• Nenhum resultado encontrado

Me apoiando em tudo que foi demonstrado até aqui, afirmo que o quadrinho pode ser usado como material didático para a aprendizagem significativa dos conteúdos de Biologia e que a utilização do Pixton como o meio para a criação dos quadrinhos foi intuitiva e agradável aos alunos, podendo ser adaptado tanto para ensino regular quanto para o ensino à distância. Além disso a criação de quadrinhos mostrou-se um bom método avaliativo adequado à aprendizagem significativa, concordando com autores como Santos e Pereira (2013) e Fernandes; Costa e Koga (2018) e mesmo com as dificuldades relacionadas ao ensino remoto, considero a associação dos quadrinhos mais o site e os vídeos uma experiência positiva e que pode ser facilmente replicada.

38 REFERÊNCIAS.

ALCÂNTARA, Claudia Sales de. Histórias em quadrinhos e educação: inovando o currículo. EdUECE- Livro 1, p. 0–12, 2014.

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Sequencial. [s.l.] Martins Fontes, 1989.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar, Estudos e Proposições. 1.

ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

LUYTEN, S. M. B. Histórias em quadrinhos: Leitura crítica. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.

FERNANDES, H. L.; COSTA, S. R. F.; KOGA, M. L. Histórias em quadrinhos no ensino de biologia: um enfoque sobre a dengue numa escola pública no interior de São Paulo COMICS. Temporis (ação), v. 17, n. 02, p. 43- 55 (141), 2018.

MARTINS, Lidiane Zampilli. O uso de historias em quadrinhos como recurso didático no ensino de ciências. [s.l.] INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, 2015.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. 5a ed. São Paulo: [s.n.].

MCCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makton Books, 1995.

MINAYO, M. C. DE S. Pesquisa Social Teoria, metodo e criatividade. Petrópolis:

Editora vozes LtdALCÂNTARA, C. S. DE. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO: INOVANDO O CURRÍCULO. EdUECE- Livro 1, p. 0–12, 2014.

MORÁN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. São Paulo: Comunicação e Educação.

Jan/1995

MORÁN, J. M. Novas Tenologias e Mediação Pedagógica. 10° Edição. Campinas, SP: Papirus, 2006

MOREIRA, Marca Antônio. Teorias de Aprendizagem - Marco Antonio Moreira.

SÃO PAULO: EPU, 1999.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. A aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes LTDA, 1982.

MOREIRA, M. A. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. Revista Chilena Educacion Científica, v. 7, n. 2, p. 23–30, 2008.

39 PELIZZARI, A. et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo ausubel, v. 2, n. 1, p. 37–42, 2001.

PIZARRO, M. V. Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. [s.l.] UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, 2009.

RODRIGUES, A. A. D. o impacto da linguagem dos quadrinhos no ensino de ciências. [s.l.] UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO O, 2015.

SANTOS, R. E. DOS; VERGUEIRO, W. D. C. S. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica, v. 0, n.

27, p. 81–95, 2012.

SANTOS, T. C.; PEREIRA, E. G. Oficinas de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico no ensino de ciências. n. 1977, p. 9–12, 2013.

SILVA, E. P.; COSTA, A. B. D. S. Histórias em quadrinhos e o ensino de biologia:

o caso Níquel Náusea no ensino da teoria evolutiva. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 163, 2015.

VERGUEIRO, W. D. C. S. Como usar quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo:

Editora Contexto, 2004.

TOZONI-REIS, M. F. DE C. Livro - Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.

MORAN, J. M.; MASE, W. D. C. S. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica, v. 0, n. 27, p. 81–95, 2012.

40 APÊNDICES

TERMO DE CONSETIMENTO LIVRE ESCLARECIDO

Declaro, por meio deste termo, que concordei em participar na pesquisa de campo referente a Monografia intitulada “QUADRINHO COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS”

desenvolvida(o) por VALCENIR DA SILVA BORGUE. Fui informado(a), ainda, de que a pesquisa é orientada por VILÁCIO CALDARA JUNIOR, a quem poderei contatar / consultar a qualquer momento que julgar necessário através do telefone nº_______

ou e-mail _________. Afirmo que aceitei participar por minha própria vontade, sem receber qualquer incentivo financeiro ou ter qualquer ônus e com a finalidade exclusiva de colaborar para o sucesso da pesquisa. Fui informado(a) dos objetivos estritamente acadêmicos do estudo, que, em linhas gerais é verificar se quadrinhos podem ser usados para a aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências. Fui também esclarecido(a) de que os usos das informações por mim oferecidas estão submetidos às normas éticas destinadas à pesquisa envolvendo seres humanos, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Minha colaboração se fará de forma anônima, por meio de um questionário semiestruturado e da observação do pesquisador. Os participantes da pesquisa farão parte de um conjunto de aulas ministradas pelo pesquisador, em que terão a oportunidade de criar um quadrinho, e farão um questionário com as suas impressões sobre o uso de quadrinhos. Apenas o pesquisador e o seu orientador terão acesso e analisarão os dados coletados. Fui ainda informado(a) de que posso me retirar dessa pesquisa a qualquer momento, sem prejuízo para meu acompanhamento ou sofrer quaisquer sanções ou constrangimentos. Atesto recebimento de uma cópia assinada deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, conforme recomendações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Santa Maria de Jetibá, ____ de _________________ de _____

__________________________________________________________

Assinatura do(a) participante:

__________________________________________________________

Assinatura do pesquisador:

41 TERMO DE ASSENTIMENTO DO MENOR

Você está sendo convidado para participar da pesquisa “QUADRINHO COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS”. Seus pais permitiram que você participe. Queremos saber se quadrinhos podem ser usados para a aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências. Os participantes dessa pesquisa têm de (idade) a (idade) anos de idade. Você não precisa participar da pesquisa se não quiser, é um direito seu, não terá nenhum problema se desistir. A pesquisa será feita na sua escola, em que você participará por um conjunto de aulas de ciências ministradas pelo pesquisador, além disso, irá responder um questionário avaliando o uso de quadrinhos na sala de aula.

Essa pesquisa é segura e não oferece nenhum risco aos participantes.

Você pode nos procurar pelo telefone (27 995305079) do/a pesquisador VALCENIR DA SILVA BORGUE. Ninguém saberá que você está participando da pesquisa, não falaremos a outras pessoas, nem daremos a estranhos as informações que você nos der. Essa pesquisa é uma monografia, parte obrigatória para a graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Santa Tereza. Os resultados da pesquisa vão ser publicados, mas sem identificar as crianças que participaram da pesquisa. Quando terminarmos os resultados ficarão disponíveis no IFES Se você tiver alguma dúvida, você pode perguntar ao pesquisador VALCENIR DA SILVA BORGUE. Eu escrevi os telefones na parte de cima desse texto.

Eu ___________________________________ aceito participar da pesquisa. Entendi que posso dizer “sim” e participar, mas que, a qualquer momento, posso dizer “não” e desistir que ninguém vai ficar furioso. Os pesquisadores tiraram minhas dúvidas e conversaram com os meus responsáveis. Recebi uma cópia deste termo de assentimento e li e concordo em participar da pesquisa.

Santa Maria de Jetibá, ____de _________de __________.

_______________________________________________________

Documentos relacionados