• Nenhum resultado encontrado

O estudo objetivou analisar o processo de implantação de um contrato de Opção de Compra no processo de aquisição de um dos principais produtos de um Sistema de Ensino com atuação nacional. Após o levantamento teórico e a análise da empresa, é possível realizar algumas observações quanto a forma de utilização desse tipo de contrato na empresa escolhida.

O contrato mostra ser uma ferramenta valiosa, pois além de toda a segurança gerada pela formalidade jurídica, permite o melhor aproveitamento no processo de aquisição de material didático junto ao fornecedor gráfico.

A implantação do modelo sugerido, demostra ser possível postergar a tomada de decisão sobre as quantidades de materiais a serem produzidos para o estoque de segurança, permitindo aos gestores que tenham uma previsão de demanda mais próxima da realizada e consequentemente custo menor com a sobra de estoque ao final do ciclo.

Analisando os números estimados, quando comparado com o modelo atual de compra, pôde-se perceber uma redução de pelo menos 40% nas quantidades descartadas ao final do ciclo, e quando comparado com as quantidades produzidas, as sobras de estoques passam de uma média de 12,1% (modelo atual) para 6,9% (contrato de Opção de Compra).

Diante da particularidade do processo de produção de livros didáticos em indústrias gráficas, onde os custos unitários dos livros tendem a aumentar à medida que se diminui a quantidade produzida, o contrato de Opção de Compra também possibilitou, quando necessário, que toda a reposição de estoque fosse feita com o mesmo custo inicial, pois o fornecedor é obrigado a reservar parte do produto inacabado para uma possível reentrada de material, reduzindo assim significativamente os desembolsos com as reposições de estoque.

Vale destacar que o presente modelo, não traz nenhum tipo de prejuízo financeiro ou operacional para os fornecedores gráficos, pois o valor a ser pago para o prêmio, cobre todos gastos envolvidos na primeira parte da produção.

Ressalta-se que para um melhor aproveitamento do modelo em questão, é necessária uma ótima ferramenta de previsão de demanda, sendo a falta dessa, a maior dificuldade encontrada no processo de implantação do contrato na empresa analisada. Portanto, o resultado de sua utilização dependerá principalmente dos estudos e análises dos históricos, de forma adequada, por partes dos gestores da empresa.

O estudo teve como fator limitador a não autorização de exposição dos valores financeiros, o que poderia aprofundar a análise e enriquecê-lo

Seria de grande ajuda para o aperfeiçoamento da pesquisa se a empresa realizasse, durante o ciclo de 2018, um teste para identificar o real impacto que a implantação do contrato de Opção de Compra pode causar, fazendo um comparativo com os custos efetivos de anos anteriores, nos quais a técnica não era utilizada, objetivando aperfeiçoar o processo.

O presente trabalho proporciona uma análise sobre o processo de implantação do contrato de Opção de Compra em uma única empresa. Portanto, sugere-se para futuros estudos um aprofundamento em outras organizações, o que permitirá um detalhamento mais amplo a respeito das vantagens obtidas e da eficiência dos custos.

Diante do exposto, pode-se concluir que quando um contrato de Opção de Compra ocorre de forma orientada e controlada, analisando todas as variáveis possíveis e de acordo com os objetivos estabelecidos pela empresa e em parceria com fornecedores estratégicos, a aquisição pode ser feita de forma mais eficiente, proporcionando um melhor gerenciamento de estoque e dos recursos financeiros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. – Porto Alegre: Bookman, 2005

BARROS, Wellington Pacheco. Licitações e Contratos Administrativos. 1ed. São Paulo: Atlas, 2009 .

BM&F. Mercado de opção: conceitos e definições. São Paulo. 2017 CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: Estratégia, planejamento e operação. Pearson Prentice Hall. São Paulo. 2011.

CORREA, Arnaldo Luiz. Derivativos agrícolas. 1ed, São Paulo: Globo, 2005. CORREA, Henrique L. Administração de cadeia de suprimento e logística: o essencial. São Paulo: Editora Atlas, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2009

GIL, Antonio Carlos Métodos e técnicas de pesquisa social. – 6.ed. – São Paulo: Atlas, 2012.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 12. ed, São Paulo: Editora Peearson Prentice Hall, 2006.

LÔBO, Paulo, Direito Civil: Contratos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2014

MARCONI Marina de Andrade. Metodologia científica 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

MARINHO, Bernadete de Lourdes; CORREIA, Germano Manuel, AMATO, Lucas Fucci; Gestão estratégica de fornecedores e contratos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014

MINARDI, Andrea Maria Accioly Fonseca. Teoria de opções aplicada a projetos de investimento. São Paulo: Atlas. 2004

NADER, Paulo. Curso de direito civil, v. 3: Contratos. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016

PIRES, Sílvio R. I. Gestão da cadeia de suprimentos (Supply chain

management): conceitos, estratégias, práticas e casos 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

SLACK, Nigel. Administração da produção. 4. ed São Paulo: Atlas, 2015. SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P. Cadeia de suprimentos projeto e gestão: conceitos, estratégias e estudos de caso. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010 VENANZI Délvio, SILVA Orlando Roque da. Introdução à engenharia de

produção: conceitos e casos práticos. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016 VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2010.

ANEXO A – MATRIZ ORÇAMENTARIA – CONTRATO 2ª SÉRIE

Matriz Intervalo de páginas

320 352 384 416 448 480 512 544 576 608 640 672 704 736 768 800 832 864 896 928 In te rvalo d e t ira ge ns 15.000 16.000 17.000 18.000 19.000 20.000 21.000 22.000 23.000 24.000 25.000 26.000 27.000 28.000 29.000 30.000 31.000 32.000 33.000 34.000 35.000

APÊNDICE A – ROTEIRO DE ENTREVISTA APLICADO AO SUPERVISOR E COORDENADOR DE SUPRIMENTOS DA EMPRESA ANALISADA

1. Apresentação inicial

a. Apresentação dos objetivos da pesquisa b. Esclarecimento sobre o sigilo das informações c. Autorização para gravação

2. Dados de identificação: a. Nome: b. Idade: c. Sexo: d. Setor: e. Cargo: f. Tempo de empresa:

3. Apresentação da empresa – conhecer o máximo sobre a empresa analisada: a. Qual o nome da empresa? Sua missão, visão e valores?

b. Qual o ramo de atuação? Parcela de mercados? Quantidade de clientes?

c. Qual o modelo de negócio? Quais os principais produtos? E como funciona cada um deles? Como tais produtos são criados e chegam até os clientes?

4. Sobra a cadeia de suprimentos – identificar os participais da cadeia e sua importância:

a. Como é a cadeia de Suprimentos? Qual a importância de cada participante e o seu principal papel na cadeia? Quais o maiores desafios e dificuldades?

5. Processo de Suprimentos:

a. Como é feito hoje o processo de compra dos materiais didáticos? Identifique e explique cada etapa.

b. Quais os setores que participam nesses processos? Qual a importância e função de cada um deles?

APÊNDICE B – ROTEIRO DE ENTREVISTA APLICADO AO GERENTE DE PRODUÇÃO DO FORNECEDOR GRÁFICO

1. Apresentação inicial

a. Apresentação dos objetivos da pesquisa b. Esclarecimento sobre o sigilo das informações c. Autorização para gravação

2. Dados de identificação: a. Nome: b. Idade: c. Sexo: d. Setor: e. Cargo: f. Tempo de empresa:

3. Apresentação da empresa – conhecer o máximo sobre a empresa analisada: a. Qual o nome da empresa? Sua missão, visão e valores?

b. Qual o ramo de atuação? Qual o modelo de negócio? Quais os principais produtos?

4. Processo produtivo – identificar e entender os principais pontos do processo produtivo de um livro editorial:

a. Como é produzido um livro em escala industrial? Quais as principais etapas e desafios?

b. Quais os principais custos (diretos e indiretos) de cada processo? c. Quais o maiores desafios e dificuldades?

Documentos relacionados