ela opera com lucro ou prejuízo e se é viável continuar no negócio ou encerrar suas atividades.

Por fim, pode-se dizer que está pesquisa foi desenvolvida de modo satisfatório, pois como acadêmica, concluinte do curso de ciências contábeis proporcionou-me um amplo aprendizado com a questão prática da contabilidade gerencial, somando-se com conhecimentos adquiridos durante essa trajetória em sala de aula. Ressalta-se também que o trabalho proporcionou a oportunidade de ter maiores conhecimentos da atividade de produção de grãos, e conseguiu mostrar aos proprietários que realmente é viável investir neste ramo de atividade

do cultivo de grãos da soja, e se desejável podem elaborar projetos futuros para a expansão da atividade, mas a cultura de trigo demonstrou-se como um ramo de atividade que não traz lucro a organização, logo, aconselha-se o manejo de forma diferente dessa cultura, ou a descontinuidade de produção da mesma, buscando outras culturas de plantio de inverno que posteriormente venham a trazer lucratividade, como o cultivo da canola, sorgo, entre outro

REFERÊNCIAS

ASSAF NETO, Alexandre; LIMA, Fabiano Guasti. Curso de administração financeira. São Paulo: Atlas, 2009. 186 p.

BARDIN, Laurence. L’Analyse de contenu. Editora: Presses Universitaires de France, 1977.223 p.

BASSO, Irani Paulo. Contabilidade Geral Básica.4ª ed. Ijuí: Unijuí, 2011. 384 p. BASSO, Irani Paulo; FILIPIN, Roselaine; ENDERLI Stela Maris. Estrutura, Análise e Interpretação de Demonstrações Contábeis. 1ª ed. Ijuí: Unijuí, 2015. 240 p.

BEUREN, Ilse Maria; LONGARAY, André Andrade; RAUPP, Fabiano Maury; SOUZA, Marco Aurélio Batista de; COLAUTO, Romualdo Douglas; PORTON, Rosimere Alves de Bona. Como elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. 195 p.

BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Brasilia, DF, 15. dez. 1976. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 30 mar. 2020. BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o código civil. Brasília. DF. 10. Jan. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. Acesso em: 11 abr. 2020.

BRIZOLLA, Maria Margarete Baccin. Contabilidade Gerencial. Ijuí: Unijuí, 2008. 110 p. CARVALHO. Maria Cecília M. Técnicas de Metodologia Científica: construindo o saber. Campinas: Papirus,1988. 157 p.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). CPC-30: Receitas. Brasília, 2012. Disponível

em:http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/332_CPC%2030%20(R1)%2031102012- limpo%20final.pdf. Acesso em: 14 abr.2020.

CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUARIA DO BRASIL. Disponível em: www.cna.org.br. Acesso em: 21 mar. 2020.

COSTA, Cássio Henrique Garcia; ANDRADE, Fabrício Teixeira; CASTRO, Luiz Gonzaga de Castro. Análise da viabilidade econômico-financeira da cafeicultura: um estudo nas principais regiões produtoras de café do Brasil. ABCustos, 2012. Disponível em

http://abcustos.emnuvens.com.br/abcustos/article/view/141/43. Acesso em 21 mar. 2020. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2012. 423 p.

CREPALDI. Silvio Aparecido. Contabilidade Rural uma abordagem Decisorial. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. 386 p.

DI DOMENICO, Daniela; MAGRO, Cristian Baú Dal; ZANIN, Antonio; BOSCHETTI, Fabiano. Viabilidade da cultura da soja orgânica versus soja convencional em uma pequena propriedade rural. Custos e @gronegócio on line, v. 11, n. 2, p. 229-248, 2015. Disponível em:

http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero2v11/K%2012%20soja.pdf.Acesso em: 04 mar. 2020.

ENSSLIN, Sandra Rolim; COUTINHO, Ivan Gabriel; REINA, Donizete; ROVER, Suliani; RITA, Cleyton O. Grau de intangibilidade e Retorno sobre Investimentos: Um estudo entre as 60 Maiores Empresas do índice da BOVESPA. 2009. 18 p. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/1740/1963. Acesso em: 28 mar.2020.

FREZATTI, Fábio; ROCHA, Wellington; NASCIMENTO, Artur Roberto; JUNQUEIRA, Emanuel. Controle Gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. 304 p.

FREZATTI, Fábio. Gestão da viabilidade econômico-financeira dos projetos de investimento. São Paulo: Atlas, 2008. 128 p.

FREZATTI, Fábio. Gestão do fluxo de caixa diário: como dispor de um instrumento fundamental para o gerenciamento do negócio. 8. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007. 124 p. GARRISON. Ray H; NOREEN. Eric W; BREWER. Peter C. Contabilidade Gerencial. 14ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 776 p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p.

GIL. Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. 206 p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GITMAN. Lawrence. J. Princípios de Administração Financeira. 12ª ed. São Paulo: Pearson, 2010. 775 p.

GOLLO, Vanderlei; KRUGER, Silvana Dalmutt; MAZZIONI, Sady; CUNHA, Paulo Roberto Da. Análise comparativa do resultado econômico e financeiro entre as atividades suinícola e leiteira. Custos e @gronegócio on line, v. 11, n. 2, p. 93-103, 2015. Disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero2v11/K%205%20comparativo.pdf Acesso em: 04 mar. 2020.

GRIFFIN, Michael. P. Contabilidade e finanças. São Paulo: Saraiva, 2012. 264 p. GROPPELLI, A. A; NIKBAKHT, Ehsan. Administração financeira. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

HENRILKSEN, Eldon S.; VAN BREDA, Michael F. Teoria da Contabilidade. Tradução de Antonio Zoratto Sanvicente. 1ª ed. 7. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

HOJI, Masakazu. Administração Financeira e Orçamentária: matemática aplicada, Estratégias Financeiras, Orçamento Empresarial. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2014. 608 p. HOJI, Masakazu. Administração Financeira uma Abordagem Prática. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. 371 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE -. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – Janeiro de 2020. Disponível em:

https://sidra.ibge.gov.br/home/lspa/rio-grande-do-sul. Acesso em 29 fev. 2020.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. 360 p. KRUGER, Silvana Dalmutt; CECCATTO, Letícia; MAZZIONI, Sady; DI DOMENICO, Daniela; PETRI, Sérgio Murilo. Análise comparativa da viabilidade econômica e financeira das atividades avícola e leiteira. Revista Ambiente Contábil - v. 9. n. 1, p. 37 – 55, 2017. Disponível em:file:///C:/Users/aneli/Downloads/8479-Texto%20do%20artigo-31736-1-10- 20161221.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

LAPONNI, Juan Carlos. Projetos de Investimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 415 p.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p

MARCONI. Marina Andrade. LAKATOS. Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. 278 p.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 11ª ed. São Paulo: Atlas, 2015. 212 p. MARION, José Carlos. Contabilidade Rural. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2000. 273 p.

MARION, José Carlos. Contabilidade Rural, Contabilidade Agrícola, Contabilidade da Pecuária, Contabilidade do Imposto de renda- pessoa jurídica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. 278 p.

MARION, José. Carlos; SEGATTI, Sonia. Contabilidade da pecuária. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 216 p.

MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens; SANTOS, Ariovaldo Dos; IUDÍCIBUS, Sérgio de. Manual de Contabilidade Societária. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2013. 794 p. MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da

investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009. 247 p. MULLER, Aderbal Nicolas; ANTONIK, Luis Roberto. Análise financeira, uma visão gerencial. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. 159 p.

NASCIMENTO, Cristiano. Estrutura financeira de empresas pós-crise de 2008: mudanças e perspectivas. 2011. 158 p. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

NEVES, Sérgio das; VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez. Contabilidade Avançada: e análise das demonstrações financeiras. 12 ª ed. São Paulo: Frase, 2003.

OZELAME, Odimar; ANDREATTA, Tanice. Análise da rentabilidade entre a soja

convencional e transgênica em uma propriedade rural no Município de Chapeco/SC. Custos e @gronegócio on line - v. 12, n. 4, p. 255-278, 2016. Disponível em:

http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero4v12/OK%2012%20soja.pdf. Acesso em: 03 mar. 2020.

PADOVEZE. Clóvis luís. Contabilidade gerencial. Curitiba: IESDE Brasil S.A.,2010. 376 p.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistemas de informação contábil. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2000. 430 p.

PADOVEZE. Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil.7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 641 p.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale E-book, 2013. 277 p. Disponível em:

http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-

1538f3aef538/Ebook%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.

PIZUTTI. Sueli Terezinha Lucca. Contabilidade Gerencial: informações como apoio as decisões. Ijuí: Unijuí, 2006. 60 p.

RICHARDSON, Roberto Jarryet. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. 11ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2010, 336 p.

RHODE. Angelica Cristina. Análise do Desempenho Competitivo da Agroindústria Processadora de Soja no Rio Grande do Sul. 2018. 162 p. Disponível em:

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15042/DIS_PPGAGRONEGOCIOS_2018_RH ODEN_ANGELICA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 abr.2020.

SÁ. Antonio Lopes de. Teoria da Contabilidade.3ª ed. São Paulo: Atlas,2002. 400 p.

SÁ, Carlos Alexandre. Fluxo de caixa: a visão da tesouraria e da controladoria. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 315 p.

SAMPAIO, José Paulo Araújo; MACHADO, Marcio André Veras; MACHADO, Márcia Reis. A utilização do EVA como medida de desempenho econômico: Estudo de caso na SAELPA. In: Congresso Brasileiro de Custos, 13. Anais Eletrônicos... Belo Horizonte: ABC, 2006. CD-ROM. Disponível em:

SANTOS. Edno Oliveira dos. Administração Financeira da Pequena e Média Empresa.1ª ed. São Paulo: Atlas, 2001. 252 p.

SANTOS. Giberto José dos. MARION. José Carlos. SEGATTI. Sonia. Administração de custos na agropecuária. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. 165 p.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESA. Análise e planejamento financeiro: manual do participante. 2011. Disponível em:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as-diferencasentre-

microempresa-pequena-empresa-e mei,03f5438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 24 fev. 2020.

SILVA, Edson Cordeiro da. Como administrar o fluxo de caixa das empresas. São Paulo: Atlas, 2005. 137 p.

SILVA. José Pereira da. Análise Financeira das Empresas. 9ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. 522 p.

SILVA. Marise Borba de. GRIGOLO, Tânia Maris. Metodologia para Iniciação Científica à prática da pesquisa e da extensão II. Caderno Pedagógico. Florianópolis: Udesc, 2002. 22 p.

SOSCHINSKI, Caroline Keidann; SCHLOTEFELDT, Josiane de Oliveira; BASSO, Lauri; BRIZOLLA, Maria Margarete Baccin; FILIPIN, Roselaine. Análise de Viabilidade

Econômica de Investimento para Produção Leiteira. Custos e @gronegócio on-line, Rio Grande do Sul, v.14, n. 4, 29 p. 2018. Disponível em:

http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero4v14/OK%209%20investimento.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.

SUSKI, Márcia Inês; BRAUM, Loreni Maria dos Santos; BRAUN, Ruan Santos. Gestão de Custos: um estudo de caso em uma propriedade rural localizada na região Oeste do Estado do Paraná. In: Congresso Brasileiro de Custos, 16., 2014, [Natal, RN]. Anais Eletrônicos... [Natal, RN]: [CBC], 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/3691-3785- 1PB%20(5).pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

TAVARES, Adilson de Lima; SILVA, César Augusto Tibúrcio. A análise financeira fundamentalista na previsão de melhores e piores alternativas de investimento. Blumenau: Revista Universo Contábil, 2012. Disponível em:

http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/19030/1/AnaliseFinanceiraFundam entalista_2012.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.

TOLEDO FILHO. Jorge Ribeiro de; OLIVEIRA. Everaldo Leonel de; SPESSATTO. Giseli. Fluxo de Caixa como Instrumento de Controle Gerencial para Tomada de Decisão: Um Estudo realizado em Microempresas. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online), Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 75 - p. 88, maio/ago., 2010. Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-

VIANA, Giomar; HOEFLICH, Vitor Afonso; MOROZINI, João Francisco; SCHWANS, Ari. Investment analysis in agribusiness projects: a comparative study of traditional and

eucalyptus forest culture in the south-central region of Paraná. Revista Custos e @gronegócios Online, v. 10, n. 4, p. 241-265, Oct/Dec., 2014. Disponível

em:http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numro4v10/Ok%2012%20culture.pdf. Acesso em: 24 mar.2020.

VIEIRA, Paveglio Eusélia. Custos e Formação do Preço de Venda. Ijuí: Unijuí, 2008. 106 p.

VILCKAS, Mariângela. Determinantes da tomada de decisão sobre as atividades produtivas rurais: proposta de um modelo para a produção familiar. 2004. 143 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2004. Disponível em:

https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/3586/DissMV.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 mar.2020.

WARREN, Carl S.; REEVE, James M.; FESS, Philip E. Contabilidade gerencial. São Paulo: Pioneira, 2001.463 p.

WARREN, Carl S; REEVE, James M; DUCHAC, Jonathan E; PADOVEZE, Clóvis Luís. Fundamentos de Contabilidade- Princípios. 22ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 352 p.

ZAMBERLAN, Luciano; RASIA, Pedro Carlos; SOUZA, José Dalmo Silva; GRISON, Antônio José; GAGLIARDI, André de Oliveira; TEIXEIRA, Enise Barth; DREWS, Gustavo Arno; VIEIRA, Pavéglio Eusélia; BRIZOLLA, Maria Margarete Baccin; ALLEBRANDT, Sérgio Luís. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. Ijuí: Unijuí, 2016. 208 p.

ZAMBERLAN, Luciano; RASIA, Pedro Carlos; SOUZA, José Dalmo Silva; GRISON, Antônio José; GAGLIARDI, André de Oliveira; TEIXEIRA, Enise Barth; DREWS, Gustavo Arno; VIEIRA, Pavéglio Eusélia; BRIZOLLA, Maria Margarete Baccin; ALLEBRANDT, Sérgio Luís. Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas. Ijuí: Unijuí, 2014. 208 p.

ZAPPE, Raquel Sabrina. Análise comparativa de resultados entre as culturas de soja, milho e produção leiteira. 2017. 31 p. Dissertação (Pós Graduação Lato Sensu MBA em

Controladoria e Finanças) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2017. Disponível em:

https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5151/Raquel%20S abrina%20Zappe.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 fev. 2020.

ZAPPE, Raquel Sabrina. Análise dos custos de produção e resultados nas culturas de soja, trigo e milho de pequenas, médias e grandes propriedades. 2015. 99 p. Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Bacharel em Ciências Contábeis, Ijuí, 2015. Disponível:

http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/3479/TCC%20%20 Final%20-%20Pos%20Defesa.pdf?sequence=1. Acesso em: 23 fev. 2020.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Estruturas e análises das demonstrações contábeis. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. 211 p.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Gestão financeira para cooperativas: de produção, consumo, crédito e demais sociedades. Porto Alegre: Evangraf, 2010. 272 p.

Documentos relacionados