• Nenhum resultado encontrado

6 CONCLUSÕES

6.1 Conclusão

A industrialização da construção impulsionou uma metamorfose face ao modo como o homem perspectivava a sua habitação e o modo de habitar.

A construção adquiriu uma componente cada vez mais sustentável, evoluindo no sentido de proporcionar soluções que satisfaçam, de modo sustentável, as necessidades da população em termos económicos, ambientais e sociais.

Como tal, procedeu-se à comparação algumas soluções para a construção, nomeadamente na utilização da terra, madeira, betão e aço de modo a inferir o sobre as características de cada um destes materiais e sistemas.

Após análise dos diferentes materiais de construção indicados, é possível concluir que o aço galvanizado leve designado por LSF possui diversas vantagens que o tornam particularmente atractivo. A principal patologia associada ao aço é a corrosão, a qual pode ser evitada com um esquema de pintura adequada e protecção dos elementos com outros materiais de modo a que não fique sujeito à acção das intempéries, aumentando a sua longevidade e deste modo a da construção em si.

Devido à situação económica no país e à necessidade de habitações que satisfaçam parâmetros de conforto térmico, acústico, regulação de ventilação e segurança estrutural, pode concluir-se que a construção em aço leve pode revolucionar a evolução da construção em Portugal pela sua maior versatilidade e economia.

O processo construtivo deste sistema está intimamente ligada à constituição do sistema e aos materiais usados em cada fase. A ordem de desenvolvimento dos trabalhos é bastante similar à construção tradicional, sendo que as principais diferenças são relativas à rapidez de construção do “esqueleto” do edifício bem como à solução adoptada para as paredes exteriores, interiores e lajes que garante o máximo de fiabilidade

O transporte e montagem de estruturas em LSF são dois processos essenciais para o sucesso da construção. O sucesso do transporte está associado à análise do percurso e ao estudo das limitações em termos de peso e dimensões das peças. Já a montagem é feita utilizando equipamentos mecânicos que permitem o deslocamento das peças, o que exige um conjunto de cuidados para que as operações sejam rápidas e seguras.

A fiabilidade e durabilidade da estrutura são garantidas pelo cumprimento rigoroso do projecto de execução, que deve obedecer à regulamentação nacional indicada nos Eurocódigos.

A integração deste sistema construtivo, apresenta uma elevada potencialidade para a conjunção modular e pode ser associado a habitação de custos controlados. Desta solução resultam diversas vantagens uma vez que se possibilita a adaptação da quantidade de módulos e da sua disposição bem como uma rapidez, economia e facilidade de manutenção excepcionais.

112

Através deste sistema é possível executar diferentes tipologias, tendo o planeamento da obra um papel de destaque uma vez que depende da facilidade em executar a fundação, número total de unidades pretendido, tipos de perfis empregues, ligação entre eles, entre outros.

Relativamente à distribuição dos custos da solução é possível constatar que o custo da matéria- prima representa a maior fatia, seguido da pintura. O fabrico e a montagem possuem um custo menor, sendo o valor associado ao transporte o mais reduzido.

Podem integrar-se sistemas de aproveitamento energético com a habitação modular de carácter social, e como tal, usarem-se painéis solares térmicos para aproveitar a energia solar para aquecimento da água. A energia eólica pode ser aproveitada para a bombagem de água e a produção de electricidade, sendo possível a sua retenção para utilizar em alturas com ausência de vento.

É necessário atender a alguns cuidados de modo a garantir a durabilidade da estrutura. Para tal, é essencial reconhecer a classe de exposição em que a obra se localiza, de modo a escolher a solução de protecção mais adequada.

A produção de estruturas metálicas tem vindo a registar um aumento significativo e portanto é importante desenvolver esquemas de reciclagem e aproveitamento de desperdícios. O aspecto mais relevante prende-se com a diminuição do consumo de energia e a redução da emissão CO2.

Em relação ao estudo do caso prático, não foi possível analisar uma habitação de carácter social com estrutura em aço leve uma vez que o sistema em estudo é recente e nunca foi aplicado em Portugal para construção deste género de habitação.

Foi possível concluir com base no estudo desenvolvido que é viável e bastante vantajoso a aplicação destas estruturas de aço leve à habitação social, uma vez que, tal como demonstrado pelo exemplo prático, em termos económicos e de rapidez de construção existem vantagens inerentes ao sistema apresentado.

As condicionantes relativas ao tipo de terreno, condições atmosféricas, exigências do plano director municipal são as indicadas. No caso da habitação social é necessário atender aos requisitos já estudados de modo a cumprir as exigências legais. Os procedimentos em termos de construção, utilização e manutenção indicados para o caso de estudo podem ser aplicados à construção de um conjunto habitacional de carácter social, umas vez que a principal diferença se prende com a tipologia da habitação, o que não influência estes parâmetros.

Em termos de processo de construção, a solução para uma componente social seria bastante similar à apresentada. As fases podem decorrer dentro da mesma ordem, sendo possível, no caso da construção de diversas moradias unifamiliares, a sincronização de actividades de modo a optimizar os recursos pessoais e materiais.

Relativamente aos custos, existem algumas poupanças que se podem implementar no caso de habitação social, especialmente nos custos relacionados com acabamentos, escolha dos revestimentos, mobiliário e equipamentos sanitários. A estrutura da habitação seria rigorosamente a mesma. O facto da produção de habitações ser em série permitiria uma elevada poupança no preço da matéria-prima.

113

A análise à utilização e conforto dos moradores permite concluir que o sistema implementa uma construção de elevada qualidade e satisfação. Independentemente de factores financeiros, a solução assume-se como bastante vantajosa para diferentes tipologias de habitação.

Documentos relacionados