• Nenhum resultado encontrado

O estudo da remoção de Ba2+, Ni2+,Cd2+, Cu2+, Cr3+, Sr2+ e Zn2+ por eletrocoagulação em água associada à produção de petróleo permitiram as seguintes conclusões:

Reator batelada

a. Na eletrocoagulação a remoção de Zn2+, Ni2+ e Ba2+ nas condições experimentais testadas, foram de 78 % para o Zn2+, 59 % para o Ni2+ e 19 % para o Ba2+em efluentes sintéticos. b. A remoção do TOG do efluente real pelo processo eletroquímico foi de 60 %.

c. Houve uma redução no TOC de 50%, na eletrocoagulação.

Reator contínuo

a. pode ser usada como uma técnica alternativa no polimento da água associada à produção de petróleo, removendo Cd2+, Cu2+, Cr3+e Zn2+ em 100%, Sr2+ em 77%.

b. o processo da eletrocoagulação tem uma forte influência da natureza do material do eletrodo, alcançando maior eficiência de remoção com os eletrodos Fe e baixas vazão. c. O eletrodo de alumínio também favoreceu na remoção dos contaminantes presentes no

efluente, mas com menor eficiência, máxima foi de 67%. Enquanto que a eficiência atingida com o eletrodo de ferro foi de 100%.

d. o eletrodo de ferro, aumentou o pH do meio, devido a presença de OH- reagindo com o Fe2+, formando como produtos da reação, Fe(OH)2 e Fe(OH)n, à medida que o tempo

aumenta.

e. o aumento da turbidez foi em função do tempo e da presença de Fe(OH)2.

f. o planejamento fatorial foi importante para a realização dos experimentos, visto que proporcionou a redução do número de ensaios, por outro lado foi possível avaliar as variáveis de controle, e como elas puderam influenciar nos processos de tratamentos de batelada e no contínuo.

g. o uso de gráficos de superfície tridimensional obtido pelo planejamento fatorial 23 e pelo software Statistica7.0, com os dados da Tabela 5.2 do capítulo 5, permitiu que a analise dos fatores de maior influencia no processo da eletrocoagulação fossem identificados.

eletrostática favoreceram a redução da concentração desses metais no efluente semi- sintético.

i. no caso da remoção de Cu2+, o eletrodo de alumínio mostrou-se eficiência de 70 % usando baixas vazões, uma vantagem é que no final do processo gera menos resíduo.

j. o modelo estatístico apresentou um bom coeficiente de correlação para os 8 experimentos realizados indicando que a regressão foi estatisticamente significativa, esse comportamento é visto nos diagramas de dispersão, das Figuras 5.8, 5.13, 5.23 e 5.28 para o eletrodo de ferro.

k. pela taxa de remoção o tempo de 12 a 24 minutos foi o intervalo que a velocidade de redução da concentração dos contaminante foi mais rápida.

l. a maior concentração de resíduo gerado após o tratamento foi de 60 mg/L de Fe, em seguida 0,39 mg/L de Al, ambas ocorreram quando aplicou-se alta corrente.

m. COE (R$/m3) o consumo de energia torna inadequada para a completa eliminação de efluentes com metais pesados, mas pode ser uma alternativa viável como um processo de polimento da água associada à produção de petróleo. Levando em consideração um custo de energia elétrica de cerca de R$ 0,42/kWh (Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, Brasil), as despesas do processo foi estimado e apresentado na Tabela 5.15, mostrando a viabilidade do processo como um tratamento alternativo, a obtenção e custos modestos utilizando eletrodos de Fe.

n. do ponto de vista industrial o uso do eletrodo de ferro foi mais eficiente, porque promoveu maior % remoção dos contaminantes, além de ser mais barato, possui menor custo operacional de energia. Por outro lado, do ponto de vista ambiental, gerou mais resíduos. o. o resíduo de ferro gerado pode ser removido por filtração simples, dependendo da

substância formada após a eletrocoagulação, pode ser reutilizado em processos combinados, por exemplo, Fenton (POA).

p. o sistema de fluxo contínuo montado foi mais eficiente na remoção dos contaminantes que o sistema em batelada, devido a utilização de calhas promovendo a separação do efluente bruto do efluente tratado. Sendo que no sistema batelada não foi possível separar os efluentes após o tratamento.

Trabalhos futuros

• Análise de Voltametria Cíclica e Pontenciometria do sistema de tratamento por eletrocoagulação;

• Determinação do potencial de corrosão e de remoção para cada eletrodo (ferro, alumínio, inox) em meio salino, a partir das curvas de polarização de Tafel;

• Determinação das áreas específica onde ocorre a reação eletroquímica;

• Simulação e modelagem matemática dos valores de potencial, área, e de outras variáveis eletroquímicas, a fim de ampliar os experimentos para escala piloto; • Realização de testes toxicológicos para avaliar os efeitos causados pelos

contaminantes e resíduos gerados;

• Realizar outros experimentos para otimizar a técnica de tratamento; • Realizar o tratamento com outros tipos de eletrodos.

Referências Bibliográficas

ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 9897 - Planejamento de Amostragem de Efluentes Líquidos e Corpos Receptores.

ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 9898 - Preservação e Técnicas de Amostragem de Efluentes Líquidos e Corpos Receptores.

AGUIAR, M. R. M. P.; NOVAES, A. C.; GUARINO, A. W. S. Remoção de Espécies químicas de Efluentes Industriais por Aluminossilicatos, 2002.

AHMADUN, F.; PENDASHTEH, A.; CHUAH, L. Journal of Hazardous Materials.

Production, v. 170, p. 530-551, 2009.

ALI, S. A.; DARLINGTON, L. W.; OCCAPINTI, J. “New Filtration Process cuts Contaminations from Offshore Produced Water”. Oil and Gas Journal, nov.2, p.73-78, 1998. ALMEIDA, A. S. Recuperação secundária em campos de produção. Seminário de Recursos Energéticos do Brasil: Petróleo, Gás, Urânio e Carvão, Rio de Janeiro, Clube de Engenharia, 2004.

APHA – American Public Health Association – Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 19 ed. Washington, 1995.

ARTHUR, J. D., LANGHUS, B. G., PATEL C., Technical Summary of Oil and Gas Produced Water Treatment Technologies, http://www.rrc.state.tx.us/commissioners/williams/ environment/producedwatertrtmnttech.pdf, 2005.

AYEDI, H. F.; PETRIS WERY, M.; FEKI, M.; MOUEDHEN, G. Behavior of aluminum electrodes in electrocoagulation process. Journal of Hazardous Materials. 2007.

AZETSU-SCOTT, K.; YEATS, P.; WOHLGESCHAFFEN, G.; DALZIEL, J.; NIVER, S.; LEE, K. Precipitation of heavy metals in produced water: influence on contaminant transport and toxicity. Marine Environmental Research. V. 63. p. 146-167. 2007.

Katia Regina Souza, Março de 2012 113

BARD, A. J.; FAULKNER, L. R. Electrochemical methods: Fundamentals and applications. NewYork: John Wiley & Sons, 1980.

BARRERA-DIAZ, C.; PALOMAR-PARDAVE, M.; ROMERO-ROMO, M.; MARTINEZ, S. “Chemical and electrochemical considerations on the removal process of hexavalent chromium from aqueous media,” Journal of Applied Electrochemistry, 33, 61–71, 2003.

BARROS NETO, B. de; SCARMINIO, I. S.; BRUNS, R. E. Como fazer experimentos: pesquisa e desenvolvimento na ciência e na indústria. 2ª Edição, Editora Unicamp. 2002. BIANCHI, J. C. Análise do Efeito da Área Anódica na Distribuição de Sobrepotenciais em Reatores Eletroquímicos de Leito Fluidizado. 2002. p.99f. Dissertação (Grau de Mestre) – Setor de Tecnologia, Departamento de engenharia química, Programa Interdisciplinar de pós- graduação em engenharia – PIPE, Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

BRASILEIRO, I. M. N.; VILAR, E. O.; CAVALCANTI, E. B.; TONHOLO J. Eletrooxidação do fenol presente em águas de produção de campos de petróleo. 3º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás Natural. Salvador, 2005.

CHEN, G. Electrochemical technologies in wastewater treatment. Separation and Purification Technology, V. 38, p.11-41. 2004.

COMNINELLIS, C.; BATTISTI, A. D. E. Service life of Ti/SnO2 - Sb2O5 anodes. Journal of

Applied Electrochemistry, v. 27, n. October 1996, p. 970-974, 1997.

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 357 de 17 de março de 2005. ‘Dispõe sobre classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes’. Diário Oficial da União n.53, de 18 de Março de 2005.

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 393 de 08 de Agosto de 2007. ‘Dispõe sobre o descarte contínuo de água de processo ou de produção em plataformas marítimas de petróleo e gás natural, e dá outras providências’. Diário Oficial da União de 09 de Agosto de 2007.

CORREIA. M. Formação de Rochas Sedimentares. Acesso em 03 de Agosto de 2009. Disponível em: http://miguelcorreia25.googlepages.com/formaçãoderochassedimentares CRUZ, S. M.; SANTOS, A. C.; SOLETTI, J. I.; CARVALHO, S. H.; TONHOLO, J.; ZANTA, C. L. P. S.; MIRAPALHETA, A. Tratamento de efluentes sintéticos da industria de petróleo utilizando o método da eletroflotação. 4º PDPETRO, Campinas-SP. 2007.

DAL FERRO, B.; SMITH, M. Global Onshore and Offshore Water Production, Exploratíon & Production – oil & gas review, otcedition, 2007.

DELGADILLO, S. A. M. Tratamento Eletrolítico de Efluentes de Refinaria de Petróleo. Tese de D.Sc., UNICAMP, Campinas, SP, 1991.

ELIAS-SAMLALSINGH, N., AGARD J.B.R. Application of toxicity identification evaluation procedures for characterizing produced water using the tropical mysid, metamysidopsis insularis, Environ. Toxicol. Chem. 23, p. 1194–1203, 2003.

ESPINOZA-QUIÑONES, F. R.; FORNARI, M. M. T.; MÓDENES, A. N.; PALÁDIO, S. M.; SILVA JR, F. G.; SZYMANSKI, N.; KROUMOV, A. D.; TRIGUEROS, D. E. G.; Pollutant removal from tannery effluent by Electrocoagulation, Chemical Engineering Journal, 151, p. 59-65, 2009.

FAKHRU’L-RAZI, A.; PENDASHTEH, A.; ABDULLAH, L. C. BIAK, D. R. A.; MADAENI, S. S.; ABIDIN, Z. Z. Review of technologies for oil and gas produced water treatment. Journal of Hazardous Materials, v. 170, n. 2-3, p. 530-51, 30 out 2009.

FEEMA; Poluição hídrica da Baía de Guanabara por metais pesados cromo e zinco, Rio de Janeiro, Brasil, 1992.

FELLENBERG, G.; Introdução aos Problemas da Poluição Ambiental, Ed. Pedagógica e Universitária Ltda: São Paulo, 1980.

FERRÉ, J.; RIUS, F. X. Introducción al Diseño Estadístico de Experimentos. Departamento de Química Analítica y Química Orgánica. Universitat Rovira i Virgili. 2002.

Katia Regina Souza, Março de 2012 115

FREIRE, D. D.C., Tratamento Biológico aeróbio de Efluentes Salinos – Água de produção de Petróleo. 1999. 169f. Tese (Grau de Doutor) - Setor de Ciências, Departamento de engenharia química, Programa de pós-graduação em engenharia química – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

GALVÃO, E. R. V. P., Injeção de vapor e solvente como um método de recuperação avançada em reservatórios de óleo pesado. Dissertação de Mestrado, UFRN, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo. Natal-RN, 2008.

HENDERSON, S. B.; GRIGSON, S. J. W.; JONHSON, P. RODDIE, B. D. “Potencial Impact of Production Chemicals on the Toxicity of Produced Water Discharges from North Sea Oil Platforms”. Marine Pollution Bulletin, v.38, n.12, p.1141-1151, 1999.

LA ROTTA, C. E. H.; ELIA, E. D.; BON, E. P. S. Bioelectrochemical degradation of phenolic compounds from refinary waste-waters using chloroperoxidase from Caldariomyces fumago and electrogenerated hydrogen peroxide. 3º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás Natural. Salvador, 2005.

LEITE, J. C. A.; VILAR, E. O.; CAVALCANTI, E. B.; SALES FILHO, I. O. Aplicação da eletroflotação para remoção de óleo emulsionado em águas de produção de campos de petróleo. 4º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás Natural. Campinas-SP, 2007. MACHADO, F. G.; RODRIGUES, B. M.; RUSSO, C.; CERQUEIRA, A. A.; AGUIAR, M. R. M. P. Eletrofloculação aplicada ao tratamento de água de produção. XI Encontro de SBQ – Rio de Janeiro. Universidade Federal Fluminense, 2007.

MEYNBURG, G.; HOLTZ, C.; GOETZ, D.; Internat. Conf. - Heavy Metals in the Environment, Hamburg, 1995.

MOLLAH, M. Y. A.; SCHENNACH, R.; PARGA, J. R.; COCKE, D.L., Electrocoagulation (EC) – Science and Applications. Journal of Hazardous Materials. , B84. p 29-41, 2001. MOLLAH, M. Y. A; MORKOVSKY, P.; GOMES, J. A G. et al. Fundamentals, present and future perspectives of electrocoagulation. Journal of hazardous materials, v. 114, n. 1-3, p. 199-210, 2004.

MOTA, A. L. N., Desenvolvimento de um sistema foto-oxidativo visando aplicação no tratamento de águas produzidas em campos de petróleo. Tese de Doutorado, UFRN, Programa de Pós-Graduação de Engenharia Química, Natal-RN, 2010.

MOUSSAVI, G.; KHOSRAVI, R.; FARZADKIA, M. Removal of petroleum hydrocarbons from contaminated groundwater using an electrocoagulation process: Batch and continuous experiments. Desalination, v. 278, n. 1-3, p. 288-294, 2011.

NAHUI, F. N. B.; NASCIMENTO, M. R.; CAVALCANTI, E. B.; VILAR, E. O. Electroflotation of emulsified oil in industrial wastes evaluated with a full factorial design. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 25, n. 03, p. 435-442, 2008.

NETO, A. C. S.; TONHOLO, J. ; ZANTA, C. L. P. S. Desenvolvimento de eletroflotadores para o tratamento de água de produção de petróleo. 3º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás Natural. Salvador, 2005.

OLIVEIRA, G. A.; SALES, P. T. F.; BRITO, N. N.; MONTEIRO, F. S.; WERNECK, L. E. M.; PINTO, W. S. V.; LOPES, T. A.; BARROS, R. M.; TONSO, S.; PELEGRINI, R. Eletroquímica e Meio Ambiente - Estudos Mecanisticos e Possibilidades de Aplicação. III Fórum de Estudos Contábeis 2003.

OGP, 2005. The International Association of Oil & Gas Producers. Fate and effects of naturally occurring substances in produced water on marine environment. Report 364. February 2005, 36p.

ÖNDER, E.; KOPARAL, A. S.; OGÜTVEREN, Ü.B., An alternative method for the removal of surfactants from water: electrochemical coagulation. Separation and Purification Technology, p. 1-25, 2006.

OSPAR Commission, Report on Discharges Spills and Emissions from Offshore Oil and Gas Installations,http://www.ospar.org/documents/dbase/publications/p00221Offshore%20report %202003.pdf, 2005.

PALMER, L.L.; BEYER, A.H.; STOCK, J. Biological oxidation of dissolved compounds in oil field produced water by a field pilot biodisc. SPE 8308. 1979.

Katia Regina Souza, Março de 2012 117

PESSOA, A. D. Processo de Eletrocoagulação para Tratamento de Esgotos Sanitários e Efluentes Industriais, 1996. 36p. Projeto de Graduação IV-B (Graduação em Engenharia Civil, HabilitaçãoSanitária) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1996.

PETROBRAS. Rede Temática de Gerenciamento de Água no Segmento Produção de Petróleo. 2006.

PETROBRAS. Acessado em: 18 de junho de 2009. Disponível em: http://www2.petrobras.com.br/portugues/index.asp.

PONTE, M. J. J. S. Estudo da remoção do íon cobre de solução aquosa diluída em eletrodos de leito particulado. São Carlos, 1998. 216 f. Tese de Doutorado em Engenharia Química – Setor de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Químicos, Universidade Federal de São Carlos.

RAJESHWAR, K.; IBAÑEZ, J. G. Environmental electrochemistry. Londres: Academic Press, 1997.

RAMALHO, A. M. Z. Estudo de Reatores Eletroquímicos para Remoção de Cu2+, Zn2+, Fenol e BTEX em Água Produzida. Dissertação de Mestrado, UFRN, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo. Natal-RN, 2008.

RAMALHO, A. M. Z.; MARTÍNEZ-HUITLE, C. A.; SILVA, D. R. D. Application of electrochemical technology for removing petroleum hydrocarbons from produced water using a DSA-type anode at different flow rates. Fuel, v. 89, n. 2, p. 531-534, 2010.

REIS, J. C. Environmental Control in Petroleum engineering. Gulf Publishing Company. 1996.

REYNOLDS, R. R.; KIKER, R.D. Produced Water and Associated Issues. A Manual for the Independent Operator, http://www.pttc.org/pwm/produced water.pdf, 2003.

RIBEIRO, C. M. S. (1995), Ozonização de efluentes da indústria de petróleo. Dissertação de Mestrado, PEQ/COPPE/UFRJ.

RODRIGUES, M. I., IEMMA, A. F. Planejamento de experimentos e otimização de processos – 2ª edição – Campinas, SP: Casa do Espírito Amigo Fraternidade Fé e Amor, 2009.

SALGADO, P. E. T. Toxicologia dos metais. In: OGA, S. Fundamentos de Toxicologia. São Paulo, 1996. Caps. 3.2, 5.2, p.154-172, 443-460. Acesso em: 27 de Julho de 2009. Disponível em: http://www.mundoquimico.hpg.ig.br/metais_pesados_e_seus_efeitos.htm.

SALVADOR, E.; USBERCO, J. Físico-química 2. 3ª edição, Editora Saraiva. 1997.

SÁNCHEZ, L. E. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2006. p.495.

SANTANA, D. C. Extração de metais pesados de efluentes da indústria do petróleo utilizando derivados de óleos vegetais como extratantes. Tese de doutorado UFRN, programa de pós- graduação em Engenharia Química. Áreas de concentração: engenharia ambiental e termodinâmica e processos de separação. 2008.

SANTOS, A. C.; SILVA, S. R.; TONHOLO, J.; ZANTA, C. L. P. S. Tratamento de Água Produzida de Petróleo Através da Tecnologia Eletroquímica. 3º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás Natural. Salvador, 2005.

SANTOS, A. C. Desenvolvimento de reatores eletroquímicos para o tratamento água de produção de petróleo. Dissertação de Mestrado. UFAL. Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia. Maceió-AL, 2006.

SANTOS, A. C.; CRUZ, S. M.; SOLETTI, J. I.; CARVALHO, S. H. D.; TONHOLO; J.; ZANTA, C. L. P. S.; MIRAPALHETA, A. Tratamento de efluentes sintéticos da indústria de petróleo utilizando o método da eletroflotação. 4º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás Natural. Campinas-SP, 2007.

SCHLUMBERGER, Mudança no clima global e energia - Captura e armazenamento de carbono. Disponível em: http://199.6.131.12/pt/scictr/watch/climate_change/capture.htm. Acessado em 30/07/09. 2009.

Katia Regina Souza, Março de 2012 119

SCHULTZ , D. R., Recuperação de metais pesados (Pb, Cu e Ni) de efluentes industriais utilizando reator eletroquímico de leito particulado. Curitiba, 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná.

SCOTT, K. Electrochemical process for clean technology. Cambridge: The Royal Society of Chemistry, 1995.

SHEN, F.; GAO, P.; CHEN, X.; CHEN, G. Electrochemical removal of fluoride ions from industrial wasterwater, Chem. Eng. Sci. 58 (2003) 987-993.

SILVA, C. R. R., Água Produzida na Extração de Petróleo. Salvador, 2000. Monografia (Especialização em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais na Indústria) – Departamento de Hidráulica e Saneamento, Escola Politécnica - Universidade Federal da Bahia – UFBA. Acesso em: 13 de Julho de 2000. Disponível em: http://intranet/monografias/petroleo/completa.htm

SILVA, P. C. F; MAINIER, F. B. Tecnologia Eletroquímica Aplicada ao Tratamento de Efluentes Industriais. VII Semana de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2005a.

SILVA, R. S.; TONHOLO, J.; ZANTA, C. L. P. S. Aplicação dos processos oxidativos avançados no tratamento de água produzida de petróleo. 3º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás Natural. Salvador, 2005b.

STEPHENSON, M.T. “Components of Produced Water: A Compilation of Results from Several Industry Studies”. SPE, n.23313, p.25-38, 1991.

STROKACH, P. P.; KUL’SKII, L. A.; SLIPCHENKO, V. A.; SAIGAK, E. I. Water Purification by Electrocoagulation, Kiev, Budivel’nik, 1978.

SOUZA, K. R.; MATA, A. L. M. L.; MATA, W.; SILVA, D. R. Removal of TOC, oil and grease from production water by electroflotation. In 8th World Congress of Chemical Engineering (WCCE), Montreal, Canadá. 2009a.

SOUZA, K. R.; MATA, A. L. M. L.; MATA, W.; SILVA, D. R. Removal of Ba2+, Ni2+ and Zn2+ from petroleum wastewater by electrocoagulation. SFGP, Marseille, França. 2009b.

SOUZA, K. R.; MATA, A. L. M.; MATA, W.; SILVA, D. R.; BARILLAS, J. L. M., Estudo comparativo entre eletrodos de ferro e alumínio na remoção de Cd²+ da água de produção de petróleo por eletrocoagulação. Rio Oil & Gas Expo and Conference, Rio de Janeiro-RJ, 2010. SOUZA, K. R.; SILVA, D. R.; MATA, W.; MARTÍNEZ-HUITLE, C. A.; MATA, A. L. M. L. Electrochemical technology for removing heavy metals present in synthetic produced water. Latin American Applied Research. Vol. 42, No. 2, 2012.

TELLEZ, G. T.; NIRMALAKHANDAN, N.; GARDEA-TORRESDEY, J. L. Evaluation of biokinetic coeficients in degradation of oilfield produced water under varyring salt concentrations, Water Research, 29 (7), 1711-1718. 1995.

TELLEZ, G.T.; NIRMALAKHANDAN, N.; GARDEA-TORRESDEY, J.L. Performance evaluation of an activated sludge system for removing petroleum hydrocarbons from oilfield produced water, Adv. Environ. Res. 6, p. 455–470, 2002

TICIANELLI, E. A.; GONZALEZ, E. R. Eletroquímica: Princípios e Aplicações. 2ª Ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2006.

TIR, M.; MOULAI-MOSTEFA, N. Optimization of oil removal from oily wastewater by electrocoagulation using response surface method. Journal of hazardous materials, v. 158, n. 1, p. 107-115, 2008.

THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Ed. Interciência. Petrobras, 2001. TOREM, M. L.; CASQUEIRA, R. G. Flotação Aplicada à Remoção de Metais Pesados. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2003.

USEPA – United States Environmental Protection Agency, http://www.epa.gov.

VASCONCELOS. A.L. Eletroquímica Aplicada na Degradação de Substâncias Orgânicas Presentes em Soluções Aquosas. UFCG/ PB. Campina Grande, 2002.

VEIL, J.; PUDER, M.G.; ELCOCK, D.; REDWEIK, R.J.J.. A White Paper Describing Produced Water from Production of Crude Oil, Natural Gas and Coal Bed Methane, http://www.netl.doe.gov/publications/oil pubs/prodwaterpaper.pdf, 2004.

Katia Regina Souza, Março de 2012 121

VIEIRA, D. S.; CAMMAROTA, M. C.; CAMPORESE, E. F. S. Redução de Contaminantes Presentes na Água de Produção de Petróleo. 2º Congresso Brasileiro de P & D em Petróleo e Gás, 2003.

WALSH, F. A first course in electrochemical engineering. Romsey: The Electrochemical Consultancy, 1993.

WALSH, F.; TRINIDAD, P.. Expresión for Electrochemical Reactors which operate under mass transport controlled reaction conditions, Part I: Batch Reactor, PFR and CSTR, Int. J. Eng. Ed. Vol. 14, No. 6, 1998.

WANG, B.; MA, H. Electrochemical pilot-scale plant for oil field produced wastewater by M/C/Fe electrodes for injection. Journal of Hazardous Materials. B 132. 237 – 243, 2006. WATHERN, P. An introductory guide to EIA. In: WATHERN, P. (Org). Environmental impact assessment: theory and practice. London: Unwin Hyman. p. 3-30. 1988.

WEI, L.; GUO, S.; YAN, G.; CHEN, C.; JIANG, X. Electrochemical pretreatment of heavy oil refinery wastewater using a three-dimensional electrode reactor. Electrochimica Acta, v. 55, n. 28, p. 8615-8620, 2010.

WONG, H. M., SHANG, C., CHEUNG, Y.K., CHEN. G. Chloride Assisted Electrochemical Disinfection, in: Proceedings of the Eighth Mainland-Taiwan Environmental Protection Conference, Tsin Chu, Taiwan, 2002.

ZANTA, C. L. P. S; SANTOS, M. R. G.; GOULART, M. O. F.; TONHOLO, J. The application of electrochemical technology to the remediation of oily wastewater. Chemosphere, v. 64, p. 393-399, 2006.

Anexos

Anexo 1 – Tabela do potencial padrão de redução das principais reações a 25°C. (Fonte:

Anexo 2 – Valores codificados das variáveis e a média dos resultados experimentais do percentual de remoção de Cd2+ inseridos no software

Statistica 7.0.

Eletrodo Valores codificados Variável resposta Corrente Vazão % Remoção Cd2+

ALUMÍ N IO -1 1 57 -1 -1 54 -1 -1 64 1 -1 62 1 -1 64 -1 -1 54 1 1 51 1 1 54 1 -1 54 -1 1 53 -1 1 63 1 1 53 FERRO -1 1 65,7 -1 -1 100 -1 -1 99,8 1 -1 100 1 -1 99,9 -1 -1 100 1 1 69,4 1 1 69 1 -1 100 -1 1 65 -1 1 65,5 1 1 69,3

Anexo 3 – Valores codificados das variáveis e a média dos resultados obtido

através do planejamento fatorial 2³ e a média dos resultados experimentais do percentual de remoção de Cu2+ inseridos no software Statistica 7.0.

Eletrodo Valores codificados Variável resposta Corrente Vazão % Remoção Cu2+

ALUMÍ N IO 1 -1 68% 1 1 42% -1 -1 69% 1 1 42% -1 -1 66% 1 -1 65% -1 1 40% 1 -1 68% 1 1 43% -1 1 44% -1 -1 64% -1 1 43% FERRO -1 1 69% -1 -1 100% -1 -1 100% 1 -1 100% 1 -1 100% -1 -1 100% 1 1 71% 1 1 68% 1 -1 100% -1 1 69% -1 1 70% 1 1 68%

Eletrodo Valores codificados Variável resposta Corrente Vazão % Remoção Cr3+

ALUMÍ N IO 1 -1 51% 1 1 52% -1 -1 63% 1 1 53% -1 -1 64% 1 -1 51% -1 1 51% 1 -1 51% 1 1 54% -1 1 54% -1 -1 64% -1 1 54% FERRO -1 1 100% -1 -1 100% -1 -1 100% 1 -1 100% 1 -1 100% -1 -1 100% 1 1 100% 1 1 100% 1 -1 100% -1 1 100% -1 1 100% 1 1 100%

Anexo 4 – Valores codificados das variáveis de processo para o planejamento

fatorial 2³ e a média dos resultados experimentais do percentual de remoção de Cr3+ inseridos no software Statistica 7.0.

Anexo 5 – Valores codificados das variáveis de processo para o planejamento fatorial

2³ e a média dos resultados experimentais do percentual de remoção de Sr2+ inseridos no software Statistica 7.0.

Eletrodo Valores codificados Variável resposta Corrente Vazão % Remoção de Sr2+

ALU M ÍN IO 1 -1 54% 1 1 55% -1 -1 62% 1 1 55% -1 -1 62% 1 -1 54% -1 1 52% 1 -1 54% 1 1 55% -1 1 54% -1 -1 62% -1 1 55% FERRO -1 1 56% -1 -1 75% -1 -1 76% 1 -1 77% 1 -1 77% -1 -1 76% 1 1 58% 1 1 58% 1 -1 77% -1 1 56% -1 1 55% 1 1 58%

Anexo 6 – Valores codificados das variáveis de processo para o planejamento

fatorial 2³ e a média dos resultados experimentais do percentual de remoção de Zn2+ inseridos no software Statistica 7.0.

Eletrodo Valores codificados Variável resposta

Corrente Vazão % Rem Zn2+

ALU M ÍN IO 1 -1 56% 1 1 45% -1 -1 61% 1 1 55% -1 -1 62% 1 -1 55% -1 1 43% 1 -1 55% 1 1 45% -1 1 45% -1 -1 61% -1 1 45% FERRO -1 1 78% -1 -1 100% -1 -1 100% 1 -1 100% 1 -1 100% -1 -1 100% 1 1 75% 1 1 75% 1 -1 100% -1 1 78% -1 1 78% 1 1 75%

Documentos relacionados