• Nenhum resultado encontrado

3. PERSPECTIVA SOB A FORMA DE APRIMORAMENTO DO INSTITUTO

3.3 Conclusão de Aprimoramento

Observa-se que há inúmeras diferenças que se aprimoraram entre os dois instrumentos de intuito para desafogamento do STF quanto aos processos. Há diferenças exorbitantes e semelhanças consoantes à ajuda para a Suprema Corte.

Nesta linha de pensamento, Luis Wambier salienta que:

Se está diante de um filtro idêntico, sob o ponto de vista substancial, ao sistema da relevância, que faz com que ao STF cheguem exclusivamente questões cuja importância transcenda à daquela causa em que o recurso foi interposto. Salienta que tal figura impede que o STF se transforme em uma 4ª instância e deve diminuir, consideravelmente, a carga de trabalho daquele Tribunal (WAMBIER, LUIZ, 2007, P. 241).

No entanto, quanto ao aprimoramento, alguns juristas e doutrinadores se divergem. Preliminarmente, muitos acreditam que a Repercussão Geral foi um marco revolucionário e trouxe mudanças drásticas e mais democráticas combinando com a Constituição Cidadã que se obteve em 1988, após ditadura.

No pensamento idêntico de Teresa Wambier, esses aplaudem o sistema de filtro, que faz com que cheguem ao Supremo Tribunal Federal apenas questões cuja importância transcenda aos da causa. Ressalta que a repercussão geral deve reconduzir o Supremo à sua verdadeira função, que é zelar pelo direito objetivo - sua eficácia, sua inteireza e a uniformidade de sua interpretação -, na medida em que os temas trazidos à discussão tenham relevância para a Nação 60.

Outros acham que a Arguição de Relevância teve partes boas e que não teve nenhum aproveitamento dela, pois, ela surgiu durante a ditadura militar brasileira e que a junção de ambos os institutos, haveria uma forma melhor de aprimoramento

60 WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Recurso especial, recurso extraordinário e ação rescisória. 2. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008. P. 292

45 e satisfação, já que há muitos processos que ainda chegam ao STF, muita insegurança em relação ao grande número de súmulas e desvio de poder.

Theodoro comenta sobre a arguição de relevância que por se tratar de remédio concebido durante a ditadura militar, a reconstitucionalização democrática do país, levada a efeito pela Carta de 1988, repeliu-a (a arguição de relevância) por completo, ao invés de aprimorá-la ou substituí-la por outro meio de controle que desempenhasse a mesma função, mas de maneira mais adequada ao Estado Democrático de Direito 61.

A questão que, mesmo com a novidade de cabimento na admissibilidade recursal, a repercussão detém defeitos que há de melhorar. Ela abrange todas as questões debatidas e que estão na Constituição Federal, fazendo com que os advogados ventilem princípios, artigos vagos para não encerramento da problemática e sim, a chegada deles até a última instância que seriam casos como “brigas de vizinho” e não questões com pautas relevantes no País.

Há uma abundância de casos no STF que não precisavam nem chegar ali para admissão da admissibilidade e nem para análise no mérito, pois, as questões não chegam a ser de relevância jurídica, social, econômica e política. Há poucos ministros para um grande número de processos que chegam e precisam ainda ser observada para sua admissibilidade.

Em relação à arguição de relevância, a repercussão geral teve mudanças e que para muitos não precisam mudar. De fato teve, mas quanto mais aprimoramento para a diminuição de processos melhor. Marinoni e Mitidiero manifestam-se e impõe-se que a questão debatida, além de impõe-se ensartar como de relevante importe econômico, social, político ou jurídico, ultrapasse o âmbito de interesse das partes. Vale dizer: tem de ser transcendente. Também aqui o legislador infraconstitucional alça mão de linguagem propositalmente vaga, consentindo ao Supremo Tribunal Federal a aferição

61 THEODORO JUNIOR, Humberto. Repercussão Geral no Recurso Extraordinário (Lei n.º 11.418) e Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (Lei n.º 11.417). Revista de Direito Processual Civil, São Paulo, n. 48, jul./ago. 2007.

46 da transcendência da questão debatida a partir do caso concreto. A transcendência da controvérsia constitucional levada ao conhecimento do Supremo Tribunal Federal pode ser caracterizada tanto em um perspectiva qualitativa como quantitativa.

Na primeira, sobreleva para individualização da transcendência o importe da questão debatida para a sistematização e desenvolvimento do direito; na segunda, o número de pessoas susceptíveis de alcance, atual ou futuro, pela decisão daquela questão pelo Supremo e, bem assim, a natureza do direito posto em causa (notadamente, coletivo ou difuso) 62.

Quanto ao princípio da legalidade e da segurança jurídica, ambos foram primordiais para a melhoria e que podem ainda mais aprimorarem. Eles trouxeram a capacidade de fundamentação das decisões e segurança, podendo a repercussão, com esse e outros princípios para aperfeiçoamento. É necessário um caminho pela frente para fazer o que os instrumentos foram criados, desafogar os ministros com um grande número de processos que chegam ao STF.

O respeito aos precedentes no julgamento de questões com repercussão geral evita o decisionismo judicial, as decisões-surpresa e a já aludida ideologia do caso concreto, os quais afetam o investimento da confiança dos cidadãos na estabilidade dos julgamentos em torno de critérios de decisão pacificado

62 MARINONI, Luiz Guilherme e MITIDIERO, Daniel. Repercussão geral no recurso extraordinário, 2. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008. P. 37/38

47

CONCLUSÃO

O presente trabalho, em suma, centrou-se em analisar as diferenças e similitudes dos institutos da arguição de relevância e a repercussão geral, de modo a contribuir para o debate em torno da sua funcionalidade por meio de sugestões, as quais se acreditam possam ser pertinentes para aperfeiçoar a dinâmica procedimental do instituto em voga, repercussão geral, e, uma análise acerca da segurança jurídica dos dois institutos.

A arguição de relevância foi o primeiro instituto a filtrar as demandas que chegariam até o supremo tribunal federal para serem julgados. Atualmente o instituto que comanda a filtragem dos processos é a repercussão geral, que surgiu com a reforma do judiciário pela emenda constitucional n°45/04.A arguição de relevância é diferente da repercussão geral, uma vez que aquela havia o caráter autoritário e secreto, já a última é contraposta pelo caráter valorativo e não discricionário e público.

Diante de todo o exposto, foi possível formular três questões acerca do aprimoramento da repercussão geral buscando características fundamentais no instituto da arguição de relevância, qual seja, ao invés de buscar a alternativa de apenas um dos critérios de cunho político, social, jurídico ou social, que sejam correlacionados entre si, ou seja, que seja relevante no mínimo dois critérios e que não tenha a alternativa de ser relevante ou não, mas sim apenas com objetivo certo de ser relevante.

Para o desafogamento do STF e a celeridade nos julgamentos dos processos sobrestados nas instâncias inferiores, que após um ano não houver o julgamento pelo STF, prossigam no juízo a quo, garantindo assim a segurança jurídica e a razoável duração do processo. Na mesma linha de desapertar o STF, seria a ideia da antiga arguição de relevância, que seria retirar a fundamentação do que seria repercussão geral ou não e substituir por arguição de relevância, seria o caso de ser relevante para uma sociedade, e não apenas, considerado repercussão.

REFERÊNCIAS

ABREU, Iduna Weinert. A Arguição de Relevância da Questão Federal. Assessora de Ministro do Supremo Tribunal Federal. R. Inf. Legisl. Brasília. A. 16 n. 61 jan/mar 1979.

ALVIM, Arruda. A EC n. 45 e o instituto da repercussão geral. In: WAMBIER, Teresa Arruda Alvim et al. (Coord.). Reforma do judiciário: primeiras reflexões sobre a Emenda Constitucional n. 45/2004. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

ANDRADE, F. M. de. "A regulamentação da repercussão geral das questões constitucionais nos recursos extraordinários: EC nº 45/2004, Lei nº 11.418/2006 e Emenda Regimental nº 21/2007". In: Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 45, nº 177, jan./mar. 2008.

ASSIS, Araken de. Manual dos recursos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

ÁVILA, Humberto. Segurança jurídica: entre permanência, mudança e realização no direito tributário.2. ed. São Paulo: Malheiros, 2012.

AZEM Guilherme Beux Nassif. Repercussão geral da questão constitucional no recurso extraordinário. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Comentários ao código de processo civil. 15 ed. Rio de Janeiro: Forense. 2009.

BELTRÃO, Francisco. A Repercussão Geral E Os Efeitos No Sistema Brasileiro De Controle Da Constitucionalidade: O Papel Do Supremo Tribunal Federal. The Impact And Effects On The Brazilian System Of Control Of Constitutionality: The Role Of The Federal Supreme Court.

BERMAN, José Guilherme. Repercussão geral no recurso extraordinário: origens e perspectivas. Curitiba: Juruá, 2009.

BERMUDES, Sérgio. A reforma judiciária pela Emenda Constitucional nº. 45. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

BRASIL. Arguição De Descumprimento De Preceito Fundamental - ADPF 129 DISTRITO FEDERAL - DF em sessão plenária virtual de 25 de outubro a 4 de novembro de 2019, sob a Presidência do Senhor Ministro Dias Toffoli. Ementa. Tópico

BRASIL. Constituição da República Federativa de Brasil – CRFB de 1967 - Emenda Constitucional n. 1, de 17 de outubro 1969. Artigo 119.

BRASIL. Constituição da República Federativa de Brasil – CRFB de 1988. Emenda 45/2004 de 30 de dezembro de 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa de Brasil – CRFB de 1967 - Emenda Constitucional n. 1, de 17 de outubro 1969. Artigo 119 alíneas a e d.

BRASIL. Constituição da República Federativa de Brasil – CRFB de 1988. Artigo 102 § 3º.

BRASIL. Decreto-lei Lei Nº 13.105, de 16 de Março de 2015. A Presidenta da República - Novo Código de Processo Civil – 2015.

BRASIL. Decreto-lei Lei Nº 13.105, de 16 de Março de 2015. A Presidenta da República - Novo Código de Processo Civil – 2015. Art. 1035

BRASIL. RISTF – Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. Emenda Regimental nº 3 de 1975. Artigo 308. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Diário da Justiça. Supremo Tribunal Federal, Ano L – Nº 112. Capital Federal, 14 jun. 1975.

BRASIL. RISTF – Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. Emenda Regimental nº 2 de 1985. Artigo 325. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Diário da Justiça. Supremo Tribunal Federal. Capital Federal, 04 dezembro. 1985.

BRASIL. RISTF – Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. Emenda Regimental nº 2 de 1985. Artigo 327 §1º. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Diário da Justiça. Supremo Tribunal Federal. Capital Federal, 04 dezembro. 1985.

BRASIL.Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal - RISTF n. 21 de 30 de abril de 2007, art. 322.

BRITO. Eurivaldo Cardoso. A Repercussão Geral No Recurso Extraordinário. Especialista em direito constitucional. Universidade Estadual Vale Do Acaraú Escola Superior Da Magistratura Do Estado Do Ceará - Esmec Curso De Especialização Em Direito Constitucional. Fortaleza. 40 páginas. 2008.

CAMPOS, Luciana Dias de Almeida. O antecedente histórico da repercussão geral no Brasil: a arguição de relevância da questão federal. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3320, 3 ago. 2012. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/22253>. Acesso em: 19 nov. 2020.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição, 7ª edição, Editora Almedina, Coimbra, 2004.

CONCEIÇÃO, Ivan Alexandre. Os Benefícios Da Operacionalização Do Instituto Da Repercussão Geral. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Direito Processual Civil Moderno da Escola Paulista de Direito Social.Orientador: Dr. Alexandre David Malfatti.

Como Filtro Ou Barreira De Qualificação Do Recurso Extraordinário. Prof. Dr. Ivo Dantas. Recife, abril, 2009.

DANTAS, Bruno. Repercussão geral: perspectivas históricas, dogmática e de direito comparado – questões processuais. 2. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

DICIONÁRIO Online Português. Significado de Relevante < Dicionário Online Português. Significado de Relevante < Dicionário Online Português. Significado de Relevante < https://www.dicio.com.br/relevante/> .Acesso em: 13/11/2020

DINAMARCO, Candido Rangel. O processo civil na reforma constitucional do Poder Judiciário. Revista Jurídica Unicoc, São Paulo

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21ª. Ed. – São Paulo: Atlas, 2008.

.

ESPAÇO STF, Artigos e Discursos - "A publicidade das decisões judiciais" - Gazeta Mercantil - Ministro Marco Aurélio. Terça-feira, 03 de julho de 2001. Acesso: 13/11/2020.

FARIA, Edimur Ferreira de. Curso de direito administrativo positivo. 6ª. Ed. – Belo Horizonte: Del Rey, 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio (na época), Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1975.

FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Curso de Direito Administrativo. 9ª. Ed. – São Paulo: Malheiros, 2209.

FILHO, José dos Santos Carvalho. Manual de direito administrativo. 19ª. Ed. – Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

GOMES JUNIOR, Luiz Manoel. Repercussão geral da questão constitucional no recurso extraordinário. Repertório de jurisprudência IOB, 1ª quinzena de fevereiro de 2005, n. 3/2005, v. III.

LEVADA, Filipe Anônio Marchi. A repercussão geral na Constituição Federal e no Projeto de Lei que acrescenta os arts. 543-A e 543-B ao CPC. In: MELLO, José Licastro Torres de (Coord.). Recurso Extraordinário e Especial: Repercussão Geral e Atualidades. São Paulo: Método, 2007.

MACEDO, Elaine Hazheim. Repercussão Geral das Questões Constitucionais: nova técnica de filtragem do recurso extraordinário. Revista Direito e Democracia, v.6, n.1, Canoas, Editora Ulbra, 2005.

MACIEL, Adhemar Ferreira. Restrição à admissibilidade de Recursos na Suprema Corte dos Estados Unidos e no Supremo Tribunal Federal no Brasil.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Repercussão geral no recurso extraordinário. 2. Ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

MARTINS, Ives Gandra. O critério de transcendência no recurso de revista.

NELSON NERY JR. Teoria Geral dos Recursos, S. Paulo, Revista dos Tribunais, 2014.

PORTAL STF. Notícias. Detalhe. Conteúdo EC 45/2004 trouxe mais transparência e eficiência ao sistema judiciário brasileiro. Entre as inovações da chamada Reforma do Judiciário está à criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do instituto da Repercussão Geral. 24/10/2018.

REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 10. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 1983.

de Conhecimento. 12. Ed. vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2008.

SARLET, Ingo Wolfgang. Arguição de descumprimento de preceito fundamental: alguns aspectos controversos. Revista Diálogo Jurídico, [S.l.], ano 1. v. 1, n. 3, 2001.

SCHLOSSER, Lizelote Minéia. WICKERT, Lisiane Beatriz. A inserção e a regulamentação da repercussão geral como pressuposto de admissibilidade do recurso extraordinário. Revista de Processo, v. 33, n. 161, 2008.

THEODORO JUNIOR, Humberto. Repercussão Geral no Recurso Extraordinário (Lei n.º 11.418) e Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (Lei n.º 11.417). Revista de Direito Processual Civil, São Paulo, n. 48, jul./ago. 2007.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Recurso especial, recurso extraordinário e ação rescisória. 2. Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

WEINERT ABREU, Iduna. A arguição de relevância da questão federal. R6V. In/. Legislativa, 167.

GLOSSÁRIO

Contrario Sensu: é uma locução em língua latina que qualifica um processo de argumentação em que a forma é idêntica a outro processo de argumentação, mas em que a hipótese e, por consequência, a conclusão são as inversas deste último.

Common law: - direito comum - é um sistema jurídico utilizado em países de língua inglesa.

Juízo a quo: refere-se ao juiz ou ao tribunal de instância inferior de onde provém o processo objeto do recurso ou o ato que se discute em outro juízo.

Mandatory Appeals: Dicionário português-inglês, tradução: Recursos Obrigatórios.

Petition for Writ of Certiorari: Dicionário português-inglês, tradução: Petição para Mandado de Certiorari.

Writ of Certiorari: é uma ordem (mandado) emitido por um ou tribunal “apelação” superior para rever as decisões tomadas por um tribunal inferior para quaisquer irregularidades no processo legal ou procedimentos. Dicionário português-inglês, tradução: Mandado de Certiorari

Documentos relacionados